Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Jogos Olímpicos 2020 – novas modalidades, novos horizontes

O Comité Olímpico Internacional (COI) aprovou cinco novas modalidades para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, com as entradas de Surf, escalada, karaté, skate e basebol/softbol. Com a adição destas novas modalidades, esta edição dos Jogos Olímpicos é a maior de sempre. O número de desportos em disputa no Japão sobre para 33, através de um voto unânime dos 85 membros do COI, reunidos no Rio de Janeiro aquando da disputa dos Jogos Olímpicos de 2016.

Para agradar ao povo japonês, o COI decidiu-se pela inclusão do basebol, desporto-rei neste país, e do karaté. A escolha do surf, skate e escalada teve uma motivação diferente: chegar aos adeptos mais jovens. Segundo o COI, estas novas cinco modalidades representam “uma combinação de desportos bem estabelecidos e emergentes, com uma enorme popularidade no Japão e noutros países” e com “uma forte capacidade de atração entre os jovens”.

A inclusão do surf como modalidade olímpica é um ponto de viragem para este desporto. A maior esperança é que esta visibilidade possa traduzir-se em mais apoios para o surf e a segunda é o aumento da probabilidade de atletas portugueses se tornarem medalhados olímpicos.

Vasco Ribeiro, campeão mundial de juniores em 2014, tem fortes esperanças de marcar presença nos Jogos Olímpicos de 2020, de tal maneira que já está a planear a sua preparação em função da nova modalidade olímpica. “Além do objetivo de entrar no World Tour, os Jogos 2020 passam agora a ser o meu segundo objetivo a curto prazo”.

A notícia da inclusão do surf nos próximos Jogos Olímpicos deixou o jovem atleta entusiasmado. “Fiquei super motivado. Desde muito pequeno que represento a seleção nacional de surf e o ambiente é sempre incrível. Ter oportunidade de representar o meu país ao mais alto nível é uma grande honra e um privilégio”, confessa em entrevista ao Diário de Notícias. “Um plano olímpico a 4 anos irá trazer melhores condições aos surfistas a nível de treino e também trará maior notoriedade à modalidade”.

Esta notícia também trouxe festejos do outro lado do oceano. O Brasil tem se afirmado na última década como uma das grandes potências do surf e sonha com a medalha de ouro em 2020. Gabriel Medina foi o primeiro brasileiro campeão mundial de surf em 2014 e é uma das grandes promessas e sério candidato à medalha de ouro. Medina está habituado a lidar com a pressão e com os jogos mentais dos seus adversários, tanto dentro como fora de água. Mas apesar de ser um atleta de alta competição, não deixa de se divertir com os seus amigos sempre que pode. Grande amigo de Neymar, Medina não perde a oportunidade de partilhar os seus gostos com quem o rodeia. Para além de dar umas dicas a Neymar sobre como se manter em cima de uma prancha, ambos partilham o gosto pela competição nas mesas de jogo. Medina após se ter celebrado campeão mundial de surf, aproveitou para relaxar e jogar uma partida de poker com os amigos e Neymar foi nomeado embaixador da Team PokerStars em 2015.



This post first appeared on Bodyboard.PT – Se é Bodyboard Está Aqui!, please read the originial post: here

Share the post

Jogos Olímpicos 2020 – novas modalidades, novos horizontes

×

Subscribe to Bodyboard.pt – Se é Bodyboard Está Aqui!

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×