Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O Protestantismo Entre as Matrizes Religiosa do Brasil[1]

 

O Brasil é um país extremamente religioso – mas quais são suas Matrizes religiosas? Como essa religiosidade foi formada? Qual a influência disso na Sociedade brasileira atual? Essas e outras questões serão levantadas aqui durante o nosso Simpósio.

A Religião foi e continua sendo um modeladordo perfil social de um povo.

Max Weber e milhares de outros estudiosos se debruçaram sobre esta questão e constataram a RELEVÂNCIAda RELIGIÃO sobre todas as Sociedades.

PORTANTO, essa temática é sempre atual e relevante para todos aqueles que desejam compreender melhor o que está acontecendo na Sociedade brasileira.

O nosso desejo é que ao final do nosso Simpósio tenhamos uma visão mais clara e profunda da importância da Teologia/Religião nas nossas vidas e da nossa Sociedade.

OS Protestantismo NO BRASIL

Alguns esclarecimentos:

A ordem Cronológica mais correta seria: Religiões Indígenas, Religião Católicas, Religiões Afro e Religião Protestantes.

Por que a utilização do PLURAL???

Por que cada uma dessas expressões religiosas não é única, mas dentro de cada uma delas há uma DIVERSIDADE e em alguns casos até CONFLITANTES sobre a forma de expressar sua religiosidade.

Exemplo: O Catolicismo que chega no Brasil não é exatamente o mesmo Catolicismo Europeu.

                  O Protestantismo que chega ao Brasil já vem expressado em suas diversasDENOMINAÇÕES e cada uma delas com características distintas.

                     Assim acontece com a religião indígena e afro.

O nosso Tema Nesta Noite é: O PROTESTANTISMO NO BRASIL

TÚNEL NO TEMPO (quem assistiu essa Série?? – Estamos velhinhos.....)

Algumas Datas Significativas – para entendermos o Protestantismo que chegou no Brasil.

1500 – O Brasil entra no Mapa Mundial

1517 -  31 de Outubro – Na Alemanha Luteroafixa na porta da igreja do castelo de Wittenberg as 95 Teses.

1519  - Simultaneamente começa  na Suíça outro movimento reformador dirigido por Ulrich Zwingli (1484-1531).

1531 - Henrique VIII rompe com a Igreja Romana e torna-se o Cabeça (Papa) da Igreja Anglicana (Inglaterra)

1536 João Calvino chega em Genebra, e foi induzido por Farel a ajudar na Refor

1541. JOÃO CALVINO finalmente introduz a Reforma em Genebra.

1588 – Fundação da Academia Teológica de Genebra, influenciou muitos países da Europa.

1560, sob a liderança de Knox, o Parlamento renunciou ao catolicismo e adotou a fé reformada para a Escócia – Estabelecimento da Igreja no sistema Presbiteriano.

ENQUANTO TUDO ISSO ACONTECE NA EUROPA – O BRASIL CONTINUA TRANQUILO E SOSSEGADO.

Pegaremos uma Nova Rota Cronológica

1531 - Henrique VIII rompe com a Igreja Romana e torna-se o Cabeça (Papa) da Igreja Anglicana (Inglaterra)

- Henrique VIII nunca deixou de ser “católico romano”, portanto ele faz na verdade uma Reforma pró forme – muda tudo para não mudar nada.

- Dentro do Anglicanismo surgem diversos segmentos – debaixo do Guarda Chuva do PURITANISMO – que desejavam reformas mais radicais.

- O PURITANISMOS tem suas subdivisões: Congregacionais, Presbiterianos, Metodistas e Batistas – soa familiar esses nomes??

1629 – Depois de muitas guerras internas e perseguições de ambas as partes – Os Puritanos resolveram atravessar o Oceano e se estabelecerem na América do Norte, conhecido por alguns como Estados Unidos da América.

 O objetivo deles é ter uma Nação em que possam expressar sua religião protestante livre da opressão do Governo.

