Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Carreira de Jorginho em Números

Quando cita-se um dos melhores meias do futebol da atualidade, o nome de Jorginho que atualmente joga pelo Chelsea da Inglaterra e que também atua pela Seleção Italiana, deve ser levado em conta.

Jorge Luiz Frello Filho nasceu em 20/12/1991 em Imbituba, estado de Santa Catarina, Brasil. Antes de jogar pelo Chelsea, Jorginho teve passagens por 3 clubes do futebol italiano e também é importante mencionar que ele optou por se naturalizar italiano. Porém, o que mais se sabe sobre Jorginho? Por quais clubes já jogou? Quais feitos atingiu ao longo de sua carreira?

Juvenil

Filho de Maria Tereza (uma ex-jogadora de futebol amador) e de um pai muito rígido. Curiosamente, antes do nascimento de Jorginho, sua mãe prometeu que a si mesma que, se desse à luz a um menino, faria de tudo para que ele se tornasse um jogador de futebol profissional. Essas palavras saíram de dor e amargura por Maria, que teve uma carreira futebolística de nível amador. Posteriormente, ela deu à luz a um menino.

Jorginho passou sua infância na cidade de Imbituba, cidade costeira do sul do Brasil. Quando Jorge tinha apenas 6 anos de idade, viu seus pais se divorciarem após uma série de problemas conjugais. Após a separação, o pai de Jorginho deixou ele e a mãe e não os amparou e mesmo passando por tantas dificuldades, o pouco que Maria Tereza ganhava de salário, ele comprava chuteiras e bola de futebol para o filho.

Neste mesmo ano (1997), Jorginho e a mãe se mudaram para o norte da Itália. Por ser descendente de italiano por meio de seu tataravô paterno – Giacomo Frello – e de seu avô que é um brasileiro que possuía a cidadania deste país, Jorginho conseguiu obter a cidadania italiana. Nessa época, Jorginho deu seus primeiros passos na creche de Gialloblù, onde passou a jogar pelo Scaligera Berretti.

Ainda hoje, Jorge atribui a mãe o amor que tem pelo futebol: “não havia brinquedos ou jogos quando eu era mais novo. O vazio causado pela ausência do meu pai terminou quando eu comecei a jogar futebol.” É importante mencionar que para sobreviver num outro país, Maria Tereza começou a trabalhar como faxineira e como já foi dito acima, ela fez o possível e o impossível para fazer com que o filho chegasse onde ele chegou.

O dia esperado finalmente chegou quando um grupo de empresários decidiu criar um projeto de futebol que visava promover o futebol juvenil no norte da Itália. Os empresários investiram na construção de uma escolinha de futebol que se localizava a 180 km da casa onde Jorge e sua mãe moravam lá na Itália, mas ainda assim foi convencido por sua mãe para se inscrever nesse projeto para que ele tivesse uma chance na Europa.

Depois de se inscrever nesse projeto, Jorginho deu seus primeiros passos no futebol. Posteriormente, aos 13 anos de idade, recebeu seu primeiro salário e 2 anos depois, em 2007, foi contratado para jogar pela categoria de base do Hellas Verona.

A Carreira de Jorginho em Números

Hellas Verona

Categorias de Base

Depois de ingressar nas categorias de base do Hellas Verona, Jorginho passou por 2 anos atuando na base do clube e no dia 8 de outubro de 2009, fez sua estreia oficial atuando pelo Hellas Verona B na Coppa Italia Legra Pro – um torneio de mata-mata que envolve clubes da 3ª divisão do futebol italiano – em um jogo no qual a equipe de Verona venceu o Sambonifacese por 2-1, quando substituiu Colombo aos 40 minutos da segunda etapa. Posteriormente, o time de Verona emprestou Jorginho para o Sassuolo antes do final da Temporada 2009-10.

Em 3 partidas com a camisa do Sassuolo – partidas válidas pelo Torneo di Viareggio, uma competição para times sub-19 da Itália – Jorginho não marcou nenhum tento e também não proveu assistências.

Sambonifacese

2010-11

Após o fim do empréstimo ao Sassuolo, Jorginho foi emprestado ao Sambonifacese, equipe que disputava a 3ª divisão do futebol italiano nessa época.

