Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Os quase 13 mil gols dos 110 anos do Santos FC

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Pelé é o maior artilheiro da história do Santos

O dia 14 de abril marca no futebol brasileiro o aniversário de, indiscutivelmente, um dos clubes mais importantes do território nacional. Naquele dia, enquanto afundava o Titanic nos mares gelados do pacífico, surgia o Santos Futebol Clube. Depois de 110 anos de conquistas, marcas e encanto no futebol, o Alvinegro Praiano tem quase 12800 gols marcados ao longo de sua trajetória, um recorde absoluto no esporte bretão. Vamos relembrar aqui os artilheiros dos "gols mil" do Santos.

O milésimo gol da história do Santos foi marcado por um dos times mais marcantes da história do Alvinegro Praiano. Na metade final dos anos 1920, o Peixe teve um verdadeiro esquadrão que acabou não conseguindo conquistar o título paulista, mas deu show pelo estado. Em 11 de novembro de 1928, Siriri fez o milésimo, em jogo contra o Corinthians, no Estádio da Ponta Grande, em São Paulo. O gol foi o segundo do Peixe no jogo, depois de abrir o placar e levar o empate. O Timão ainda empataria de novo antes do Peixe fechar o placar em 3 a 2.

Foram 11 anos de espera pelo gol de número dois mil. Ele veio num amistoso no ano de 1939 contra o Ypiranga que terminou 3 a 0 para o Santos, na cidade de Salvador. Gradim, que marcou o segundo gol do jogo foi o responsável pela marca. Foram mais 11 anos para que o Peixe chegasse ao gol três mil, com Odair, numa vitória 4 a 1 sobre o Nacional, em 16 de setembro de 1950. O gol 4000 ocorreu no início da "Era Pelé", com Pagão, num empate por 2 a 2 contra o Fluminense, no Rio-Sâo Paulo, no Pacaembu, em 26 de maio de 1957.

A "Era Pelé" foi o grande momento histórico do Santos e talvez do futebol brasileiro. O gol cinco mil demorou três anos, sim, três anos e foi marcado em 1960, numa goleada por 6 a 1 sobre o Taubaté, em 4 de dezembro, pelo Paulistão, com Pepe. Cinco anos depois, Toninho Guerreiro fez o gol seis mil, num jogo diante do Independiente de Avellaneda no Torneio de Caracas. O sete mil veio ainda nesse período, em 1970, com Pitico, numa vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo na Taça Cidade de São Paulo.

O gol 8 mil veio já na época dos "Meninos da Vila" da primeira geração. Em 26 de outubro de 1977, Aílton Lira marcou em 25 de outubro de 1977, numa vitória sobre o Fast Club pelo Brasileirão. Quase 10 anos depois, no dia 45 de maio de 1987, numa vitória por 4 a 0 sobre a Ferroviária, e jogo na época válido pelo Paulistão. Outros dez anos se passaram e em 25 de outubro de 1997, Dutra marcou diante do Bahia o gol de número 10 mil.


Os gols que configuraram os recordes do Santos que inclusive entraram para o Guiness Book foram mais recentes. O gol 11 mil foi com o zagueiro Luis Alberto, numa derrota do Peixe para o Fluminense por 4 a 3 pelo Brasileirão, em Volta Redonda. Já o 12 mil foi recente e veio dos pés de um dos grandes jogadores do futebol brasileiro atualmente: Gabigol, que está no Flamengo, era do Santos quando fez na goleada por 5 a 1 diante do Botafogo de Ribeirão Preto, no primeiro dia de fevereiro de 2014, pelo Paulistão.

Restam pouco mais de 200 gols para o Peixe chegar a marca de 13 mil vezes balançando a rede. Só o futuro poderá dizer quem será o jogador responsável pela marca, seja um dos novos craques dos Meninos da Vila, um velho conhecido ou talvez um completo aleatório que simplesmente vá as redes na ocasião. 


This post first appeared on O Curioso Do Futebol, please read the originial post: here

Share the post

Os quase 13 mil gols dos 110 anos do Santos FC

×

Subscribe to O Curioso Do Futebol

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×