Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Boas Maneiras Portadores Deficiencia Visual

Como Receber Deficientes Visuais à Mesa

  1. Um bom anfitrião deve receber bem todos os seus convidados e cuidar para que todos, não importam as suas particularidades estejam bem instalados. Isso significa cuidar, na medida do possível de suas necessidades especiais. No caso dos deficientes visuais vale lembrar as seguintes regrinhas.
  2. Dê preferência a tolhas e louças contrastantes: por exemplo, pratos azuis sobre toalhas brancas. 
  3. Coloque o guardanapo no centro do prato para ajudar a iluminar o espaço. 
  4. Prefira copos que não tenham pé alto. 
  5. Siga rigorosamente as normas de colocação dos pratos à mesa: faca e colher à direita, etc. seguindo exatamente o que vai ser servido. Isso irá facilitar a desenvoltura do deficiente visual na mesa. 
  6. Quando ele se vai sentar à mesa devemos dar uma explicação geral que o ajude a se localizar. Tudo com muita naturalidade como quem apresenta alguém ou faz uma "propaganda" que serviria para todos: " - Vamos agora entrar na sala grande de jantar. Fulano, ela tem quatro por cinco metros com uma mesa retangular com oito lugares servidos e você se sentará ao centro com o Dr. João à sua direita e eu à sua esquerda. À frente terá senhora Maria e travessas, muitas travessas de delícias..." Nada de indicar como se a pessoa fosse deficiente de entendimento. 
  7. Ilumine com lâmpadas mais fortes a mesa.  

Boas Maneiras e o Cão Guia dos Cegos


  1. Para que desempenhem bem sua função devemos ignorar o cão guia: não o afagamos com carícias amistosas ou toques, nem falamos com ele, nem tocamos na sua guia. Também não o alimente, nem lhe damos água querendo atendê-lo. Ele tem seus locais e horários de fazer suas necessidades, não interfira. 
  2. O treinamento que o cão guia recebe o habilita para estar em qualquer lugar público por isso receba-o sem receio de que ele vá correr, atrapalhar, etc. Ele ficará sempre aos pés do dono. Ele pode ir sem problema algum ao Shopping, hospitais, transportes públicos, etc. 
  3. Ele é treinado para não fazer mal algum se não for provocado é claro. 
  4. Fale, em primeiro lugar, com o portador de deficiência visual e não com o cão. 
  5. Dirija-se ao portador de deficiência visual pelo lado oposto ao que se encontra o cão guia, (geralmente à esquerda). Caso o cego passe a seguir suas instruções ofereça-lhe o braço para que ele o siga. Mais uma vez não se dirija ao cão. O cego dará um sinal combinado para indicar ao bichinho que ele “está de folga” por enquanto.

 Nossas Boas Maneiras com os Deficientes Visuais


  1. Não mexa e nem mova os objetos do portador de deficiência visual. Não brinque com o cão guia para não distraí-lo de sua missão. Tudo que pensar fazer que possa incomodar o portador de deficiência visual, pergunte primeiro. Jamais segure o cego pelo braço. Dê seu braço para guiá-lo. Avise dos obstáculos e descreva o que vem em seguida.
  2. Quando chegar a um restaurante com um portador de deficiência visual, você pode oferecer uma pequena descrição do espaço assim que entrarem. Mas não se ofereça para cortar bife do amigo deficiente. O portador de deficiência visual deve pedir isso ao garçom. Mas você pode auxiliar a escolher comidas no bufê, servir o café, mas faça tudo parecer natural, parte de sua cortesia com todos e não apenas auxílio por causa da deficiência. Entre pessoas com boas maneiras, os comentários entre todos auxiliam o portador de deficiência visual a reconhecer o ambiente, o que está servido no bufê. 
  3. E isto porque a apresentação das circunstâncias para que o portador de deficiência visual reconheça o ambiente, é feita como parte da conversação natural evitando aquele silêncio interrompido por aportes de direcionamento, dando ao cego a terrível sensação de que ele é um estorvo, ou de que ele está incomodando os demais. 
  4. Não seja “tutor” do deficiente querendo guiá-lo para tudo. Nada mais chato. Procure cumprimentar o cego com um aperto de mão. Isso equivale a um sorriso. Evite falar alto porque a audição dos cegos costuma ser mais aguçada. Quando um cego chegar ao seu ambiente identifique-se para que pela voz ele possa saber com quem está falando. Você pode se oferecer para ler informações impressas, mas pergunte antes sempre.  
  5. Sempre que se encontrar com um portador de deficiência visual identifique-se de imediato e apresente-o a todas as outras pessoas que estão com você. Quando alguém do seu grupo falar indique quem fala de forma amigável. É importante dar naturalidade à conversa mesmo indicando quem está falando, ou seja, não é preciso transformar a conversa numa tradução. " – Agora é o João que está falando." Agora é o Pedro.”, etc. Diga talvez " – O João agora quer lhe dizer como foi bom o almoço..." 
  6. Quando caminhando com um portador de deficiência visual não o conduza, apenas ofereça o seu braço e ele o seguirá. Se você ofereceu ajuda espere a resposta antes de empurrar, pegar a mão ou começar a andar. 
  7. Você pode se oferecer para ler o cardápio ou outras informações escritas, mas faça isso naturalmente. Não tenha receio de pedir instruções sobre como proceder. 
  8. Evite falar da sua inabilidade de lidar com necessidades especiais. Quando um cego chegar numa roda dê seu nome para que ele possa ligar seu nome à sua voz. Talvez seja preciso repetir sua apresentação até que o portador de deficiência visual guarde pela voz seu nome. É importante descrever o trajeto à frente e avisá-la dos obstáculos à frente. Evite gesticular. 
  9. Quando um cego lhe pedir informações seja claro quanto ao trajeto indicando quando virar a esquerda, quantos metros faltam, obstáculos, etc. 

#educação #boasmaneiras


This post first appeared on Vida Em Sociedade, please read the originial post: here

Share the post

Boas Maneiras Portadores Deficiencia Visual

×

Subscribe to Vida Em Sociedade

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×