Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Segunda Divisão Paulista começa nesta sexta-feira

Por Sérgio Oliveira / FATV
Arte: O Curioso do Futebol


Na próxima sexta-feira, dia 21, quando a bola rolar no Nogueirão para União Mogi x Flamengo de Guarulhos começará mais uma edição do Campeonato Paulista Sub-23 Segunda Divisão, ou como chamamos e estamos acostumados a boa e velha Segundona.

Acontece que esta será a última edição da segundona como conhecemos, pois para o próximo ano teremos um campeonato dividido em dois. Sim, já não basta ser a maior e mais difícil competição do estado, agora vários clubes tradicionais além de brigar pelas duas vagas do acesso terão que também fugir do rebaixamento.

A partir de 2024, a Segundona será dividida em duas divisões: Segunda A (com os classificados do terceiro ao décimo sexto lugar desta temporada, além dos dois rebaixados da Série A3 2023) e Segunda B (com as demais equipes e licenciados). O regulamento mudou pouca coisa em relação ao Ano Passado. A competição conta com 36 times que, na primeira fase foram divididos em seis grupos regionalizados. Os quatro melhores vão à segunda fase, onde serão divididos, de acordo com critérios técnicos, em seis grupos de quatro equipes. Os dois melhores de cada grupo, mais os quatro melhores terceiros colocados estarão classificados à terceira fase.

Na terceira fase mais quatro grupos de quatro times cada com os dois primeiros de cada chave avançam para as quartas de final. A partir desta fase, a competição será disputada em mata-mata, com os empates sendo decididos nos pênaltis o que é a principal novidade para a nova temporada.

Para ficar simples entender: Serão 20 rebaixados. As equipes que chegarem na terceira fase se garantem na nova quarta divisão. Dois conquistam acesso para série A3.

Entre os participantes a principal ausência é o Olímpia, o clube rebaixado na série A3 do ano passado ficará fora do campeoanto por conta da falta de laudos no seu estádio deixando a cidade de Olímpia sem Futebol profissinal depois de 36 anos consecutivos .

Outras ausências são Assisense, Itararé, Osvaldo Cruz e Andradina que estavam na disputa no ano passado mas não jogarão em 2023. Já Tanabi, Tupã, Mogi Mirim, União Barbarebse, Barcelona e Nacional, este último rebaixado da A3 retornam para a Disputa da última divisão.

Campeonato tem três campeões nacionais na briga e várias camisas pesadas do Interior. A seguir vamos comentar um pouco sobre a preparação de cada, passeando grupo por grupo.

GRUPO 1
Santacruzense - Penapolense - Fernandópolis
Tanabi - Tupã - Vocem

ASSOCIAÇÃO ESPORTIVA SANTACRUZENSE
Santa Cruz do Rio Pardo

Dona de uma das piores campanhas da Segundona no ano passado, a Locomotiva precisou se reinventar e entra otimista na disputa do Campeonato. O clube está sendo reestruturado, tem nova direção, novo técnico e há um projeto em andamento que não visa apenas a participação no campeonato, mas a viabilidade do acesso.

A Esportiva está sendo comandada pela AASA (Associação Aprendendo Ser Atleta), que foi o primeiro clube que Neymar jogou antes de chegar ao Santos e se mostrar ao mundo. O treinador é bastante conhecido da região da Baixada Santista, Reginaldo Fino trabalhou nas categorias de base do Santos por 8 anos e teve chance de revelar vários meninos da Vila como Diego, Robinho, Renato, Thiago Maia entre outros…

Profissionalmente treinou o Cambé e a Portuguesa Londrinense no Futebol Paranaense e o Osvaldo Cruz em São Paulo. Entre os jogadores do elenco para 2023 destaque para o Zagueiro Robson ex-Portuguesa e São Bento, e para os atacantes Murilo, vindo do Bangu, Pompeo e Kevin.

Nos amistosos preparatórios duas derrotas fora de casa. Para sub 20 do Santos, no CT Rei Pelé e 1x0 contra o Noroeste em Bauru no Alfredo de Castilho. O problema atual do time é com a prefeitura, que iniciou as obras de manutenção do estádio Leônidas Camarinha em cima da hora e custou a interdição do mesmo pela FPF por falta de laudos. Se a reforma não ficar pronta a tempo o time corre o Risco de estrear fora da cidade.

CLUBE ATLÉTICO PENAPOLENSE
Penápolis

A aposta da Pantera para 2023 é na Continuidade do Trabalho do treinador Oscar Souza a frente do time. Na segundona do ano passado a equipe liderou a competição nas duas primeiras fases, mas foi eliminada nas Quartas de final contra a Itapirense.

Oscar estava treinando o Porto de Caruaru no Pernambucano e retorna a Penápolis com atletas que se destacaram na disputa do estadual nordestino. O elenco será formado por esses atletas do Nordeste somados a destaques do elenco da Pantera que disputou a copinha em janeiro e foi eliminada na primeira fase como o meio campista Roger Rhuan, de apenas 17 anos, e o atacante JJ, artilheiro do time.