Cada um dos ramos protestantes inglês se estabelecem, constroem Igrejas, cidades, Universidades e Industria.

ENQUANTO ISSO NO BRASIL – Continuamos totalmente alienados –

Colônia Extrativista e unicamente Católicos.

PROTESTANTISMOS NO BRASIL

Tentativas Frustradas

FRANCESES - 1555 e 1560 – Invasão e Conquista

- Nicolau Durand de Villegaignon(católico carola - Ordem de Malta) associa-se ao rei francês Henrique II (católico) e ao Almirante Gaspar de Coligny (reformado) para estabelecer a FRANÇA ANTARTICA – como refúgio do Huguenotes (reformados) franceses.  

Fracassou - Mas deixou algumas referências: 

Primeiro Culto e Ceia Reformada no Brasil (21 de março de 1557)

Primeiros Protestantes mortos no Brasil

HOLANDESES - 1630 e 1654 Outra tentativa de Invasão e Conquista

- Os invasores pertenciam à Companhia das Índias OcidentaisFOCO PRINCIPALcontrolar as Usinas de açúcar do Brasil.

- Por permanecerem mais tempo no Brasil os holandeses deixaram marcas mais profundas no Brasil:

- Locais: Salvador, Olinda, Recife – Maranhão e Sergipe

- Figura Proeminente – Conde Mauricio de Nassau

- Tolerância Religiosa: em Recife havia uma Igreja Anglicana (ingleses) e uma Igreja Francesa, bem como sinagogas (judeus) e católicos romanos (com suas missas e festas) livremente manifestavam suas expressões religiosas sem restrição ou perseguição mais acentuada.

- Com a saída de Nassau o domínio holandês entra em declínio rapidamente e as forças portuguesas e brasileiras reconquistamos territórios invadidos e expulsamos invasores, definitivamente em 1649.

RESULTADOS DAS TENTATIVAS FRACASSADAS

- Imediatamente a Igreja Católica Romana restabelece a hegemonia religiosa, proibindo toda e qualquer outra manifestação de fé, implantando de forma implacável a cartilha da horrenda Inquisição Religiosa.

- O Brasil fica totalmente isolado de todos os movimentos religiosos, sociais e políticos que estão influenciando e transformando o mundo Europeu e posteriormente o Americano.

- Após repelir estes dois grupos invasores anticatólicos, tudoe todos estrangeiros com qualquer resquício de religião protestante passaram a serem vistos como invasores e deveriam ser imediatamente combatidos e extirpados, de maneira que toda estruturada religiosa protestante foi extinta, e o catolicismo retoma com força total sua catequese e assim permaneceria até as últimas décadas do século XIX.

Mas dois acontecimentos históricos de suma importância para o Brasil e os brasileiros trarão uma luz no final do túnel da implantação definitiva do protestantismo tupiniquim:

PRIMEIRAS ABERTURAS OFICIAIS PARA IMPLANTAÇÃO DO PROTESTANTISMO NO BRASIL

- A transferência da Família Real Portuguesa para o Brasil (1808)

- Fugindo do francês Napoleão Bonaparte

- Escoltados pelos navios de guerra Ingleses

- a carta régia de abertura dos portos brasileiros ao comércio de todas as nações amigas (leia-se Ingleses).

- os ingleses passaram a ter garantia legal para expressar sua religião protestante, podendo inclusive construir seus próprios templos religiosos, com a ressalva de que não se assemelhassem aos templos católicos e não tocassem sinos, que serviam para anunciar os horários de reuniões e cultos, bem como restringia qualquer esforço de proselitismoentre os brasileiros católicos romanos, na linguagem mais protestante, estava proibido qualquer esforço em evangelizar católicos brasileiros.

- E ousadamente, medida as proporções e repercussões históricas, afirmo: com a chegada da corte à Baia de Todos os Santos começava o último ato do Brasil de monopólio católico romano e o primeiro ato do Brasil protestanizado, através de suas mais diversas ramificações, que em breve haveriam de serem transplantadas no país.

