Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Copa Paulista 2023 começa nesta sexta-feira

Por Emerson Gomes, Ricardo Pilotto, Lucas Paes, Felipe Roque, Fábio Rocha e Victor de Andrade
Arte: O Curioso do Futebol


A competição de segundo semestre para os times das Séries A1, A2 e A3 do futebol de São Paulo começa nesta sexta-feira, dia 30. A bola vai rolar para a Copa Paulista de 2023! A competição desta temporada terá a presença de 18 equipes.

Na primeira fase, os times estarão divididos em três grupos de seis equipes cada, que jogam, dentro da chave, em sistema de ida e volta. Avançam para as quartas de final os dois primeiros colocados de cada grupo, mais os dois melhores terceiros. A partir das quartas, é mata-mata até a decisão. O campeão escolhe entre disputar a Copa do Brasil ou o Brasileirão Série D de 2024. O vice fica com a vaga que sobrar.

Confira os grupos e as equipes abaixo:

GRUPO 1
COMERCIAL - GRÊMIO PRUDENTE - MARÍLIA
MIRASSOL - NOROESTE - SÃO BENTO

COMERCIAL FUTEBOL CLUBE
Ribeirão Preto

Depois de fazer uma campanha satisfatória na Série A2 do Paulistão, parando nas quartas de final para a campeã Ponte Preta, o Bafo vem para a competição tentando um lugar ao sol no futebol nacional. Para conseguir o objetivo, o clube de Ribeirão Preto fez 12 contratações após a eliminação no campeonato estadual para reforçar o seu elenco e chegar forte para esta Copa Paulista.

GRÊMIO DESPORTIVO PRUDENTE
Presidente Prudente

Semifinalista do Paulistão A3 deste ano, o Prudente chega para esta Copa Paulista com o grande objetivo de conquistar uma vaga no cenário nacional em 2024. Para isso, a equipe de Presidente Prudente manteve algumas das peças que quase subiram de divisão no estadual e ainda reforçou o elenco com algumas contratações.

MARÍLIA ATLÉTICO CLUBE
Marília

Atual vice-campeão da Copa Paulista, o MAC chega para esta edição da competição tentando voltar a disputar um campeonato de nível nacional pelo segundo ano consecutivo. Porém, devido ao fracasso no Paulistão A3, onde era um dos favoritos, mas ficou na segunda fase, o Marília passou por uma profunda reformulação. Uma das mudanças será no comando técnico. O cargo que antes era ocupado por Guilherme Alves, agora contará com Rogério Corrêa. Além disso, o Tigrão se reforçou e trouxe o goleiro João Paulo, o zagueiro Guilherme Café e o atacante João Marcos.

MIRASSOL FUTEBOL CLUBE
Mirassol

O Mirassol utilizará a Copa Paulista para rodar atletas que estouraram a idade do sub-20 e atletas ainda na idade do último nível da sua base. Também farão parte do elenco atletas com pouca minutagem na série B e também atletas se recuperando de lesão. Por já estar nas principais competições do calendário nacional, o Leão na competição tem pretensões de preparar seus atletas menos experientes para utilizá-los na Série B e Campeonato Paulista de 2024.

ESPORTE CLUBE NOROESTE
Bauru

O Noroeste bateu na trave na série A2, mas o projeto segue sólido e agora quer tentar voltar as competições nacionais via Copa Paulista. Para isto, o treinador Moisés Egert foi mantido no cargo. Com ele, parte do elenco também teve seu vinculo renovado, e reforços pontuais foram contratados, como o goleiro Arthur Gazze, o zagueiro PH (ex-Audax), o meias Pedro do Rio e Isael Barbosa e o atacante Pedro Felipe. As pretensões são de lutar pelo título, e a diretoria inclusive já anunciou que escolherá a Série D de 2024 caso consiga êxito.

