Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Os 20 anos do título do Jabaquara no Paulistão B3

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Jogadores comemorando o título naquele 5 de outubro

O Jabaquara, que é uma das equipes mais tradicionais de São Paulo, conquistava, em 5 de outubro de 2002, o título do Paulistão B3, a então sexta divisão do campeonato estadual. O Jabuca vinha de dois anos (2000-01) sem disputar competições profissionais, por isso acabou voltando para o último escalão do futebol bandeirante.

A equipe como estava voltando de um período ausente, não tinha time para atuar na competição. Porém, o Jabuca acabou fazendo uma parceria com outro time da região, o Santos, para que o time emprestasse alguns atletas para a equipe conseguir brigar pelo título.

O zagueiro Silvio e o meia Jerry foram os grandes destaques dessa parceria, tanto que o meia foi reserva do Diego no ano de 2003 pelo Santos. Até o técnico foi indicação do Peixe, o Márcio Fernandes, que hoje treina o Paysandu.

A primeira fase foi dividida em dois grupos com dez equipes, teve turno e returno, o que gerou 18 partidas. Porém, o grupo um o VOCEM acabou desistindo da competição e deixou a chave com nove equipes. Mas, o Jabuca estava no grupo dois e fez uma excelente campanha.

A equipe fez a melhor campanha disparada com 48 pontos, terminando a primeira fase invicta, com 15 vitórias e três empates. O Jabuca marcou 53 gols e sofreu apenas 10, sendo o melhor ataque e também a melhor defesa, números fantásticos para o time.

O Jabuca chegou com muita moral para o mata-mata e era o grande favorito ao título após sua grande campanha na primeira fase. Nas quartas de finais, a equipe enfrentou o Ranchariense e ganhou fora de casa por 1 a 0 e em casa apenas segurou o empate em 1 a 1, levando a classificação para a semifinal.

A equipe mandava seus jogos em dois lugares diferentes, às vezes era no Caneleira e outras na Vila Belmiro. Na semifinal, o Jabuca enfrentou o Itariri e também fez uma grande atuação fora de casa, ganhando por 3 a 2 e em casa novamente segurou o empate por 0 a 0, garantindo o acesso e a classificação à grande decisão.

Na grande final, o Jabaquara enfrentou a Portuguesa. Mas a Lusa estava com o seu time B, mesmo assim, foi uma decisão fantástica entre as duas equipes. O Jabuca como a melhor campanha acabou tendo direito de mando do último jogo e a equipe decidiu jogar na Vila Belmiro., com o primeiro jogo no Canindé, em São Paulo.


O Jabuca fez ótimos jogos fora de casa, inclusive suas melhores partidas foi atuando longe de seus domínios. No primeiro jogo da decisão, o Leão da Caneleira já praticamente consolidou o seu título, vencendo seu rival por 4 a 0 em pleno Canindé. Porém a equipe queria bater recordes e gostaria de ser campeão invicto e faltava apenas uma partida para esse acontecimento.

Mas acabou não sendo possível, pois o Jabuca acabou perdendo o último jogo por 3 a 2, na Vila Belmiro, em 5 de outubro de 2002, resultado que o deu o título, mas acabou perdendo a invencibilidade. Mas festa do torcedor do Leão da Caneleira foi grande.


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

Os 20 anos do título do Jabaquara no Paulistão B3

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×