Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Carreira de Sergio Agüero em Números

Quando cita-se um dos melhores centroavantes argentinos da atualidade o nome de Sergio Agüero que atualmente joga pelo Manchester City da Inglaterra e também joga pela seleção da Argentina deve ser levado em conta.

Sergio Leonel Agüero Del Castillo nasceu em 02/06/1988 em Buenos Aires, capital da Argentina. Antes de jogar pelo Manchester City, o argentino teve passagens por mais 2 clubes e uma outra curiosidade é que assim como ele, Mauricio del Castillo e Gastón del Castillo – irmãos de Agüero – também são jogadores de futebol profissionais e atuam pelo Independiente da Argentina e pelo Cádiz da Espanha respectivamente. Porém, o que mais se sabe sobre Sergio Agüero? Por quais clubes ele atuou? Quais feitos ele atingiu na sua carreira até este momento?

Juvenil

Apesar de ter nascido em Buenos Aires, capital da Argentina, ainda muito cedo mudou-se para González Catán, em seguida mudou-se para Florencio Varela e por fim, Agüero e a família se estabeleceram em Quilmes, uma das cidades da região metropolitana de Buenos Aires. Ele é o segundo dos 7 filhos de uma família humilde, por cujo bem-estar econômico sua proeminente carreira significou uma grande ajuda. Foi no ambiente familiar onde ganhou o seu apelido -Kun -, deformação de Kum-Kum, personagem de desenho animado japonês do gosto do pequeno Sergio.

Kun Agüero deu os seus primeiros passos no futebol nos precários campos de duas equipes: Loma Alegre e Los Primos respectivamente. Aos 9 anos, Agüero passou a fazer parte das categorias de base de um time que é conhecido como “Rey de Copas” por ser o clube que mais vezes foi o campeão da Copa Libertadores da América, o Club Atlético Independiente.

A Carreira de Sergio Agüero em Números

Independiente

Categorias de Base

Como já foi dito acima, Kun Agüero chegou as categorias de base do Independiente aos 9 anos de idade e na equipe sub-9 do Independiente, mal chegou e já conquistou títulos.

Posteriormente, no ano de 2003, Agüero faria a sua estreia como profissional na última rodada do segundo turno do Campeonato Argentino.

2002-03

Em 5 de julho de 2003, em partida válida pela última rodada do Clausura 2003 – 2º turno do Campeonato Argentino -, Agüero estreou profissionalmente em um jogo em que o Independiente recebeu o San Lorenzo. Oscar Ruggeri, o técnico do “Rey de Copas” – Independiente – naquela época, optou pela entrada de Agüero na partida aos 24 minutos da segunda etapa no lugar de Emanuel Rivas.

Com 15 anos, 1 mês e 3 dias, Agüero tornou-se o jogador mais jovem a estrear na Primeira Divisão argentina, superando o recorde anterior que pertencia a ninguém menos que Diego Armando Maradona que havia estreado como profissional também aos 15 anos no ano de 1976. No entanto, a estreia de Agüero como profissional coincidiu com a a despedida de quem foi provavelmente o último ídolo do Independiente até a sua explosão; trata-se de Gabriel Milito que havia acabado de confirmar a sua transferência para o Real Zaragoza da Espanha.

  • Números de Agüero na sua 1ª Temporada no Independiente
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2002-03
1 0 0 0 0 31

Pd – Partidas disputadas, Gm – Gols marcados, A – Assistências, CA – Cartões amarelos, CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

2003-04

Mesmo jogando uma partida pela equipe principal do Independiente, Agüero não foi mais levado em conta por Ruggeri e também pelo seu substituto, Osvaldo Sosa, no restante do ano de 2003. A situação do jovem atacante de 15 anos mudou com o retorno de José Omar Pastoriza à liderança do Independiente. Sete meses depois do seu primeiro jogo como profissional, Agüero voltou a jogar uma partida pela equipe principal do “Rey de Copas” contra o Cienciano do Peru em confronto válido pela Copa Libertadores da América de 2004 e com isso, tornou-se o o jogador mais jovem a jogar na Copa Libertadores (um recorde que ele manteve por 3 anos). Quanto ao resultado do jogo, o Independiente venceu a equipe peruana por 4-2.

Um mês depois de jogar uma partida de Libertadores, o jovem de 15 anos voltou a disputar um jogo desta competição diante do El Nacional do Equador e desta vez jogando como visitante, os “Diablos Rojos” – Independiente – perderam para a equipe equatoriana por 1-0. Ainda convém lembrar que esses foram os únicos jogos que Agüero esteve em campo na Copa Libertadores da América.

Em 19 de junho de 2004, em partida válida pela 18ª rodada do Clausura 2004, pela primeira vez desde que passou a atuar pela equipe principal do Independiente, Agüero foi visto jogando como titular diante do Atlético de Rafaela, jogo no qual o “Rey de Copas” perdeu por 2-1.

  • Números de Agüero na sua 2ª Temporada no Independiente
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2003-04
5 0 ? ? ? ?

2004-05

Com a saída de Osvaldo Sosa do comando dos “Diablos Rojos”, quem assume o comando do time é Daniel Bertoni, mas ele não comandou o time por muito tempo e com a saída dele, assume Pedro Monzón e este último, confiou a titularidade a Agüero nos 3 últimos jogos do Independiente no Apertura 2004; 1º turno do Campeonato Argentino. Precisamente, no primeiro dos 3 jogos, Agüero marcou o seu primeiro gol pela equipe principal do Independiente e assim sendo, vitória por 2-1 sobre o Estudiantes em 26 de novembro de 2004.