Ao término dessa temporada, Jorginho disputou 33 partidas e marcou 1 tento. Quanto ao Sambonifacese, terminou em 12º lugar no grupo A da Serie C e com isso, o Sambonifacese teve de amargar mais uma temporada na 3ª divisão.

  • Números de Jorginho na sua 1ª e única Temporada na Sambonifacese
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2010-11
33 *1 ? ? ? ?

Pd – Partidas disputadas, Gm – Gols marcados, A – Assistências, CA – Cartões amarelos, CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

* Gol marcado na Serie C

Hellas Verona

2011-12

Após o fim do empréstimo ao Sambonifacese, Jorginho se reapresentou ao Hellas Verona e passou a integrar o time principal do clube.

Em 4 de setembro de 2011, em jogo da 3ª rodada da Serie B (2ª divisão do Campeonato Italiano), Andrea Mandorlini – técnico do Hellas Verona nessa época – promoveu a estreia do jogador ítalo-brasileiro quando o colocou em campo aos 31 minutos da segunda etapa no lugar de Gennaro Esposito. Na estreia de Jorginho pelo Hellas Verona, vitória por 1-0 sobre o Sassuolo.

Em 01/10/2011, em jogo da 7ª rodada da Serie B, Jorginho fez a sua estreia entre os titulares e no seu primeiro jogo como titular, empate em 1-1 com o Gubbio no Stadio Marcantonio Bentegodi (estádio do Hellas Verona).

Pela 16ª rodada da 2ª divisão do Campeonato Italiano, em 19/11/2011, o camisa 19 do Hellas Verona – Jorginho – marcou seu primeiro tento pelo clube na vitória por 3-1 sobre o Empoli. Além do gol, também contribuiu com assistência para o tento marcado por Emil Hallfreðsson.

Em 03/12/2011, em jogo da 18ª rodada da Serie B, Jorginho marcou seu 2º e último tento nessa temporada na vitória por 2-0 sobre o Livorno.

Com o 4º lugar na Serie B 2011-12, o Hellas Verona não foi promovido para a Serie A (1ª divisão do Campeonato Italiano), mas ganhou o direito de disputar o play-off de promoção. No entanto, perdeu o primeiro jogo por 2-0 para o Varese e com um empate em 1-1 no Marcantonio Bentegodi, o time perdeu a última chance que teve de subir de divisão.

  • Números de Jorginho na sua 1ª Temporada no Hellas Verona
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2011-12
33 *2 3 3 0 2591

* Gols marcados na Serie B

2012-13

Em 24 de agosto de 2012, na estreia dos Mastini – Hellas Verona – nessa edição da Serie B, empate em 1-1 com o Modena fora de casa. Vale destacar que Jorginho jogou os 90 minutos desse jogo.

Pela 17ª rodada da 2ª divisão do Campeonato Italiano em 01/12/2012, o camisa 19 do Verona recebeu seu primeiro cartão vermelho da carreira no revés por 2-0 ante o Brescia.

Em 30/12/2012, em jogo da 22ª rodada da Serie B, Jorginho marcou seu primeiro tento nessa temporada na vitória por 3-1 sobre o Modena no Marcantonio Bentegodi.

Jorginho recebendo instruções do técnico Andrea Mandorlini

Em 22 de abril de 2013, em jogo da 38ª rodada da Serie B, o meia ítalo-brasileiro marcou seu 2º e último tento nessa temporada no triunfo por 4-2 sobre o Brescia no Marcantonio Bentegodi. Na rodada seguinte, deu o passe para o gol de Raphael Martinho na goleada por 5-0 sobre o Ascoli em pleno Cino e Lillo del Duca (estádio do Ascoli).

Em partida válida pela penúltima rodada (41ª) dessa edição da Serie B, em 11/05/2013, o camisa 19 do Verona contribuiu com assistência para 1 dos 2 gols marcados por Daniele Cacia na vitória por 3-0 sobre a Juve Stabia.

