Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Brasileirão Série B 2023 começa nesta sexta-feira

Por Lucas Paes, Emerson Gomes, Ricardo Pilotto, Felipe Roque, Fabio Rocha e Victor de Andrade
Arte: O Curioso do Futebol


A bola vai rolar para o Campeonato Brasileiro da Série B de 2023. O segundo escalão do Futebol nacional tem início nesta sexta-feira, dia 14. São 20 clubes na disputa da competição, brigando pelas quatro vagas de acesso para a elite e fugindo do rebaixamento para a Série C.

Confira como vem as equipes da competição:

ABC FUTEBOL CLUBE
Natal-RN

Recém promovido da Série C, o Elefante da Frasqueira chega para a disputa da segunda divisão nacional com boas expectativas fazer uma boa campanha. Para isso, o clube potiguar, hoje comandado pelo treinador Fernando Marcciori, foi ao mercado e trouxe reforços para disputar a competição. Alguns deles foram o lateral direito Gedeilson; o zagueiro Luiz Gustavo; o volante Ramon e os atacantes Léo Ceará, Lucas Tocantins e Junior Todinho.

ATLÉTICO CLUBE GOIANIENSE
Goiânia-GO

Campeão goiano, o Dragão, que possuí um trabalho bem concreto no futebol, entra na competição como um dos favoritos a buscar o acesso e, por que não, o título da Série B. O elenco possuí ons nomes como os meias Shaylon e Aaraos e outros velhos conhecidos da torcida como Luiz Fernando. Com passagens por vários outros clubes, Mozart será o treinador para o começo de campanha e tentará fazer com que o Dragão confirme o favoritismo ao acesso, para que a passagem na Série B seja mesmo apenas uma passagem.

AVAÍ FUTEBOL CLUBE
Florianópolis-SC

Depois de um Catarinense acanhado, onde ficou no meio do caminho, o Avaí fez uma mini-reformulação no elenco, tentando buscar o retorno para a elite do futebol brasileiro. Chegaram na ressacada nos últimos dias Didi e Ygor Vinhas, que foram vice-campeões paulistas com o Água Santa, por exemplo. O Avaí estreia na Série B diante do Guarani, na sexta-feira, em Campinas. O jogo está marcado para começar às 19h (de Brasília).

BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE
Ribeirão Preto-SP

O Botafogo vem da série C com objetivo bem traçado pelos seus gestores, estar entre os dez primeiros colocados da competição, ou seja, estar entre os trinta melhores clubes do país, e para atingir o objetivo o escolhido é o treinador Adilson Batista. Após uma campanha apenas mediana no estadual, reforços que se destacaram em estaduais pelo Brasil estão chegando para aumentar as opções do elenco.

CEARÁ SPORTING CLUB
Fortaleza-CE

Rebaixado da Série A para a B no Ano Passado, o Vozão vem para a segundona nacional como um dos candidatos ao retorno à elite. Apesar de perder algumas peças que foram bem com a camisa alvinegra em 2022, a agremiação cearense contratou o zagueiro Tiago Pagnussat; os laterais esquerdos Willian Formiga e Danilo Barcelos, o volante Caíque Gonçalves, os meias Arthur Rezende, Chay Jean Carlos, além do atacante Luvannor.

ASSOCIAÇÃO CHAPECOENSE DE FUTEBOL
Chapecó-SC

A Chapecoense chega à Série B de 2023 sem muitas expectativas. Após um fraco Campeonato Catarinense, sendo eliminado nas quartas de final, pelo Barra, o time de Chapecó organizou alguns amistosos na "inter temporada", mas sem animar muito seu torcedor. A equipe da Arena Condá ficou na 14ª colocação no Brasileirão Série B em 2022 e busca, pelo menos, melhorar sua colocação neste ano.

CLUBE DE REGATAS BRASIL - CRB
Maceió-AL

O CRB brigou no meio de tabela ano passado e tenta nessa temporada lutar pela classificação para a elite do futebol nacional. A equipe vem do título do Campeonato Alagoano, que dá um ânimo a mais para esse início de campeonato nacional, e a torcida aguarda mais alegrias, até porque a diretoria reforçou o time e tem peças importantes para a competição.

