Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A história de Florin Prunea na Seleção Romena

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Prunea defendendo a Romênia

O goleiro Florin Prunea, que completa 55 anos neste dia 8 de agosto, é um dos maiores andarilhos do futebol europeu durante os anos 1980, 1990 e 2000. Durante a sua carreira, atuou no total em 10 clubes, com diversas passagens entre eles entre os anos de 1985 e 2006. Curiosamente, ao longo de sua carreira, ficou muito conhecido, até mais do que pelos clubes, pelos anos em que Foi Titular do gol da Seleção Romena.

Florin estreia Pela Romênia ainda muito jovem, no ano de 1990, quando atuava pela Universitatea Cravoia, numa partida válida pelas Eliminatórias da Eurocopa contra San Marino. Na época, já foi titular da equipe na partida, que terminou com uma vitória por 6 a 0 dos romenos, em uma partida disputada no estádio do Steua Bucaresti na época.

A Romênia acabou não se classificando para a competição e Florin seguiu como titular nos amistosos seguintes e no início da campanha das eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994. Era parte de uma geração que seria a melhor da história da Seleção Romena e acabou sendo importante na luta pela classificação para a Copa do Mundo de 1994, onde ele foi um dos convocados. 

Iniciou o mundial na reserva e a partir do terceiro jogo da primeira fase foi titular da equipe, primeiro na vitória por 1 a 0 sobre os Estados Unidos e depois tendo falhado tanto na vitória por 3 a 2 sobre a Argentina quanto na eliminação para os suecos nas quartas de final nos pênaltis. A partir daí, passou a ter menos espaço, atuando mais em amistosos no ciclo para a Eurocopa de 1996, onde curiosamente até chegou a atuar em uma partida na fase de grupos. 


Estava no elenco na Copa do Mundo de 1998, apesar de não atuar por lá, perdendo espaço ao longo do ciclo rumo a Eurocopa de 2000, para a qual também foi convocado e atuou em um jogo, numa derrota para a Espanha. Depois disso, atuou algumas vezes no ciclo rumo a 2002, fazendo sua última atuação pela seleção num empate sem gols com a Eslováquia, em 24 de abril.

Depois de se aposentar, acabou recebendo uma medalha de mérito esportivo da presidência da Romênia, devido a representar a equipe durante boa parte da década de 1990, rodando, como já citado, entre titular e banco. Foram 40 jogos pela Seleção Romena no total, entre amistosos e jogos por competições grandes.


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

A história de Florin Prunea na Seleção Romena

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×