Como destaque negativo conta o pouco tempo que o elenco completo treinou junto para segundona. Os atletas que estavam disputando o Pernambucano só chegaram em Penápolis faltando 20 dias para o início do campeonato e isso pode pesar um pouco no entrosamento da equipe.

FERNANDÓPOLIS FUTEBOL CLUBE
Fernandópolis

2022 foi um ano para ser esquecido pelo Fefecê pois foi Dono de uma das piores campanhas da competição, terminando em 30º lugar, dentre 36 equipes. Além disso, o time se viu no meio do turbilhão de acusações sobre manipulação de resultados e muitas outras polêmicas noticiadas pela grande mídia.

Por tudo isso, o ano de 2023 parece ser de incerteza. A julgar pela falta de informações a respeito de elenco e amistosos preparatórios, a águia pinta como uma das favoritas do grupo ao rebaixamento para nova divisão. O que se sabe é que o treinador para será Ederson Araújo, que estava treinando o Coxim no sul-matogrossense e acumula passagens por Campinense, Velo Clube, Caucaia e Atlético Cajazeiras.

TANABI FUTEBOL CLUBE
Tanabi

O Tanabi, campeão da terceira divisão em 1956, disputará a Bezinha pela primeira vez desde 2020 e retorna cheio de vontade de Surpreender. A base do time será a mesma que foi bicampeã dos jogos abertos do interior e fez ótima campanha na copinha 2023. Na ocasião o verdão foi 100% de aproveitamento no grupo que tinha Náutico e Portuguesa e só foi eliminado na segunda fase em duelo contra a Chapecoense.

O treinador da equipe na Segundona será o experiente Jorge Saran, que acumula passagens por Corinthians, Mirassol, Olímpia, Vila Nova e Londrina. Saran chegou ao clube no ano passado para treinar o time no Paulista Sub-20 e seguiu com os mesmos atletas pela copinha e agora na Segundona. Entre os destaques do time estão o Zagueiro/lateral Direito Rychard, o meia Guilherme Cananéia e os atacantes Balotelli e Gustavo.

TUPÃ FUTEBOL CLUBE
Tupã

Ausente da Segundona desde 2020, o Tricolor da Alta Paulista retorna depois de um período de reestruturação. A diretoria do Índio Guerreiro começou regularizando todas pendências com a Prefeitura de Tupã e junto à Federação Paulista de Futebol (FPF) para a retomada das atividades esportivas. Vale lembrar que o clube deixou de disputar a Segundona depois que a Prefeitura de Tupã vetou o uso do estádio Alonso Carvalho de Braga. Depois veio a criação de uma nova identidade visual , inspirada no primeiro escudo adotado a partir da fundação do clube. Até finalmente o time retornar oficialmente na Copinha 2023.

Falando em Segundona o time montado é modesto e foi feito a base de várias parcerias com empresários e com peneiras realizadas nas cidades da região. O treinador será Plínio Godoy ex- auxiliar de Fábio Carille no Corinthians e que tem passagens por Grêmio Catanduvense, Noroeste, Penapolense, Barretos e União São João de Araras. Entre os contratados destaque para o meia Wallace Ruan ex-Palmeiras, Oeste, Juventus e Seleção Brasileira de Base.

VILA OPERÁRIA CLUBE ESPORTE MARIANO - VOCEM
Assis

Imagina só Ponte Preta e Guarani se unindo para representar Campinas ou Botafogo e Comercial unidos em prol de Ribeirão Preto. Pois é mais ou menos isso que acontece com o VOCEM para 2023. Lógico que a rivalidade é bem menor do que as citadas, mas o time Mariano e seu Rival de cidade o Assisense se uniram e formaram um único time para representar Assis e buscar acesso para a série A3. Algo que deve ser inédito no futebol brasileiro.

O VOCEM/Assisense foi um dos primeiros times da Segundona a iniciar treinamento. O elenco treina junto desde o fim de janeiro. No início o time começou sendo comandado por Gilberto Barbosa, o Papagaio, mas ele acabou deixando o clube por motivos pessoais e para seu lugar foi contratado um veterano de segundona, Carlinhos Alves, que tem em seu currículo dois acessos para série A3, em 2014 com o Nacional e no ano seguinte com o Olímpia.

No elenco atletas com experiência na disputa da Segundona como o Volante Beto, o zagueiro Léo Zarelli e o lateral Cleison Índio. Há também atletas vindos de outros estados principalmente do futebol paranaense e sul-matogrossense. Se otimismo for critério para definição de favoritismo pode colocar a equipe de Assis na briga, pois a união entre os dois clubes caiu muito bem na cidade que está apoiando com afinco o time.

GRUPO 2
América - Francana - Inter de Bebedouro
Batatais - Catanduva - Taquaritinga

AMÉRICA FUTEBOL CLUBE
São José do Rio Preto

Será Que Agora Vai ?? Esta é a pergunta que todo o estado de São Paulo está curioso para saber a resposta. Desde 2015, quando jogou a segundona pela primeira vez, a equipe de São José do Rio Preto, nunca esteve nem perto de brigar por um acesso. A novidade é que para 2023 a diretoria aprovou a entrada de uma SAF para cuidar da gestão do Clube e o investimento será de R$ 18 milhões. A empresa Rubro Sports Participações LTDA promete que o América em cinco ou seis anos, voltará à Série A1 do Campeonato Paulista.