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa dos “Mastini”, Jorginho disputou 44 partidas, fez 2 gols e proveu duas assistências. Quanto ao Hellas Verona, terminou em 2º lugar na 2ª Divisão do Campeonato Italiano – o que rendeu ao clube uma promoção à Serie A 2013-14 – e foi eliminado nas oitavas de final da Copa da Itália.

  • Números de Jorginho na sua 2ª Temporada no Hellas Verona
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2012-13
44 *2 2 4 1 3878

* Gols marcados na Serie B

2013-14

Em 24 de agosto de 2013, na estreia do Hellas Verona na Serie A, Jorginho jogou os 90 minutos de um jogo no qual seu time venceu o Milan no Marcantonio Bentegodi pelo placar de 2-1.

Em 25/09/2013, em jogo da 5ª rodada da Serie A, o camisa 19 dos “Mastini” marcou seu primeiro tento, de pênalti, nessa temporada no empate em 2-2 com o Torino fora de casa. Posteriormente, nas 3 rodadas seguintes do Campeonato Italiano, Jorginho marcou 4 tentos; 1 gol na vitória por 2-1 sobre o Livorno, 1 gol na goleada por 4-1 sobre o Bologna e 2 tentos no triunfo por 3-2 sobre o Parma.

Pela 15ª rodada do Campeonato Italiano em 08/12/2013, Jorginho marcou de pênalti o gol que fechou o placar da partida; vitórias do Verona por 2-1 sobre a Atalanta no Marcantonio Bentegodi. Este foi o último gol marcado pelo jogador ítalo-brasileiro com a camisa do Hellas Verona.

Em 12 de janeiro de 2014, em jogo da 19ª rodada da Serie A, o meia ítalo-brasileiro fez seu último jogo com a camisa do Hellas Verona no revés por 3-0 para o Napoli em pleno Marcantonio Bentegodi. Por coincidência, Jorginho deixou o Verona para acertar justamente com o time que derrotou o Hellas Verona na sua despedida do clube, o Società Sportiva Calcio Napoli.

No total, na sua 3ª e última temporada com a camisa do Hellas Verona, Jorginho marcou 7 tentos e proveu 3 assistências, sendo que 5 dos 7 gols marcados foram de pênalti.

  • Números de Jorginho na sua 3ª e última Temporada no Hellas Verona
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2013-14
19 *7 3 3 0 1700

* Gols marcados na Serie B

  • O vídeo abaixo mostra alguns dos melhores momentos de Jorginho com a camisa do Hellas Verona
  • Este vídeo foi publicado no YouTube há cerca de 7 anos atrás por Arfix

Napoli

2013-14

Em 18 de janeiro de 2014, Jorginho se juntou ao Napoli em um acordo de co-propriedade – empréstimo com obrigação de compra – com o Verona por 4 temporadas e meia.

Em 25/01/2014, em jogo da 21ª rodada da Serie A, Rafa Benítez – técnico do Napoli nessa época – promoveu a estreia de Jorginho quando o colocou em campo aos 11 minutos da segunda etapa no lugar de Blerim Džemaili e na sua estreia pelo novo clube, empate em 1-1 com o Chievo no San Paolo (antigo nome do estádio do Napoli). Quatro dias depois, em confronto válido pelas quartas de final da Copa da Itália, Jorginho iniciou entre os titulares e na sua estreia como titular, vitória por 1-0 sobre a Lazio.

Em 08/02/2014, em jogo da 23ª rodada da Serie A, o novo camisa 8 do Napoli – Jorginho – iniciou como titular e proveu assistência para o gol de Gökhan Inler no triunfo por 3-1 sobre o Milan no San Paolo. Quatro dias depois, pelo segundo confronto da semifinal da Copa da Itália, o meia ítalo-brasileiro marcou seu único tento nessa temporada na vitória por 3-0 sobre a Roma. Apesar de ter perdido o jogo de ida da semifinal por 3-2, com a vantagem de 5-2 no placar agregado, os “Gli Azzurri” – Napoli – avançaram para a final dessa edição da Copa da Itália.

Na final da Copa da Itália em 03/05/2014, Jorginho os 90 minutos de uma partida na qual o Napoli venceu a Fiorentina por 3-1 e com isso, pela 9ª vez na sua história, o clube napolitano se sagrava campeão desse torneio.