CRICIÚMA ESPORTE CLUBE
Criciúma-SC

O Tigre chega com moral para a série B, após ser campeão estadual após dez anos. A equipe conta com jogadores experientes como o atacante Éder, o meia Felipe Mateus e o lateral esquerdo Marcelo Hermes para tentar repetir a boa campanha da temporada passada e sonhar com o acesso. A manutenção do trabalho de Claudio Tencati também é uma das apostas para o sucesso.

GUARANI FUTEBOL CLUBE
Campinas-SP

O Guarani vem, nas últimas temporadas, fazendo campanhas medianas. Foi assim no Brasileirão Série B do ano passado e também no Paulistão 2023. O Bugre conta com a volta de Régis, que já teve uma boa passagem pelo clube e é chamado de "Messi Careca" pelos torcedores. Em 14 jogos até agora na temporada, o Bugre tem cinco vitórias, dois empates e sete derrotas. O time será dirigido por Bruno Pivetti.

ITUANO FUTEBOL CLUBE
Itu-SP

O Ituano, depois de ter ficado na porta do acesso na Série B de 2022, fez um Campeonato Paulista fraco em boa parte do certame, mas conseguiu a classificação com uma reação no final que, é claro, também evitou o rebaixamento que era um risco, ao vencer bem o Santos. O Galo tem um bom time e mostrou isso após dificultar muito a vida do São Paulo na Copa do Brasil nesta última terça-feira e levar um 0 a 0 para Itu.

ESPORTE CLUBE JUVENTUDE
Caxias do Sul-RS

O Juventude voltou à Série B após ser rebaixado no ano de 2022. Ficando fora do mata-mata, após ocupar a 5ª colocação na primeira fase do Campeonato Gaúcho, a equipe alviverde trouxe um reforço de nome para buscar o acesso: o veterano meia Nenê, que estava no Vasco. O time de Caxias espera conseguir a ascensão logo no ano seguinte do descenso à segundona nacional.

LONDRINA ESPORTE CLUBE
Londrina-PR

Sonhando com uma campanha mais regular para finalmente ter sucesso na Série B, o Tubarão disputará a segundona pelo terceiro ano consecutivo. Para almejar altos voos para a temporada, o time paranaense contratou o treinador Edinho; os goleiros Felipe Leineker e Saulo; os laterais direitas Léo Morais e Ezequiel; os laterais esquerdas Wendel e Enzo; os zagueiros Khawan e Artur Félix; os volantes Garraty, Moisés Gaúcho e Juan Díaz; os meias Lucas de Sá, Juninho e Mauri; além dos atacantes Ruan Lima, Clayton, Júnior Dutra, Hugo Cabral e Halef Pitbull.

MIRASSOL FUTEBOL CLUBE
Mirassol-SP

Após o título da Série C e um Paulistão razoável, o Mirassol chega como um dos fortes candidatos a brigar na parte de cima da Série B do Brasileiro. O principal desfalque será o atacante Zé Roberto, que deixará o time para disputar a Série A do Brasileiro. O clube, que não demite um treinador há dez anos, tem no técnico Ricardo Catalá o homem de confiança para conduzir o elenco a uma campanha que pode - por que não - sonhar com o acesso. No estadual deste ano, o time começou mal, se recuperou, mas não o suficiente para se classificar, em um grupo forte e com alto número de pontos. Apontado como um candidatos a surpresa, o Leão decepcionou.

GRÊMIO NOVORIZONTINO
Novo Horizonte-SP

O Novorizontino não fez uma boa temporada ano passado, mas esse ano trouxe novos atletas para tentar mudar o cenário. A equipe que brigou para não cair em 2022, espera ter mais tranquilidade e tentar buscar uma posição alta na tabela. O time paulista não venceu o Paulistão A2, mas conseguiu fazer uma boa preparação para o início do campeonato nacional com o acesso.