Após uma sequência de resultados ruins, Pedro Monzón não resistiu a pressão e também foi demitido do cargo de treinador do Independiente e com isso, quem assume o comando da equipe é César Luis Menotti e o novo treinador só confiou a titularidade à Agüero nos seus últimos 3 jogos do Clausura 2005, mas assim como os técnicos citados acima, Menotti também foi mais uma das vítimas da crise do clube e foi demitido. Mas, convém lembrar que sob o comando de Menotti, o Independiente só venceu o Racing e uma infeliz coincidência é que este foi o único jogo em que Agüero não fez gol.

  • Números de Agüero na sua 3ª Temporada no Independiente
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2004-05
12 *5 2 0 0 ?

* 5 gols dos quais 3 foram pelo Clausura e 2 pelo Apertura

2005-06

Após a disputa da Copa do Mundo FIFA Sub-20 de 2005 na Holanda, a qual a seleção argentina foi a campeã e com o respaldo do novo treinador do Independiente – Julio César Falcioni -, Agüero experimentou seu estágio de explosão no clube e logo em 14 de agosto de 2005, em jogo da 2ª rodada do Apertura 2005, marcou um doblete – ocorre quando um jogador faz 2 gols numa mesma partida – na vitória por 3-0 sobre o Instituto.

Em 11/09/2005, em um famoso “Clásico de Avellaneda” – clássico disputado entre Independiente e Racing -, o jovem atacante de 17 anos marcou um dos gols do triunfo por 4-0 dos “Diablos Rojos” sobre o rival.

Em 06/10/2005, em jogo da 10ª rodada do Apertura, Agüero marcou os gols da vitória por 2-0 sobre o Newell’s Old Boys no estádio Libertadores de América, em Avellaneda (estádio do Independiente). Nos 3 jogos seguintes do “Rey de Copas” no Apertura 2005, Agüero marcou 1 tento em cada uma das partidas; fez 1 dos gols do empate em 2-2 com o Banfield, fez o gol do empate em 1-1 com o Colón e fez 1 dos gols do triunfo por 4-2 sobre o Arsenal de Sarandí.

Em 27/11/2005, em partida válida pela 17ª rodada do Apertura, o jovem atacante de 17 anos marcou o seu último tento nessa edição do campeonato na goleada por 4-0 sobre o Olimpo. Ao término do 1º turno do Campeonato Argentino, o Independiente terminou em 4º lugar.

O desempenho de Agüero nessa temporada despertou o interesse de vários clubes europeus e antes do final dessa temporada, já se especulava uma possível transferência para o Atlético de Madrid da Espanha.

Em 2 de fevereiro de 2006, em jogo da 2ª rodada do Clausura, o jovem de 17 anos marcou o segundo gol da goleada por 5-0 sobre o Instituto em pleno Presidente Perón (estádio do Instituto).

Em 25/02/2006, em partida válida pela 6ª rodada do Clausura, Agüero decidiu mais um “clásico de Avellaneda” ao marcar os gols do triunfo do Independiente por 2-0 sobre o maior rival.

Em 09/04/2006, em jogo da 14ª rodada do Clausura, Kun Agüero marcou o seu último doblete da temporada e também com a camisa dos “Diablos Rojos” no triunfo por 2-0 sobre o Vélez Sarsfield.

Em 29/04/2006, em jogo da antepenúltima (17ª) rodada do Clausura 2006, o jovem de 17 anos levou um cartão amarelo aos 42 minutos do primeiro tempo e em decorrência disso, estava suspenso para a partida seguinte diante do Boca Juniors, mas no segundo tempo, converteu uma cobrança de pênalti e marcou o seu último tento com a camisa do clube e após a partida, Agüero estava em lágrimas e em referência ao tento marcado, ele disse: “Acho que foi o meu último gol no Independiente”.

O motivo disso é que depois do jogo contra o Boca, só restava mais um jogo pelo Clausura 2006, contra o Rosario Central e caso Agüero fosse um dos convocados para o Torneio de Toulon, isso impediria ele de jogar contra o Rosario Central na última rodada do Campeonato Argentino. No entanto, ele não foi convocado para a disputa desse torneio e assim sendo, em 14/05/2006, Agüero jogou a sua última partida com a camisa do Independiente, a qual o Rosario Central venceu por 2-0.

A transferência de 90% do passe de Sergio Agüero para o Atlético de Madri foi formalizada em 30/05/2006, estima-se que o clube espanhol tenha desembolsado 20 milhões de euros (o equivalente a 84 milhões de reais), estabelecendo um recorde tanto para o futebol argentino quanto para o espanhol.

Em suma, na sua última temporada com a camisa do Independiente, Sergio Agüero disputou 36 jogos, fez 18 gols sendo 9 deles no Clausura 2006, tornando-o o 4º maior goleador do campeonato, empatado no número de gols com Ignacio Scocco do Newell’s Old Boys, ficando atrás apenas de Gonzalo Vargas do Gimnasia y Esgrima de La Plata (12 gols), Ernesto Farías do River Plate e Martín Palermo do Boca Juniors, cada um dos 2 últimos marcou 11 gols. Quanto ao “Rey de Copas”, terminou o Clausura 2006 em 12º lugar.