A Independência do Brasil e a Primeira Constituição Brasileira

1822 – Apenas 14 Anos depois, o Brasil torna-se Independente;

- Sem dinheiro, D. Pedro I renova o Acordo Comercial com os ingleses;

1824 –Promulga-se a primeira Constituição brasileira, em 25 de março, que será uma das mais inovadoras entre todas elaboradas na época, com exceção da americana e a mais duradourade todas que foram elaboradas no Brasil posteriormente, e que foi substituídasomente 1891 pela primeira, das muitas, constituição republicana.

Uma das maiores novidades contida nesta primeira Constituição brasileira era a clausula referente à liberdade de culto.

É com D. Pedro I que plena liberdade religiosa vai de fato ser estabelecida. Ele teve o cuidado de manter o catolicismo como a religião oficial do novo Império, mas de forma pioneira, desde o descobrimento do Brasil, protestantes, judeus, muçulmanos, budistas e adeptos de quaisquer outras expressões religiosas poderiam professar livremente sua fé. E mais ainda, assegurava-se constitucionalmente, a plena liberdade de imprensae de opinião, de modo que ninguém poderia ser preso sem processo formal e sem amplo direito de defesa.

Nenhum grupo religioso soube aproveitar ao máximo este artigo constitucional como os protestantes.

Eles não apenas começam a se instalarem no país, como iram aproveitartodos os meios de comunicação da época, preferencialmente os jornais e revistas, para a divulgação de suas mensagens evangélicas de conteúdo protestante.

PRIMEIRA IGREJA PROTESTANTE PARA BRASILEIROS

- O primeiro a fazer uso desta recente liberdade religiosa foi o Médico e Rev. Robert Kalley

Em 19 de agosto de 1855, em Petrópolis – RJ, o Sr. Robert Kalley fundou a primeira Escola Dominical, dando assim origem a igreja Congregacional Fluminense, de fato a primeira protestante tendo membros brasileiros.

Depois de alguns anos no Brasil e tendo recebido como membros de sua denominação duas senhoras da alta sociedade – foi coagido a parar ou seria retirado do país.

Diante desta situação, o Dr. Kelley resolve fazer uma consulta a três dos mais eminentes juristas do Império: Dr. José Nabuco Tomáz de Araujo, então Ministro da Justiça, Dr. Urbano Sabino Pessoa Mello, magistrado e político e Dr. Caetano Alberto Soares, ex-sacerdote católico romano, magistrado e político - solicitando seus pareceres legaise por escrito, conforme um questionário contendo onze pontos relacionados à questão da tolerância e liberdade religiosa no Brasil.

Os pareceres dos juristas foram amplamente favoráveis à causa de Kelley e lhe deram fundamentação legal e constitucional para que continuasse a desenvolver suas atividades religiosas.

“Os pareceres dos juristas e a resolução governamental foram a jurisprudência necessária para que se tornasse mais efetiva a implantação permanente do protestantismo no Brasil, servindo de referência aos demais grupos que começaram a chegar ao país. [...].

Com um culto realizado a 27 de julho de 1845 a Igreja Luterana dava início às suas atividades no Brasil (para os imigrantes alemães e suíços).

 No dia 12 de janeiro de 1862, no Rio de Janeiro, o jovem missionário estadunidense reverendo Ashbel Green Simonton, oficializa as atividades da primeira igreja Presbiteriana do Brasil na língua portuguesa.  

No ano de 1881, chegaram ao Brasil, os primeiros missionários batistas, William Bagby, e Z.C. Taylor, que no ano seguinte, ou seja, em 15 de outubro de 1882, fundaram a Igreja Batista em Salvador – BA.

Com a liderança de Gunnar Vingren e Daniel Berg, no dia 18 de junho de 1911, na cidade de Belém do Pará, foi iniciada a primeira Igreja Assembleia de Deus no Brasil.