Em suma, na sua 1ª temporada com a camisa do clube napolitano, Jorginho disputou 19 partidas, fez 1 gol e proveu uma assistência. Quanto ao Napoli, além de ter sido campeão da Copa da Itália, terminou em 3º lugar no Campeonato Italiano e foi eliminado nas oitavas de final da UEFA Europa League.

  • Números de Jorginho na sua 1ª Temporada no Napoli
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2013-14
19 *1 1 5 0 1475

* Gol marcado na Copa da Itália

2014-15

Em 19 de agosto de 2014, no primeiro confronto da última fase pré-eliminatória da UEFA Champions League (Liga dos Campeões) contra o Athletic Bilbao da Espanha, Jorginho jogou os 90 minutos do empate em 1-1 com o time espanhol no San Paolo. Na semana seguinte, o Athletic Bilbao venceu o time italiano por 3-1 e ficou com a vaga para a fase de grupos da UEFA Champions League 2014-15.

No decorrer desta temporada, Jorginho passa por dificuldades para se firmar no time titular do Napoli e nessa época, estava disputando posição com Walter Gargano e com David López. Porém, aproveitando os vários compromissos do Napoli entre a Serie A, Copa da Itália e Europa League, ele volta a ter mais oportunidades entre os titulares do clube napolitano, mas nem sempre com boas atuações.

Em 22/12/2014, na decisão da Supercopa da Itália em Doha, no Catar, Jorginho entrou em campo no lugar de Jonathan de Guzmán logo após o intervalo do primeiro tempo da prorrogação e jogou o restante do empate em 2-2 com a Juventus. Com a persistência do empate, houve disputa por pênaltis e o meia ítalo-brasileiro abriu a sequência de pênaltis do Napoli tendo a sua penalidade defendida por Gianluigi Buffon, mas ainda assim o Napoli venceu a disputa por pênaltis por 6-5 e se sagrou campeão da Supercopa da Itália 2014.

No dia 22 de janeiro de 2015, em confronto válido pelas oitavas de final da Copa da Itália, o camisa 8 dos “Gli Azzurri” marcou seu primeiro e único tento nessa temporada, de pênalti, no empate em 1-1 com a Udinese no tempo regulamentar. Na prorrogação, as duas equipes empataram em 2-2 e consequentemente, houve disputa por pênaltis onde Jorginho foi o segundo cobrador do time depois de Jonathan de Guzmán e assim como seu companheiro de equipe, converteu sua penalidade e depois que o jogador da equipe adversária teve sua penalidade defendida, Gonzalo Higuaín encerrou a série de cobranças marcando o seu e com isso, o Napoli levou a melhor e venceu essa disputa por 5-4.

Em 25/06/2015, o Napoli pagou a outra metade pelo passe do meia ítalo-brasileiro – 3,5 milhões de euros (cerca de 21,8 milhões de reais) – para o Hellas Verona e sendo assim, Jorginho se tornou um jogador inteiramente “Azzurri”.O custo global da operação de aquisição do passe do meia é, portanto, de cerca de 8,5 milhões de euros (em torno de 53,1 milhões de reais).

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa do clube napolitano, Jorginho marcou 1 gol em 33 partidas disputadas. Quanto ao Napoli, foi campeão da Supercopa da Itália, terminou em 5º lugar no Campeonato Italiano e chegou às semifinais da UEFA Europa League e da Copa da Itália.

  • Números de Jorginho na sua 2ª Temporada no Napoli
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2014-15
33 *1 0 8 0 2107

* Gol marcado na Copa da Itália

2015-16

Após o término da temporada 2014-15, Rafa Benítez deixou o comando do Napoli para treinar o Real Madrid da Espanha e com isso, o clube napolitano resolveu apostar suas fichas em Maurizio Sarri.

Com a chegada de um novo técnico que pediu a contratação de Mirko Valdifiori, Jorginho iniciou essa temporada no banco de reservas, mas depois de alguns jogos, o treinador deu mais oportunidades para o meia ítalo-brasileiro e daí em diante, ele não saiu mais do time.