  • Números de Agüero na sua 4ª e última Temporada no Independiente
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2005-06
36 *18 4 6 1 3131

* 18 gols dos quais 9 foram marcados pelo Clausura e 9 pelo Apertura

  • O vídeo abaixo mostra todos os gols de Agüero com a camisa do Independiente
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 18 de abril de 2016 por Futbol Back

Atlético de Madrid

2006-07

Kun Agüero sendo apresentado como o mais novo reforço do Atlético de Madrid

Como já foi dito acima, o Atlético de Madrid desembolsou € 20 milhões para ter o atacante argentino em seu plantel e em 5 de junho de 2006, com 18 anos recém-completados, Agüero foi oficialmente apresentado como o mais novo reforço do time colchonero (Atlético de Madrid).

Em 27/08/2006, na estreia do Atlético de Madrid na La Liga (Campeonato Espanhol) 2006-07, o técnico Javier Aguirre colocou Agüero no lugar do Mista aos 22 minutos do segundo tempo e com isso, o argentino fez a sua estreia com a camisa do seu novo clube. Quanto ao jogo, o time colchonero venceu o Racing Santander por 1-0 como visitante.

Em 17/09/2006, em jogo da 3ª rodada da La Liga, Agüero foi escalado entre os titulares e na sua estreia como titular não decepcionou e marcou o seu primeiro gol com a camisa do time colchonero na goleada por 4-1 sobre o Athletic Bilbao em pleno San Mamés (estádio do Athletic Bilbao).

Em 14/10/2006, em jogo da 6ª rodada da La Liga, o atacante argentino de 18 anos marcou o seu segundo gol com a camisa do seu novo clube no triunfo por 2-1 sobre o Recreativo Huelva.

Em 13/12/2006, no segundo confronto da 4ª fase da Copa do Rei contra o Levante, Agüero marcou o único gol da vitória do Atlético de Madrid, porém como o Levante venceu o Atleti pelo mesmo placar (1-0) no primeiro confronto, as duas equipes tiveram de decidir a vaga nos pênaltis e o time colchonero levou a melhor nas penalidades e venceu por 4-2 e assim, se classificou para as oitavas-de-finais da Copa do Rei 2006-07. Posteriormente, o Atlético de Madrid foi eliminado pelo Osasuna por um placar agregado de 3-1; empate em 1-1 no Vicente Calderón – estádio do Atleti – e derrota por 2-0 fora de casa.

Em 11 de fevereiro de 2007, em partida válida pela 22ª rodada da La Liga, o jovem atacante argentino marcou o seu último tento na temporada e com isso, vitória por 1-0 sobre o Athletic Bilbao.

Durante a sua primeira temporada como jogador do time colchonero, Sergio Agüero jogou 42 jogos, fez 7 gols e proveu 4 assistências. Ainda convém lembrar que das quarenta e duas partidas que disputou, em 27 delas ele iniciou entre os titulares. Quanto ao Atlético de Madrid, terminou o Campeonato Espanhol em 7º lugar e com isso, se classificou para a Copa Intertoto – fase pré-eliminatória da Copa da UEFA nessa época – e chegou até as oitavas de final da Copa do Rei.

  • Números de Agüero na sua 1ª Temporada no Atlético de Madrid
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2006-07
42 *7 4 4 0 2634

* 7 gols dos quais 6 foram pela La Liga e 1 pela Copa do Rei

2007-08

Depois de se destacar na Copa do Mundo FIFA Sub-20 de 2007 no Canadá, competição na qual a seleção argentina foi a campeã, em 16 de agosto de 2007, no primeiro confronto da fase pré-eliminatória da Copa da UEFA, Agüero marcou o seu primeiro gol da temporada na vitória por 3-0 sobre o Vojvodina da Sérvia e além do tento marcado no jogo, deu o passe para o compatriota Maxi Rodriguéz fazer o gol dele. Posteriormente, o Atlético de Madrid venceu a equipe sérvia novamente no segundo confronto por 2-1.

Em 25/08/2007, na estreia do Atlético de Madrid na La Liga 2007-08, o camisa 10 – Sergio Agüero – marcou o único gol do time colchonero no “derbi madrileño” – clássico entre Real Madrid e Atlético de Madrid -, mas mesmo assim, o time foi derrotado pelo rival por 2-1.

Em 16/09/2007, em jogo da 3ª rodada da La Liga, Agüero marcou o gol do time colchonero no empate em 1-1 com o Real Murcia fora de casa. Nos 3 jogos seguintes no Campeonato Espanhol, o argentino marcou um tento em cada partida; na goleada por 4-0 sobre o Racing Santander, na vitória por 2-0 sobre o Athletic Bilbao e no triunfo por 2-0 sobre o Osasuna respectivamente.

Em 04/10/2007, no segundo confronto contra o Kayseri Erciyesspor da Turquia na última fase pré-eliminatória da Copa da UEFA, o atacante argentino de 19 anos saiu do banco para substituir Diego Forlán logo após o intervalo e marcou o seu primeiro doblete da temporada na goleada por 5-0 sobre a equipe turca e com isso, o Atlético de Madrid se classificou para a fase de grupos da Copa da UEFA 2007-08.

Em 25/10/2007, na estreia dos Colchoneros – Atlético de Madrid – na fase de grupos desta edição da Copa da UEFA, Agüero foi o principal destaque do seu time no empate em 3-3 com o Lokomotiv de Moscou da Rússia ao marcar 2 gols e além dos gols, deu o passe para Forlán marcar o gol dele na partida.

Em 05/12/2007, em partida válida pela 3ª rodada da Copa da UEFA, o camisa 10 do time colchonero voltou a ser decisivo ao dar o passe para o meia português Simão abrir o placar e no segundo tempo, o português retribuiu e proveu uma assistência para o gol do argentino no triunfo por 2-0 sobre o Copenhague da Dinamarca.

