Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Respeito às Mulheres - O Que você Ensina à sua Filha?

Respeito às Mulheres 


A Mulher é a primeira educadora do gênero humano. Tudo que de bom se fizer por ela terá um efeito sobre a educação e a criação dos filhos, sobre a família e consequentemente em toda a sociedade. Mulheres bem alimentadas, bem educadas, protegidas de agressões e discriminações são sem dúvida sinal de uma sociedade mais evoluída e mais saudável.

E uma das melhores maneiras de ajudar a mulher é respeitando sua natureza: uma pessoa que gosta de crianças, que tem sensibilidade para com os sentimentos alheios, que é gentil e generosa, não é boba por causa disso e nem pode ser destratada por este seu modo de ser.

Alguns homens, no que aliás é a prova da sua limitação mental, atribuem ao que é diferente deles um erro e destratam a mulher. Assim algumas mulheres sem identidade própria, sem se reconhecerem como pessoas, tanto foram criadas para agradar os outros que perderam-se de si mesmas, correm atrás de ser fortes como homens, de lhes ser úteis como escravas ou de submeterem-se às suas conveniências sexuais para se sentirem aprovadas. Não é difícil assim ver uma cultura em que a vulgaridade contra a mulher é naturalizada e consumida por muitas delas como modo de "ser bonita".

A mulher deve ser a primeira a apresentar-se como pessoa, a desenvolver-se em qualidades e virtudes que a tornem uma grande pessoa e deve desenvolver-se para agradar a Deus, ou a verdade, ou a suma beleza. Assim ela atinge o melhor de si mesma e não se submete de modo equivocado aos caprichos egoístas de outros.

Em sociedades em que se incentiva pela televisão a vulgaridade e o abuso contra as mulheres encoberta por mentiras para efeito de manipulação ideológica e de marqueting de produtos baratos, não é incomum que a mulher adote comportamentos ou se esvazie de si mesma para atender padrões externos e que tenha vergonha de seu modo de ser.

A mulher sempre será bonita mesmo quando está gorda, fora de forma ou incapaz de perfazer ideais de beleza da mídia. E isto porque a mulher é sempre uma pessoa, não um produto a ser avaliado para esta ou aquela função.

Para impor esse respeito à sua volta a mulher deve ser a primeira a demonstrar como deve ser tratada e por isso jamais deve dar-se ao desfrute, dizer libertinagens, falar palavrões, piadas de mau gosto, brincadeiras ou trejeitos insinuantes, nem deve aceitar como naturais tratamentos que a degradem. E isto deve ser ensinado em família: os irmãos e todos os parentes devem valorizar a pessoa de suas meninas sem permitir agressões e deboches dos irmãos, ao mesmo tempo em que se exige delas a mais elevada categoria humana. Por isso se estão na moda "calções" ( sim "shorts" em inglês é calções em português.) curtos e rasgados não permita que sua filha criança e adolescente usem. Não é higiênico e apropriado. Lembre-se que a erotização precoce das crianças limita o desenvolvimento intelectual dos jovens

Todas as mulheres devem evitar as pessoas que as tratam mal logo ao primeiro sinal de maus modos. Se for o caso, reclame com o chefe, com o pai, com a polícia e não naturalize, não aceite, não compactue com qualquer tratamento pouco gentil ou degradante mesmo que seja “por amor”. de quem quer que seja.

Se o seu namorado disse que ia ligar e não ligou, se o seu amigo marcou um almoço e faltou sem a menor cerimonia e suas desculpas depois foram mais pensando nele mesmo para não ficar mal ou pura formalidade - não tenha dúvida -  evite essas pessoas! 

A mulher é sempre símbolo da vida, da maternidade e portanto de tudo o que é nobre e bom como a própria vida que gera. Daí se deduz que o seu comportamento quando é saudável é feminino ou seja não está associada à visões pessimistas, não trabalha de má vontade, nem é escrachada no modo de ser, vestir e falar, nem está habitualmente de mau humor impaciente ao tratar com os outros. A mulher educada jamais se insinua, manipula outros e por isso não usa roupas vulgares nem se apresenta vulgarmente. Nem na juventude nem na velhice.

