Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Roger Schmidt: "Estou muito satisfeito com a nossa equipa"


 

Roger Schmidt, treinador da equipa de futebol profissional do Benfica, falou aos jornalistas em conferência de Imprensa no Benfica Campus, naquela que foi a sua primeira intervenção pública na antecâmara do arranque da temporada 2023/24. Das expectativas para o último teste da pré-época perante o Feyenoord aos temas relacionados com a formulação do plantel, foram vários os assuntos abordados.

Satisfeito com o decurso dos trabalhos de pré-temporada, o técnico Roger Schmidt enalteceu a "motivação" dos jogadores nas primeiras semanas de preparação, sublinhando a importância de ter ao seu dispor uma "equipa muito boa" para fazer face aos objetivos propostos, que passam pela conquista de troféus e a prática de um futebol ofensivo.

Olhando para quem chegou, concretamente os reforços Kökcü, Jurásek e Di María, o treinador do Benfica deixou elogios a cada um deles, assim como aos atletas que estiveram cedidos por empréstimo em 2022/23 e que mostraram a sua evolução no período preparatório prestes a findar, casos de João Victor, Tomás Araújo e Tiago Gouveia.

Que expectativas tem para o jogo com o Feyenoord, neste domingo, 30 de julho?

Vamos ter um jogo muito duro. O Feyenoord é uma equipa muito boa, é o teste final antes da Supertaça.

Escolhemos o Feyenoord porque joga com muita intensidade, é uma equipa agressiva e será um teste muito bom. Estas três semanas de pré-temporada foram muito boas. O ambiente tem sido muito bom, os jogadores estão a treinar-se sem problemas e muito motivados. Para o jogo de amanhã [domingo] todos os jogadores estão

disponíveis, mesmo o Nico [Otamendi] está pronto para jogar. Estou muito satisfeito com a pré-época, é um momento muito importante, pois é o fundamento para toda uma temporada em termos físicos, táticos e mentais, dado que durante a época não temos tempo para este tipo de treinos. Usámos este período o melhor possível. Frente ao Feyenoord queremos fazer um bom jogo, depois ainda temos alguns dias para nos prepararmos para a Supertaça e, especialmente, para uma época muito dura.


"Estou muito satisfeito com a pré-época, é um momento muito importante, pois é o fundamento para toda uma temporada em termos físicos, táticos e mentais, dado que durante a época não temos tempo para este tipo de treinos"

Roger Schmidt

Como têm sido os primeiros dias dos reforços do Benfica, nomeadamente Kökcü, Jurásek e Di María?

Muito bons! São jogadores diferentes. Orkun [Kökcü] é um jogador com o qual estamos em contacto há muito tempo, especialmente quando soubemos que íamos perder o Enzo [Fernández]. Não foi possível a transferência no inverno, mas mantivemos o contacto. Estou muito feliz por ter decidido vir para o Benfica, é um grande passo para ele, talvez o passo perfeito. É também muito bom para nós. É um jogador muito bom, mostrou-o na pré-temporada. Tem algo especial a ler o jogo, é muito bom a liderar a equipa em posse e a tomar decisões. É muito

bom com a bola, dá-nos mais opções. Tínhamos também de substituir Grimaldo, que saiu e era um jogador-chave para nós. Procurámos e encontrámos Jurásek, tem um perfil diferente do de Grimaldo, mas para ele o Benfica também é um grande passo, é uma grande oportunidade para jogar num dos grandes clubes da Europa. Vê isso como uma grande oportunidade. Essa atitude é muito boa para criar energia, vê-se nos treinos. A

nossa ideia é sempre trazer jogadores que sintam ser especial vir para o Benfica. Quanto ao Ángel [Di María], fala-se às vezes tanto de regressos de jogadores aos clubes onde cresceram, e ele agora voltou.

Regressou ao Clube, ele decidiu voltar! Tinha muitas opções, mas o seu objetivo principal foi regressar ao Benfica e voltar a jogar por ele. Essa decisão foi muito especial.

Agora, conheço-o há três ou quatro semanas como pessoa – conhecia-o como jogador. Mostra nos treinos a qualidade que todos sabemos que tem, estamos perante um jogador fantástico! Integrou-se

rapidamente, vê-se como se diverte a jogar futebol, a motivação para trabalhar forte e estar em grande condição física.

Estou entusiasmado com isso. É uma grande vitória para o Benfica. Estou muito satisfeito com as três transferências, mas também com os atletas que regressaram após empréstimo. Estou satisfeito com João Victor, que o vemos, neste momento, mais como lateral-direito do que defesa-central, o Tomás Araújo também está muito bem. O ano no Gil Vicente foi muito bom para ele. Posso comparar, porque o vi na pré-temporada 2022/23. Vê-se o desenvolvimento. Será um jogador de topo para o Benfica. Claro que não será fácil para ele porque terá três excelentes defesas-centrais pela frente, mas irá jogar um dia, de certeza. Tiago Gouveia tem estado muito bem, apesar de ter feito poucos minutos nos jogos particulares, mas é um jogador muito bom. Estou satisfeito com os jogadores da nossa equipa.


"Orkun [Kökcü] tem algo especial a ler o jogo, é muito bom a liderar a equipa em posse e a tomar decisões. [...] Jurásek vê o Benfica como uma grande oportunidade para jogar num dos grandes clubes da Europa. [...] Di María é um jogador fantástico [...] integrou-se rapidamente e vê-se como se diverte a jogar futebol"

Com o investimento que o Benfica fez, sente mais pressão para ser campeão nacional nesta temporada?

