Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Carreira de Daniel Alves em Números

Quando cita-se um dos melhores laterais direitos brasileiros do futebol, o nome de Daniel Alves que atualmente joga pelo São Paulo Futebol Clube e que também atua pela Seleção Brasileira deve ser levado em conta.

Daniel Samuel Alves da Silva nasceu em 06/05/1983 em Juazeiro, no estado da Bahia. Antes de jogar no São Paulo, teve uma passagem de sucesso pela Europa, e mesmo depois de completar 30 anos, ainda continua em forma. Até esse momento, nenhum jogador na face da Terra conquistou mais títulos na carreira do que Daniel Alves. Porém, o que mais se sabe sobre a carreira dele? Quantos títulos conquistou ao longo de sua carreira? Por quais clubes ele jogou?

Juvenil

Antes de dar os seus primeiros passos no futebol, aos 4 anos de idade, Daniel Alves se levantava com o seu pai às 4 horas da manhã para estar às 5 no campo de Salitre que é uma cidade que se situa à 30 km de Juazeiro. Lá, ele ajudava o pai todos os dias trabalhando incansavelmente no campo. Como senão bastasse, havia um outro problema: o clima.

Para se ter uma ideia, o clima desta região é dividido em 6 meses de chuva e 6 meses de seca. Com tais complicações, a agricultura era muito difícil, um ano dava dinheiro e no outro não, e assim por diante.

Daniel Alves ajudava e fazia o que podia para sobreviver, mas mesmo com todas estas adversidades, ele nunca deixava a sua paixão de lado: jogar futebol com seus amigos nos campos de terra do sertão da região nordeste do Brasil. Além disso, o pai de Dani Alves também era apaixonado por futebol e não foi por acaso que ele montou o seu próprio time de futebol; o Palmeiras de Salitre. Dani, com apenas 10 anos de idade costumava atuar como um ponta e sempre estava acompanhado por jogadores mais velhos do que ele. Com o passar do tempo, Daniel Alves foi recuando de posição no campo até situar-se como lateral direito.

Aos 13 anos de idade, Daniel passou a atuar pelo Juazeiro Social Clube. Ele treinava dia e noite nas categorias juvenis da equipe e por este motivo, constantemente faltava as aulas. Lá, Dani Alves conheceu José Carlos Queiroz, técnico do Juazeiro, o qual à convite do amigo Cláudio Carneiro, que assumiu o Juazeiro de 1998 até 2000, foi quem levou Daniel para o Esporte Clube Bahia – clube que é popularmente conhecido como Bahia -, ainda com 15 anos de idade.

A Carreira de Daniel Alves em Números

Bahia

Categorias de Base

Requerido para treinar a equipe de juniores do Bahia, o técnico José Carlos Queiroz levou o Lucas – um zagueiro da equipe de Juazeiro – e ele não foi o único, o técnico também levou o Daniel e assim sendo, aos 15 anos de idade, Daniel Alves passou a morar em Salvador – capital do estado da Bahia – e apesar das dificuldades que passou, nada o impediu de ir em busca do seu maior sonho, que era de se tornar um jogador de futebol.

A desejada chegada a equipe principal do Bahia caiu do céu quando Daniel estava se preparando para uma viagem com a equipe B do clube para a disputa da Copa Nordeste em Recife (estado do Pernambuco). O responsável por dar a notícia foi o coordenador da equipe que lhe disse para se apresentar à Evaristo de Macedo – ex jogador do Barcelona e do Real Madrid – para fazer parte da primeira equipe. Apesar de não acreditar nisso no início, chegando a pensar que isso fosse uma piada, “a ficha só foi cair” quando um dos emissários do clube confirmou esta notícia.

2001

Após alguns anos nas categorias de base do Bahia, com as contusões do lateral direito Denílson que era o titular da equipe e de Mantena que era o seu reserva imediato, Daniel Alves teve a sua primeira chance entre os titulares do profissional do clube na reta final do Brasileirão – Campeonato Brasileiro – de 2001 e assim sendo, em 11/11/2001, em jogo da 23ª rodada do campeonato, ele fez a sua estreia no time profissional do Bahia e logo no primeiro jogo da sua carreira, não decepcionou e além de sofrer um pênalti que foi convertido por Robson, também proveu uma assistência para outro gol de Robson que marcou os gols da vitória do Bahia por 3-0 sobre o Paraná.

