Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A grande passagem de Giuseppe Signori pela Lazio

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Giuseppe teve uma excelente passagem pela Biancocelesti

Nesta sexta-feira, dia 17 de fevereiro de 2023, o ex-atacante italiano Giuseppe Signori está completando 55 anos de idade. No decorrer do anos 90, o atleta teve uma excelente passagem entre 1992 e 1997 pela Lazio, clube no qual se tornou um ídolo para a torcida Biancocelesti.

Nascido em Alzano Lombardo, cidade localizada na região da Lombardia e província de Bérgamo, o avançado iniciou a sua trajetória no futebol jogando nas categorias de base da Internazionale de Milão de 81 a 84, mas acabou sendo dispensado pela sua baixa estatura. Iniciou a sua carreira profissional atuando pelo AlbinoLeffe, um clube de Bérgamo. Logo na sequência, ainda defendeu o Piacenza, onde ajudou a equipe a conseguir o acesso à C2 do futebol nacional, o Trento, por empréstimo, e o Foggia.

Suas boas atuações pelos Dauni acabaram lhe rendendo suas primeiras convocações para a Seleção Italiana e uma transferência para a Lazio, tudo isso em 1992.

Nos aquilotti, ele foi muito bem recebido e como retribuição, correspondeu com bons números. Logo no seu primeiro jogo, diante da Sampdoria, ele fez uma 'doppietta' no empate por 3 a 3. O balanço da Temporada na equipe da capital acabou sendo positivo, uma vez que Signori foi o artilheiro da Serie A com 26 tentos anotados, sua melhor marca em toda a carreira. 

Todos os gols dele fizeram com que os Aquiles garantissem uma vaga para a Copa Uefa por conta do quinto lugar na Serie A, exatamente quinze anos depois da última participação do clube da capital em competições de nível continental, período em que o artilheiro Bruno Giordano vestia a camisa branca e azul celeste. Foi a partir deste momento que Signori ganhou protagonismo dentro do time.

No torneio internacional, a Lazio estava sendo treinada por Dino Zoff e não foi bem. Porém, no campeonato nacional, a agremiação de Roma ficou com a quarta colocação e Beppe foi mais uma vez artilheiro com 23 gols marcados. Esse número foi o suficiente para lhe garantir um espaço na seleção italiana dirigida por Arrigo Sacchi, que disputou a Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos.

Dono da camisa de número 20, Signori esteve presente em seis jogos da Squadra. Passou a ser mais utilizado como um meio-campista do que propriamente um atacante, como já estava acostumado. Nas semifinais contra a Bulgária, o artilheiro acabou tendo um desentendimento com o técnico e sequer entrou em campo na grande decisão jogada diante do Brasil. 

Após a Copa, o atacante acabou atuando em apenas outras oportunidades pela Nazionale. Assim como no Mundial, não conseguiu marcar nenhum gol e em 1995, Giuseppe encerrou a sua passagem pela seleção com sete gols em 28 partidas disputadas pela Azzurra.

Pensando no campeonato nacional da temporada 1994/95, a Lazio trouxe o treinador Zeman para comandar a equipe, fazendo com que a parceria entre o atacante o treinador fosse reeditada. Não demorou muito tempo para que Signori novamente liderasse os aquilotti e marcasse os 17 gols que, no fim, fizeram o time ter com o melhor ataque do principal certame italiano e também o vice-campeonato da Serie A. Além disso, a Biancocelesti conseguiu chegar às semifinais da Coppa Italia e também às quartas de final da Copa Uefa.

Esta acabou sendo a melhor temporada do time da capital desde a conquista do título nacional em 1973/74, vencido pelo treinador Tommaso Maestrelli. Beppanori era tão querido pela torcida que em 1995, o jogador já estava com tudo certo para rumar para o Parma, os adeptos do clube se manifestaram fortemente contra a sua saída e a diretoria teve de cancelar a negociação para garantir a permanência do atleta no elenco.

O ídolo Aquilotti retribuiu o apoio e se sagrou artilheiro da Serie A de 1995/96 com 24 gols. Com este número, dividiu a artilharia junto com o barês Igor Protti, e ainda levou a Lazio à terceira colocação no campeonato nacional. Apesar de tudo isso, o atleta não foi convocado para jogar a Eurocopa de 1996. Em certo momento, o técnico Zeman deixou o comando e Zoff retornou ao posto no decorrer da temporada 1996/97, e a equipe laziale foi reformulada. Por outro lado, Signori permaneceu intacto: prevaleceu com a faixa de capitão e também com o status de principal nome do time.

Posteriormente, Sven-Göran Eriksson chegou para treinar o clube da capital italiana na temporada 1997/98 e trouxe jogadores como Vladimir Jugovic, Matías Almeyda e Roberto Mancini. Com isso, os espaços para Signori acabaram sendo limitados e ele passou a ficar no banco de reservas, já que ele não conseguiu se adaptar ao esquema tático implantado pelo novo treinador.


Foi nesta temporada, que Signori finalmente comemorou um título pela Lazio. O craque balançou as redes adversárias em seis vezes no decorrer da campanha vencedora da Coppa Italia, mas acabou ficando de fora dos últimos jogos. Isso porque, o avançado preferiu ser emprestado para a Sampdoria, já que via o seu espaço ir diminuindo com a chegada de Mancini.

Na sequência de sua carreira, Beppe ainda defendeu o Bologna, jogou uma temporada no Iraklis Thessaloniki e encerrou a sua trajetória como futebolista profissional no Sopron, time da Hungria, no ano de 2007.


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

A grande passagem de Giuseppe Signori pela Lazio

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×