Investimos, sim, mas tínhamos de investir. Vendemos um jogador na janela de transferências de inverno por 120 milhões de euros. Comprámos alguns jogadores, porque, se queremos substituir alta qualidade, temos de investir algum dinheiro, e procurámos fazê-lo de uma forma inteligente. Estou muito satisfeito com a nossa equipa, e os objetivos são muitos claros: queremos jogar muito bom futebol, um futebol de ataque, para que os Benfiquistas gostem de vir ao

estádio, e, claro, queremos ganhar troféus, porque é isso que temos de conseguir quando fazemos parte do Benfica. De momento, estamos completamente focados na preparação para o começo da temporada e, depois, em cada competição, procuraremos dar o nosso melhor. Foi o que fizemos na época passada, é o que vamos tentar fazer também nesta temporada.


"Os objetivos são muitos claros: queremos jogar muito bom futebol, um futebol de ataque, para que os Benfiquistas gostem de vir ao estádio, e, claro, queremos ganhar troféus, porque é isso que temos de conseguir quando fazemos parte do Benfica"

Que garantias tem de que Gonçalo Ramos vai continuar mais uma época no Benfica?

Eu não tenho garantias. Faz parte da filosofia do Benfica por vezes perder jogadores de topo. Conseguimos evitá-lo no ano passado, mas, de momento, é uma questão se ele fica na época que aí vem. Se eu pudesse escolher, claro que ficaria com ele, mas também tenho de ser realista e temos de estar preparados para a eventualidade de perder o jogador. Enquanto a janela de transferências estiver aberta, não haverá garantias, especialmente porque agora temos um novo mercado na Arábia Saudita. Gonçalo Ramos não irá para lá, mas acho que todos os jogadores na Europa serão transferíveis, porque eles podem ganhar tanto dinheiro na Arábia Saudita... Não podemos ter certezas.

Sobre a sua equipa, sabe-se que precisa de um guarda-redes... mas será só essa posição que pretende reforçar?

Tentamos construir uma equipa muito boa para a próxima temporada, pois isso é crucial. Se queremos jogar para títulos e ao nível internacional, na Liga dos Campeões, precisamos de uma equipa muito boa. Não perdemos muitos jogadores, mas perdemos atletas, alguns muito importantes. Tentámos substituí-los o melhor possível, da melhor forma possível. Estou muito

satisfeito com a equipa. Podemos perder um ou dois jogadores e também temos de estar preparados para os substituir. Quanto aos guarda-redes, na paragem de inverno [na temporada 2022/23], perdemos o Helton e

decidimos não o substituir, porque confiamos nos nossos jovens guarda-redes, nomeadamente o Samu [Samuel Soares], André [Gomes] e o Leo [Kokubo]. O André [Gomes] está lesionado e estará indisponível mais alguns meses. Essa é a situação de momento. Mas estou muito calmo com isso. Temos Ody [Odysseas], que, na minha opinião, fez uma época fantástica, esteve muito bem na baliza e mostrou a sua qualidade. O Samu é um jovem, muito talentoso, também temos o Leo, por isso não estamos sob pressão.


"Tentamos construir uma equipa muito boa para a próxima temporada, pois isso é crucial. Se queremos jogar para títulos e ao nível internacional, na Liga dos Campeões, precisamos de uma equipa muito boa"

O guarda-redes Bento é uma prioridade para a posição, ou tem outra opção?

Não faço comentários sobre jogadores. Repito o que disse sobre a situação dos nossos guarda-redes: estou tranquilo relativamente a esse tópico. Não é só na posição de guarda-redes, é em todas as posições: o Benfica está sempre preparado para ter soluções. Isso é muito claro, mas eu não comento nomes.

Qual foi a sua ideia quando colocou João Neves a lateral-direito no jogo frente ao Burnley?

A ideia foi dar a todos os 45 minutos de jogo. O Nico [Otamendi] não estava, o Lucas [Veríssimo] saiu, o João Victor jogou como defesa-central e precisava de um lateral-direito. Para mim, os médios-centro têm de estar preparados para qualquer posição. Por exemplo, na última época, Aursnes jogou como lateral-direito, lateral-esquerdo... Nos treinos, por vezes, procuro colocar este tipo de jogadores em outras posições, pois, por vezes, nos jogos têm de desempenhar outras posições. É sempre bom para os jogadores serem flexíveis, verem o jogo de diferentes perspetivas, especialmente os jogadores mais jovens, que podem ver neste facto uma oportunidade de se desenvolverem. O João Neves é um médio-cento, médio-ofensivo e não um lateral-direito, isso é claro para mim.


"Estamos completamente focados na preparação para o começo da temporada e, depois, em cada competição, procuraremos dar o nosso melhor. Foi o que fizemos na época passada"

Quão importante é, para si, ter David Neres disponível para jogar na Supertaça?

Estou muito contente por tê-lo disponível para a Supertaça, porque precisamos de todos os jogadores, de todas as opções para este jogo e para os outros jogos. Esse é sempre o nosso objetivo, ter todos os jogadores disponíveis.

O regresso de João Félix tem sido muito discutido nesta pré-temporada. Gostaria de o ter na sua equipa?

Talvez esteja a ser discutido nos media! Não tenho influência nessa discussão. Para ser honesto, estas histórias, para mim, não são muito realistas. Se um jogador deixa o Benfica por 120 milhões de euros, um jovem jogador, e ele regressa ao Clube após dois ou três anos... como é possível? Claro que João Félix é um jogador fantástico! Nos últimos anos o seu desenvolvimento não foi como o esperado, porque tem potencial para ser um jogador de topo. Não sei qual é o problema, mas neste momento não é um assunto para mim.




This post first appeared on Benfica Glorioso, please read the originial post: here

Share the post

Roger Schmidt: "Estou muito satisfeito com a nossa equipa"

×

Subscribe to Benfica Glorioso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×