Depois de se destacar no triunfo diante do Paraná Clube e arrancar um “ah, ah, ah, Daniel é titular” da torcida do tricolor baiano, Evaristo de Macedo atendeu ao pedido dos torcedores e escalou o Daniel Alves como o titular da equipe nos jogos seguintes e naquela época, o time que após 27 rodadas terminasse entre os 8 primeiros colocados, se classificava para a fase de mata-mata do campeonato e com a soma de 45 pontos – 13 vitórias e 6 empates -, o Bahia terminou em 8º lugar e se classificou para as quartas-de-finais do Brasileirão 2001.

Em 05/12/2001, o Bahia jogou contra o São Caetano no Anacleto Campanella – estádio do São Caetano – e após um empate em 0-0 no tempo regulamentar e a expulsão de Daniel Alves no início da prorrogação, o resultado permaneceu o mesmo e por ter feito a melhor campanha na fase de pontos corridos, o São Caetano se classificou para a fase seguinte do Campeonato Brasileiro.

  • Números de Daniel Alves na sua 1ª Temporada no Bahia
Pd Gm A CA CV Mj no ano de 2001
 6 0  1  0 1 455

Pd – Partidas disputadas; Gm – Gols marcados; A – Assistências; CA – Cartões amarelos; CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

2002

Com a saída de Evaristo de Macedo do comando do Bahia logo no início do ano, quem assume o comando do tricolor baiano é Raimundo Nonato Tavares da Silva que é popularmente conhecido como Bobô, mas vale ressaltar que mesmo com a troca de treinadores, Daniel Alves seguiu como titular absoluto da lateral direita do Bahia.

Daniel Alves jogando uma partida válida pelo Brasileirão contra o Santos

Depois de acompanhar a conquista dos títulos do campeonato baiano de 2001 e da Copa do Nordeste no mesmo ano, desta vez atuando como titular, Daniel Alves foi uma das peças fundamentais na conquista do título do Nordestão 2002 – Copa do Nordeste – em cima do rival Vitória e além disso, com um maior número de jogos nesse ano, Daniel Alves marcou os seus primeiros gols como profissional.

Quanto a campanha do Bahia no Brasileirão 2002, o “esquadrão de aço” somou apenas 30 pontos – 8 vitórias, 6 empates e 11 derrotas – em 25 rodadas do campeonato nacional, mas mesmo não obtendo a vaga para a fase de mata-mata do Brasileirão 2002, o tricolor baiano conseguiu se manter na primeira divisão do futebol brasileiro por ter terminado o campeonato em 19º lugar; neste ano o campeonato contava com 26 clubes e os 4 últimos colocados foram rebaixados para a série b do Campeonato Brasileiro.

  • Números de Daniel Alves na sua 2ª e última Temporada no Bahia
Pd Gm A CA CV Mj no ano de 2002
 52 *5  ?  ? ? ?

* 5 gols dos quais 2 foram pelo Brasileirão, 2 pela Copa do Brasil e 1 pela Copa do Nordeste

Títulos que conquistou no Bahia
  • Campeonato Baiano de 2001
  • Copa do Nordeste 2001 e 2002
  • O vídeo abaixo mostra uma entrevista do ex-treinador Bobô relembrando a passagem de Daniel Alves pelo Bahia
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 11 de maio de 2017 por Mussucity News

Sevilla

2002-03

Daniel Alves sendo apresentado como o mais novo reforço do Sevilla

No início do segundo semestre de 2002, Daniel Alves foi contratado pelo Sevilla da Espanha, inicialmente por empréstimo de uma temporada, mas mesmo sendo jogador do Sevilla, Daniel disputou o restante do Campeonato Brasileiro pelo Bahia, mas logo no início do ano de 2003, se apresentou ao seu novo clube e assim sendo, fez a sua estreia pelo seu novo clube em uma partida da Copa do Rei.