ESPORTE CLUBE SÃO BENTO
Sorocaba

O Bentão aposta no treinador Fabio Toth para fazer uma boa Copa Paulista e tentar voltar ao calendário nacional. O Ex-goleiro contará com reforços como o zagueiro Nathan Indio, destaque do Desportivo Brasil, de onde também vem o comandante. A equipe também contará com atletas experientes, como os atacantes Chuck, Tito e Eder Paulista, o Meia Renan Oliveira e o lateral Douglas Dias, que juntos acumulam passagens de destaque em vários times do interior. O São Bento começará a competição mandando suas partidas fora do Estádio Walter Ribeiro, em reformas, sua primeira partida como mandante está marcada para o Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba.

GRUPO 2
JUVENTUS - OESTE - PONTE PRETA
PRIMAVERA - RED BULL BRAGANTINO - XV DE PIRACICABA

CLUBE ATLÉTICO JUVENTUS
São Paulo

A equipe da Mooca reconstruiu boa parte de sua equipe para a disputa da Copa Paulista deste ano, chegando a correr o risco de ter ficado de fora do certame. Jorginho seguirá sendo o treinador do Moleque Travesso, que ainda terá a sua disposição nomes como Diego Sacomani, André Dias e Betinho, remanescentes da disputa da Série A2 neste ano. O Juventus segue na tentativa de retornar as competições nacionais após muito tempo e entra no seu grupo com algum favoritismo pelo menos a classificação pelo nome que possuí, restará observar se o nome será equivalente ao desempenho dentro de campo que o time apresentará ao longo do torneio.

OESTE FUTEBOL CLUBE
Barueri

O Rubrão volta a disputa da Copa Paulista com seu “time principal” depois de anos e anos jogando divisões do Campeonato Brasileiro. A equipe de Barueri subiu alguns dos destaques da base para o time profissional, como Ruan Tanque e ainda reforçou o elenco de alguns remanescentes da A2 com jogadores contratados para a disputa da Copa Paulista. O clube está envolvido no curioso caso do jogador Lucas Manga, que reforçou a equipe para a competição, mas está envolvido em uma polêmica com o Fluminense do Piauí, que diz não reconhecer sua transferência. A equipe estreia no dia 30, diante do Primavera, em casa.

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PONTE PRETA
Campinas

A Ponte é uma incógnita na disputa da Copa Paulista. A equipe alvinegra de Campinas montou uma equipe para a disputa da Copa Paulista, visando buscar uma vaga na Copa do Brasil de 2023, que onde está garantida. A Macaca disputará a competição com um time sub-23, trazendo reforços para a categoria e inclusive subindo parte dos destaques do sub-20 para a disputa da competição, já que a prioridade é a Série B. É até difícil fazer um prognóstico sobre a veterana, já que, mesmo que precise vencer o título, a Ponte não poderá disputar a competição.

PRIMAVERA ESPORTE CLUBE
Indaiatuba

Atuando no Grupo 2, ao lado de Ponte Preta, Juventus, XV de Piracicaba, Oeste e Bragantino, o Primavera chega na Copa Paulista após fazer uma fraca campanha no Paulistão A2 em 2023, ficando em 9º lugar geral e sem se classificar para a segunda fase do estadual. A equipe de Indaiatuba não deve fazer uma campanha de encher os olhos na Copa Paulista de 2023 e deve, como objetivo, buscar fortalecer o elenco para o estadual de 2024. A estreia está marcada para o dia 08/07, em casa, contra o Red Bull Bragantino.

RED BULL BRAGANTINO
Bragança Paulista

O Red Bull Bragantino atuará na Copa Paulista com sua base que representou sua equipe II no Paulistão A3 de 2023. No Grupo 2, ao lado de Ponte Preta, Juventus, XV de Piracicaba, Oeste e Primavera, a equipe irá estrear na competição fora de casa contra o Juventus, dia 01/07. Após fazer uma A3 sem muito prestígio, onde até começou bem, mas acabou sendo eliminada na primeira fase, a equipe deverá usar a Copa Paulista como experiência para seus atletas que atuam na base.