Na estreia do Napoli na fase de grupos da Europa League em 17 de setembro de 2015, o camisa 8 proveu assistências para 1 dos 2 gols de José Callejón e também para 1 dos 2 gols de Dries Mertens na goleada por 5-0 sobre o Club Brugges da Bélgica.

Em 08/11/2015, em jogo da 12ª rodada da Serie A, Jorginho deu o passe para Higuaín marcar o único gol da vitória do Napoli sobre a Udinese no San Paolo.

Pela 17ª rodada do Campeonato Italiano em 20/12/2015, o meia ítalo brasileiro deu o passe para 1 dos 2 gols de Gonzalo Higuaín no triunfo por 3-1 sobre a Atalanta no Gewiss Stadium. Apesar da boa atuação, Jorginho foi expulso nessa partida. Três dias após o jogo contra a Atalanta, Jorginho renovou seu contrato com a equipe napolitana até junho de 2020.

Depois de cumprir suspensão, em 10 de janeiro de 2016, em jogo da 19ª rodada da Serie A, o camisa 8 dos “Gli Azzurri” proveu assistência para o gol de Raúl Albiol na goleada por 5-1 sobre o Frosinone em pleno Comunale Matusa (estádio do Frosinone).

Em 05/03/2016, em jogo da 28ª rodada da Serie A, o meia ítalo-brasileiro proveu assistência para o tento marcado por Vlad Chiricheș na vitória por 3-1 sobre o Chievo no San Paolo. Esta foi a última assistência do jogador que se naturalizou italiano nessa temporada.

A afirmação definitiva do meio-campista ítalo-brasileiro nos escalões mais altos do futebol europeu também coincide com uma temporada recorde para o Napoli, que termina em 2º lugar no Campeonato Italiano atrás da Juventus e com a consequente classificação para a próxima Champions League (Liga dos Campeões). Além de ter sido vice-campeão nacional, o Napoli chegou às quartas de final da Copa da Itália e caiu na fase de 16 avos da UEFA Europa League.

  • Números de Jorginho na sua 3ª Temporada no Napoli
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2015-16
38 0 6 12 1 3043

2016-17

Na temporada 2016-17, Jorginho teve de disputar posição com a nova contratação do clube napolitano, o guineense Amadou Diawara. A chegada desse jogador criou muitas dificuldades para o meia ítalo-brasileiro e em algumas partidas, Sarri deu preferência para o meia guineense e como consequência, Jorginho entrava no segundo tempo das partidas, ou via os jogos do banco de reservas.

Depois de uma primeira metade da temporada onde não se destacou tanto, já na segunda metade dessa temporada, lutou pelo seu espaço entre os titulares e reconquistou este espaço e em 15 de janeiro de 2017, em jogo da 20ª rodada da Serie A, Jorginho proveu assistência para o gol do zagueiro Lorenzo Tonelli na vitória por 3-1 sobre o Pescara no San Paolo.

Em 12/03/2017, em jogo da 28ª rodada da Serie A, o camisa 8 dos “Gli Azzurri” deu o passe para 1 dos 2 gols de Lorenzo Insigne na vitória por 3-0 sobre o Crotone no San Paolo.

Pela 32ª rodada do Campeonato Italiano em 15/04/2017, o meia ítalo-brasileiro contribuiu com assistência para o gol de Mertens na vitória por 3-0 sobre a Udinese.

Em suma, em mais uma temporada com a camisa do clube napolitano, Jorginho proveu 3 assistências em 31 jogos disputados. Quanto ao Napoli, terminou em 3º lugar no Campeonato Italiano, chegou até a semifinal da Copa da Itália e caiu nas oitavas de final da UEFA Champions League.

  • Números de Jorginho na sua 4ª Temporada no Napoli
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2016-17
31 0 3 4 0 2477

2017-18

Em 16 de agosto de 2017, no primeiro confronto da última fase pré-eliminatória da Champions League contra o Nice da França, Jorginho marcou de pênalti o gol que fechou o placar do jogo; vitória do Napoli por 2-0 sobre o time francês no San Paolo. Na semana seguinte, a equipe napolitana venceu o Nice pelo mesmo placar que o primeiro confronto e com isso, se garantiu na fase de grupos da UEFA Champions League 2017-18.

