Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Aniversário da estreia absoluta


 

"Veio primeiro a ideia do jogo, pelo prazer de jogar. A ideia do Clube seguiu-se ao prazer do triunfo. Houve desde logo a certeza de que pela união nos podíamos tornar mais fortes" – as palavras são de Cosme Damião, numa entrevista publicada em 1945, oferecendo uma explicação sobre o surgimento do Benfica.

Considerado o "pai do benfiquismo", Cosme Damião foi um dos 24 fundadores do Sport Lisboa (passados quatro anos… e Benfica) em 28 de fevereiro de 1904 e o responsável por anotar a lista dos participantes no encontro em Belém, na Farmácia Franco, que resultou na fundação do Clube. A reunião foi precedida por um almoço no Café do Gonçalves (do outro lado da rua) após "o primeiro treino de foot-ball"(assim é descrito no documento) nuns terrenos próximos (onde hoje se situa o Centro Cultural de Belém).

Da afirmação supracitada, subentende-se que o ato fundacional do Clube já havia sido decidido e agendado para aquele dia. "Primeiro treino de foot-ball", almoço de confraternização e encontro formal na Farmácia, tomando-se as primeiras decisões, incluindo a designação a adotar e a nomeação dos dirigentes.

Cosme Damião, na mesma entrevista, detalha o processo: "Fizemos assim um misto entre a Associação do Bem [formada por alunos e ex-alunos casapianos] e o Lisbonense [também conhecido por Belém Football Club – dos irmãos Rosa Rodrigues, os 'Catataus']. Julgo que perdemos o primeiro desafio, por 0-1. Mas ganhámos o segundo, por 1-0. Os dois desafios foram disputados nas Salésias, talvez, em dezembro de 1903. Houve festa rija numa cervejaria em frente da Farmácia Franco para celebrar a vitória. E partiu da referida festa a ideia de nos reunirmos em clube."

Desde os seus primórdios que o Benfica Foi Norteado Pelo espírito de vitória. Assim o indicia a realização de 29 treinos até à partida de estreia. Foram 10 meses de preparação para o pontapé de saída a 1 de janeiro de 1905, pelo meio-dia, no Campo das Salésias, ante o GS Campo de Ourique.

Ainda sem águia ao peito, mas já com camisolas vermelhas e calções brancos (as meias foram pretas), o onze pioneiro obteve um triunfo, por 1-0. Presume-se que a equipa terá jogado num muito comum à época 2-3-5, com Pedro Guedes na baliza, José da Cruz Viegas (tido como o mentor das cores do equipamento) e Emílio Carvalho na retaguarda de Fortunato LevyCésar de Melo e António Couto (um dos autores da estátua do Marquês de Pombal, em Lisboa); na linha avançada, quatro fundadores – António Rosa RodriguesRaul EmpisCarlos França e José Rosa Rodrigues (o primeiro presidente) –, mais Silvestre Silva, o autor do golo solitário.


Desde os seus primórdios que o Benfica Foi Norteado pelo espírito de vitória

O "Jornal da Noite" deu conta das incidências da partida: "Efetuou-se ontem (dia 1), no Campo das Salésias, o match de futebol que anunciámos, entre o Grupo de Campo de Ourique e o Grupo de Lisboa: ganhou o Grupo de Lisboa, que marcou um goal soberbo. Houve fases interessantíssimas, que conservaram as inúmeras pessoas que assistiam ao desafio em constante ansiedade, pois que, jogando os dois grupos com denodo, ninguém saberia a quem caberia o triunfo. Belo desafio, na verdade, que mais uma vez confirmou os créditos já firmados dos jogadores dos dois grupos."

O Sport Lisboa estreou-se, sabemos hoje, "à Benfica". Ganhar foi o mote para um Clube que se quer sempre ganhador!

Artigo publicado no jornal O Benfica




This post first appeared on Benfica Glorioso, please read the originial post: here

Share the post

Aniversário da estreia absoluta

×

Subscribe to Benfica Glorioso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×