Em 16 de janeiro de 2008, no segundo confronto das oitavas-de-finais da Copa do Rei diante do Real Valladolid, Agüero marcou o gol do Atlético de Madrid nessa partida – empate em 1-1 -, mas seguindo o critério do gol fora de casa, o time colchonero se classificou para a fase seguinte; as duas equipes empataram em 0-0 no primeiro confronto.

Em 30/01/2008, no segundo confronto das quartas-de-finais da Copa do Rei contra o Valencia, o camisa 10 marcou um dos gols do triunfo colchonero por 3-2 nessa partida, mas o mesmo critério do gol fora de casa que o ajudará na fase anterior, desta vez beneficiou o Valencia, pois o Atlético de Madrid perdeu o primeiro confronto fora de casa por 1-0 e como sofreu 2 gols no Vicente Calderón, os Colchoneros estavam eliminados dessa edição da Copa do Rei.

Em 14/02/2008, no primeiro confronto da fase de 16 avos da Copa da UEFA diante do Bolton Wanderers da Inglaterra, Javier Aguirre optou por descansar o argentino e assim sendo, só o colocou em campo aos 14 minutos do segundo tempo no lugar do meia José Antonio Reyes e como senão bastasse a derrota por 1-0, Agüero só ficou em campo por cerca de 15 minutos, pois levou cartão vermelho direto por ter cuspido em um jogador da equipe inglesa. Posteriormente, o Bolton Wanderers empatou em 0-0 com o Atlético de Madrid no Vicente Calderón e com isso, a equipe inglesa avançou para a fase seguinte e o time colchonero ficou no meio do caminho.

Em 01/03/2008, em jogo da 26ª rodada da La Liga, o atacante argentino de 19 anos foi o principal destaque da vitória do time colchonero por 4-2 sobre o Barcelona ao marcar 2 gols e além disso, proveu a assistência para o gol do compatriota Maxi Rodríguez e também sofreu um pênalti que foi convertido por Diego Forlán.

Em 06/04/2008, em jogo da 31ª rodada da La Liga, Agüero marcou o seu último doblete da temporada na goleada por 6-3 sobre o Almería.

Em 19/04/2008, em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Espanhol, o camisa 10 do time colchonero marcou o único gol da equipe na derrota por 3-1 diante do Real Bétis. Nos 3 jogos seguintes do Atlético de Madrid no campeonato, o argentino marcou 1 tento em cada jogo; no empate em 1-1 com o Getafe, na vitória por 3-1 sobre o Recreativo Huelva e no triunfo por 2-0 sobre o Espanyol respectivamente.

Em 18/05/2008, em jogo da última rodada (38ª) da La Liga 2007-08, Agüero marcou o único gol do time colchonero na derrota por 3-1 diante do Valencia.

Em suma, na sua segundo temporada com a camisa dos Colchoneros, Sergio Agüero disputou 50 partidas, fez 27 gols – sendo que 19 deles foram pela La Liga e com isso, foi o 3º maior goleador do campeonato, ficando atrás apenas de Dani Güiza do Mallorca (27 gols) e de Luís Fabiano do Sevilla (24 gols) – e também proveu 12 assistências. Quanto ao Atlético de Madrid, terminou em 4º lugar no Campeonato Espanhol e com isso, se classificou para a fase pré-eliminatória da UEFA Champions League (Liga dos Campeões) após uma ausência de 12 anos dessa competição, chegou até as quartas de final da Copa do Rei e foi eliminado na primeira fase de mata-mata da Copa da UEFA.

  • Números de Agüero na sua 2ª Temporada no Atlético de Madrid
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2007-08
50 *27 12 9 3 3744

* 27 gols dos quais 19 foram pela La Liga, 5 pela Copa da UEFA, 2 pela Copa do Rei e 1 pelas pré-eliminatórias da Copa da UEFA

2008-09

A temporada 2008-09 apresentava um desafio triplo para o Atlético de Madrid: La Liga, Copa do Rei e a UEFA Champions League. No primeiro jogo do time colchonero nessa temporada – em 13 de agosto de 2008 -, Agüero não estava presente porque estava servindo a seleção sub-23 do seu país nas Olimpíadas de 2008 e na ausência dele, o time colchonero perdeu o primeiro confronto da fase pré-eliminatória da UEFA Champions League por 1-0 para o Schalke 04 da Alemanha.

Em 27/08/2008, no segundo confronto contra o Schalke, já com Agüero em campo, a história foi diferente do primeiro jogo e com 1 gol do argentino na goleada por 4-0 sobre a equipe alemã, o Atlético de Madrid obteve a vaga para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Ainda convém lembrar que além do gol marcado nessa partida, o argentino também proveu assistências para os gols de Forlán e de Luis García.

Em 13/09/2008, em jogo da 2ª rodada da La Liga, o camisa 10 marcou o seu primeiro tento nesse campeonato, mas mesmo assim o Atlético de Madrid perdeu para o Real Valladolid por 2-1. Três dias depois, mas desta vez na estreia do time colchonero na fase de grupos da UEFA Champions League, o argentino marcou o seu primeiro doblete da temporada na vitória por 3-0 sobre o PSV Eindhoven da Holanda em pleno Philips Stadion (estádio do PSV).

Em 01/10/2008, em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, Agüero marcou o primeiro gol do time colchonero no triunfo por 2-1 sobre o Olympique de Marselha da França no Vicente Calderón.

Em 01/11/2008, em jogo da 9ª rodada da La Liga, o atacante argentino de 20 anos marcou os gols da vitória por 2-0 sobre o Mallorca.

