Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como Por que Agradecer Prestação de Serviço

Todas as pessoas, sem exceção, devem ser tratadas com respeito. E quando você agradece uma informação, uma gentileza ou um serviço que lhe foi prestado, demonstra essa consideração naturalmente devida a todos os seres humanos. À todas as delicadezas, obséquios e serviços - pagos ou não - agradeça, sempre.


O aspecto material do serviço é pago pelo preço do serviço.  Mas a dimensão humana que veio junto com o serviço como, por exemplo, um alto grau de eficiência, dedicação, esmero, paciência, conhecimento, capricho, um sorriso permanente, compreensão por nossas dificuldades durante a prestação do serviço, etc. pedem retribuição igualmente humana que é o agradecimento. 


O que vem da alma humana é imortal e, portanto, só pode ser retribuído por outra alma imortal. Os bens materiais finitos e limitados tem apenas a função de fazer eco ao nosso agradecimento. Enviar um presente sem votos ou palavras de agradecimento é pagar. Pagar o humano com o material ou é um insulto ou é o mesmo pagamento do serviço em outra moeda.


Gestos de amor, consideração gratidão, gentilezas, amor, enfim, o que é humano, não se pode pagar, apenas retribuir. Se o vendedor de frutas deixou sua banca para lhe ajudar com seu idoso a entrar na agência bancária, essa gentileza não pode ser paga, só retribuída por outra deferência equivalente que é o agradecimento. Junto com seu agradecimento você pode comprar algumas frutas. Mas, atenção, a retribuição é feita pelo agradecimento, por suas palavras, sua atitude e atenção ao agradecer e não pelo Valor da compra de frutas. Só a compra das frutas seria pagamento e, portanto, um insulto. Ou seja, nenhum bem material - neste caso as frutas - substitui a manifestação da sua gratidão. 


A presteza do garçon, a dedicação da faxineira, o cuidado da massagista, do enfermeiro, do terapeuta, etc. devem ser agradecidos com suas palavras e as convencionais formas de gratificação. Se um prestador de serviço lhe atendeu durante todo o ano e a cada serviço recebeu sua  Gorjeta, a gratificação de fim de ano poderá se restringir a um pequeno presente, mas sempre acompanhado de seus votos de Feliz Natal e Feliz Ano Novo. Se o empregado é muito humilde e você muito rico a gratificação de fim de ano pode ser mais rica, mesmo que o prestador tenha recebido gorjeta durante o ano. 


Sem sua  manifestação de cortesia os presentes, gorjetas e as gratificações apenas alimentam o oportunismo, a obrigação pró-forma e a ganância vazia. Quando a gorjeta é dada de má vontade, em quantidade muito a menor do que o convencionalmente estabelecido ou de modo anônimo pode se transformar num insulto.  Lembre-se: se você não pode pagar como se deve, não contrate o serviço.


Gorjeta não é uma extorsão obrigatória.  Taxistas que arredondam a maior erram. Estes devem esperar que o passageiro faça o arredondamento que deve ser feito. Mas isso não se confunde com dar ou não dar a gorjeta a seu bel prazer. Dê sempre a gorjeta devida seguindo este critério: se você não gostou do serviço, mas aquele é o padrão de atendimento normal do restaurante, por exemplo, dê o mínimo estabelecido. O garçom depende das gorjetas e não tem culpa se sua expectativa estava acima da capacidade do restaurante. Agora, se você foi realmente mal atendido aí sim não dê gorjeta. Ou seja, se nenhum erro grave foi cometido, dê gorjeta.

  1. Dê gorjeta de 10 a 20% do valor do total do serviço aos garçons contratados para prestar serviço em sua empresa ou em sua casa. 
  2. Dê um presente de Natal à sua secretária. Se ela atende várias pessoas, deve receber presente de todas as pessoas que ela atendeu durante todo o ano. Aqui não é o caso de gorjeta, mas de um presente que pode ser dado em nome de todos.
  3. Dê, ao funcionário do Teatro Municipal, que se ofereceu para levá-lo até seu camarote - ele é que tem a chave - uma gorjeta de 3% a 5% do valor do camarote.
  4. No Natal, colabore com todas as listas de gratificações dos seus prestadores regulares de serviço que você puder: carteiros, porteiros, entregadores de jornais, etc. 
  5. Para manicures, massagistas, cabeleireiros, passeadores de cães, entregadores habituais de compras ou serviços especiais dê gratificações ou presentes de Natal. Os presentes não precisam ser caros e podem ser feitos em casa como doces em compota e outros artesanatos.
  6. Se você não teve que pagar pela refeição por que é convidado do dono do restaurante, calcule o valor da refeição para tirar o valor da gorjeta (10% do valor da conta) e acrescente mais 50% do valor da gorjeta para gratificar o garçom que lhe atendeu.
  7. À sua faxineira, empregada doméstica e ou outros prestadores de serviço próximos e habituais dê gratificações generosas.  


This post first appeared on Vida Em Sociedade, please read the originial post: here

Share the post

Como Por que Agradecer Prestação de Serviço

×

Subscribe to Vida Em Sociedade

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×