Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O canto nas igrejas protestantes brasileiras



A tradição legada pelos norte-americanos e as igrejas luteranas
Não é possível entender o acervo dos hinários, que seriam publicados para uso nas igrejas protestantes brasileiras, muitos dos quais ainda recentemente em uso, sem que se pesquisem o expansionismo missionário americano e a teologia que estavam por trás deles. Para isso, tem-se que remontar às igrejas protestantes da América do Norte do século XIX e seu empenho pela expansão missionária. Os americanos criam que a vinda do Reino de Deus estava próxima, mas isso só ocorreria depois que a sociedade fosse cristianizada, o que intensificou a colaboração interdenominacional, principalmente entre os que possuíam a teologia legada do movimento avivalista. Reuniram o desejo de alcançar todos os povos "pagãos" ao movimento avivalista, que apelava à conversão imediata. Isso levou à ideologia do "Destino Manifesto":
O mesmo comissionamento outorgado aos judeus através de Abraão se transferia agora para os americanos num messianismo nacional direcionado para a redenção política, moral e religiosa do mundo. (...) Pelo menos no século XIX, o melhor e mais eficiente condutor da ideologia do "Destino Manifesto" foi a religião americana, ou melhor dizendo, o protestantismo americano com a sua vasta empresa educacional e religiosa, que preparou e abriu caminho para o seu expansionismo político e econômico.
Instaurou-se no protestantismo americano, como consequência de controvérsias teológicas, uma forte tendência conservadora, fechada a mudanças, quer fossem sociais, quer eclesiásticas. Esse conservadorismo caracterizou-se pela ênfase na autoridade, por formulações teológicas sistemáticas e objetivas (escolasticismo), pelo pietismo e apocalipsismo, tendências que revelavam a teologia avivalista associada ao sentimentalismo romântico da época. Essas tendências teológicas iriam aparecer nos conteúdos dos hinários que seriam traduzidos e adaptados para o Brasil e demais campos missionários dos americanos.
Em razão dos fatos apontados, a grande maioria dos missionários protestantes americanos que atuou no Brasil, na segunda metade do século XIX, acabou implantando no país a Era Missionária. Uma das exceções foi o casal Robert e Sarah Kalley, que veio fugido da perseguição religiosa na Ilha da Madeira, em Portugal. Os protestantes brasileiros devem a esse casal a organização do primeiro hinário protestante, que se chamou Salmos e Hinos. A primeira edição desse hinário, sem música, continha 18 salmos e 32 hinos e foi publicada em 1861, no Rio de Janeiro:
Como é natural, e assim se verificou tanto no Catolicismo quanto no Evangelismo em nossa Pátria, a maior parte das peças sacras de início entoadas nos serviços religiosos foram aquelas pertencentes ao repertório internacional. Traduziram-nas para o português o Dr. Roberto [sic] Reid Kalley e D. Sara [sic] Poulton Kalley, plantando, assim, os marcos iniciais da hinologia evangélica no Brasil (...).
As observações feitas pelo casal escocês acerca dos hinos da primeira edição revelam suas preocupações com o canto no culto e denotam o caráter didático da publicação. Entre outras "advertências", destacam-se: o cuidado na escrita musical (na pauta superior vinham o soprano e o contralto, a primeira voz com haste para cima e a segunda com haste para baixo; da mesma forma vinham arranjadas as vozes masculinas, na pauta inferior), a instrução de não se acrescentarem notas não grafadas em pauta, de haver solenidade e reverência no canto, mas sem necessidade de pronunciar muito lentamente as palavras, e de se dar mais atenção às palavras do que à música. Tudo isso resultaria em um "perfeito louvor".
A segunda edição possuía a partitura e foi editada em Leipzig, na Alemanha, em 1868, contendo 76 hinos. Tanto D. Sarah quanto o Dr. Robert compuseram hinos próprios, os quais adicionaram ao legado hinológico dos séculos XVIII e XIX. O hinário foi publicado em sucessivas edições, sempre aumentado no seu acervo. Antônio Mendonça viu nessa coletânea quatro características que definem uma ênfase teológica alicerçada nos hinos de apoio à pregação conversionista: o individualismo (hinos escritos na 1ª pessoa do singular), o voluntarismo (o apelo a uma decisão), a pedagogia e o emocionalismo pietista. Ressalte-se o fato de que o casal Kalley contribuiu decisivamente para o fortalecimento do canto sacro no Brasil não somente através da hinologia, mas ainda através de uma classe de música, a qual funcionou por muito tempo.
De procedência norte-americana, o Rev. Ashbel G. Simonton realizou o primeiro culto da Igreja Presbiteriana no Brasil em 19 de maio de 1861, igreja organizada oficialmente no ano seguinte. O trabalho desse missionário foi frutífero. Fundou, além da igreja, o primeiro jornal evangélico no Brasil e um seminário teológico. Em 1867, sob as iniciais A.J.S.N., Antônio José dos Santos Neves publicou a coleção Cânticos Sagrados, tendo colaborado com letra para 12 hinos. A fonte musical desses hinos encontrava-se nos autores da escola romântica, com exceção de um hino de Haydn.
A primeira missão metodista foi fundada no Brasil em 1836 e durou até 1841, sendo seu primeiro missionário Justin Spaulding, que logo organizou uma Escola Dominical e uma escola de ensino regular, mas o trabalho não teve continuidade. Somente com a vinda do missionário Junius E. Newman, que chegou ao Brasil em 1867, foi fundada, quatro anos mais tarde, a primeira Igreja Metodista em Saltinho, São Paulo. Escrevendo aos amigos metodistas do sul dos Estados Unidos, a quem sugeria virem morar no Brasil, Junius Newman celebrava a liberdade de culto e tecia comentários sobre a tradição hinódica que seria adotada:
A liberdade religiosa aqui, na prática, é quase tão completa como nos Estados Unidos e, legalmente, mais ou menos como na Inglaterra. (...) aqui acharão "liberdade para adorar a Deus". (...) Aqui também erguerão firmemente a bandeira do nosso cristianismo protestante e cantarão os doces cânticos de Sião, como antes, na sua terra natal. E ainda que a linda mangueira, com seus largos ramos e agradável sombra seja, temporariamente, sua única casa de adoração, mesmo assim se reunirão para adorar a Deus, e os hinos de Watts e Wesley serão cantados no Brasil, como em outras terras.
Os metodistas contribuíram para a hinódia brasileira através de missionários como Justus H. Nelson e Benjamin Nind, que cooperaram com a tradução dos versos em inglês para o português. Juvêncio Mello, missionário junto aos índios ipurinãs, no Amazonas, foi autor e adaptador de hinos para a língua desses índios, num esforço de catequese.
Os batistas dos Estados Unidos também enviaram um missionário ao Brasil em 1871, mas somente com William B. Bagby e Zachery C. Taylor, fundadores da primeira igreja Batista em solo nacional, na Bahia, em 1882, o trabalho permanente prosperou. No início desse trabalho, o hinário usado era o Salmos e Hinos, até que, em 1891, por iniciativa particular de Salomão Ginsburg, judeu russo convertido ao cristianismo, surgiu o Cantor Cristão (CC), mas que só em 1924 apresentaria edição com música. Ginsburg colaborou com 70 hinos, entre traduções, adaptações e obra própria.
Os episcopais tentaram, na segunda metade do século XIX, fundar o seu trabalho em solo brasileiro duas vezes, sendo todas as tentativas infelizes: a primeira em 1853, no Rio de Janeiro, por iniciativa de um americano que por lá residia, e em 1861, com a vinda do pastor Richard Holden, que cooperou com o casal Kalley. O trabalho só foi implantado oficialmente com os missionários norte-americanos James W. Morris e Lucien Lee Kinsolving, que, no dia 1º de junho de 1890, iniciaram cultos em Porto Alegre. A Paróquia da Trindade, no centro da cidade, passou a ser o centro da Igreja Episcopal a partir de 1898. Logo outras cidades do interior gaúcho foram alcançadas pelos episcopais, como também a cidade do Rio de Janeiro e os estados de Santa Catarina e São Paulo. A tradição musical dessa igreja foi fomentada pelos coros, tanto em nível de paróquias quanto em orfanatos, escolas e no Seminário Teológico, fundado em 1903 na cidade de Rio Grande, mas transferido para Porto Alegre em 1920. Os episcopais valeram-se da coleção Salmos e Hinos para retirar os hinos de seus cultos até que, em 1962, foi publicado o ainda usado Hinário Episcopal.
Os Irmãos Unidos ou Igreja Cristã, como também os evangélicos pentecostais da Assembléia de Deus, todos tiveram seus missionários implantando o trabalho em solo brasileiro no final do século XIX ou no início do XX. Os Irmãos Unidos publicaram Cânticos Espirituais, e os evangélicos pentecostais publicaram o Harpa Cristã, em 1922, só com a letra.
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, diferentemente, não surgiu a partir das missões norte-americanas, e sim dos luteranos provenientes da Alemanha e seus descendentes, que formaram sínodos e, mais tarde, a IECLB. Sua hinódia é bastante diferente. Em 1824 chegou a São Leopoldo, no RS, a segunda leva de colonos alemães no Brasil, logo seguida por outras levas. O primeiro culto foi realizado no local chamado Feitoria Velha, em alemão, no dia 6 de novembro de 1824. O primeiro templo foi construído em Campo Bom, mas foi na cidade de São Leopoldo que a igreja estabeleceu o seu centro. Com forte tradição de apreço pela música, herança indubitável de Martinho Lutero, as igrejas da IECLB permaneceram promovendo o canto em seus círculos. As expressões musicais foram marcadas pela variedade, com coros mistos, coros masculino e feminino. Os cantos costumavam ser acompanhados por órgãos de tubos, harmônios ou conjuntos instrumentais de metal, denominados de coro de trombones. Durante algum tempo existiu a tradição do uso de sinos, quase todos fundidos na Alemanha. O HPD é o hinário oficial denominacional e foi lançado em 1981.
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil chegou ao Brasil em 1900, por iniciativa do Sínodo de Missouri, nos EUA, para atender uma população de famílias de descendentes dos imigrantes alemães. Instalou a primeira comunidade em Pelotas, tendo 17 famílias arroladas como membros. O trabalho foi estendido para as regiões central e noroeste do estado do Rio Grande do Sul, atingindo também Porto Alegre e o Vale do Sinos. Logo a seguir expandiu seu trabalho com a fundação do Seminário Teológico, em 1903, e a publicação do jornal Evangelisch-Lutherisches Kirchenblatt. Sua tradição musical fez com que prestigiasse enormemente os coros. Como realizasse seus cultos em alemão, durante as duas Guerras Mundiais a igreja se viu obrigada a realizá-los em português. Seu primeiro livro oficial de cantos foi o Hinos e Orações, editado em 1920, sendo que grande parte de seu acervo foi retirado do hinário Salmos e Hinos. A esse seguiu-se o Hinário Luterano, publicado em 1938, com sucessivas edições.


