Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Dicas de Boas Maneiras nas Homenagens

  1.  Agradeça a todas as homenagens que lhe prestaram: após lhe prestarem qualquer favor, durante o seu discurso, por escrito, ou com flores, ou com um presente, mas agradeça sempre.
  2. Divida com os outros os créditos pelo mérito de qualquer coisa que o tenha levado a uma homenagem.
  3. Ensine seus filhos a, desde pequenos, a receber as homenagens com agradecimento e não como naturalmente "devidas". Nada mais triste do que ignorar todo o trabalho duro realizado pela avó ao fazer o bolo de aniversário, por exemplo. Sejamos sempre muito gratos por tudo de bom que nos fazem.
  4. Faça o brinde imediatamente após o prato principal e antes da sobremesa e não antes de todos comerem. O brinde é proposto pelo anfitrião que pode, eventualmente, solicitar que alguém diga algumas palavras para homenagear o aniversariante. Esse convite para alguém falar deve ser feito com antecedência para que quem vá falar prepare algo. Todas as ocasiões festivas podem e devem ter um brinde. Quando todos saem para comemorar um aniversário num restaurante e apenas comem sem fazer alusão ao que se festeja é como se não houvesse comemoração. Qualquer aniversário mesmo com uma simples pizza pede um brinde.
  5. Nunca faça uma homenagem parecer "pro-forma", ou uma obrigação porque isso é quase um insulto.
  6. Nunca, jamais negue ou "tire por menos" qualquer homenagem, seja um simples cumprimento ou uma homenagem em forma de festa. Porque isso é recusar amor o que é suprema grosseria. Ou seja, jamais responda a qualquer homenagem com frases tipo" - Não precisavam se incomodar!" ou "- Eu não mereço tanto." A melhor resposta a qualquer homenagem é sempre o agradecimento.
  7. Não bata palmas para si mesmo. Se há dois aniversariantes bata palmas na direção do outro aniversariante, mas jamais faça coro para exaltar a si mesmo, nem por distraídas palmas. Espere as palmas cessarem para aí agradecer. 
  8. Talvez seja o caso de se levantar para agradecer. E quando agradecer não fale de si, mas busque o mérito dos que lhe homenageiam para fazer o seu agradecimento. Os discursos de agradecimento dos homenageados, mesmo no caso de bolinhos de aniversário em família, não são ocasião para falar de si mesmo, mas de agradecer, retribuir, e enfeitar a festa com palavras que enlevem e que indiretamente demonstrem a razão de se ter sido homenageado a todos. Ou seja, prefira dizer como é bom pertencer àquela família maravilhosa ao invés de dizer que “já está velho”, “que pensei que irem esquecer” e tantas outras observações centradas em si mesmo.
  1. Não deixe de cantar uns parabéns para o seu filho mesmo da maneira mais simples.
  2. Não deixe de usar o primeiro pedaço do bolo para prestigiar alguém especial.
  3. Não fale sobre quanto gastou, quanto trabalho teve e que problemas teve que resolve para realizar aquela festa.
  4. Não superestime o próprio embaraço pelos parabéns que o evidenciam a ponto de constranger quem lhe presta uma homenagem porque isso seria descortesia. Devemos aceitar as homenagens com naturalidade para não estragar a alegria dos outros. Sorria, agradeça, curta, faça graça e participe da alegria geral da sua homenagem porque saber receber amor é também amar.
  5. Não se esqueça, o homenageado agradece sempre. Não existe razão para não fazê-lo.
  6. Quando a homenagem está relacionada à posse ou à ocupação de um posto, como uma cadeira da Academia de Letras, por exemplo, em geral, o homenageado faz uma referência ao antigo ocupante da cadeira. Isso ilustra que a homenagem nesses casos deve versar sobre a razão da homenagem e não da pessoa do homenageado. As homenagens não são só para o homenageado, mas para a comunidade que dela participa, para revelar algo de bom e meritório e não para exclusivamente afagar os egos. Quem tem mérito real, quando chega a ser homenageado já realizou o mais importante e o resto é acréscimo. Importante é ter mérito real. Veja-se hoje, por exemplo, que inútil são essas celebridades sem mérito promovidas artificialmente.
  7. Sempre que puder colaborar com alguma homenagem no seu trabalho, ou comunidade, não se negue, participe. Se for homenageado não deixe de ajudar quando for o aniversário de quem organizou o seu bolinho.
  8. Também agradeça de modo especial quem lhe organizou uns parabéns, um chá de bebê, de panela, ou fez seu bolo de aniversário. Jamais pense que é obrigação dos outros lhe prestar qualquer homenagem seja por vínculos de família ou de subordinação profissional.
  9. É sempre falta de educação quando alguém nos diz " - Você está bonita" e respondemos " - Que nada estou gorda." Sempre agradecemos um elogio. Recusar uma homenagem, mesmo um simples elogio é o mesmo que recusar a pessoa que nos cumprimenta.


This post first appeared on Vida Em Sociedade, please read the originial post: here

Share the post

Dicas de Boas Maneiras nas Homenagens

×

Subscribe to Vida Em Sociedade

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×