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PONTE PRETA
Campinas-SP

Campeã do Paulistão da Série A2, a Macaca chega a Série B sonhando com voos mais altos. No ano passado, o começo da veterana campineira foi ruim, mas o time reagiu sob o comando de Hélio dos Anjos e montou a base que foi campeã da A2 neste ano. O time conta com o espetacular volante Léo Naldi, já observado por vários times grandes e com bons nomes como o matador Jéh e o bom atacante Pablo Dyego. O elenco tem carências, mas a Ponte pode sonhar com voos maiores na Série B.

SAMPAIO CORRÊA FUTEBOL CLUBE
São Luiz-MA

O Sampaio Corrêa foi a grande surpresa da última série B, ficando a quatro pontos do acesso. Após um desastroso início de temporada, a equipe aposta no experiente Evaristo Piza para comandar a equipe na competição. O elenco está sendo reformulado e a principal contratação é o atacante Ytalo, ex-Red Bull Bragantino. O Bolivia Querida tentará retomar a rota das vitórias na temporada.

SPORT CLUB DO RECIFE
Recife-PE

O Sport sempre foi um time de elite e quer voltar a Série A do Brasileirão, brigou até as últimas rodadas do ano passado e esse ano espera conseguir o objetivo. A equipe vem fazendo uma boa temporada até agora, tendo um bom desempenho, e está com uma forte preparação para o início do campeonato nacional.

TOMBENSE FUTEBOL CLUBE
Tombos-MG

O Tombense é o atual campeão do Troféu Inconfidência, um torneio disputado entre as equipes que ficaram entre a quinta e a oitava posições no Campeonato Mineiro. A equipe de Minas Gerais ainda está viva na Copa do Brasil e vai enfrentar, na terceira fase, o forte time do Palmeiras. Embora não tenha tanto renome como os jogadores acima, a principal arma do Alvirrubro é o atacante Daniel Amorim, que, na atual temporada, já tem 10 gols em 13 jogos.


VILA NOVA FUTEBOL CLUBE
Goiânia-GO

Eliminado precocemente no Campeonato Goiano, na Copa do Brasil e na Copa Verde, o Vila Nova treina há quase um mês para a Série B. Apesar dos resultados ruins até agora na temporada, a diretoria manteve o técnico Claudinei Oliveira, que ganhou reforços para a Série B. Um deles é o meia Luciano Naninho, que fez bom Campeonato Carioca pelo Volta Redonda. Assim como em anos anteriores, o Vila tem sido um time que empata muito. Em 2023, foram 18 jogos, apenas cinco vitórias, nove empates e quatro derrotas.

ESPORTE CLUBE VITÓRIA
Salvador-BA

Recém chegado da Série C, o Leão teve um começo de ano conturbado, mais uma vez não chegando as finais do campeonato baiano e caindo na primeira fase da Copa do Nordeste sem sequer cogitar classificar. Com temporada turbulenta, a briga do Vitória será mais pela permanência do que por qualquer outra coisa. O elenco, porém, possuí bons nomes, como os atacante Léo Gamalho e Trellez, o meia Giovanni Augusto e o meia Zeca. Se o trabalho for bem feito, o Vitória pode sim até sonhar, mas precisa melhorar para isso.

REGULAMENTO

A Série B é disputada por 20 clubes no sistema de ida e volta por pontos corridos. Em cada turno, os clubes jogam entre si uma única vez. Os jogos do primeiro turno são realizados na mesma ordem no segundo turno, apenas com o mando de campo invertido. Não há campeões por turnos, sendo declarado campeão o clube que obtiver o maior número de pontos após as 38 rodadas. Ao final, os quatro primeiros clubes ascendem para a Série A de 2024, da mesma forma que os quatro últimos serão rebaixados para a Série C de 2024. O vencedor ingressará diretamente na terceira fase da Copa do Brasil de 2024.


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

Brasileirão Série B 2023 começa nesta sexta-feira

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×