É um recomeço para o Diabo Rubro que pela primeira vez aparece com reais condições de sair do Poço sem fundo que é a Segundona. A preparação começou com um especialista em realizar o serviço, O Rei do Acesso Pinho , que montou um elenco com atletas acostumados e rodados no futebol paulista, mas que deixou o clube por problemas de saúde sendo substituído por Luciano Baiano ex-Grêmio Prudente e Batatais.

No elenco , Destaque para o meia Coutinho, revelado pelas categorias de Base do São Paulo e que disputou a série A2 pelo São Caetano, O Zagueiro João Victor jogou a Segundona do ano Passado com a camisa do Paulista de Jundiaí e o Centroavante Yan Lima campeão Paulista da A3 em 2021 pelo Linense. Nos Amistosos Preparatórios duas vitórias contra o Tanabi uma por 1x0 e outra por 2x1 e um empate contra o Sub-20 do Mirassol.

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA FRANCANA
Franca

A veterana aposta suas fichas em 2023 na experiência de um velho conhecido de sua torcida. Foi sob o comando do treinador Wantuil Rodrigues que o time fez história com grande campanha na série A2 de 2002. Na Ocasião a equipe da Capital dos Calçados foi vice campeã perdendo a final para o Marília, só não subiu para série A1 pois em 2002 apenas o campeão conquistava o acesso direto.

Wantuil chegou em dezembro do ano passado e desde então tem atuado na montagem do elenco do time para o campeonato, primeiro observando garotos que disputaram a copinha, realizando peneiras e usando do ótimo relacionamento que tem no futebol mineiro para trazer atletas da região. De lá vieram os atacantes Luís Fernando e Ruan Kevin, também do futebol mineiro veio Léo Melo, que jogou a terceirona local pelo Contagem. Os zagueiros Victor Hugo e Felipe Negrada, além do goleiro Marlon, campeão mineiro em 2019 com o Cruzeiro,  também merecem destaque.

O time da Francana já realizou dois jogos-treino durante a preparação para a Segundona. Diante do Botafogo de Ribeirão Preto,a Veterana foi derrotada por 3 a 1, enquanto o confronto com o Grêmio Sãocarlense terminou em vitória por 2 a 0.

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA INTERNACIONAL
Bebedouro

Poucas são as informações a respeito da Inter para essa temporada. O que se sabe é que o time será treinado pelo ex-Mauaense Rodrigo Fonseca que desde o mês de Janeiro vem trabalhando na qualificação do elenco. Rodrigo já era treinador do time sub-20 do Lobo que fez bom campanha no campeonato da categoria no ano passado e até chegou a vencer o São Paulo.

Conhecido do torcedor do Lobo, Cristhyan Noto, artilheiro da equipe no ano passado, com nove gols, retornou ao time. A expectativa é no mínimo repetir a boa campanha de 2022, quando a Inter foi eliminada nas quartas de final pelo São Carlos e chegou perto do jogo do Acesso.

BATATAIS FUTEBOL CLUBE
Batatais

2022 foi uma temporada para o torcedor do fantasma esquecer. Vindo da série A3, o time foi um dos lanternas da segundona terminando em 34º lugar na classificação geral e decepcionando muita gente que acreditava no bate e volta de divisões.

Para não repetir o Fiasco a diretoria agiu cedo e no fim de 2022 já anunciou treinador apostando na efetivação do jovem Guilherme Francisco, que estava treinando o time Sub-20 do Fantasma. Nas mãos dele o time treina desde o começo de Fevereiro e é formado em sua maioria por atletas da própria Batatais e de Cidades Vizinhas. Caso do João Pedro e do Volante Victor Garcia. Nos amistosos preparatórios, duas vitórias até aqui: 4 a 0 no Radium de Mococa, além de 1 a 0 sobre o São Carlos, na casa do adversário.

CATANDUVA FUTEBOL CLUBE
Catanduva

O Objetivo maior do time do Padre para a nova temporada é superar a campanha de 2022, no ano passado o Catanduva fez sua melhor campanha na história e para atingir os novos Objetivos começou cedo a preparação para a disputa.

Em relação ao time da temporada passada, nomes como Lateral esquerdo Isaac e o atacante Gabriel Zanini , serão remanescentes para este ano. O treinador continua sendo Ivan Canela, que deve utilizar também atletas que se destacaram na disputa da Copinha. Nos amistosos de pré temporada 100% de aproveitamento. Duas vitórias, incluindo uma goleada de 6x1 sobre o time sub-20 do Mirassol. A outra vitória foi por 2x0 sobre o São Carlos.

CLUBE ATLÉTICO TAQUARITINGA
Taquaritinga

Na temporada passada o CAT foi uma das sensações da primeira fase da Segundona, liderando o grupo 2 do campeonato com certa folga, mas na segunda fase acabou refugando e foi eliminado como lanterna do grupo. Para não repetir a decepção de 2022, a diretoria aposta numa comissão técnica e elenco experientes com vários integrantes que conhecem e já disputaram o campeonato.

