Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

É Falta de Educação cometer estes Erros

  1. É falta de educação o consumismo descontrolado. 
  2. É falta de educação "brincar" de avacalhar os outros através de gozações e críticas dissimuladas. Controle a competição, a inveja, a vaidade e o despeito. 
  3. É falta de educação todo gesto que sabe que irrita quem vive conosco. 
  4. Ter gestos como torcer-se, falar com gingas e ou trejeitos exagerados. 
  5. É falta de educação querer comprar tudo, ver tudo, saber tudo até perder-se de si mesmo. 
  6. A pessoa de boas maneiras nunca é petulante, debochada, escrachada, exagerada e jamais é vulgar. 
  7. Não procurar motivo para se sentir superior a quem quer que seja. A pessoa realmente fina respeita igualmente a todos o que não quer dizer dar intimidade a todos.
  8. Não se deixa arrastar pelos impulsos momentâneos e não desenvolve vícios. 
  9. Não demonstra impaciência, irritação, tédiose combate o próprio egoísmo. 
  10. Evita demonstrar esses excessos de intimidade, de liberdade, esses descontroles emotivos, esses deslumbres, esse falar de si mesmo em tudo e para todos. 
  11. Qualquer abuso é essencialmente vulgar. Ao se deparar com uma pessoa mais frágil, ou uma possível oportunidade de roubar ou corromper, não ceda, mantenha-se honesto.
  12. Todo servilismo e deslumbre por celebridades é falta de valores e de educação. 
  13. A pessoa de boas maneiras também evita ignorar as circunstâncias e a necessidade dos demais. Jamais se nega ao cumprimento de um conhecido. 
  14. A pessoa de boa educação conserva seus pensamentos simples, claros e diretos, sem subterfúgios e segundas intenções porque o seu coração é reto. Como se sabe, para que uma ação seja boa, não basta que a ação seja boa, toda boa ação precisa ser também movita por uma reta intenção.
  15. Não pegue nunca nada que não é seu sem expressa autorização do dono. 
  16. Não se cria um link para um endereço prometendo uma coisa e levando a outra para lucrar com a mentira. Só se é realmente honesto quando em tudo. A menor concessão já nos torna desonestos.
  17. É falta de educação riscar, abusar de oferecimentos públicos como amostras de alimentos, balas em restaurantes, papéis e formulários em bancos ou repartições. 
  18. É falta de educação dispor do meio ambiente ao bel prazer, sujando, destruindo e ignorando as boas práticas para conservação do meio ambiente.
  19. Um cavalheiro não pede dinheiro emprestado à uma mulher e só excepcionalmente o faz a um homem. Dinheiro emprestado sem garantias é considerada uma dívida de honra. Todas as dívidas devem ser pagas prontamente e sem descontos. 
  20. Pessoas educadas nunca tomam vantagem de partes mais fracas num negócio, nem se tiram vantagem de pessoas mais pobres ou desinformadas em hipótese alguma. 
  21. A pessoa educada nunca se “encosta” em ninguém vivendo como pode por seus meios. Não há motivo para se ter vergonha de se ser pobre. Como diz São Josemaría Escrivá, o santo da vida cotidiana, vergonha só para pecar.
  22. Quem é rico ou tem alguma qualidade excepcional não a ostenta sobre os outros. Só pessoas muito superficiais anunciam quanto gastaram comprando isto ou aquilo. Pessoas educadas evitam falar de dinheiro e negócios fora do trabalho. 
  23. A pessoa educada é capaz de controlar suas emoções e não ser guiado por elas de forma impulsiva. Sua forma educada de ser vale em todos os ambientes e não apenas quando quer projetar-se. 
  24. Hoje vive-se com a comodidade como suprema lei o que leva muitos a estarem mal vestidos, sem banho suficiente e muito limitados por falta de cultivo pessoal. Procure aprender e melhorar sempre.
