Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Copa Nordeste 2015

A Copa do Nordeste de Futebol (também conhecida como Nordestão, Campeonato do Nordeste e Lampions League) é uma competição de futebol disputada entre equipes da Região Nordeste do Brasil.


















Considerado um dos campeonatos regionais mais importantes do país, o Nordestão foi uma competição intermitente no calendário do Futebol Brasileiro em seus primeiros anos. Organizada sob a alcunha de Copa Nordeste pela primeira vez em 1994, o Torneio foi disputado continuamente entre 1997 e 2003, época em que passou a ser organizado pela Confederação Brasileira de Futebol. Teve quase todas suas edições canceladas entre 2004 a 2012, com exceção do campeonato 2010. Retornou novamente ao calendário do futebol brasileiro em 2013.
Das 12 edições realizadas, houve cinco clubes campeões. O Vitória é o maior vencedor do Nordestão, com 5 títulos, seguido do Sport Recife com 3 conquistas e Bahia com 2 conquistas.

A partir da edição de 2014, o campeão passou a garantir uma vaga na Copa Sul-Americana.


O início do Torneio José Américo de Almeida Filho

A origem do que é o atual Campeonato do Nordeste remete a segunda edição do Torneio José Américo de Almeida Filho, que contou com a participação de campeões e vices de seis estados nordestinos: Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, além do Volta Redonda, clube convidado do Rio de Janeiro. Teve como campeão o CRB (1975), tornando este o primeiro campeão nordestino.

Após a edição de 1976, somente no ano de 1994 o Nordestão voltou a ser realizado, agora com um novo formato e o nome de Copa do Nordeste. Tendo como sede o estado de Alagoas, a final foi disputada na capital, Maceió, no Estádio Rei Pelé, entre Sport e CRB. Após um empate em 0 a 0 no tempo normal, o time pernambucano foi campeão pelo placar de 3 a 2 na disputa de pênaltis.

Regional de maior sucesso do país

Em 2001, uma nova fórmula para o certame foi designada, passando a ser disputado em pontos corridos com os quatro melhores pontuadores ao fim dos confrontos avançando às semifinais. Essa mudança gerou muito investimento no campeonato, e chegou a ser a competição com melhor média de público do país na época. Nas duas edições em que foi disputada por pontos corridos, assim como em 2000, os primeiros colocados ganhavam vagas na Copa dos Campeões.

O Bahia bateu o terceiro colocado Fortaleza e fez a segunda final Bahia x Pernambuco seguida, que teve como vencedor o tricolor baiano por 3 a 1.

Em 2002 o Vitória chegou à final contra o Bahia, e acabou não conseguindo reverter a vantagem que o tricolor impôs no jogo de ida, 3 a 1, e a partida de volta ficou apenas num empate em 2 a 2, dando ao Bahia o segundo título consecutivo.


Cancelamento e retorno

Depois de uma última edição sem diversos dos principais clubes da região, que teve como campeão o Vitóriapela quarta vez, em cima do Fluminense de Feira, o torneio foi cancelado em 2004 pela CBF por falta de datas no calendário anual, apesar do notável crescimento e da importância que ganhava no cenário nacional, embora o contrato acertado com os clubes garantisse mais algumas edições. Vários desses clubes processaram a entidade máxima do futebol brasileiro e ganharam a causa. Um acordo foi feito no início de 2010 para a volta do campeonato, com a condição da extinção deste processo. Esse acordo foi aceito e, assima Copa voltou no dia 9 de junho de 2010.

Utilizando em sua maioria jogadores das categorias de base, o Vitória classificou-se em segundo lugar na primeira fase e venceu a final (disputada em jogo único) contra o estreante em decisões ABC. Por ter se classificado na primeira colocação, o ABC teve o direito de disputar a final em seu mando de campo, o Frasqueirão, em Natal, mas mesmo assim acabou derrotado por 2 a 1, após a virada do rubro-negro baiano. Assim, o Vitória levantou seu quinto troféu do torneio.

Após mais dois anos sem a disputa do torneio, no dia 13 de setembro de 2012 a CBF oficializou o retorno da competição para o ano seguinte, com esta passando a ser disputada entre os meses de janeiro e março. A partir de 2014, o torneio passará ao seu campeão uma vaga na Copa Sul-americana do mesmo ano.



This post first appeared on Futebol Do Nordeste, please read the originial post: here

Share the post

A Copa Nordeste 2015

×

Subscribe to Futebol Do Nordeste

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×