O treinador será Marcelo Marelli que iniciou a carreira nas categorias de base do Flamengo/RJ e Corinthians, no ano passado foi o responsável por levar o Flamengo de Guarulhos até as quartas de final da Segundona. Em 2023 treinou o Osasco Audax na Copinha. O elenco também tem figurinhas carimbadas das últimas edições da Segunda Divisão como o meia João Arthur, campeão na temporada passada com a camisa do Grêmio Prudente e o atacante Thiaguinho que já disputou a segundona pelo Mauaense e pelo Inter de Bebedouro. O atacante chega credenciado após ter sido o principal artilheiro da Série C Catarinense com a camisa do Blumenau.

O Leão da Araraquarense terá também uma atração internacional em seu elenco. O Volante Japonês Yuhei Otsuka foi contratado e será um dos poucos estrangeiros jogando o campeonato. Nos Amistosos preparatórios destaque para duas vitórias em Cima do time sub-20 do Novorizontino por 2x0 e 1x0.

GRUPO 3
XV de Jaú - São-Carlense - Independente
Mogi Mirim - São Carlos - União São João

INDEPENDENTE FUEBOL CLUBE
Limeira

Na última temporada, disputando a Segundona Paulista, o Independente de Limeira fez péssima campanha, na qual foi eliminado logo na primeira fase do torneio ao ficar com 11 pontos no Grupo 4, por isso para 2023 a aposta é num novo comando de futebol e nova diretoria para não repetir o fracasso.

Na coordenação de futebol está o ex-centroavante revelado pelo Palmeiras Carlos Alberto Seixas que também fez muito sucesso no Cruzeiro e no futebol mexicano. Como treinador, treinou diversas equipes do interior paulista como Grêmio Mauaense, Olímpia, Inter de Limeira, Noroeste, Santacruzense e VOCEM. No banco de reservas treinando o time o galo terá um velho conhecido da torcida, PC do Santos que comandou a equipe de Limeira pela última vez em 2010 e esteve no mata mata em três das quatro últimas edições da Segundona. Pelo Assisense em 2021 perdeu acesso para a Matonense, em 2020 chegou até as quartas de final com o Osvaldo cruz e em 2019 caiu para o campeão Paulista de Jundiaí.

O elenco do Independente conta com 25 atletas, sendo que mais da metade foi contratada para nova temporada. Muitos já foram comandados por PC, como é caso do centroavante Edinho que disputou a segundona do ano passado pela Assisense. Outros tem experiência em divisões acima do futebol paulista , como o goleiro Maicon Freitas, titular do Sertãozinho na Série A-3. Outros experiência em categorias de Base de grandes clubes como o atacante Wesley vindo da Ponte Preta, Flávio Santos, que estava no Grêmio Anápolis e acumula passagens por Nacional/SP e Bahia. Além do zagueiro Luiz Fernando, revelado pelo Grêmio e destaque do Flamengo de Guarulhos na segundona do ano passado.

Assim como no CAT, o galo de Limeira também terá um atleta estrangeiro em seu elenco é o zagueiro nigeriano, Samuel Chukwuemeka Oti, que estava no Londrina na última temporada jogando a Série B do Campeonato Brasileiro. Essa será a primeira vez que um nigeriano vai jogar no Independente.

SÃO CARLOS FUTEBOL CLUBE
São Carlos

Apesar de cercado de expectativas, 2022 foi um ano fraco para o São Carlos FC e o time decepcionou ao ser eliminado ainda na primeira fase da segundona. Em 2023 mais uma vez o time chega badalado devido as boas contratações.

Começando pelo Banco de reservas, a diretoria da Águia da Central surpreendeu e contratou Aganaldo Liz para ser treinador do time. Agnaldo tem como principal título o Baiano de 2022 com o Atlético de Alagoinhas. Em São Paulo, ele tem trabalhos por Guarani, Ituano, Catanduvense e Rio Claro.

Agnaldo colaborou trazendo atletas mais experientes e que já conhecia para dar uma encorpada no elenco que até então era formado por garotos destaques da equipe Sub-20 que haviam disputado a copinha 2023. Nos Amistosos Preparatórios duas derrotas para equipes da Segunda Divisão. Perdeu para Batatais e Francana pela contagem mínima de gols.

MOGI MIRIM ESPORTE CLUBE
Mogi Mirim

Lentamente parece que o Sapão da Mogiana vai se recuperando dos últimos anos de desastre. Com seis rebaixamentos em seis anos, vários processos, dívidas e sem CT para treinar, o time pintava como um favorito ao rebaixamento para a nova divisão, mas aos poucos parece que o fundo do poço vai ficando mais distante.

Para se recuperar foi preciso primeiramente fechar as portas. Em 2022 o clube ficou de fora das competições estaduais após 42 anos de disputa, isso ajudou a diretoria a regularizar todas as pendências financeiras que tinha com FPF e a organizar os laudos do estádio Vail Chaves, permitindo assim a entrada de torcida na casa do clube depois de muito tempo. Depois o processo de recuperação do CT, que permitiu um local melhor para a preparação dos atletas e finalmente o retorno ao profissionalismo e categorias de base.

