Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

BENFICA-SPORTING: OS CAÇADORES DE LEÕES NO SÉCULO XXI

Em tempos idos, Eusébio era o maior terror dos defesas do Sporting. Mais recentemente, Cardozo, avançado estrangeiro com mais Golos pelo Benfica, foi o nome mais temido.

Antes de mais um grande dérbi – o 84.º para o campeonato na casa da águia –, o Site Oficial recorda os principais caçadores de leões no Século XXI em jogos no Estádio da Luz.

O caminho começou a ser percorrido por Pierre van Hooijdonk, que, aos 41’, de grande penalidade marcou o primeiro de três golos com que o Benfica, liderado à altura por José Mourinho, brindou o Sporting em 2000/01, ainda na velha Catedral. Desde aí vários nomes se juntaram à lista, uns com mais protagonismo do que outros, mas todos, sem exceção, fazem parte dos dérbis deste Século nos jogos em casa do Benfica.
Até à chegada do avançado paraguaio, em 2007/08, Simão era quem mais ordenava. Entre 2001 e 2006, o antigo capitão das águias marcou em três ocasiões, sendo que também o fez em Alvalade nesse período. O primeiro tento de Cardozo aos verde e brancos, na Luz, aconteceu em 2009/10. No caminho para o título, à 26.ª jornada – a quatro do fim –, o Benfica deu um passo de gigante ao vencer o dérbi, por 2-0. O jogo ficou resolvido na segunda parte, com os remates certeiros do Tacuara e de Aimar.

Entretanto já se havia percebido a predileção do antigo camisola 7 para marcar ao principal rival, pois faturara três golos em dérbis realizados no outro lado da 2.ª Circular. Na Luz ou em Alvalade, Cardozo acabou por fazer o gosto ao pé em 13 ocasiões, duas vezes com hat-trick.


Em 2010/11, Cardozo voltou a cravar o seu nome no dérbi. Em três realizados nessa temporada, marcou nos dois na Luz, num deles com um bis. Voltou aos golos frente ao Sporting na Catedral em grande estilo. Em jogo da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, em 2013/14, Benfica e Sporting mediram forças num jogo com muitos golos e prolongamento. Cardozo, com um hat-trick na primeira parte, deixou a Luz em êxtase, mas as águias consentiriam a recuperação do oponente e só venceriam no prolongamento, através de um golpe de Luisão.

CAPITÃO GOLEADOR COM O RIVAL

No atual plantel do Benfica ninguém melhor do que Luisão conhece as emoções e vibrações do grande dérbi lisboeta. No total são 27 partidas frente ao Sporting e quatro golos, três deles na Luz.

Há golos mais memoráveis do que outros, mas há um que ficará para sempre na história do Benfica e do novo Estádio da Luz. Na época 2004/05, a uma jornada do fim, águias e leões lutavam taco a taco pela conquista do título. O Benfica precisava de vencer e aos 83’ o árbitro Paulo Paraty assinalou livre para os da casa. Petit enviou a bola para a área e Luisão, mais alto do que os demais, teve cabeça para o título. Alegria total nas bancadas. O Benfica ficava com as portas escancaradas para voltar a festejar 11 anos depois. Na semana seguinte, no Bessa, confirmou-o.
O capitão marcou, ainda, o tento decisivo naquele jogo da Taça de Portugal de 2013/14, mas ninguém esquece o de 2004/05.
Ainda às ordens de Rui Vitória, menção honrosa para Salvio. O argentino já marcou em duas ocasiões em dérbis na Luz, a última das quais no da temporada transata.
MARCADORES DO BENFICA EM DÉRBIS COM O SPORTING NA LUZ NO SÉCULO XXI
NomeNúmero de golos
Cardozo7
Luisão3
Simão3
Salvio2
João Tomás2
Geovanni2
Javi García2
Gaitán2
Van Hooijdonk1
Zahovic1
Sokota1
Miccoli1
Reyes1
Sidnei1
Aimar1
Lima1
Enzo Pérez1
Raúl Jiménez1


This post first appeared on Benfica Glorioso, please read the originial post: here

Share the post

BENFICA-SPORTING: OS CAÇADORES DE LEÕES NO SÉCULO XXI

×

Subscribe to Benfica Glorioso

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×