Em 23 de fevereiro de 2003, em jogo da 23ª rodada da La Liga (Campeonato Espanhol), Daniel Alves fez jogou a sua primeira partida neste campeonato ao substituir o meia Paco Gallardo aos 32 minutos do segundo tempo. Quanto ao jogo, o Sevilla venceu o Espanyol por 1-0.

Em 03/05/2003, em partida válida pela 32ª rodada da La Liga, o técnico Joaquín Caparrós escalou o lateral direito brasileiro como titular pela primeira vez desde a sua chegada ao clube, porém o Sevilla foi derrotado pela Real Sociedad no Anoeta – estádio da Real Sociedad – por 1-0.

Ao término desta temporada, Daniel havia atuado em 11 jogos sendo que só 10 desses jogos foram válidos pela La Liga e 1 pela Copa do Rei e com as suas boas atuações durante o empréstimo, agradou aos torcedores e aos dirigentes do clube espanhol e assim sendo, em 1 de janeiro de 2003, o Sevilla ativou a cláusula de compra do lateral direito brasileiro e desembolsou 550 mil euros (o equivalente a 2,4 milhões de reais) para tê-lo no seu elenco em definitivo. Quanto a campanha do Sevilla nos campeonatos que disputou: chegou até as quartas-de-finais da Copa do Rei e terminou o Campeonato Espanhol em 10º lugar.

  • Números de Daniel Alves na sua 1ª Temporada no Sevilla
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2002-03
 11 0  0  0 0 274

2003-04

Na estreia do Sevilla na La Liga 2003-04, Joaquín Caparrós escalou Daniel Alves entre os titulares e com um gol de Júlio Baptista, os “Rojiblancos” – Sevilla – venceram o Atlético de Madrid.

Em 09 de novembro de 2003, em jogo da 11ª rodada da La Liga, Daniel marcou o seu primeiro gol com a camisa do Sevilla na goleada por 4-1 sobre o Real Madrid no Ramón Sánchez Pizjuán (estádio dos Rojiblancos). Após o triunfo sobre os “Blancos” – Real Madrid -, o lateral foi convocado para a disputa da Copa do Mundo Sub-20 com a Seleção Brasileira e com a conquista do título. Além disso, Dani Alves foi um dos destaques na conquista deste título e também foi eleito o terceiro melhor jogador do torneio.

Em 8 de janeiro de 2004, no primeiro confronto contra o Villareal válido pelas oitavas-de-finais da Copa do Rei, o Sevilla superou o adversário fora de casa e venceu por 3-1. Ainda convém lembrar que um dos 3 gols dos “Rojiblancos” nesta partida foi marcado pelo lateral direito brasileiro.

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa do Sevilla, Daniel se tornou titular absoluto e assim sendo, disputou 36 partidas, fez 2 gols e proveu 5 assistências. Quanto ao Sevilla, terminou o Campeonato Espanhol em 6º lugar e chegou até as semifinais da Copa do Rei.

  • Números de Daniel Alves na sua 2ª Temporada no Sevilla
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2003-04
 36 *2  5  17 0 3020

* 2 gols dos quais 1 foi pela La Liga e o outro pela Copa do Rei

2004-05

Assim como ocorreu na temporada anterior, na estreia do Sevilla na La Liga 2004-05 em 29 de agosto de 2004, Caparrós escalou Daniel Alves entre os titulares diante do Albacete em uma partida na qual os “Rojiblancos” venceram por 1-0.

Em 19/12/2004, em jogo da 16ª rodada da La Liga, Daniel marcou o seu primeiro tento nesta temporada no triunfo por 2-1 sobre o Real Bétis.

Em 10 de maio de 2005, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Espanhol, o lateral direito brasileiro estava no banco de reservas até os 34 minutos do segundo tempo e no último minuto de jogo, marcou o gol que definiu o resultado desta partida; vitória por 3-1 sobre o Espanyol.

Em suma, na sua 3ª temporada como jogador do Sevilla, Daniel Alves disputou 48 partidas, fez 2 gols e proveu uma assistência. Quanto aos “Rojiblancos”, terminaram o Campeonato Espanhol em 6º lugar novamente, chegou até as oitavas-de-finais da Copa da UEFA e chegou até as quartas-de-finais da Copa do Rei.