Apesar de muitas notícias interessantes nos bastidores, poucas são as informações a respeito do elenco que disputará. Não se tem notícias sobre contratações ou peneiras, toda essa indefinição provoca um sentimento dúbio na torcida que fica dividida entre a ansiedade de ver o Sapão de volta ao profissionalismo e a apreensão por saber que o campeonato tem rebaixamento.

O que se sabe pesquisando pela internet afora é que o time é bancado pela empresa WKM Solutions e que realizou um amistoso preparatório no Vail Chaves contra o Ulsan Chaego, da Coréia do Sul. O Sapo venceu por 1 a 0.

ESPORTE CLUBE XV DE NOVEMBRO
Jaú

Mais um ano de Expectativas lá no alto em Jaú. Será mais um ano de decepção e muito dinheiro mal gasto? ou será que dessa vez o acesso finalmente vem?? O processo de montagem do elenco começou de forma tumultuada, a diretoria apostou as fichas em Ricardo Costa, que treinou o time no ano passado e havia renovado seu contrato com o Galo da Comarca em outubro de 2022, mas uma proposta do São José na Série A3 fez Ricardo mudar de ares e deixou o XV sem treinador.

A diretoria agiu rápido e de um “Rei do acesso” resolveu apostar em outro e contratou Marcos Campagnollo, Campeão invicto da Segundona 2022 com 81,82% de aproveitamento, Campagnollo também fez história na competição em 2021, quando conquistou o acesso à Série A3 com a Matonense. Mantendo assim a tradição de apostas grandes do XV na Segundona.

Mesmo sofrendo na última divisão e se decepcionando sempre, a diretoria nunca deixou de investir pesado em fazer o tradicional clube retornar ao lugar da onde nunca poderia ter saído. Com a supervisão de Campagnollo, a diretoria organizou uma avaliação técnica para atletas de Jaú e região e também partiu para o mercado anunciando novos nomes para o elenco.

Destaque para o Volante Humberto que jogou o Paranaense 2023 pelo Foz e na segundona do ano passado jogou pelo Flamengo, o goleiro Sandro reserva do Grêmio Prudente no título da Segundona. No elenco também alguns jogadores Colombianos como o meia Kevin Caicedo e o volante Denison Balanta que estão no XV por conta da parceria do clube com a empresa Head Soccer Brasil que tem um presidente Colombiano.

UNIÃO SÃO JOÃO ESPORTE CLUBE
Araras

Depois de ter retornado ao profissionalismo na temporada passada e decepcionado com uma campanha que só não foi pior que o Saco de Pancadas Atlético Mogi, o União São João entra na temporada 2023 com os pés mais no chão e sem muitas estripulias financeiras. Uma empresa de gestão comandada pelo ex-zagueiro Thiago Bernardi é a responsável pela montagem do elenco . Thiago é nascido em Araras, iniciou a carreira no União e retorna ao clube que o revelou tentando reviver os tempos de glórias.

O treinador será João Batista que na Segundona ja conquistou acessos com o Guaçuano em 2011 e Osvaldo Cruz em 2005. O elenco iniciou os treinamentos no mês de Março e no único jogo treino que teve empatou por 0x0 com a Ferroviária, que se prepara para a Série D do Brasileirão.

GRÊMIO DESPORTIVO SÃO-CARLENSE
São Carlos

No ano passado o Lobão foi uma das grandes surpresas da Segundona perdendo o acesso nos critérios de desempate contra a Itapirense. Por isso, para 2023 a temporada começa cheia de expectativas para que o clube no mínimo repita a ótima campanha e assim se manter na Quarta divisão.

Como em time que está ganhando não se mexe o comando técnico do time continua sendo de Marcus Vinicius, o Viola, que pelo quarto ano seguido segue a frente do Grêmio São-Carlense, se tornando um dos treinadores com mais tempo de trabalho contínuo do futebol brasileiro.

Nesses quatro anos foram 42 jogos com 19 vitórias, 17 empates e apenas 6 derrotas, com 56 gols marcados e 28 sofridos. O elenco treina junto desde meados do mês de Março e é formado por atletas destaques das séries A2 e A3 como Rian eleito a revelação da Série A2 pelo Linense, além de outros que retornam de empréstimo e estavam jogando em outros estados como Gabriel Feliciano que disputou o Carioca pelo Bangu e Herberth titular do Salgueiro Semifinalista do Campeonato Pernambucano.

GRUPO 4
Amparo - Colorado Caieiras - Ska Brasil
Paulista - Rio Branco - União Barbarense

RIO BRANCO ESPORTE CLUBE
Americana

O Tradicional tigre de Americana foi um dos primeiros da segundona a começar a preparação para o campeonato. Já na primeira semana de Janeiro a diretoria sob a supervisão do Gerente de Futebol, Breno Presotto realizou peneiras para avaliar atletas de Americana e da Região. Em Fevereiro anunciou o treinador Marcos Paulo Grippi que no ano passado comandou o Rio Claro na Copa Paulista. Como atleta, Grippi atuou por diversos clubes do interior paulista como Guarani de Campinas, Ponte Preta, Primavera, Mirassol e Independente de Limeira.