Em 30/11/2008, em confronto válido pela 13ª rodada do Campeonato Espanhol, o camisa 10 marcou um dos gols da goleada por 4-1 sobre o Racing Santander. Nos 3 jogos seguintes do Atlético de Madrid no campeonato nacional, Agüero fez 4 gols; fez 2 gols e proveu uma assistência na goleada por 5-2 sobre o Sporting Gijón, fez 1 gol no triunfo por 2-0 sobre o Real Bétis e fez 1 gol e proveu uma assistência na vitória por 3-2 sobre o Espanyol.

Diego Forlán e Sergio Agüero foram os autores de 56 dos 98 gols do Atlético de Madrid na temporada 2008-09

Em 1 de março de 2009, em jogo da 25ª rodada da La Liga, o camisa 10 marcou o seu último doblete da temporada na vitória por 4-3 sobre o Barcelona.

Em 30/05/2009, em partida válida pela última rodada (38ª) da La Liga 2008-09, Agüero marcou o seu último tento nessa temporada no triunfo por 3-0 sobre o Almería.

Em suma, na sua 3ª temporada com a camisa do time colchonero, Sergio Agüero disputou 47 partidas, fez 21 gols – 17 deles pela La Liga 2008-09, tornando-o um dos artilheiros do campeonato, mas desta vez quem foi o artilheiro desta edição do campeonato foi o seu companheiro de equipe; Diego Forlán – e proveu 15 assistências. Quanto ao Atlético de Madrid, terminou o Campeonato Espanhol em 4º lugar, chegou até as oitavas-de-finais da Copa do Rei e da UEFA Champions League 2008-09.

  • Números de Agüero na sua 3ª Temporada no Atlético de Madrid
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2008-09
47 *21 15 4 0 3589

* 21 gols dos quais 17 foram pela La Liga, 3 pela UEFA Champions League e 1 pela fase pré-eliminatória da UEFA Champions League

2009-10

Com a saída do mexicano Javier Aguirre do comando do Atlético de Madrid em meio a temporada 2008-09, quem assumiu o comando da equipe foi Abel Resino e esse novo treinador ao menos conseguiu deixar o time colchonero entre os 4 primeiros colocados do Campeonato Espanhol e assim sendo, o primeiro jogo do Atlético de Madrid na temporada já valia uma classificação para a fase de grupos da UEFA Champions League 2009-10 e em 19 de agosto de 2009, no primeiro confronto da fase pré-eliminatória, Agüero marcou um dos gols da vitória por 3-2 sobre o Panathinaikos da Grécia em solo grego. No segundo confronto, mais uma vitória do time colchonero com 1 gol do argentino; vitória por 2-0 no Vicente Calderón e com isso, o Atlético de Madrid obteve a classificação para a fase de grupos da UEFA Champions League 2009-10.

Em 19/09/2009, em jogo da 3ª rodada da La Liga, o camisa 10 dos Colchoneros marcou o seu primeiro tento nesse campeonato, mas mesmo com o argentino fazendo gol, o Atlético de Madrid foi goleado por 5-2 pelo Barcelona no Camp Nou (estádio do Barcelona).

Mesmo com a temporada em andamento, após o dia 23/10/2009, Abel Resino já não era mais o técnico do time colchonero e para o seu lugar, a diretoria do clube apostou em Quique Sánchez Flores.

Em 03/11/2009, em partida válida pela 4ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, Agüero marcou os gols do time colchonero no empate em 2-2 com o Chelsea no Vicente Calderón. Quatro dias depois, o Atlético de Madrid estava em campo novamente, mas desta vez para jogar a 10ª rodada do Campeonato Espanhol em um jogo no qual Agüero marcou 1 dos gols do time colchonero na derrota por 3-2 para o Real Madrid em pleno Vicente Calderón. Nos 3 jogos seguintes do Atleti no Campeonato Espanhol, o camisa 10 marcou 4 tentos; 1 gol na derrota por 2-1 para o Deportivo La Coruña, fez 2 gols e proveu uma assistência na goleada por 4-0 sobre o Espanyol e marcou 1 dos gols do triunfo por 2-0 sobre o Xerez.

Em 08/12/2009, na última rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, o Atlético de Madrid perdeu para o Porto por 3-0 jogando diante dos seus próprios torcedores e com isso, em 6 rodadas somou apenas 3 pontos – 3 empates – e ainda assim, o time espanhol conseguiu terminar a fase de grupos em 3º lugar e assim sendo, obteve vaga para a fase de mata-mata da UEFA Europa League; esta foi a primeira temporada que esse torneio foi disputado com esse nome, pois antigamente esse torneio tinha o nome de Copa da UEFA.

Em 9 de janeiro de 2010, em jogo da 17ª rodada da La Liga, Agüero estava sendo poupado pelo treinador do time, mas ao entrar em campo aos 26 minutos da segunda etapa no lugar de Forlán marcou o último gol da goleada por 4-0 sobre o Real Valladolid em pleno Nuevo José Zorrilla (estádio do Valladolid). Cinco dias depois, mas desta vez em confronto válido pelas quartas-de-finais da Copa do Rei, o argentino começou a partida entre os titulares e marcou 1 dos gols da goleada por 5-1 sobre o Recreativo Huelva e com isso, o Atlético de Madrid reverteu a desvantagem do primeiro confronto no qual havia perdido por 3-0 e se classificou para a fase seguinte. Posteriormente, o time colchonero seguiu avançando nesse torneio e chegou a final, onde perdeu para o Sevilla por 2-0.