O fato da mulher poder hoje em dia tomar iniciativas no que se refere aos relacionamentos pessoais não significa que está autorizada a se vulgarizar, isto é machismo. Não é sendo igual aos homens que as mulheres serão respeitadas, é antes por afirmarem-se como o que são que serão respeitadas.

Jamais tente se igualar a homens no que os torna medíocres como forma de se mostrar emancipada: não beba, não fale grosserias, não seja promíscua, etc. Mas seja sim instruída, viajada, diplomada. Feminilidade não é o mesmo que alienação e ignorância. 

Na verdade quando se é educado se tem a mente e o coração em coisas nobres e boas sem tempo ou atenção para coisas de pouco valor ou vulgares, sejam homens ou mulheres.

Um outro extremo em que podem cair as mulheres com pouca formação humana é querer agradar a qualquer preço, até ao ponto de perder a personalidade e a autoestima chegando inclusive a cometer atos luxuriosos que não gostariam de praticar só para agradar um parceiro desrespeitoso. Não faça isto.

Ser feminina e amável com os outros, servir aos demais não quer dizer estar pendente de agradar a qualquer preço. Desenvolva a sua personalidade que é única, descubra o que é certo e não caia nos extremos de vender-se para agradar.

Fique atenta para as regras de boas maneiras: o homem tem sim que deixar você passar na frente, carregar embrulhos pesados, ceder a vez e o lugar etc. Quando você não exige essas e outras atitudes corretas, acaba reiterando a cultura que desmerece a mulher. 

Por exemplo, em países frios as mulheres podem ajudar as senhoras a tirar e colocar o casaco. Mas não farão isso para os homens. Do mesmo modo deve emprestar pequenos auxílios às mulheres idosas quando não houver homens presentes. Espere sim que deem passagem, que abram portas, que carreguem embrulhos, etc. Não substitua os homens se eles não fazem a parte deles, isso é carregá-los nas costas e não corrigi-los. E você não vai ajudar os homens? Vai sempre, mas como pessoa, escolhendo o que fazer, não por escravidão, por submissão alienada de seu valor.

Uma mulher educada e que se respeita não aceita ser mal tratada nos relacionamentos: se o namorado não telefona, não dá atenção, não quer compromisso  não se engane, ele não vai mudar. Não aceite esse relacionamento. Se um homem não quer conhecer seus pais, ou sua família, se não se apresenta nem fala ao telefone com quem atendeu, desligando em seguida para só falar com você, atenção, ele está escondendo algo ou suas intenções não são retas. Não se engane, não continue o relacionamento..


Se ele não quer casar de "papel passado" e está "querendo experimentar" para depois casar é mais provável que ele não goste de você como se deve. Não se esqueça de conversar com seu namorado sobre filhos, se ele disse que quando você engravidar ele coloca o nome mas vai embora, não se engane, ele vai mesmo. É não se engane, seja responsável pela sua felicidade. E esta é a melhor maneira de se amar e evitar os maus tratos: conheça-se, estabeleça seus interesses e saiba exigir também.

Uma mulher educada não é amante e muito menos de homem casado. Só objetos, como os orelhões é que são utilizados por alguns minutos e depois "desprezados" até que se precise deles novamente. Não admita para si este tipo de relacionamento.

Para quem é bom o excelente é o necessário. Para a mulher o bom é uma vida santa, uma vida vivida com decência pessoal e nos relacionamentos, a família, o amor, o companheiro amigo, o lar, os filhos queridos e se solteira que seja uma semeadora de paz em mil boas atividades. Menos que isso não é digno dela. 

Não se rebaixe nunca: nem aceitando relacionamentos instáveis, nem se tornando amante, nem exigindo satisfações baixas e muito menos compactuando com ardis contra outras mulheres, e baixezas de toda sorte. Basta um primeiro passo na direção errada para se ser capaz de chegar a baixezas inimagináveis. 

Do mesmo modo é inadmissível a mera discriminação elitista de mulheres por serem pouco instruídas, pobres, velhas ou as que ocupam serviços ou cargos hierárquicos mais simples.

Faça um bom exame de consciência sobre seu comportamento: clique aqui.






This post first appeared on Vida Em Sociedade, please read the originial post: here

Share the post

Respeito às Mulheres - O Que você Ensina à sua Filha?

×

Subscribe to Vida Em Sociedade

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×