Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O 25 anos do primeiro título Mundial da Seleção Francesa

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Lance do segundo gol de Zidane e da França na decisão

Nesta quarta-feira, dia 12 de julho de 2023, se completam 25 anos do primeiro título Mundial da história da Seleção Francesa. Este feito aconteceu diante do Brasil, com uma belíssima vitória pelo placar de 3 a 0 dos anfitriões, no gramado do Stade de France, em Saint-Denis.

No decorrer da caminhada para a grande decisão, os Les Bleus fecharam a primeira fase com 100% de aproveitamento no Grupo C. Durante o mata-mata, despacharam o Paraguai nas oitavas de final, a Itália Nas Quartas de final e a Croácia nas semifinais.

Por outro lado, a Amarelinha também vinha de uma boa trajetória no torneio. Isso porque, a equipe Canarinho terminou a sua participação na Chave A na liderança absoluta com 6 pontos e eliminou Chile nas oitavas, Dinamarca nas quartas e Holanda, nos pênaltis, nas semis.

Mas, ao divulgarem a escalação da Seleção Brasileira para a decisão, o nome de Ronaldo não constava, com Edmundo em seu lugar. Minutos depois, veio uma lista modificada, com o Fenômeno confirmado. Depois, soube-se que o camisa 9 da Canarinho teve uma convulsão no hotel, após o almoço.

Este fato fez surgir várias teorias da conspiração e fakes news, em uma época em que este termo não era usado. Inclusive, na fase da "corrente de e-mails", surgiu uma carta assinada por Gunther Schweitzer que ficou famosa e até hoje ela é usada, só atualizando os fatos. Porém, a original surgiu após a final da Copa do Mundo de 1998.

Com bola rolando, Zinédine Zidane foi o homem do jogo. Aos 27', foi ele quem abriu o placar para a França, de cabeça, após uma cobrança de escanteio pela direita, e aumentou a vantagem nos acréscimos do primeiro tempo, em lance similar, só que com o córner vindo do lado esquerdo.

Um detalhe interessante: expulso no jogo contra a Arábia Saudita, Zidane pegou um gancho e só voltou ao time nas quartas de final, contra a Itália. Até por conta da suspensão, o camisa 10 francês não tinha balançado as redes no Mundial até à decisão.



Na etapa complementar, o Brasil até tentou diminuir o prejuízo para voltar a ter chance de disputar o título. Denílson, já perto dos 45', mandou uma bola no travessão. Porém, na marca dos 48', Petit marcou o terceiro e matou confronto, dando a primeira taça Mundial aos Les Bleus.

Durante a campanha, Fabien Barthez, Lilian Thuram, Marcel Desailly, Laurent Blanc, Didier Deschamps (que seria o treinador do segundo título francês, em 2018), Youri Djorkaeff, Thierry Henry e Zinédine Zidane foram os nomes que ganharam mais destaque do time que foi dirigido por Aimé Jacquet.


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

O 25 anos do primeiro título Mundial da Seleção Francesa

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×