Em 18/03/2010, no segundo confronto das oitavas de final da UEFA Europa League, o camisa 10 marcou os gols do time colchonero no empate em 2-2 com o Sporting de Portugal no estádio José Alvalade – estádio da equipe portuguesa – e seguindo o critério do gol fora de casa – as duas equipes empataram em 0-0 no primeiro confronto -, o Atlético de Madrid se classificou para a fase seguinte.

Em 25/04/2010, em jogo da 30ª rodada da La Liga, Agüero marcou o seu último tento na temporada no triunfo por 3-1 sobre o Tenerife e além do tento marcado na partida, deu o passe para o compatriota Eduardo Salvio marcar o gol dele.

Em 12/05/2010, em partida válida pela final da UEFA Europa League, o argentino foi um dos protagonistas do triunfo por 2-1 sobre o Fulham da Inglaterra ao prover assistências para os gols de Diego Forlán e por falar em Liga Europa, a trajetória do Atlético de Madrid até a conquista do título foi assim> por ter sido o 3º colocado do grupo onde o time colchonero se encontrava na Liga dos Campeões, o time espanhol herdou a vaga para a fase de mata-mata da UEFA Europa League 2009-10 e diante do seu primeiro adversário (o Galatasaray da Turquia), placar agregado de 3-2 para o Atlético de Madrid – empate em 1-1 na Espanha e vitória por 2-1 na Turquia – avançou para a fase seguinte.

Nas oitavas de final, o Atlético de Madrid enfrentou o Sporting de Portugal e com um empate em 0-0 no primeiro confronto, o time espanhol teve de se superar nos domínios do adversário e foi o que aconteceu, o time colchonero empatou em 2-2 e com o critério do gol fora de casa, se classificou para as quartas de final da dessa edição da UEFA Europa League.

Nas quartas de final, o Atlético de Madrid jogou contra outro time espanhol – o Valencia – e com um empate em 2-2 no Mestalla – estádio do Valencia – e um empate em 0-0 no Vicente Calderón, o time colchonero avançou para a fase seguinte.

Na semifinal, os Colchoneros enfrentaram o Liverpool da Inglaterra e após um triunfo por 1-0 no Vicente Calderón, a equipe inglesa devolveu o placar no Anfield Road – estádio do time inglês – e logo no início da prorrogação, o Atlético de Madrid sofreu mais um gol, mas 7 minutos depois, Forlán marcou o gol que colocou os Colchoneros na final da UEFA Europa League 2009-10.

Em 12/05/2010, o Volksparkstadion em Hamburgo na Alemanha foi o palco da final entre Fulham e Atlético de Madrid. Um jogo no qual o time colchonero venceu por 2-1 na prorrogação com 2 gols de Forlán assistido por Agüero.

Sergio Agüero segurando o troféu da UEFA Europa League 2009-10

Em suma, na sua penúltima temporada com a camisa dos Colchoneros, Kun Agüero disputou 54 partidas, fez 19 gols e proveu 12 assistências. Quanto ao Atlético de Madrid, além de ter sido o campeão da UEFA Europa League 2009-10, terminou o Campeonato Espanhol em 9º lugar, terminou em 3º lugar na fase de grupos da UEFA Champions League e foi o vice-campeão da Copa do Rei.

  • Números de Agüero na sua 4ª Temporada no Atlético de Madrid
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2009-10
54 *19 12 9 0 4049

* 19 gols dos quais 12 foram pela La Liga, 2 pela UEFA Champions League, 2 pela fase pré-eliminatória da UEFA Champions League, 2 pela UEFA Europa League e 1 pela Copa do Rei

2010-11

No primeiro jogo do Atlético de Madrid nessa temporada em 27 de agosto de 2010, um confronto contra a Internazionale da Itália que valia o título da Supercopa da UEFA de 2010 e Agüero foi o principal destaque do time colchonero no triunfo por 2-0 sobre a equipe italiana ao marcar 1 dos gols da sua equipe nesta decisão e além do tento marcado, deu o passe para José Antonio Reyes fazer o gol dele na partida e assim sendo, pela primeira vez na sua história, o Atlético de Madrid se sagrava campeão da Supercopa da UEFA.

Em 21/10/2010, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da UEFA Europa League, o camisa 10 entrou em campo aos 20 minutos do segundo tempo no lugar de Forlán e no minuto seguinte marcou o seu gol no triunfo por 3-0 sobre o Rosenborg da Noruega e além do gol, proveu a assistência para o gol de Diego Costa. Seis dias depois, mas desta vez em confronto válido pela 4ª fase da Copa do Rei, o argentino marcou o seu primeiro doblete da temporada na goleada por 5-0 sobre o Universidad de Las Palmas. No segundo confronto contra esta última equipe, empate em 1-1 e sem dificuldades, o time colchonero se classificou para a fase seguinte desse torneio.

Em 31/10/2010, em jogo da 9ª rodada da La Liga, Agüero marcou o seu primeiro tento nesse campeonato no empate em 1-1 com o Almería.

Em 21/11/2010, em partida válida pela 12ª rodada do Campeonato Espanhol, o camisa 10 do time colchonero marcou o seu segundo doblete da temporada na vitória por 4-2 sobre o Real Sociedad e além de fazer 2 gols nessa partida, também contribuiu com uma assistência para o gol de Diego Forlán no jogo.

Em 11/12/2010, em jogo da 15ª rodada da La Liga, Kun Agüero jogou a sua partida de número 300 da sua carreira – contando-se os jogos que ele disputou pelo Independiente, Atlético de Madrid e também pela seleção da Argentina – e para celebrar este feito marcou os gols do triunfo por 2-0 sobre o Deportivo La Coruña.