Em 20/09/2017, em jogo da 5ª rodada da Serie A, o camisa 8 do clube napolitano marcou seu 2º tento nessa temporada, mais um gol de pênalti, na goleada por 4-1 sobre a Lazio no Olimpico di Roma.

Em partida válida pela 4ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões em 01/11/2017, o meia ítalo-brasileiro marcou seu 3º tento nessa temporada na derrota por 4-2 para o Manchester City da Inglaterra em pleno San Paolo.

Em 26/11/2017, em jogo da 14ª rodada da Serie A, Jorginho teve seu pênalti defendido por Simone Scuffet, mas 2 minutos depois, o Napoli teve mais um pênalti marcado a seu favor e desta vez, o camisa 8 não desperdiçou e com isso, vitória dos “Gli Azzurri” por 1-0 sobre a Udinese fora de casa.

Em 20 de maio de maio de 2018, em partida válida pela última rodada (38ª) dessa edição do Campeonato Italiano, Jorginho se despediu do Napoli com uma vitória por 2-1 sobre o Crotone no San Paolo.

Em suma, na sua última temporada com a camisa do clube napolitano, Jorginho disputou 39 partidas, fez 4 gols e proveu 4 assistências. Quanto ao Napoli, foi vice-campeão do Campeonato Italiano, chegou as quartas de final da Copa da Itália, terminou em 3º lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões e com isso, herdou vaga automática na fase de mata-mata da UEFA Europa League, onde foi eliminado logo na fase de 16 avos.

  • Números de Jorginho na sua 5ª e última Temporada no Napoli
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2017-18
39 *4 4 5 0 3090

* 4 gols dos quais 2 foram pela Serie A, 1 pela UEFA Champions League e 1 na fase pré-eliminatória da UEFA Champions League

Títulos que conquistou pelo Napoli
  • Copa da Itália: 2013-14
  • Supercopa da Itália: 2014
  • O vídeo abaixo mostra alguns dos melhores momentos de Jorginho com a camisa do Napoli
  • Este vídeo foi publicado no YouTube há cerca de 2 anos atrás por Only CFC1905

Chelsea

2018-19

Jorginho sendo apresentado como novo reforço do Chelsea

Em 14 de julho de 2018, Jorginho assinou com o Chelsea da Inglaterra por 5 temporadas e coincidentemente, o clube londrino – Chelsea – anunciou Maurizio Sarri como novo treinador do time no mesmo dia. Estima-se que o meia ítalo-brasileiro foi contratado por 50 milhões de libras (cerca de 344,6 milhões de reais), mas vale ressaltar que se o meia ex-Napoli atingisse algumas metas estipuladas no contrato, o valor dessa negociação poderia chegar a £57 milhões (algo em torno de R$392,9 milhões). Além disso, foi atribuído a Jorginho a camisa de número 5. De acordo com o presidente do Napoli, Aurelio De Laurentiis, ele estava perto de ingressar no Manchester City até que Sarri, técnico com o qual trabalhou no Napoli, indicou a contratação do meia ítalo-brasileiro ao clube londrino.

Em 05/08/2018, Jorginho fez sua estreia pelo novo clube logo numa partida que valia título – FA Community Shield (Supercopa da Inglaterra) -, porém o Manchester City venceu os Blues – Chelsea – por 2-0 no estádio do Wembley, em Londres. Durante o jogo, o novo camisa 5 dos Blues foi vaiado pelos torcedores do City.

Na estreia do Chelsea nessa edição da Premier League (Campeonato Inglês), em 11 de agosto de 2018, Jorginho iniciou entre os titulares e de pênalti, fez o segundo gol da vitória por 3-0 sobre o Huddersfield Town.

Em 26/08/2018, em jogo da 3ª rodada da Premier League, ao qual o Chelsea venceu o Newcastle por 2-1, o novo camisa 5 dos Blues completou 158 passes, que foi um novo recorde de passes de maior sucesso por um jogador do Chelsea em uma única partida na Premier League, e o segundo no geral, ficando atrás apenas dos 167 passes completados por İlkay Gündoğan pelo Manchester City contra o Chelsea na temporada anterior.