  • Números de Daniel Alves na sua 3ª Temporada no Sevilla
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2004-05
 48 *2  1  11 1 3606

* Gols válidos pela La Liga

2005-06

Com a saída de Joaquín Caparrós do comando do Sevilla, quem assume o cargo de treinador da equipe é Juande Ramos e sob o comando do novo treinador na estreia da La Liga em 28 de agosto de 2005, Daniel Alves jogou os 90 minutos da vitória por 1-0 sobre o Racing Santander.

Em 16/10/2005, em jogo da 7ª rodada da La Liga, o lateral direito brasileiro foi o autor do único gol da vitória sobre o Athletic Bilbao.

Em 27/11/2005, em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Espanhol, Daniel Alves marcou o seu segundo tento nesta temporada no triunfo por 2-0 sobre o Real Zaragoza.

Em 13 de maio de 2006, em jogo adiado da 34ª rodada da La Liga, Daniel marcou o seu terceiro e último tento nesta temporada na vitória por 3-2 sobre o Barcelona no Ramón Sánchez Pizjuán.

Além de ter marcado 3 gols nesta temporada, Daniel Alves também foi uma peça importante na conquista do título da Copa da UEFA e por falar em título, o Sevilla fez a seguinte trajetória rumo ao título deste torneio> eliminou o Mainz 05 da Alemanha na fase pré-eliminatória com um placar agregado de 2-0 e com isso, o Sevilla obteve a vaga para a fase de grupos da Copa da UEFA.

Na fase de grupos, os “Rojiblancos” somaram 7 pontos e com isso, terminaram em 1º lugar no grupo H que contava com o Bolton Wanderers da Inglaterra, Vitória de Guimarães de Portugal, Besiktas da Turquia e com o Zenit São Petersburgo da Rússia.

Na fase de 16 avos, a primeira fase do mata-mata, com um placar agregado de 3-0 – vitória por 1-0 fora de casa e uma vitória por 2-0 na Espanha -, o Sevilla eliminou o Lokomotiv de Moscou da Rússia.

Nas oitavas de final, com um placar agregado de 2-1 – derrota por 1-0 fora de casa e vitória por 2-0 jogando em casa -, os “Rojiblancos” eliminaram o Lille da França.

Nas quartas de final, o Sevilla reencontrou o Zenit da Rússia e com um placar agregado de 5-2 – empate em 1-1 fora de casa e vitória por 4-1 jogando em casa -, a equipe espanhola levou a melhor e avançou para a fase seguinte.

Na semifinal, o Sevilla enfrentou o Schalke 04 da Alemanha e após um empate em 0-0 em solo alemão, o time espanhol venceu por 1-0 na prorrogação e como resultado, os “Rojiblancos” se classificaram para a final da Copa da UEFA 2005-06.

A final, em partida única, foi disputada no Phillips Stadion em Roterdã, na Holanda e o Sevilla atropelou o Middlesbrough da Inglaterra – vitória por 4-0 – e assim sendo, pela primeira vez na história do clube, os “Rojiblancos” se sagraram campeões da Copa da UEFA.

Em suma, na sua 4ª temporada com a camisa do Sevilla, Dani Alves disputou 50 jogos, fez 3 gols e proveu 15 assistências e além disso, foi incluído na seleção da La Liga 2005-06. Quanto aos “Rojiblancos”, além da conquista do título da Copa da UEFA 2005-06, o clube terminou o Campeonato Espanhol em 5º lugar e chegou até as oitavas-de-finais da Copa do Rei.

  • Números de Daniel Alves na sua 4ª Temporada no Sevilla
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2005-06
 50 *3  15  22 1 4430

* Gols válidos pela La Liga

2006-07

Logo no primeiro jogo da temporada 2006-07 em 25 de agosto de 2006, o Sevilla jogava contra o Barcelona uma partida que valia o título da Supercopa da UEFA – campeão da Liga dos Campeões contra o campeão da Copa da UEFA – e os “Rojiblancos” surpreenderam e venceram o Barcelona por 3-0 e com este resultado, o Sevilla se sagrava campeão da Supercopa da UEFA de 2006.