  25. A pessoa educada assim sabe, por exemplo, que a mesa não é lugar para se sentar, sabe que não tem direito de sujar o meio ambiente ou os prédios, ou transportes públicos, etc. 
  26. Os jovens devem estar especialmente dispostos a ceder seus lugares nos transportes públicos para os mais idosos e para as mulheres mais velhas. Quando tenham carros ou simplesmente dirijam, devem se oferecer para fazer pequenos serviços a seus familiares atendendo os mais velhos ou àqueles parentes e amigos mais sozinhos. 
  27. Se você deve, pague. 
  28. Se você sujou, limpe. 
  29. É falta de educação todo forma de adiamento irresponsável. 
  30. É falta de educação espreguiçar-se em restaurantes e locais públicos. 
  31. É falta de educação limpar o nariz à mesa. O melhor é retirar-se. Também qualquer outra coisa que possa perturbar o convívio à mesa nos leva a pedir licença e nos afastarmos. É o caso de atender ao celular, de atender à uma criança, de guardar a cara feia de má vontade. 
  32. É falta de educação maquiar-se à mesa. Mesmo passar o batom depois de comer pizza na mesa não é apropriado. Dirija-se ao banheiro. 
  33. É falta de educação a exibição pública, incluindo aí a vida em família, de gestos de higiene pessoal. Jamais limpe o nariz com os dedos muito menos em público. Escarrar, flatulência, pentear-se, trocar fraldas, vestir crianças devem ser feitos sem exposição pública inclusive pelo bem das crianças. É falta de educação lixar a unha na Igreja ( já vi) ou em lugares públicos. A nossa toalete é feita sempre reservadamente, em local apropriado. Cortar unhas na cozinha, mesmo sozinho. A cada atividade o seu próprio lugar e cuidado. 
  34. Só uma pessoa muito baixa deseja magoar ou ferir outra pessoa. Gerar desconfortos com críticas, intimidações, acusações gratuitas, gritarias, desconsiderações de toda sorte, "brincadeiras" desagradáveis, ridicularizações mais ou menos dissimuladas, ou ainda com fofocas, competições e invejas é mediocridade da pior espécie. Todos tem direito a respeito e à sua boa fama. 
  35. Existem ainda os que vivem em mundos imaginários onde tudo é intriga, fofoca, perseguição ou competição. Quando relacionam-se com os demais são um peso de tormentos sem fim vendo perseguições, desagrado, maus tratos e fermentam ressentimentos como pensamento. A pessoa de boas maneiras é simples. A pessoa mal educada é sempre pesada aos demais. Há uma tendência a atrairmos pessoas semelhantes a nós mesmos, por isso procure melhorar como pessoa.. 
  36. Espirros, bocejos cubra com um lenço. Não os remarque se alguém os fizer à mesa. 
  37. Não palite os dentes na mesa. 
  38. Não comente aspectos íntimos como assunto de conversa. (“- Estou apertado!”, por exemplo).
  39. Não fale com os outros gritando de outro recinto: não podemos dispor dos outros a nosso bel prazer supondo que não estão fazendo nada e que portanto podemos intervir a qualquer hora ou por qualquer motivo. Aproxime-se, peça licença e pergunte o que deseja. Isso vale também ao se dirigir aos subordinados, com mais ou menos formalidade, mas não dispor das pessoas.
  40. Chegar atrasado é também achar que o tempo dos outros está à nossa disposição. Não se atrase. Não aguente atrasos de mais de 15 minutos e se for reincidente evite essa pessoa. Não tenha dúvidas, uma pessoa que lhe deu bolo num encontro ou num telefonema não lhe tem respeito, evite-a porque ela vai continuar lhe tratando mal e cada vez pior.


This post first appeared on Vida Em Sociedade, please read the originial post: here

Share the post

É Falta de Educação cometer estes Erros

×

Subscribe to Vida Em Sociedade

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×