Posteriormente, Jorginho quebrou o recorde de tentativas de passes em partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Inglês em 23/09/2018, partida na qual os Blues e o West Ham empataram em 0-0. Ao tentar 180 passes durante o jogo, o meia ítalo-brasileiro quebrou o recorde de 173 tentativas de passes novamente estabelecido por Gündoğan no jogo entre Manchester City e Chelsea no ano anterior.

Em 24 de fevereiro de 2019, após um empate em 0-0 com o Manchester City no tempo regulamentar e na prorrogação na final da Copa da Liga Inglesa, houve disputa por pênaltis e Jorginho foi o responsável por ser o primeiro cobrador do Chelsea, contudo teve seu pênalti defendido por Ederson e para piorar as coisas, David Luiz também não converteu sua penalidade e com isso, o City levou a melhor e venceu a disputa por pênaltis por 4-3 e se sagrou campeão dessa edição da Copa da Liga Inglesa.

Pela 29ª rodada do Campeonato Inglês em 03/03/2019, o camisa 5 dos Blues marcou seu 2º e último tento nessa temporada e com isso, vitória por 2-1 sobre o Fulham.

Em 29/05/2019, Jorginho jogou os 90 minutos da final da UEFA Europa League contra o Arsenal e este foi o primeiro título do meia ítalo-brasileiro pelo novo clube. A trajetória do Chelsea rumo a conquista do título da UEFA Europa League 2018-19 foi assim> após o sorteio dos grupos, definiu-se que os Blues seriam um dos integrantes do grupo L, juntamente com o BATE Borisov de Belarus, Féhérvár da Hungria e o PAOK da Grécia. Com um total de 16 pontos somados em 6 rodadas – 5 vitórias e 1 empate -, o clube londrino terminou na liderança deste grupo e sendo assim, se classificou para a fase de mata-mata da Europa League.

Na fase de 16 avos, o Chelsea enfrentou o Malmö da Suécia e com triunfos por 2-1 e 3-0 respectivamente, se classificou para a fase seguinte.

Nas oitavas de final, os Blues enfrentaram o Dínamo de Kiev da Ucrânia e não encontraram dificuldades e passaram pela equipe ucraniana com vitórias por 3-0 e 5-0 respectivamente.

Nas quartas de final, o clube londrino enfrentou o Slavia Praga da República Checa e depois de vencer a equipe checa por 1-0 fora de casa, venceu por 4-3 no Stamford Bridge (estádio dos Blues) e com isso, seguiu adiante na competição.

Na semifinal, o Chelsea enfrentou o Eintracht Frankfurt da Alemanha e após um empate em 1-1 fora de casa, as duas equipes empataram em 1-1 novamente no Stamford Bridge e com isso, houve disputa por pênaltis e depois que César Azpilicueta perdeu sua penalidade, Jorginho era o 3º batedor e foi o 2º a converter e em seguida, David Luiz e Eden Hazard converteram suas cobranças e Gonçalo Paciência, do time adversário, errou e com isso, o time londrino venceu a disputa por pênaltis por 4-3 e se classificou para a final dessa edição da Europa League.

Em 29/05/2019, o Estádio Olímpico de Baku, no Azerbaijão, foi o palco de uma final inglesa – Chelsea x Arsenal – e o camisa 5 dos Blues jogou os 90 minutos de uma partida na qual seu time venceu a equipe rival por 4-1 e com isso, o Chelsea se sagrou campeão deste torneio pela 2ª vez na sua história.

Jorginho posando para uma foto com o troféu da UEFA Europa League 2018-19

Em suma, na sua 1ª temporada na Inglaterra, Jorginho disputou 54 partidas e marcou 2 tentos. Quanto ao Chelsea, além de ter sido campeão da UEFA Europa League, foi vice-campeão da Supercopa da Inglaterra e da Copa da Liga Inglesa, terminou em 3º lugar no Campeonato Inglês e foi eliminado nas oitavas de final da Copa da Inglaterra.

