Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Há 25 anos, o futebol perdia o lendário Zezé Moreira

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Zezé Moreira nos deixou em 1998

Nascido em 1907, Zezé Moreira, que nos deixou num dia 10 de abril como este em 1998, foi um Dos Maiores Nomes da história do futebol brasileiro, seja como jogador ou como treinador. Irmão de Aymoré Moreira, campeão do mundo com o Brasil em 1962 e de Ayrton Moreira, mais conhecido por sua passagem no Cruzeiro, Zezé nasceu numa família intrinsecamente ligada ao esporte e assim como os irmãos fez do futebol a sua vida. 

Antes de ser treinador, Zezé teve uma interessante carreira dentro dos campos. Atuou por clubes como o extinto SC Brasil, o Flamengo, onde conquistou diversos títulos, o Palmeiras, que na época era Palestra Itália e o Botafogo, onde ficou mais tempo, jogando no Glorioso por oito anos antes de pendurar as chuteiras no America. Foi no time da estrela solitária que começaria sua carreira como treinador.

Como treinador Zezé Moreira passou em diversos clubes. Já no primeiro trabalho foi campeão carioca com o Botafogo. Ainda relativamente cedo na trajetória treinou a Seleção Brasileira, ganhando o Pan Americano de 1952 e inclusive comandando a Canarinho na Copa do Mundo de 1954. Poucos anos depois, viveria seu maior momento na carreira como treinador. 

Ao chegar ao Fluminense, em 1958, fez um dos maiores trabalhos da história do futebol brasileiro como comandante de um clube. Foi duas vezes campeão do Campeonato Carioca, além de conquistar a Taça Rio de 1952 e o Rio-São Paulo de 1960, além de vários torneios de caráter mais "amistoso". Depois disso, passou pelo Nacional, do Uruguai, onde conquistou dois títulos uruguaios e também foi campeão carioca treinando o Vasco da Gama, em 1965, além do Rio-São Paulo no ano seguinte.

Nos anos 1970 teve mais trabalhos de destaque. Foi campeão do Paulistão no São Paulo em 1970, deixando inclusive o Santos de Pelé pelo caminho na classificação final e ficando a frente da academia do Palmeiras. No Cruzeiro, conquistou o maior título da carreira, ao levar o time estrelado ao título da Libertadores. Ainda passaria pelo Bahia, onde inclusive conquistou dois títulos estaduais antes de encerrar a carreira de treinador em 1981.


Zezé Moreira foi um dos maiores nomes da história do futebol brasileiro. Com diversos títulos na bagagem e com honrarias como o fato de ser até os dias atuais o treinador que por mais tempo esteve no comando do Fluminense, deixou um legado histórico para o esporte bretão no Brasil. Além de tudo, foi o primeiro treinador a conquistar um título com a Seleção Brasileira no exterior, com o Pan de 1952. Nos deixou por insuficiência respiratória, naquele distante 10 de abril de 1998.


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

Há 25 anos, o futebol perdia o lendário Zezé Moreira

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×