Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que faz um Analista de Marketing?

Um Analista de Marketing é alguém que utiliza dados para tomar decisões sobre campanhas de marketing, estratégias de vendas e novos produtos. Em sua essência, o marketing é fornecer um produto ou serviço que as pessoas desejam e depois comunicar esse produto da maneira mais eficaz possível. Isto pode ser feito através de qualquer número de meios, incluindo anúncios impressos em jornais ou revistas, comerciais de televisão ou sites de mídia social como Facebook e Twitter.

O papel de um Analista de Marketing é usar seu conhecimento das tendências de marketing na Internet junto com seu entendimento de software analítico como o Google Analytics para determinar o que funcionará melhor para as necessidades de sua empresa. Eles precisam ser capazes de identificar as preferências dos clientes com base em dados demográficos como faixa etária ou localização, juntamente com fatores psicográficos, como tipo de personalidade ou valores que esses grupos consideram importantes.

Seção: O Analista de Marketing estará trabalhando em conjunto com todo o Departamento de Marketing e o Departamento de Vendas para identificar o tipo de clientela que estamos atraindo, a eficácia de nossos anúncios, quais sites e postos de mídia social estão produzindo mais tráfego, e que tipo de publicidade produzirá os melhores resultados em termos de novos clientes

Como Analista de Marketing, você estará trabalhando em conjunto com todo o departamento de marketing e o departamento de vendas. Você será responsável por identificar o tipo de clientela que estamos atraindo, a eficácia de nossos anúncios e outras formas de marketing (websites, posts em mídias sociais etc.), e que tipo de publicidade produzirá os melhores resultados em termos de novos clientes.

Seção: O Analista de Marketing identificará as tendências e avaliará os dados existentes ao mesmo tempo em que fornecerá recomendações sobre como utilizar estas informações para criar novas campanhas/estratégias

Ao analisar os dados, você será capaz de identificar as tendências nas estratégias de marketing de sua empresa. Este é um dos trabalhos mais importantes de um analista de mercado, portanto esta habilidade é vital para entender o que funciona e o que não funciona em suas campanhas de marketing. Você também precisará de fortes habilidades de comunicação para explicar estas descobertas a outras pessoas dentro da empresa e fazer recomendações sobre como elas devem proceder.

Seção: Algumas das ferramentas utilizadas por um Analista de Marketing são Google Analytics, Google Data Studio, Facebook Insight, entre outros

Como Analista de Marketing, você terá acesso a várias ferramentas que facilitarão seu trabalho. Uma delas é o Google Analytics. É uma ferramenta de rastreamento de tráfego do site que lhe dá uma visão de onde os visitantes de seu site estão vindo e com que conteúdo eles se envolvem mais.

Outra é o Google Data Studio, que lhe permite criar belas visualizações de dados em segundos para que você possa compartilhá-las com outras pessoas. Você também pode usar esta ferramenta ao apresentar dados em reuniões ou eventos.

O Facebook Insight é outra ferramenta útil para marqueteiros porque fornece informações sobre quem viu seu post no Facebook e quantas interações cada post recebido (gostos, comentários, ações).

Seção: Fortes habilidades organizacionais

  • Você precisará ser capaz de priorizar tarefas, trabalhar com uma equipe e ser capaz de trabalhar de forma independente.
  • Você deverá ter a capacidade de acompanhar o progresso e manter o controle dos prazos.

Seção: Capacidade de trabalhar de forma independente com instruções gerais e supervisão do chefe de equipe.

  • Capacidade de trabalhar de forma independente com instruções gerais e supervisão do líder da equipe.
  • Capacidade de trabalhar com outros analistas e tomar a iniciativa em caso de qualquer problema ou problema.
  • Ser capaz de se comunicar eficazmente é uma grande parte deste trabalho, portanto, ter boas habilidades escritas e verbais é essencial para o sucesso como um analista de marketing. Por exemplo, você deve ser capaz de compreender as necessidades dos clientes sem depender da interpretação de ninguém; isto envolve tanto ouvir atentamente quando as pessoas falam de suas preocupações, quanto fazer perguntas de sondagem quando necessário.
  • Se você estiver administrando seu próprio cronograma (por exemplo, se estiver trabalhando remotamente), então é importante que você administre o tempo de forma eficaz para que os prazos sejam cumpridos enquanto ainda mantém os padrões de controle de qualidade ao longo de seus projetos.

Seção: Forte atenção aos detalhes e bom senso.

Um analista de marketing deve ter um olho aguçado para os detalhes, bem como a capacidade de pensar logicamente. Isto não se aplica apenas ao seu trabalho no escritório, mas também à sua vida pessoal. Por exemplo, antes de tomar decisões importantes sobre sua carreira ou status de relacionamento, eles provavelmente avaliarão todos os prós e contras de cada opção antes de se estabelecerem na melhor escolha.

Sua capacidade de ser independente também é crucial nesta posição. Já que você estará trabalhando independentemente de seus colegas na maioria dos dias (provavelmente não sairá para almoçar com eles), você precisa ter um entendimento de que terá muito pouco contato com outras pessoas durante seu dia típico de trabalho. Ser capaz de se concentrar em suas próprias tarefas sem distrações pode definitivamente ajudar a mantê-lo produtivo durante todo o dia!

Um analista de marketing pode ajudar a empresa a avançar

  • Analisar dados
  • Identificar tendências
  • Avaliar os dados existentes
  • Fornecer recomendações para avançar com seus negócios

Você pode usar os dados coletados para criar novas estratégias de campanha, ou mesmo explorar diferentes maneiras de comercializar sua empresa. As possibilidades são infinitas!

Conclusão

Agora que você sabe um pouco mais sobre como é ser um analista de marketing, você provavelmente está pronto para descobrir mais sobre as habilidades específicas necessárias para este trabalho. 

O curso online de Analista de Marketing vai te ensinar de maneira didática e com conteúdos atualizados a como se tornar um profissional que saia atender as demandas das empresas.

O curso é totalmente online e permite que você estude no seu ritmo e no seu horário. Além disso, oferecemos certificado reconhecido e acesso imediato.

Para saber todas as informações sobre o curso e fazer a sua matrícula é só acessar este link: www.desenvolvecursos.com/marketing



This post first appeared on WFour Cursos, please read the originial post: here

Share the post

O que faz um Analista de Marketing?

×

Subscribe to Wfour Cursos

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×