  • Números de Jorginho na sua 1ª Temporada no Chelsea
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2018-19
54 *2 0 10 0 4391

* Gols marcados na Premier League

2019-20

Após o término da temporada 2018-19, Maurizio Sarri aceitou a oferta para comandar a Juventus da Itália e com isso, deixou o comando do Chelsea e para o seu lugar, o clube londrino resolveu apostar suas fichas em um ex-jogador que foi um dos grandes ídolos do clube, Frank Lampard.

Em 14 de agosto de 2019, na decisão da Supercopa da UEFA contra o Liverpool, Jorginho marcou de pênalti o gol do empate em 2-2 com os Reds – Liverpool – na prorrogação e com a persistência do empate, houve disputa por pênaltis e mesmo com o meia ítalo-brasileiro convertendo sua penalidade, o Chelsea perdeu por 5-4 e com isso, teve de se contentar em ser o vice-campeão.

Em 28/09/2019, em jogo da 7ª rodada da Premier League, o camisa 5 dos Blues marcou de pênalti o primeiro gol do time no triunfo por 2-0 sobre o Brighton no Stamford Bridge.

Pela 4ª rodada da fase de grupos da Champions League contra o Ajax da Holanda, em 05/11/2019, o meia ítalo-brasileiro marcou seu primeiro doblete da carreira – ocorre quando um jogador faz 2 gols numa mesma partida – no empate em 4-4 com a equipe holandesa no Stamford Bridge.

Em 29/12/2019, em jogo da 20ª rodada da Premier League, Jorginho marcou seu 5º tento nessa temporada na vitória por 2-1 sobre o Arsenal fora de casa.

Em 21 de janeiro de 2020, em jogo da 24ª rodada da Premier League, o camisa 5 dos Blues marcou seu 7º e último tento nessa temporada no empate em 2-2 com os Gunners – Arsenal – no Stamford Bridge.

Esta temporada quase foi comprometida devido à pandemia de COVID-19 (Novo Coronavírus) que fez com que a Premier League e a maioria dos campeonatos ao redor do mundo fossem paralisados ainda na primeira quinzena do mês de março e após um hiato de 3 meses, o Campeonato Inglês, a Copa da Inglaterra e a Liga dos Campeões retornaram, mas destas 3 competições, somente na última é que os Blues não foram muito longe.

Em suma, na sua 2ª temporada na Inglaterra, Jorginho disputou 44 partidas, fez 7 gols e proveu duas assistências. Quanto ao Chelsea, terminou em 4º lugar no Campeonato Inglês, foi vice-campeão da Copa da Inglaterra e da Supercopa da UEFA e foi eliminado nas oitavas-de-finais da UEFA Champions League e da Copa da Liga Inglesa.

  • Números de Jorginho na sua 2ª Temporada no Chelsea
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2019-20
44 *7 2 13 0 3513

* 7 gols dos quais 4 foram pela Premier League, 2 pela UEFA Champions League e 1 pela Supercopa da UEFA

2020-21

Na estreia do Chelsea nessa edição da Premier League em 14 de setembro de 2020, Jorginho capitaneou o time pela primeira vez e na sua estreia como capitão, fez 1 gol e proveu assistência para o tento marcado por Reece James na vitória por 3-1 sobre o Brighton no AMEX Stadium. Na rodada seguinte da Premier League, em 20/09/2020, o camisa 5 dos Blues fez sua 100ª partida pelo clube londrino, porém não celebrou esta marca do jeito que queria, pois Alisson Becker defendeu sua cobrança de pênalti e para piorar, o Liverpool bateu o Chelsea por 2-0 em pleno Stamford Bridge.

Pela 4ª rodada do Campeonato Inglês em 03/10/2020, o meia ítalo-brasileiro marcou seu 2º doblete da carreira na goleada por 4-0 sobre o Crystal Palace no Stamford Bridge.

Em 28/10/2020, em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões contra o Krasnodar da Rússia, Jorginho teve mais uma penalidade defendida, mas desta vez não fez falta, pois os Blues venceram a equipe russa pelo placar de 4-0.

Pela última rodada da fase de grupos da Champions League em



This post first appeared on Futebol Stats, please read the originial post: here

Share the post

A Carreira de Jorginho em Números

×

Subscribe to Futebol Stats

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×