Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A passagem do paraguaio Juan Cañete no Botafogo nos anos 50

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Juan Cañete diurante sua passagem pelo Fogão

Juan León Cañete nasceu no Paraguai, no dia 27 de julho de 1929, participando da Copa do Mundo de 1950 e com passagens por diversos clubes de seu país. Além disso, o atacante atuou no futebol brasileiro, tendo um momento marcante no Botafogo.

A sua carreira começou no Club Presidente Hayes, atuando na lateral-esquerda, chamando a atenção em seu país. Após um período no profissional da equipe, o jogador acabou mudando de posição, começando a atuar no atacante, pois tinha uma forte força ofensiva.

Depois de Alguns Jogos na nova posição, o jogador conseguiu se destacar muito, tanto que começou a ser convocado para a Seleção Paraguaia, onde ficou por algum tempo, e chegou a disputar a Copa do Mundo de 1950.

O seu futebol chamava a atenção em seu país, mas as suas partidas pela seleção o elevaram de patamar, mostrando para o resto do mundo que tinha muito potencial. Juan rodou por alguns clubes do futebol sul-americano, continuando a boa performance.

Em 1956, o jogador veio para o futebol brasileiro para atuar no Botafogo, mas ainda sem muito conhecimento por parte dos torcedores. Juan não era uma contratação de peso, mas vinha com boas expectativas por parte da diretoria do clube carioca.

O atacante não conseguiu ganhar a posição absoluta, era titular em alguns jogos, banco em outras, mas quase sempre entrava em campo. Juan teve um momento especial no clube, que marcou os torcedores da época, e que fizeram ele ter um reconhecimento maior.

No Campeonato Carioca de 1956, o Flamengo vinha caminhando rumo ao tetracampeonato, mas na última rodada tinha o enfrentamento contra o Botafogo. Na partida, Juan marcou um belo gol de trivela, que tirou o título do Rubro-Negro, dando o troféu para o Vasco da Gama.


O gol ficou marcado em sua carreira, pois foi seu momento mais especial pelo Botafogo. Além disso, em 1957, o jogador foi Campeão Carioca pelo clube, conquistando um título importante. O atacante participou de alguns jogos, não teve muita relevância na conquista do campeonato.

Ao final da temporada, acabou deixando o clube, indo atuar no Vasco da Gama. onde teve rápida passagem. Depois, voltou ao Presidente Hayes e em 1959 foi para a Argentina, onde atuou por Huracán, Temperley e Almagro, clube onde se aposentou em 1962.


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

A passagem do paraguaio Juan Cañete no Botafogo nos anos 50

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×