HOJE o termo Protestante ficou restrito às Academias, pois todos os demais ramos do cristianismo não Católicos foram englobados no termo EVANGÉLICOS. E como EVANGÉLICOS se aproximam dos 30% da POPULAÇÃO brasileira – o que não é pouco.

Muito se poderia falar das contribuições do Protestantismo no Brasil, mas a areia da Ampulheta está acabando. Meu desejo é que essas informações possam ter contribuído para uma melhor compreensão dos primórdios do Protestantismo no Brasil

Sou grato a todos que pacientemente me ouviram.

Utilização livre desde que citando a fonte

Guedes, Ivan Pereira

Mestre em Ciências da Religião.

Universidade Presbiteriana Mackenzie

[email protected]

Outro Blog

Reflexão Bíblica

http://reflexaobiblica.spaceblog.com.br/

 

Referências Bibliográficas

ARAÚJO, - Valdei Lopes de. A experiência do tempo na formação do império do Brasil: Autoconsciência moderna e historicização. Minas Gerais: Universidade Federal de Ouro Preto. http://revhistoria.usp.br/images/stories/revistas/159/RH_159_ -_Valdei_Lopes_de_Arajo.pdf.

CÂNDIDO, Antônio. O romantismo no Brasil. São Paulo: Humanitas / FFLCH, 2004.

CARLA VIVIANE PAULINO. A Etnologia norte-americana e o ideal de progresso: representações sobre o Brasil e os brasileiros nos escritos de Thomas Ewbank (1846). Revista Eletrônica da ANPHLAC - Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas: N. 21, Jul./Dez. de 2016.

CRESPIN, Jean. A Tragédia de Guanabara ou História dos Protomartyres do Christianismo no Brasil. Rio de Janeiro: Pimenta de Mello & C., 1917.

DULLES, Joseph H. Princeton Theological Seminary Biographical Catalogue. 1909.

GILLIES, John. Los Mártires de Guanabara. Terrassa: CLIE, 1979.

GOMES, Laurentino. 1822 – como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil – um país que tinha tudo para dar errado. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.

GUEDES, Ivan Pereira. O protestantismo na cidade de São Paulo – presbiterianismo: primórdios e desenvolvimento do presbiterianismo. Alemanha: Ed. Novas Edições Acadêmicas, 2013.

JAMES, David. “O Imperador do Brasil e os seus Amigos da Nova Inglaterra” In: Anuário do Museu de Petrópolis Volume XIII. Petrópolis: Ministério da Educação e Saúde, 1952.

KIDDER, D. P. e FLETCHER, J. C. O Brasil e os brasileiros – esboço histórico e descritivo, v. 1. Brasiliana – Biblioteca Pedagógica Brasileira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1941 [Tradução da 6ª. edição em inglês - Elias Dolianiti e Revisão e Notas de Edgard Sussekind de Mendonça].

LÉONARD, Émile-Guillaume. O protestantismo brasileiro – estudo de eclesiologia e de história social, 2ª. ed. Rio de Janeiro e São Paulo: JUERP/ASTE, 1981.

LÉRY, Jean. Viagem à Terra do Brasil. Tradução: Sérgio Millet. São Paulo: Livraria Martins, 1941.

MARIZ, Vasco e PROVENÇAL, Lucien. Os franceses na Guanabara: Villegagnon e a França Antártica (1555-1567). 3ª ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

MELLO, Evaldo Cabral de. Um Imenso Portugal – história e historiografia. São Paulo: Editora 34, 2002.

OLIVEIRA, D. V. A “sólida e estável” Monarquia nos Trópicos: Imagens sobre o Brasil e os Brasileiros no livro Brazil and Brazilians – portrayed in Historical and descriptive sketches, 1857.Dissertação apresentada à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2013.

PRATT, Mary Louise. Os olhos do Império: Relatos de Viagens e Transculturação. Bauru: EDUSC, 1999.

REILY, Duncan Alexander. História documental do protestantismo no Brasil. 2ª impr. rev. São Paulo; ASTE, 1984.

