Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A passagem do goleiro Alencar pelo São Paulo

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Alencar durante sua passagem pelo São Paulo

Francisco Paulo de Alencar Filho, mais conhecido como Alencar, nasceu em Londrina, no Paraná, no dia 17 de julho de 1975, e foi goleiro do reserva do São Paulo durante quatro anos e ficou marcado por um jogo, quando o Tricolor levou 7 a 1 do Vasco da Gama, em 2001.

O jogador ficou conhecido por ser o substituto de Rogério Ceni, que era o titular absoluto do gol tricolor. A carreira de Alencar começou em 1991, quando surgiu no Londrina, clube de sua cidade. Na equipe, o jogador ficou por cinco temporadas, conseguindo ser muito seguro.

O goleiro fez boas temporadas na equipe, e depois de cinco temporadas deixou o clube para atuar no futebol paulista. Em 1996 foi contratado pelo XV de Piracicaba, onde ficou por três anos, sendo o goleiro titular, e passando uma boa segurança para os torcedores.

Em 1999, chegou a ser contratado pelo Ituano, mas teve uma passagem muito rápida, acabou ficando apenas um semestre na equipe. O goleiro conseguiu se destacar, e acabou sendo negociado com o São Paulo, que estava em busca de um goleiro para ser reserva de Rogério. 

O jogador chegou ao clube com o consentimento que seria reserva, mas estava otimista para brigar pela posição e tentar desbancar Rogério. Porém, não conseguiu, acabou ficando praticamente toda sua passagem no banco de reservas, tendo pouquíssimas oportunidades. 

O goleiro chegou a fazer apenas cinco partidas pelo São Paulo, e uma delas ficou marcada em sua carreira, que foi a goleada sofrida pelo tricolor para o Vasco por 7 a 1. Alencar foi considerado um dos vilões do jogo, pois acabou tendo uma péssima atuação. 

No dia 25 de novembro de 2001, pelo Campeonato Brasileiro, o São Paulo enfrentou o Vasco, e o tricolor vivia bom momento, vinha a sete jogos sem perder. Alencar começou a partida no banco de reservas, como já era de costume, mas acabou entrando aos 7 minutos, pois Rogério Ceni acabou sendo expulso após pegar com a mão na bola fora de área. 

Com um a mais, o Vasco pressionou muito, ainda mais com o apoio de sua torcida em São Januário. Aos 18 minutos, o lateral esquerdo Gilberto chutou de longe, e a bola foi no meio do gol, porém, Alencar acabou aceitando e falhou no gol que abriu o placar para a goleada. 



Após o erro, Alencar perdeu toda a confiança, e isso foi um dos pontos que ajudou o Vasco a fazer 7 gols. Foi a maior derrota do São Paulo na história do Campeonato Brasileiro. 

Já aposentado, Alencar revelou em entrevista que se arrependeu de entrar naquela partida, pois vinha de uma lesão e com dois meses sem atuar, estando fora de ritmo. Porém, o terceiro goleiro acabou sentindo no aquecimento e não poderia entrar, sem opções, Alencar acabou entrando no jogo.

Depois de quatro anos no clube e com, apenas, cinco jogos, o goleiro resolveu deixar o clube, indo atuar no União Barbarense, em 2003.


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

A passagem do goleiro Alencar pelo São Paulo

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×