Entre os atletas, muitos foram contratados sobre a supervisão de Grippi e possuem experiência na Segundona. Merecem destaque o Goleiro João Lazzari que estava jogando no futebol do Chipre e foi titular do Toledo no Paranaense de 2021, O lateral direito Einstein jogou a Série A3 pela Votuporanguense, O Zagueiro Igor Salatiel foi um dos destaques do Flamengo de Guarulhos no ano passado e o atacante Guilherme Fernandes vice-campeão no ano passado com a camisa da Itapirense

Atualmente o clube vem buscando parcerias e contato com empresários e empresas para além de dar oportunidade aos atletas, conseguir manter financeiramente e arcar com todas as despesas durante a competição.

AMPARO ATHLÉTICO CLUBE
Amparo

O Leão da montanha chega otimista para a temporada 2023 da Segundona. A diretoria promoveu uma reformulação no departamento de futebol que foi todo terceirizado para a empresa Proup Soccer Business, o gerente de futebol será Rômulo Vieira e o treinador será o experiente Jorge Parraga que conhece muito de futebol paulista, foi campeão da Segundona pelo Independente de Limeira em 2011 e tem passagens por Ponte Preta, União Suzano, Inter de Limeira, Rio Branco entre outros.

O time formado na sua maioria por atletas da categoria de base treina junto desde o final do mês de janeiro e nos amistosos preparatórios foi muito bem. Vitórias sobre o Mogi Mirim e o Guaçuano por 1x0 e uma goleada de 11x0 no amistoso internacional contra o Deportivo Petrolero de Cochabamba da Bolívia.

FUTEBOL CLUBE SKA BRASIL
Santana de Parnaíba

É até difícil falar do Ska sem citar o ótimo trabalho do clube de Santana do Parnaíba nas categorias de base, pois é apostando na sua formação de atletas que equipe entra na Segundona pensando em acesso para a série A3.

Logo após o fim da participação do time na Copinha o elenco ja começou a treinar sob a supervisão do experiente e alternativo treinador José Nogueira Jr, alternativo pois entre seus trabalhos vários internacionais Nogueira já treinou as seleções do Paquistão, Guiné-Bissau, Serra Leoa e de São Cristóvão e Névis. Nos amistosos preparatórios 100% de Aproveitamento. Vitórias sobre o Mauaense e Independente de Limeira.

PAULISTA FUTEBOL CLUBE
Jundiaí

De todos os times que estão na disputa da Segundona 2023 nenhum teve uma pré temporada mais movimentada do que o Paulista. Indefinição sobre SAF, troca de diretoria, troca de treinador e até problemas com a polícia marcaram a preparação do Galo do Japi.

O primeiro treinador do time foi Aarão Alves, ele foi contratado no final de dezembro mas três derrotas seguidas em jogos treino para Independente de Limeira, Flamengo de Guarulhos e Jabaquara custaram o seu cargo depois de exatos 100 dias de trabalho. Para seu Lugar chegou um velho conhecido da torcida galista, Roberval Davino, que vem para sua quarta passagem pelo Paulista após bom trabalho no Comercial de Ribeirão Preto.

Os atletas contratados são experientes no futebol Paulista e muitos foram revelados por grandes equipes. O Centroavante Gabriel Prado Ja passou por Manthiqueira e São Bento, o Volante Vitinho é formado na base do Athletico Paranaense, O Zagueiro Arthur jogou a segundona passada pelo Rio Branco e o Atacante Artur Moura Jogou por Portuguesa e Juventus da Moóca.

Outro ponto negativo da preparação foi o jogo treino contra o Jabaquara que terminou em pancadaria, atletas do Leão da Caneleira hospitalizados, Boletim de Ocorrência, jogadores do Paulista dispensados e relação estremecida. Veremos como as equipes vão se comportar caso cruzem na Segunda fase ou no mata mata do campeonato.

COLORADO CAIEIRAS FUTEBOL CLUBE
Caieiras

Indo para o terceiro ano de disputa na Segundona o Colorado continua apostando no apoio que tem da prefeitura de Caieiras e do apoio da zárzea local para no mínimo se manter na quarta divisão. O time será treinado por Marcus Vinícius e conta com muitos remanescentes das últimas campanhas como o meia Felipinho e o Zagueiro Maicon.

O time treina junto desde o começo de Fevereiro e a expectativa é chegar mais longe do que em 2021, quando foram para a segunda fase, e 2022, ano em que ficaram na primeira etapa da competição. Se chegar na terceira fase, que é o que os dirigentes pensam, fica ao menos no quarto estágio do futebol paulista.

UNIÃO AGRÍCOLA BARBARENSE FUTEBOL CLUBE
Santa Bárbara d'Oeste

Ausente do profissionalismo desde 2020, o retorno da União Agrícola Barbarense foi uma das grandes surpresas do futebol paulista em 2023. O retorno só foi possível graças a união da Prefeitura de Santa Bárbara e empresários da região da cidade que proporcionaram o retorno do tradicional Leão da 13.