Em 29/11/2006, em partida válida pela 4ª rodada da fase de grupos da Copa da UEFA 2006-07, pela primeira vez na sua carreira, Daniel Alves marcou um doblete – ocorre quando um jogador faz 2 gols num mesmo jogo – na goleada por 4-0 sobre o Grasshopper da Suíça em pleno Hardturm (estádio da equipe suíça).

Daniel Alves celebrando um dos seus gols e logo atrás, Luís Fabiano

Em dezembro do mesmo ano (2006), Dani Alves assinou um novo contrato com o Sevilla no qual ele estendia o seu vínculo com o clube por mais algumas temporadas.

Em 20/12/2006, em jogo da 16ª rodada da La Liga, o lateral direito brasileiro marcou o seu terceiro tento nesta temporada na goleada por 4-0 sobre o Deportivo La Coruña.

Em 18 de fevereiro de 2007, em jogo da 23ª rodada do Campeonato Espanhol, Daniel Alves marcou o segundo tento dos “Rojiblancos” no triunfo por 3-1 sobre o Atlético de Madrid.

Em 03/03/2007, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Espanhol, o lateral direito brasileiro marcou o seu último tento nesta temporada na vitória por 2-1 sobre o Barcelona e além do gol marcado, deu o passe para Aleksandr Kerzhakov marcar o gol dele no jogo.

Ainda convém lembrar que assim como ocorreu na temporada anterior, o Sevilla foi o campeão da Copa da UEFA 2006-07 e a caminhada dos “Rojiblancos” rumo a conquista deste título foi a seguinte> mesmo sendo o atual campeão da Copa da UEFA, o Sevilla teve de jogar a fase pré-eliminatória e com um placar agregado de 6-1 sobre o Atomitos da Grécia, o time espanhol se classificou para a fase de grupos.

Na fase de grupos, o Sevilla se encontrava no grupo C juntamente com o AZ Alkmaar da Holanda, Braga de Portugal, Grasshoppers da Suíça e com o Slovan Liberec da República Checa e ao final desta fase, o time espanhol somou 7 pontos – duas vitórias, 1 empate e uma derrota – e terminou em 2º lugar.

Na fase de 16 avos, o Sevilla enfrentou o Steua Bucareste da Romênia e com um placar agregado de 3-0 – vitória por 2-0 no primeiro confronto e vitória por 1-0 no segundo confronto -, a equipe espanhola se classificou para a fase seguinte.

Nas oitavas de final, os “Rojiblancos” encontraram muitas dificuldades em passar pelo Shakhtar Donetsk da Ucrânia porque após um empate em 2-2 no Ramón Sánchez Pizjuán, o Sevilla teria de vencer o duelo em solo ucraniano e foi o que aconteceu; o Sevilla venceu o segundo jogo por 3-2 na prorrogação.

Nas quartas de final, o Sevilla enfrentou o Tottenham da Inglaterra e após uma vitória por 2-1 no Ramón Sánchez Pizjuán, o time espanhol foi até Londres e arrancou um empate em 2-2 no tempo regulamentar e com isso se classificou para a fase seguinte.

Na semifinal, o Sevilla enfrentou uma equipe do mesmo país – Osasuna – e mesmo com a derrota por 1-0 no primeiro confronto, os “Rojiblancos” reverteram esta desvantagem jogando em casa e venceram o Osasuna por 2-0 e pela segunda vez consecutiva, o Sevilla disputaria uma final de Copa da UEFA.

Em 16/05/2007 em Glasgow, na Escócia, o Sevilla e o Espanyol decidiram o título da Copa da UEFA e após um empate em 1-1 no tempo regulamentar, mais um empate na prorrogação (2-2) e com isso, o campeão teve de ser decidido nos pênaltis e assim sendo, mesmo com o Daniel Alves desperdiçando um dos pênaltis, o Sevilla levou a melhor e venceu por 3-1.

