Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A história de Nelson "Piri" Parraguez na Universidad Católica

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Nelson Parraguez na Católica 

O futebol chileno hoje é reconhecido mundialmente como um revelador competentes de talento, com La Roja tendo mudado de patamar e feito algumas campanhas bastante históricas em anos recentes, como por exemplo os dois títulos da Copa América. Nos tempos antigos, alguns bons jogadores foram formados em terras locais. Um dos grandes nomes antigos é o volante Nelson Parraguez, que completa 52 anos neste dia 5 e é um dos maiores ídolos da história da Universidad Católica. 

Nascido em Santiago, Parraguez chegou aos Cruzados em 1982, quando tinha apenas onze anos, para jogar nas categorias de base do clube. Destaque desde muito criança, Nelson rapidamente ascendeu dentro do clube e estreou no time profissional aos 18 anos, sendo alçado ao time profissional aos 18 anos de idade e a partir dali já jogando bastante. 

Parraguez desde o início foi muito bem na Católica. Já muito jovem ele ajudou a equipe a ganhar o título da Copa Chile em 1991. Dois anos depois, era um dos destaques do time vice-campeão da Libertadores da América. Já nesse momento era uma das referências do time para a torcida, que adorava o volante. Atuou nas duas edições da Copa América do seu início de carreira, em 1991 e 1993. 

Em 1995, foi campeão de outra Copa do Chile e em 1997 ajudou a equipe a conquistar mais um título chileno, o primeiro de sua carreira. Seu bom desempenho na Católica o ajudou a ser um dos convocados da Seleção Chilena para a Copa do Mundo de 1998, onde ele atuou em três partidas, estando suspenso nas oitavas de final, quando La Roja perderia para o Brasil de Ronaldo e cia. Retornou para seguir jogando bem pelo seu clube nos anos seguintes. 


Em 2000 encerrou sua primeira passagem pelo clube, indo jogar pelo Necaxa, do México e voltando um ano depois, para fazer parte do time campeão chileno da temporada 2001/2002. Em 2003 novamente deixou o clube e foi passar uma temporada no Nurva Chicago, da Argentina. Já experiente, começava a chegar no ocaso de sua carreira. Em 2004, voltou novamente aos Cruzados e fez o último ano de sua trajetória no futebol, pendurando as chuteiras ao final dele. 

No total, Parraguez esteve em campo em 435 jogos com a camisa da Universidad Católica, números que o tornam o terceiro jogador que mais atuou em toda a história do clube, atrás de Mario Lepe e Andres Romero. Nos vários anos em que jogou por lá, fez 15 gols, que inclusive podem ser encontrados neste vídeo. Atualmente, é o responsável pelo gerenciamento das categorias de base do clube. 


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

A história de Nelson "Piri" Parraguez na Universidad Católica

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×