Em 4 de janeiro de 2011, Agüero anunciou a sua renovação de contrato com o Atlético de Madrid até o ano de 2014 e dois dias depois, no segundo confronto das oitavas-de-finais da Copa do Rei, marcou o gol do time colchonero no empate em 1-1 com o Espanyol. Como o Atlético de Madrid havia vencido o primeiro confronto por 1-0, o time madrilenho se classificou para a fase seguinte onde foi eliminado pelo Real Madrid.

Em 05/03/2011, em jogo da 27ª rodada da La Liga, o camisa 10 marcou um dos gols na vitória por 3-1 sobre o Villareal. Nas 6 rodadas seguintes do Campeonato Espanhol, salvo o jogo contra o Osasuna, ao qual ele foi poupado, o atacante argentino fez 8 gols; marcou os gols do empate em 2-2 com o Almería, fez o único gol do time colchonero na derrota por 2-1 diante do Real Madrid, fez 1 dos gols da vitória por 3-0 sobre o Real Sociedad, fez 1 dos gols do empate em 2-2 com o Espanyol, marcou 2 gols na goleada por 4-1 sobre o Levante e por fim fez o único gol da vitória sobre o Deportivo La Coruña.

Ainda convém lembrar que com o tento marcado diante do Deportivo La Coruña em partida válida pela 34ª rodada da La Liga, Agüero marcou o seu 98º gol com a camisa do time colchonero e com isso, entrou para o top 10 goleadores da história do clube.

Em 21/05/2011, em confronto válido pela última rodada (38ª) do Campeonato Espanhol, o camisa 10 marcou o seu primeiro e último hat-trick com a camisa do Atlético de Madrid no triunfo por 4-3 sobre o Mallorca em pleno Son Moix (estádio do Mallorca).

Em 23/05/2011, Agüero anunciou em seu site oficial o seu desejo de deixar o Atlético de Madrid. Mais de 2 meses se passaram até que a sua partida do clube fosse oficializada. Embora a imprensa esportiva espanhola publicou que existia a possibilidade de transferência para o rival Real Madrid, (mais tarde foi comprovado que isso só passava de especulações), para o Barcelona ou para a Juventus da Itália, no final das contas, foi o Manchester City da Inglaterra é quem contratou o atacante argentino.

Em suma, na sua última temporada com a camisa do time colchonero, Sergio Agüero disputou 41 jogos, fez 27 gols – 20 destes pela La Liga, tornando-o o 3º maior goleador do campeonato ao lado de Álvaro Negredo do Sevilla, ficando atrás apenas de Cristiano Ronaldo do Real Madrid (40 gols) e de Lionel Messi do Barcelona (31 gols) – e proveu 7 assistências. Quanto ao Atlético de Madrid, além de ter sido o campeão da Supercopa da UEFA, foi eliminado na fase de grupos da UEFA Europa League, chegou até as quartas de final da Copa do Rei e terminou o Campeonato Espanhol em 5º lugar.

  • Números de Agüero na sua 5ª e última Temporada no Atlético de Madrid
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2010-11
41 *27 7 7 0 3366

* 27 gols dos quais 20 foram pela La Liga, 3 pela UEFA Europa League, 3 pela Copa do Rei e 1 pela Supercopa da UEFA

Títulos que conquistou no Atlético de Madrid
  • UEFA Europa League 2009-10
  • Supercopa da UEFA de 2010
  • O vídeo abaixo mostra os melhores gols de Agüero com a camisa do Atlético de Madrid
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 17 de abril de 2019 por LaLiga Santander

Manchester City

2011-12

Agüero sendo apresentado como o mais novo reforço do Manchester City

Em 28 de julho de 2011, o Manchester City confirmou que Sergio Agüero havia assinado um contrato com o clube por 5 temporadas. Estima-se que os Cityzens – Manchester City – tenham desembolsado 35 milhões de libras (o equivalente a 165 milhões de reais) para tê-lo em seu plantel. Ele recebeu a camisa de número 16 em sua primeira temporada no City e na camisa o seu nome está como Kun Agüero.

No primeiro jogo do Manchester City na temporada em 7 de agosto de 2011 contra o rival Manchester United – partida que valia o título da FA Community Shield (Supercopa da Inglaterra) -, Roberto Mancini, treinador dos Cityzens, não utilizou o argentino, acreditando que ele ainda não estava em forma. Quanto ao resultado desse “Derby de Manchester”, vitória para os Red Devils  – Manchester United – por 3-2.

Em 15/08/2011, na estreia do Manchester City na Premier League (Campeonato Inglês) 2011-12, Agüero saiu do banco aos 14 minutos do segundo tempo para substituir o volante Nigel de Jong e no seu primeiro jogo com a camisa dos Cityzens fez 2 gols e proveu uma assistência – para o gol de David Silva – na goleada por 4-0 sobre o Swansea no Etihad Stadium (estádio do Manchester City). Mesmo sendo a sua estreia, o novo camisa 16 dos Cityzens recebeu diversos elogios entre os jornalistas de futebol, com alguns sugerindo que ele era um dos melhores jogadores do futebol inglês. Na rodada seguinte da Premier League, Agüero fez a sua estreia como titular em um jogo no qual o Manchester City venceu o Bolton Wanderes como visitante por 3-2 e nessa partida.

Em 28/08/2011, em jogo da 3ª rodada da Premier League, o argentino marcou o seu primeiro gol como titular na goleada por 5-1 sobre o Tottenham em pleno White Hart Lane (estádio do Tottenham). Na rodada seguinte, em 10/09/2011, o novo camisa 16 dos Cityzens marcou o seu primeiro hat-trick pelo seu novo clube na vitória por 3-0 sobre o Wigan.