ROCHA, João Gomes. Lembranças do passado – Ensaio histórico do inicio do trabalho evangélico no Brasil, do qual resultou a fundação da Igreja Evangélica Fluminense pelo Dr. Robert Reid Kalley. Rio de Janeiro: Centro Brasileiro de Publicidade Ltda, vol. 1, 1941.

ROSI, Bruno Gonçalves. Atuação de missionários das Igrejas Presbiterianas dos Estados Unidos no Brasil entre 1859 e 1888 e seu papel nas relações entre os dois países. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais). Rio de Janeiro: PUCRJ, 2009. Orientadora: Prof.ª Mônica Salomón González.

SCHALKWIJK, Frans Leonard. Igreja e Estado no Brasil holandês (1630 a 1654), 3ª ed. São Paulo: Cultura Cristã, 2004 (1986).

SOARES, Calebe. 150 Anos de paixão missionária - o presbiterianismo no Brasil. São Paulo: Cultura Cristã, 2010.

SOUTHEY, Robert. História do Brasil, 3ª ed. Tradução de Luiz Joaquim de Oliveira e Castro. São Paulo: Obelisco, 1965. [seis volumes].

WITT, Osmar Luiz. Igreja na migração e colonização. São Leopoldo: Sinodal, 1996 148 p. -- (Série Teses e Dissertações; 8) 1. Brasil — Rio Grande do Sul - Igreja Luterana. I. Título.       II. Série.

VIEIRA, David Gueiros. O Protestantismo, a maçonaria e a questão religiosa no Brasil. 2ª. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1980.

 

Artigos Relacionados

A Implantação do Protestantismo Dentro da Moldura do Movimento do Romantismo Brasileiro

https://historiologiaprotestante.blogspot.com/2018/04/a-implantacao-do-protestantismo-dentro.html?

Um Protestante e a Primeira História Geral do Brasil - Robert Southey

https://historiologiaprotestante.blogspot.com/2017/05/um-protestante-e-primeira-historia_4.html

Nicolau Durand de Villegaignon: Um Cavaleiro de Malta e a Primeira Experiência Protestante no Brasil (Parte 1)

https://historiologiaprotestante.blogspot.com/2018/05/nicolau-durand-de-villegaignon-um.html

A Confissão de Fé da Guanabara 1558 (Tradução de Erasmo Braga)

https://historiologiaprotestante.blogspot.com/2017/09/a-confissao-de-fe-da-guanabara-1558.html

O Primeiro Culto Protestante no Brasil e Seus Desdobramentos

https://historiologiaprotestante.blogspot.com/2017/09/o-primeiro-culto-protestante-no-brasil.html

Protestantismo no Brasil: mudanças que possibilitaram a inserção e desenvolvimento do protestantismo presbiteriano

https://historiologiaprotestante.blogspot.com/2018/07/protestantismo-no-brasil-o-brasil-no.html

Os Presbiterianos Vem da América do Norte

https://historiologiaprotestante.blogspot.com/2016/12/os-presbiterianos-na-america-do-norte.html

James Cool Fletcher: o primeiro missionário presbiteriano no Brasil

http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/2013/10/fichario-biografia-james-cooley-fletcher.html

O Trabalho Desenvolvido por Ashbel Green Simonton e Seus Companheiros

http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/2013/10/insercao-do-presbiterianismo-no-brasil-3.html

Primeiro Curso Teológico Protestante no Brasil

http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/2015/10/primeiro-curso-teologico-protestante-no_7.html[1]Palestra realizada no Segundo Simpósio Teológico realizado na Faculdade Paschoal Dantas (SP), promovido pelo curso de Teologia. Organizador e Coordenador Me. Profº Ivan Pereira Guedes. Mantida a formatação original.



This post first appeared on HISTORIOLOGIA PROTESTANTE, please read the originial post: here

Share the post

O Protestantismo Entre as Matrizes Religiosa do Brasil[1]

×

Subscribe to Historiologia Protestante

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×