O time será comandado pelo experiente Toninho Cobra, que já passou por vários clubes do futebol Paulista e estava no Jacyobá de Alagoas. Muitos dos atletas chegam de uma parceria do Leão com o Rio Claro, que eliminado da Série A2 ficou sem calendário e cedeu jogadores para disputa da segundona.

Isso foi possível pois o director de futebol do Azulão Clayton Vieira também coordena a diretoria da União. De Rio Claro chegaram 15 atletas com destaque para o Volante Victor léo, O Zagueiro João Oliveira e o atacante colombiano Leyton Labrada, mais um estrangeiro na disputa do Campeonato.

GRUPO 5
Manthiqueira - Flamengo - Guarulhos
Atlético Mogi - Joseense - União Mogi

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA GUARULHOS
Guarulhos

Poucas são as informações do AD para a temporada 2023. As informações são escassas e a diretoria faz muito mistério sobre formação do elenco e contratações. O que se sabe é que muitos jogadores que disputaram as duas últimas edições da Copinha pelo clube serão aproveitados e que o time treina desde o começo de Março.

A preparação começou com o treinador Marco Aurélio Rbeiro, mas logo ele foi substituído pelo comandante da equipe Sub-20 Anderson Neblina. Pela falta de informações e de conhecimento sobre o que vai em campo fica dificil fazer uma análise e se o time terá condições de brigar ou não pela Classificação.

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA MANTHIQUEIRA
Guaratinguetá

O time do incansável Dado Oliveira, que agora não é mais presidente e sim treinador, o Manthiqueira treina em preparação para a Segundona desde o Carnaval. O time usaria a participação na Copinha como teste para a segunda divisão, mas a prefeitura de Guaratinguetá resolveu indicar o recém criado Atlético para representar a cidade e por isso a preparação da Laranja Mecânica acabou prejudicada, o que gerou muitos protestos e a consequente falta de apoio da prefeitura para com o time laranja.

Sem Apoio da cidade, a diretoria aposta na parceria com a empresa M.P Sports também responsável pelo elenco do Batel de Guarapuava e do Ji-Paraná. A empresa indicou jogadores para disputa e também o treinador que será Jucemar de Souza. Somando jogadores da parceira com atletas formados na base do time é o elenco que brigará pelo acesso para A3.

UNIÃO FUTEBOL CLUBE
Mogi das Cruzes

Treinando desde a segunda quinzena de janeiro, a preparação do União Mogi foi marcada pela troca de treinador no meio da pré temporada. A serpente do Alto Tietê primeiro anunciou Carlinhos Alves como técnico para a segundona, mas uma proposta irrecusável do Vocem/Assisense fez com que Carlinhos deixasse o clube.

Em seu lugar foi contratado um velho conhecido de Mogi das Cruzes, Wendell de Freitas, que treinou o União ano passado e vai para sua quarta passagem no clube. Sob o commando de Wendell o time fez dois amistosos preparatórios. Empatou por 1x1 com o Sub-20 do Taubaté e perdeu para o USAC por 1x0.

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA FLAMENGO
Guarulhos

Com elenco experiente e boa estrutura o corvo guarulhense mais uma vez entra como favorito na disputa da segundona. O treinador será Augusto Ambrogi, semifinalista com o Manthiqueira em 2020 e que dirigiu o Joseense na temporada passada.

E ele tem na mão um elenco com vários destaques: O zagueiro Tiago Caveira foi um dos pilares no acesso do Grêmio Prudente no ano passado, o centroavante Deividy destaque das categorias de base do Criciúma, o atacante Bruno Eduardo que estava no futebol Português e o goleiro Diego destaque do Aruko nas divisões de Acesso do futebol Paranaense.

Durante a preparação para o torneio, o rubro-negro guarulhense disputou oito amistosos, com quatro vitórias, três derrotas e um empate. Com destaque para as vitórias por 1x0 contra o Nacional, no Nicolau Alayon e Contra o Mauá FC no Ninho do Corvo.

CLUBE ATLÉTICO JOSEENSE
São José dos Campos

Com parceria da empresa 360 Football Business o tigre do São José dos Campos entra na segundona otimista com um bom resultado final. O Treinador será o experiente Paulo Campos que já treinou Fluminense, Paysandu, Seleção Brasileira Sub20 e foi assistente de Wanderley Luxemburgo no Real Madrid.

Nos Amistosos prepartórios destaque para as derrotas no jogo treino contra o time titular do São Paulo e contra o sub-20 do Corinthians. No clube, espera-se que o Joseense chegue ao menos na terceira fase e escape do rebaixamento.

CLUBE ATLÉTICO MOGI
Mogi das Cruzes

É inegável que o Atlético Mogi é uma das grandes atrações da Segundona. Muita gente está interessada no time que bateu o recorde de jogos sem vencer na história no ano passado, mas o time é muito mais que isso e apesar da marca negativa sempre disputa o Campeonato de forma séria, sem W.O ou problemas extra Campo.

Para 2023 o Atlético será treinado por Fred Freitas que estava à frente do sub-20 do EC São Bernardo, clube pelo qual disputou o Paulista da categoria ano passado e também a Copa São Paulo, onde chegou no mata-mata.