Em 18/09/2011, em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Inglês, Agüero marcou os gols dos Cityzens no empate em 2-2 com o Fulham.

Em 01/10/2011, em jogo da 7ª rodada da Premier League, o atacante argentino teve de deixar o campo aos 28 minutos da primeira etapa devido a uma lesão que sofreu. Quanto ao resultado da partida, mesmo sem poder contar com ele, o Manchester City venceu o Blackburn Rovers fora de casa por 4-0.

Em 18/10/2011, em partida válida pela 3ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, já recuperado da lesão, Mancini colocou Agüero em campo aos 17 minutos do segundo tempo no lugar do volante Nigel de Jong e no último minuto da partida, marcou o gol do triunfo por 2-1 sobre o Villareal da Espanha. Cinco dias depois, o Manchester City estava em campo novamente para jogar contra o rival local – Manchester United – em um duelo válido pela Premier League e o camisa 16 marcou um dos gols da goleada por 6-1 sobre os Reds Devils em pleno Old Trafford.

Em 01/11/2011, Agüero foi escolhido como um dos indicados para o prêmio FIFA Ballon d’Or; prêmio de melhor Jogador do Mundo.

Em 19/11/2011, em jogo da 12ª rodada da Premier League, o atacante argentino marcou 1 dos gols dos Cityzens no triunfo por 3-1 sobre o Newcastle e além do gol, deu o passe para o meia Micah Richards fazer o gol dele na partida. Com este resultado, o Manchester City pôs um fim a invencibilidade do Newcastle na temporada.

Em 29/11/2011, em confronto válido pelas quartas-de-finais da Copa da Liga Inglesa diante do Arsenal no Emirates Stadium em Londres, Agüero marcou o único gol da vitória do Manchester City e com isso, os Cityzens avançaram para a fase seguinte dessa competição. Posteriormente, o City foi eliminado pelo Liverpool na semifinal da Copa da Liga Inglesa 2011-12.

Em 03/12/2011, em jogo da 14ª rodada da Premier League, o camisa 16 marcou o seu 13º tento na temporada na goleada por 5-1 sobre o Norwich City. Com este resultado, o Manchester City manteve o aproveitamento de 100% como mandante; em outras palavras, o City manteve o recorde de vitórias atuando no seu estádio.

Em 21/12/2011, em partida válida pela 17ª rodada do Campeonato Inglês, o atacante argentino marcou o seu 3º doblete da temporada na vitória por 3-0 sobre o Stoke City.

Em 3 de janeiro de 2012, em jogo da 20ª rodada da Premier League, Agüero bateu o goleiro Pepe Reina com um chute rasteiro e marcou o primeiro tento dos Cityzens no triunfo por 3-0 sobre o Liverpool.

Em 04/02/2012, em partida válida pela 24ª rodada do Campeonato Inglês, o camisa 16 marcou o seu 15º tento no campeonato na vitória por 3-0 sobre o Fulham e além do gol marcado, proveu a assistência para o gol de Edin Džeko nesse jogo.

Em 16/02/2012, no primeiro confronto da fase de 16 avos da UEFA Europa League diante do Porto, Agüero entrou em campo aos 33 minutos da segunda etapa no lugar de Mario Balotelli e em apenas 6 minutos após a sua entrada, marcou o gol da vitória por 2-1 sobre a equipe portuguesa em pleno Estádio do Dragão. Uma semana depois, as duas equipes se enfrentaram novamente no Etihad Stadium e nesse confronto, o atacante argentino marcou o primeiro gol dos Cityzens na goleada por 4-0 sobre o Porto e também contribuiu com uma assistência para o gol de Edin Džeko e com isso, o City se classificou para a fase seguinte desta competição.

Em 25/02/2012, em jogo da 26ª rodada da Premier League, o camisa 16 marcou o segundo gol dos Cityzens na vitória por 3-0 sobre o Blackburn Rovers.

Em 15/03/2012, no segundo confronto contra o Sporting de Portugal nas oitavas-de-finais da UEFA Europa League, Agüero marcou o seu 4º doblete da temporada no triunfo por 3-2 sobre a equipe portuguesa no Etihad Stadium, porém no primeiro confronto entre as duas equipe no estádio José Alvalade, o Sporting venceu por 1-0 e seguindo o critério do gol fora de casa, a equipe portuguesa avançou para a fase seguinte. Uma semana depois, mas desta vez em partida válida pela Premier League, o atacante argentino marcou um dos gols da vitória por 2-1 sobre o Chelsea.

Em 29/03/2012, durante os treinos do time, Agüero foi afastado por cerca de 10 dias devido a um problema nos pés, que foi posteriormente diagnosticado com uma reação a uma substância que empolava os seus pés.

Após uma ausência de duas semanas dos gramados, no seu retorno ao campo em 08/04/2012 em jogo da 32ª rodada da Premier League, derrota por 1-0 para o Arsenal no Emirates Stadium.

Em 11/04/2012, em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Inglês, o camisa 16 marcou o seu 5º doblete da temporada na goleada por 4-0 sobre o West Bromwich e além dos 2 tentos marcados no jogo, o argentino proveu assistências para os gols de Carlos Tévez e de David Silva. Nas duas rodadas seguintes, o camisa 16 marcou 3 gols; 2 na go



This post first appeared on Futebol Stats, please read the originial post: here

Share the post

A Carreira de Sergio Agüero em Números

×

Subscribe to Futebol Stats

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×