Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Em 1925, Argentina e Brasil decidiam o Campeonato Sul-Americano no dia de Natal

Por Tiago Cardoso
Foto: arquivo

Jogo teve briga entre os jogadores

Há 97 anos, em um dia de Natal, Brasil e Argentina se enfrentavam, em Buenos Aires, pelo Campeonato Sul-Americano, a atual Copa América. O Brasil precisava da vitória para levar a definição do título para o jogo extra, mas ficou no empate em 2 a 2. Chegou a estar vencendo pelo placar de 2 a 0.

Em determinado momento da partida, após briga generalizada entre os jogadores, a torcida argentina invadiu o campo e passou a agredir os jogadores brasileiros, além de gritarem "macaquitos". Um expediente infelizmente comum da torcida argentina.

A competição, disputada em Buenos Aires, recebeu apenas três times: Argentina, Brasil e Paraguai. Chile e Uruguai desistiram de participar do torneio. À época, os times do norte da América do Sul (Bolívia, Equador, Colômbia, Perú e Venezuela) não disputavam os campeonatos sulamericanos.

A rivalidade, que imbecis sem nenhum conhecimento de história do futebol atribuem a Galvão Bueno, que nasceu em 1950, remete-nos ao ano de 1920. Neste ano, a seleção Brasileira disputou um amistoso sob protestos, pois um jornal argentino chamou os brasileiros de macacos. Deste modo, o Brasil entrou com apenas sete jogadores em campo.

Aliás, CBD e AFA romperam relações por dez anos entre 1946 e 1956, ocasião em que não disputaram um amistoso sequer. Isto foi um dos motivos, inclusive, de a Argentina boicotar a Copa do Mundo de 1950, realizada no Brasil. Para a AFA, o Mundial tinha que ser na Argentina e não no país onde as entidades estavam com relação estremecida.


Duas curiosidades de que lá também há quem goste do futebol brasileiro: após a vitória do Brasil sobre a Argentina pela Copa Rocca em 1914, disputada na Argentina, os torcedores argentinos invadiram o campo e carregaram os jogadores brasileiros nos ombros. E o que chama mais a atenção ainda é que o árbitro da partida era um brasileiro: Alberto Borgerth. Inimaginável nos dias de hoje.

Por fim, o jornal Clarín fez uma pesquisa antes da final da Copa do Mundo em 1994 e 60% dos entrevistados disseram que iriam torcer pelo Brasil contra a Itália.


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

Em 1925, Argentina e Brasil decidiam o Campeonato Sul-Americano no dia de Natal

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×