Denise Cordeiro de Souza Frederico
A Seleção de Cantos Para o Culto Cristão:
Critérios Obtidos a Partir da Tensão Entre Tradição
e Contemporaneidade na Música Sacra Cristã Ocidental.
Em cumprimento parcial das exigências do
Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Teologia
para obtenção do grau de Doutora em Teologia
Escola Superior de Teologia São Leopoldo, RS, Brasil1998.
 http://www.musicaeadoracao.com.br/livros/tensao/index.htm



Artigos Relacionados
Que estou fazendo se sou cristão: Música de Protesto ou Evangelho?
http://historiologiaprotestante.blogspot.com/2018/05/que-estou-fazendo-se-sou-cristao-musica.html
Os Primeiros Convertidos e as Primeiras Igrejas Protestantes Brasileiras
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/2013/10/insercao-do-presbiterianismo-no-brasil-2.html
Protestantismo no Brasil – Documento: O Primeiro Esboço do Presbiterianismo no Brasil
https://historiologiaprotestante.blogspot.com/2016/06/protestantismo-documento-o-primeiro.html
O Protestantismo na Capital de São Paulo: A Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras.
http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/2013/10/ficheiro-dissertacao-o-protestantismo.html
A Implantação do Protestantismo Dentro da Moldura do Movimento Romantista Brasileiro
 http://historiologiaprotestante.blogspot.com.br/2018/04/a-implantacao-do-protestantismo-dentro.html 




This post first appeared on HISTORIOLOGIA PROTESTANTE, please read the originial post: here

Share the post

O canto nas igrejas protestantes brasileiras

×

Subscribe to Historiologia Protestante

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×