Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Educação é Fazer o Bem e Muito Bem Feito

A boa educação é expressa cotidianamente por:
  1. Pelo valor da palavra dada. 
  2. Pela da incorruptibilidade de seus valores ( não variam conforme o ambiente), 
  3. Pela fidelidade no amor
  4. E pela justiça e caridade que se pratique. 
  5. As boas maneiras são o primeiro reflexo dessa qualidade interior.
  6. A pessoa educada sabe, por exemplo, que deve respeitar a todos e a tudo porque o que existe contém o Ser. E naturalmente evita esses modos relaxados ou egoístas pelos quais pensa poder dispor de tudo à sua volta ao sabor de seus humores. Ou seja, cotidianamente reconhece que a mesa não é lugar para se sentar, sabe que não tem direito de sujar o meio ambiente ou os prédios, ou transportes públicos, que não pode olhar para as outras pessoas medindo a utilidade que lhe teriam, etc.
  7. Um cavalheiro não pede dinheiro emprestado a uma mulher e só excepcionalmente o faz a um homem. Dinheiro emprestado, sem garantias, é considerado uma dívida de honra. Todas as dívidas, lojas, bancos, pessoas devem ser pagas no prazo acordado e no valor correto. 
  8. Pessoas educadas nunca tomam vantagem de partes mais fracas num negócio, nem se tiram vantagem de pessoas mais pobres ou desinformadas em hipótese alguma. A pessoa educada nunca se "encosta" em ninguém vivendo como pode por seus meios. 
  9. Quem é rico ou tem alguma qualidade excepcional não ostenta seus dons sobre os outros. Só pessoas muito superficiais anunciam quanto gastaram comprando isto ou aquilo. 
  10. Pessoas educadas evitam falar de dinheiro e negócios fora destas ocasiões. 
  11. A pessoa educada não faz comentários negativos sobre sua família e nem tece considerações íntimas sobre seu cônjuge para conhecidos, estranhos ou como conversa social.   Mesmo com pessoas amigas a revelação de intimidades não pode ser um assunto habitual. Só quando precisamos de um conselho ou ajuda é que falamos com um amigo verdadeiro ou sacerdote sobre assuntos familiares ou íntimos que sejam negativos. Repetindo, uma pessoa elegante nunca critica, desmoraliza ou faz pouco do cônjuge na frente dos amigos, dos filhos e dos empregados. Em caso de separação não se faz alarde do ocorrido, nem se propagam os defeitos dos cônjuges nem o que houve. 
  12. A pessoa educada é capaz de controlar suas emoções e, não é guiado por elas de forma impulsiva. 
  13. A pessoa de boas maneiras é educada em todos os ambientes. Ou seja somos educados tanto na intimidade do lar como na vida em sociedade. Veja mais postagens do Vida em Sociedade sobre boas maneiras em família para verificar se existe algum ponto em que possa melhorar nas boas maneiras em família. 
  14. As boas maneiras no trato com as outras pessoas vão desde nunca falar grosserias, palavrões, comentários inoportunos ou brincadeiras de mau gosto, passando por evitar fazer barulho ou insistir naquela mania que sabemos que irrita quem convive conosco, tornando o convívio conosco um verdadeiro martírio. 
  15. Antes de mudarmos um canal de rádio ou televisão devemos consultar os demais presentes. E assim em tantas outras ocasiões podemos nos esforçar para ver o "lado" do outro. 
  16. Devemos facilitar a vida do próximo, consolar os aflitos, não criar problemas de convivência, prestar pequenos serviços quando se ofereçam. Sorrir e cultivar o bom humor transmitindo aos que convivem conosco serenidade e alegria. Ser cortês é a primeira manifestação da caridade, forma maior do amor. 
  17. Devemos tratar todos bem: o chefe, o subordinado mais humilde e nossos pares. Quem conhece suas limitações e qualidades está certo do seu valor e por isto não se sente inferiorizado ao lado de quem quer que lhe seja superior. Do mesmo modo a pessoa educada não tem motivos para sentir-se superior a quem quer que seja pelo motivo que seja. 
  18. Temos que fazer sempre o bem. E muito bem feito. Há pessoas que só fazem bem feito por dinheiro ou por exigência. A pessoa educada faz tudo bem feito. Pontualidade, ser atencioso e acurado são qualidades importantes no trato com os outros. A altivez é sempre grosseria. A simplicidade é cortesia.

Obrigado por compartilhar esta postagem.


This post first appeared on Vida Em Sociedade, please read the originial post: here

Share the post

Educação é Fazer o Bem e Muito Bem Feito

×

Subscribe to Vida Em Sociedade

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×