Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Honestidade: Pontos Práticos

  1. A honestidade se vive, primeiramente, à Nível Pessoal. Ou seja, tenha certeza de não mentir para você mesmo, não urdir contra os outros em pensamento, não ter tanta certeza do que lhe insinua a sua imaginação sobre os outros, etc.
  2. Ser honesto é mais do que não roubar: é orientar a própria vida de acordo com os bons valores. 
  3. A pessoa honesta o é em todas as coisas e sempre. Ou seja, no seu comportamento, nas suas palavras e nos seus interesses. E em casa, como no trabalho, na Igreja e inclusive quando está só. 
  4. A pessoa honesta tem palavras, sentimentos e comporta-se de forma sincera, ou seja está em sintonia com o que sente.
  5. A pessoa honesta cumpre com seus horários, tarefas, obrigações sociais, pessoais, morais etc. sem adiamentos. E faz isto de forma cabal, completa e da melhor maneira porque de outro modo seria fraudar a justiça. 
  6. É uma falta grave contra a justiça deixar de realizar o trabalho profissional como se deve. Mentir sobre as razões para adiamento do cumprimento de um prazo, serviço que deveria ser entregue, etc., é corrupção de caráter.
  7. A palavra dada tem que ser cumprida sempre. Se disse que ia fazer,faça. Seja dar um telefonema, seja enviar um e-mail, pagar uma conta, fazer um favor, faça. 
  8. A pessoa honesta não se utiliza de mentiras, joguinhos ou enganos para manipular as pessoas à seu favor.
  9. A honestidade exige que respeitemos o bom nome das pessoas e instituições e por isso a pessoa honesta não é maledicente. 
  10. A pessoa honesta sempre guarda os segredos, os problemas e as dificuldades profissionais sob uma discrição prudente. Se nem a caridade nem a obrigação exigir, não se divulgam como assunto corrente de conversas, defeitos, pecados, problemas familiares, do trabalho, de dificuldades financeiras, nem pessoais nem alheias.
  11. A honestidade nos faz ter cuidado com os endividamentos e as compras excessivas.
  12. A honestidade também nos faz ter cuidado com os relacionamentos e as situações que parecem não ser honestos ou que podem levar a um deslize moral. 
  13. A pessoa honesta nunca pactua com o desonesto mesmo que todos à sua volta o façam. 
  14. A pessoa honesta nunca relativiza a importância de um mal menor para justificar-se e cometer um mal maior. Isso já é corromper-se. 
  15. Nunca se mente para si mesmo sobre os sentimentos,  a real capacidade de compra, de comprometer-se, de chegar a tempo, do mal que há na relativização do bem, numa má companhia, numa má escolha, etc.
  16. A pessoa honesta também não falseia a intenção que a move. Todo ato para ser bom é precisa ser bom em si mesmo, ( ou indiferente, como comer) E QUE A INTENÇÃO QUE O MOVA SEJA RETA. Dizer que tem que trabalhar até tarde e fazer-se de vítima para não chegar cedo em casa e ajudar na educação dos filhos é ser desonesto na intenção. 
  17. A falta de honestidade faz a pessoa viver num mundo falso, irreal o que traz graves consequências para o tipo de vida que ela e sua família levam. Uma pessoa que comece dizendo que está “cansado” e por isso não lava a louça do almoço, quando na verdade tem preguiça, não é honesta sobre o que está realmente acontecendo e com a “prática” de desonestidades como esta, irá falseando e deturpando a sua realidade. Rapidamente essa pessoa caminhará para estados de depressão e desleixo, para queixas sobre falsos problemas que martirizarão os outros poluindo a harmonia familiar, para exploração dos filhos, para vitimização, etc. que afetarão toda a família. A mentira é um mal de muitas raízes.
  18. A pessoa honesta não explora empregados. Todos somos irmãos e filhos do mesmo pai e merecemos a mesma consideração e respeito que queremos para nós. E uma das primeiras maneiras de respeitar os demais é pelo estabelecimento de relações honestas. 
  19. A pessoa honesta não rouba, não apoia corrupções, não lesa os demais, não falsifica produtos, não apoia atos de desrespeito ou preconceito nem é omissa na denúncia oportuna do erro. 
  20. A pessoa honesta auxilia quando pode, sem dar desculpas para não fazê-lo.
  21. A pessoa honesta não se omite em relação a um erro próprio e pede desculpas e tenta corrigir o mal causado. 
  22. A verdade é que a honestidade vivida cotidianamente melhora a prestação dos serviços e as relações humanas ao direcionar energia, recursos e talentos para o que realmente é necessário e bom. Haja vista os terríveis males causados pelos políticos e empresários corruptos na saúde, educação e progresso no Brasil.


This post first appeared on Vida Em Sociedade, please read the originial post: here

Share the post

Honestidade: Pontos Práticos

×

Subscribe to Vida Em Sociedade

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×