Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

As 5 primeiras coisas que você deve fazer logo após perder o emprego

Todo profissional está sujeito a ficar desempregado um dia. Sendo assim, é importante saber como lidar com o desemprego da melhor maneira possível, pois a falta de preparação para esse momento tão difícil de nossas vidas pode acabar por ser ainda mais complicado.

Muitas pessoas desesperam-se depois que são demitidas, visto que as contratações no mercado estão cada vez mais escassas. Além disso, os compromissos financeiros continuam a existir e precisam ser honrados para que o problema não se torne ainda maior. Mas o desespero para se encontrar um novo emprego está relacionado a falta de preparação para esse momento difícil quando o funcionário ainda estava empregado.

Não há sabedoria nenhuma em ignorar a possibilidade do desemprego quando se está trabalhando. É neste momento em que o profissional deve tomar atitudes para amenizar os riscos do desemprego, ou se ele vier a acontecer, suportá-lo da maneira mais serena e correta possível.

Se você acabou de perder o emprego, não está conseguindo uma recolocação no mercado de trabalho e não sabe mais o que fazer, abaixo nós separamos 5 coisas que você deve começar a fazer de imediato.

- Faça uma análise de quanto você está gastando
Assim que você perder o seu emprego, analise minuciosamente os seus gastos e qual será o seu orçamento para os próximos meses, caso você tenha alguma outra fonte de renda ou receba o seguro-desemprego. Seria sensato não gastar todo o dinheiro que você receberá nos próximos meses e reduzir todos os gastos supérfluos até que você volte a estar empregado novamente.

- Analise o motivo da sua demissão
Você tem muito o que aprender sobre o trabalho que realizou antes de ser demitido. Muitos funcionários simplesmente são demitidos por conta de uma crise financeira que a empresa está sofrendo. Já outros acabam por não apresentar os resultados esperados e perdem o seu emprego. Independentemente dos casos, é necessário fazer uma análise dos motivos que possam ter levado você a ser considerado como uma parte dispensável da empresa. Faça uma avaliação sincera do que você poderia ter feito diferente e quais são as suas características que merecem atenção. Ao se tornar um profissional melhor, você terá mais chances de se recolocar profissionalmente.

- Não fique parado
Ficar parado lamentando o fato de você ser demitido ou simplesmente entregar alguns currículos e ficar esperando que as empresas entrem em contato com você não é o suficiente. Você pode participar de processos de seleção, ser voluntário em uma ONG ou trabalhar em um projeto pessoal que você estava esperando por um tempo para realizá-lo. Essa pode ser a sua oportunidade de começar o seu próprio negócio, por exemplo.

- Qualifique-se
Quanto maior for a sua qualificação, maior será as suas chances de encontrar um emprego. utilize o seu tempo livre para fazer cursos, ler artigos e livros relacionados a sua área e se manter atualizado em relação a sua profissão. A WFour Cursos oferece cursos online sem mensalidades para você se qualificar. Clique aqui para conhecer todos os cursos.

- Entre em contato com seu networking
Entre em contato com aqueles profissionais que já trabalharam com você ou com aqueles que pertencem a sua área. Pode ser que eles saibam de uma oportunidade de emprego ou indiquem você para uma empresa ou empregador. As redes sociais são uma ótima ferramenta para você entrar em contato com antigos colegas.



This post first appeared on WFour Cursos, please read the originial post: here

Share the post

As 5 primeiras coisas que você deve fazer logo após perder o emprego

×

Subscribe to Wfour Cursos

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×