Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Lembretes Boas Maneiras ao Cumprimentar

  1. Em ambientes sociais como as áreas comuns de onde moramos, clubes, igrejas, locais de trabalho, etc., devemos sempre ser corteses e cumprimentar, sorrir e trocar umas poucas palavras de cortesia próprias do convívio social. 
  2. Saiba conversar socialmente sem presumir que sabe o que o outro está pensando. Essa atitude apenas revela sua presunção. Só Deus sabe o que se passa no coração das pessoas. A melhor proteção para pessoas inconvenientes é manter a formalidade na conversa. Embrenhar-se pelo caminho das suspeitas, da presunção de se saber que a outra lhe cumprimentou porque lhe quer tomar o marido, ou que sabe que você falou com ela por aquele outro interesse só demonstra seu pensamento e não o do outro. A conversa social deve ser simples, agradável e amena. Lembre-se que você constrói a realidade à sua volta com as suas palavras.
  3. Saiba falar com todos cordialmente, e não apenas com as pessoas que tem os mesmos interesses que você. Um jovem moderno ligado em tecnologias, um agro-ecologista, um empresário, devem todos poder conversar socialmente sem exigir que o outro tenha o mesmo entendimento, preparo e gostos para poder conversar. Do mesmo modo, em família, primos distantes, netos e avós, sogras e outros parentes devem poder conversar socialmente, num almoço de domingo, por exemplo, sem cair em conversas agressivas, cobranças, gozações ou silêncios que isolam. 
  4. Somos exemplo de uma boa conversa social para nossos filhos pela maneira como tratamos a empregada, os entregadores de compras, como atendemos  ou fazemos o pedido no mercado. Tenho paciência com os vizinhos? Falo mal deles? Tudo isso o seu filho está aprendendo.
  5. Quando um adulto, um vizinho, o cumprimentar, nas áreas comuns do prédio, por exemplo, faça seu filho responder ao cumprimento, sempre. Se possível que ele repita o nome da pessoa. " - Bom Dia, Sr. João." e não apenas " - Bom Dia." Não permita que ele saia correndo ou que se negue a cumprimentar. Ensine-o a responder ao cumprimento com cortesia. 
  6. Do mesmo modo se seu filho é mais velho, já um rapaz ou um adolescente, não permita que ele fique tão envolvido com o cão, o celular que se negue a responder a um cumprimento. 
  7. Se seu filho já é um adulto é inadmissível que ao cumprimento de um amigo idoso do pai, por exemplo, o filho responda com pressa, impaciência ou ignore o cumprimento. 
  8. Do mesmo modo, as mães devem dar exemplo de saber cumprimentar todas as pessoas de forma apropriada, conforme o grau de intimidade e as circunstâncias sociais. A Igreja por exemplo é uma comunidade, é a sua comunidade. Por isso cumprimente com muita cortesia, como um filho na casa de seu pai, àqueles a quem é apresentado. É inadmissível que colegas de pastorais não se cumprimentem ao se esbarrarem em outros locais.
  9. O cumprimento na rua pode ser uma leve saudação sem palavras: um gesto simples, um sorriso, ou se pode parar e trocar umas palavras. Sempre pergunte como a pessoa e sua família estão.
  10. Quem chega cumprimenta primeiro: cumprimente tão logo chegue no salão, no guichê ou no balcão de qualquer prestador de serviço.
  11. Quando encontramos amigos na rua e estamos acompanhados apresentamos quem está conosco a quem encontramos. Mas se isso não ocorrer afaste-se um pouco. Quando não somos apresentados a uma pessoa é por algum motivo. Não se apresente, nem se intrometa na conversa com o recém-chegado, mas fique um pouco distante. Esse recém-chegado pode ser um mau-caráter e o seu amigo o está protegendo de conhecer alguém inconveniente.
  12. Quando os convidados se veem obrigados a se auto-apresentar enunciam seu nome e sobrenome mas não falam seus títulos. As auto-apresentações não são uma “licença” para invadir o espaço alheio.
  13. Não se dizem coisas íntimas, engraçadas nas apresentações.
  14. Quando chegar a casa de alguém e reconhecer uma empregada ou enfermeira, cumprimente-a cordialmente, mas sem intimidade: “ – Boa noite, Fernanda.”  O que seria inapropriado e estabelecer um grau de familiaridade excessiva com os empregados. 
  15. Cumprimente sempre seus familiares ao levantar-se, sair ou entrar em casa e ao deitar-se.
  16. Quando escrever uma carta, lembre-se sempre de em primeiro lugar, de saudar com quem você entra em contato seja por e-mail, carta, secretária eletrônica, etc. As cartas comerciais requerem mais formalismo, ou seja ater-se as fatos e ser objetivo, mas nem por isso nosso relacionamento deve ser exclusivamente comercial cabendo, oportunamente, uma demonstração de interesse pela pessoa com quem estamos negociando algum comércio.
#educação #boasmaneiras


This post first appeared on Vida Em Sociedade, please read the originial post: here

Share the post

Lembretes Boas Maneiras ao Cumprimentar

×

Subscribe to Vida Em Sociedade

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×