ESPORTE CLUBE XV DE NOVEMBRO
Piracicaba

Semifinalista na última edição do Paulistão A2, batendo na trave pelo acesso, o XV de Piracicaba prioriza o Brasileirão Série D, onde conseguiu vaga por ter sido campeão da Copa Paulista em 2022, indo para o certame estadual com um time alternativo. A equipe alvinegra, que fez uma boa campanha no estadual, estreia no dia 04/07, contra a Ponte Preta, que eliminou o XV na semifinal do Paulistão A2, e está no Grupo 2, ao lado da Ponte, Juventus, RB Bragantino, Oeste e Promavera.  O maior desafio da equipe de Piracicaba nesta Copa Paulista sera saber equilibrar a competição estadual com a nacional.


GRUPO 3
EC SÃO BERNARDO - PORTUGUESA - PORTUGUESA SANTISTA
SANTO ANDRÉ - SÃO CAETANO - SÃO JOSÉ

ESPORTE CLUBE SÃO BERNARDO
São Bernardo

O maior reforço do EC São Bernardo para Copa Paulista, ao menos midiaticamente falando, é um jogador que não atua desde 2018: o meia Jean Chera, que era considerado uma joia no Santos, mas não foi o que se esperava. Aos 28 anos, ele acertou sua ida para o Cachorrão e espera ter bom desempenho. O time, que foi semifinalista no Paulistão A3, tem alguns remanescentes do primeiro semestre, inclusive o treinador Renato Peixe.

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS
São Paulo

Depois de conseguir um milagre e conseguir escapar do rebaixamento no Paulistão, a Lusa passou por uma reformulação no elenco, até porque financeiramente a Copa Paulista não tem o mesmo retorno do principal estadual do país. Gilson Kleina deixou o clube depois da heroica vitória sobre o Mirassol e a Rubro Verde trouxe Leandro Zago, ex-Botafogo de Ribeirão Preto e que estava na base do Fortaleza. O elenco tem várias caras novas e a Portuguesa tem um objetivo claro: chegar no Brasileirão Série D de 2024.

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PORTUGUESA
Santos

A Briosa iniciou com tudo o Paulistão A2, disputou a liderança com a Ponte até quase 2/3 do certame, mas depois caiu de produção, terminou a primeira fase em quinto e caiu para o XV de Piracicaba nas quartas. A Portuguesa Santista manteve o treinador Sérgio Guedes, mas reformulou praticamente todo o elenco para a Copa Paulista, com destaque para as vindas do zagueiro Glauco, o centroavante Luiz Paulo e o experiente goleiro Guather, além de muitas apostas.

ESPORTE CLUBE SANTO ANDRÉ
Santo André

O Santo André não alcançou a classificação para a próxima fase do Campeonato Paulista, no início do primeiro semestre, mas agora vem fazendo um bom Brasileirão Série D. A equipe melhorou e vem mais entrosada para o começo da Copa Paulista. Porém, o clube vai jogar com o time B, pois a equipe principal estará focado no campeonato nacional. O clube estreia no sábado (1), às 15h, contra a Portuguesa, no Estádio do Canindé. Inclusive, o time principal joga no mesmo horário, contra o Resende, pelo Brasileirão.

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA SÃO CAETANO
São Caetano

O São Caetano fez um péssimo primeiro semestre, teve diversos problemas e acabou sendo rebaixado no Paulistão A2, após uma campanha pífia. A equipe foi reformulada, com o clube trazendo jovens jogadores e alguns experientes, que serão dirigidos por Axel na Copa Paulista, que a equipe estreia contra o São Bernardo, no domingo (2), às 10h, no Estádio Primeiro de Maio.

SÃO JOSÉ ESPORTE CLUBE
São José dos Campos

O São José teve um comecinho de ano fraco, sem vencer no Paulistão A3. Porém, com a chegada do treinador Ricardo Costa, tudo mudou. A Águia do Vale fez uma arrancada histórica e mesmo com um ou outro tropeço na segunda fase, a equipe foi vice-campeã e conseguiu o acesso para a A2. O clube manteve a comissão técnica e base do time, que está entrosada, trazendo ainda alguns reforços. O São José vem forte para a Copa Paulista, e estreia contra a. Portuguesa Santista, no domingo (2), às 10h, no Ulrico Mursa.

Confira aqui a tabela e aqui o regulamento da Copa Paulista 2023.


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

Copa Paulista 2023 começa nesta sexta-feira

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×