O elenco será formado por atletas das categorias de base do clube e outros escolhidos em peneiras, conta com 25 jogadores e está treinando desde o dia 1º de Março. Veremos se é o suficiente para acabar com sequência de derrotas do clube.


GRUPO 6
Barcelona Capela - ECUS - Jabaquara
Nacional - Mauá - Mauaense

JABAQUARA ATLÉTICO CLUBE
Santos

Após um fim de ano com eleição para Presidente não precisando ir para a justiça, como foi a anterior, finalmente parece que a paz reina para os lados do Jabuca. A diretoria mostra otimismo na montagem do time que conta com 28 atletas que treinam juntos desde o final de março.

O treinador será Adriano Piemonte que já comandou o time na competição no ano passado. Além do treinador outros jogadores da última temporada também retornam ao clube como o goleiro Gabriel Gallo e o meia Richard Cabello. Entre os novos contratados destaque para o meia Samuel Cordeiro, o atacante Matheus Mosquito e o Zagueiro Bruno Santana.

GRÊMIO ESPORTIVO MAUAENSE
Mauá

O mais simpatico da região aposta em ídolos do passado para conquistar o acesso e repetir 2003 quando foi campeão e subiu para a série A3. Começando pelo Treinador que será Fernando da Silva que foi jogador do clube e iniciou sua carreira como treinador profissional na locomotiva. Como Assistente técnico o clube terá Antônio Marcos Sebastião, conhecido como Marrom, um dos fundadores do clube em 1981 e primeiro treinador da história do Grêmio.

Outra novidade é que o clube terá dois ex-jogadores ídolos para treinar exclusivemente zagueiros e atacantes. Para treinos focados na defesa, Volpe fará um trabalho específico de coordenação e treinamentos defensivos com os atletas do elenco. Para os atacantes o eterno artilheiro Jorge Mauá tentará passar um pouco do seu faro de matador para os jogadores. É com essa metodologia diferente que a Locomotiva do ABC tenta entrar na briga pelo acesso.

Esporte Clube União Suzano - ECUS
Suzano
Treinando desde o dia 16 de janeiro com atletas das categorias de base e depeneiras organizadas pela diretoria o ECUS chega com boas expectativas para segundona. O Treinador continua sendo Tinho Damasceno que comandou o time suzanense em oito partidas na Segundona do ano passado, mas acabou eliminado na primeira fase.

Tinho estava treinando o Bela Vista no Campeonato Tocantinense e chegou em Suzano para treinar o time apenas no meio de maio. Junto dele vieram atletas que disputaram o estadual no norte do país caso do lateral-direito André Cunha, o zagueiro Kauã e o meia-atacante Dyuary.

NACIONAL ATLÉTICO CLUBE
São Paulo

O rebaixamento na temporada passada foi um golpe duro no time da Barra Funda, ninguém que acompanha o clube berço do futebol espera ver o time voltar para segundona tão rápido. Para fazer um bate e volta rápido e não corer o risco de mais um rebaixamento, agora para uam divisão nova, a diretoria aposta numa solução Caseira para treinar o time. Jaílson Pita ja fez um pouco de tudo no clube da barra funda, foi treinador de goleiros, treinador do Sub 17, sub 20 e agora assume o time professional nessa importante temporada.

Já o elenco é formado por atletas experientes que disputaram série A2 e A3 e se destacaram na copinha. Seja com a camisa do Nacional ou com a camisa de outros clubes. O clube que vem da A3 sempre vem Cercado de expectaivas e sempre deve ser pontado como favorito. No caso do Nacional não pode ser diferente.

BARCELONA ESPORTIVO CAPELA
São Paulo

O Barcelona Capela será treinado pelo ex-Zagueiro Petterson que como jogador venceu a segundona 2011 pelo Independente de Limeira e a A2 de 2014 pelo Capivariano. Como Treinador o último trabalho dele foi na Segunda divisão do ano passado no São Carlos.

O elenco treina sob os cuidados do treinador desde a segunda quinzena de Fevereiro que se preparam disputando Copa Buh e Copa Ouro da APF e portanto devem chegar na segundona com mais ritmo de jogo do que outras equipes que ficaram apenas treinando e fazendo jogo treino.

MAUÁ FUTEBOL CLUBE
Mauá

O Mauá é mais um time que entra na Segundona com time base de atletas que disputaram a copinha no começo do ano. Na ocasião o índio foi lanterna do grupo que Vila Nova e Nova Iguaçu se classificaram. O treinador será o ex-atacante Thiago Constância que vai para seu primeiro trabalho como treinador numa equipe professional.

Antes havia treinado a base do Itararé e do Nacional de Muriaé e foi da comissão técnica do Costa Rica no Campeonato Sul-matogrossense. Apesar de, aparentemente, não estarem com a mesma estrutura dos anos anteriores, onde sempre o time conseguiu avançar com tranquilidade da primeira fase, o clube espera chegar à terceira etapa e se manter no quarto estágio do futebol paulista.


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

Segunda Divisão Paulista começa nesta sexta-feira

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×