Em suma, na sua penúltima temporada com a camisa do Sevilla, Daniel Alves disputou 58 jogos, fez 5 gols e proveu 16 assistências e assim como ocorreu na temporada anterior, ele foi incluído novamente para a seleção da La Liga e além disso, Dani Alves foi o segundo jogador que mais proveu assistências (11 assistências) na La Liga 2006-07, ficando atrás apenas de David Villa do Valencia que proveu 12 assistências. Quantos aos “Rojiblancos”, terminaram o Campeonato Espanhol em 4º lugar, assim obtiveram a vaga para a fase de grupos da Liga dos Campeões da temporada seguinte, foram campeões da Copa da UEFA 2006-07 e também foram os campeões da Copa do Rei 2006-07 ao vencer o Getafe por 1-0 na final.

  • Números de Daniel Alves na sua 5ª Temporada no Sevilla
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2006-07
 58 *5  16  17 0 4474

* 5 gols dos quais 3 foram pela La Liga e 2 pela Copa da UEFA

2007-08

Após alguns anos jogando na Espanha, Daniel adquiriu a nacionalidade espanhola e isso excluía a necessidade de uma autorização de trabalho para jogar em qualquer outro país membro da União Europeia.

Em 1 de agosto de 2007, em uma entrevista para o canal SporTV, Daniel manifestou pela primeira vez o seu desejo de sair do Sevilla e ir para um grande clube europeu e em maio de 2008, voltou a reiterar o seu desejo de sair do clube. O primeiro clube a fazer uma oferta pelo lateral direito foi o Chelsea da Inglaterra e o empresário de Daniel Alves chegou a ir até Londres para negociar com o Chelsea, mas a diretoria do Sevilla recusou a oferta do clube inglês e além disso, o clube londrino não foi o único a fazer uma oferta pelo lateral direito brasileiro, pois o Barcelona também o fez, porém José María del Nido – presidente do Sevilla naquela época – considerou as duas ofertas como “muito abaixo do esperado” e como senão bastasse, desdenhou das ofertas:

“Por 25 milhões de euros eu envio as chuteiras de Daniel para que coloquem em um lateral deles. Ele é um grande jogador, talvez o melhor lateral-direito do mundo.” 

Quanto a temporada 2007-08, logo no primeiro jogo dos “Rojiblancos” nessa temporada em 11/08/2007, vitória por 1-0 sobre o Real Madrid no primeiro confronto da decisão da Supercopa da Espanha. Posteriormente, os comandados de Juande Ramos venceram o segundo confronto por 5-3 e com isso, o Sevilla era o campeão da Supercopa da Espanha de 2007.

Em outubro do ano de 2007, o Tottenham faz uma oferta milionária e mesmo em meio a temporada, o técnico Juande Ramos deixa o comando do Sevilla e para o lugar dele, os “Rojiblancos” apostaram em Manolo Jiménez, um técnico que comandava um clube da segunda divisão espanhola.

Em 12/12/2007, em partida válida pela última rodada da fase de grupos da Uefa Champions League (Liga dos Campeões), Daniel Alves marcou o seu primeiro tento nesta temporada na vitória por 3-0 sobre o Slavia Praga da República Checa.

Em 6 de janeiro de 2008, em jogo da 18ª rodada da La Liga, o lateral direito brasileiro marcou um dos gols do triunfo por 3-0 sobre o Real Bétis e além do gol marcado, deu o passe para Luís Fabiano marcar um dos seus 2 gols nesta partida.

Em 04/03/2008, no segundo confronto das oitavas-de-finais da UEFA Champions League, Daniel Alves marcou um dos gols da vitória do Sevilla por 3-2 sobre o Fenerbahçe da Turquia no Ramón Sánchez Pizjuán e além do gol marcado, deu a assistência para o gol de Frédéric Kanouté no jogo e com este resultado, o mesmo pelo qual a equipe turca venceu os “Rojiblancos” no primeiro confronto, a partida foi para a prorrogação e com a persistência deste placar, a vaga para a fase seguinte teve de ser decidida nos pênaltis e o Daniel Alves não converteu a sua penalidade e com isso, o Fenerbahçe levou a melhor e venceu o Sevilla por 3-2 na disputa por pênaltis e como consequência, fim da linha para o Sevilla na Liga dos Campeões.

Em 13/04/2008, em jogo da 32ª rodada da La Liga, Daniel marcou o seu último tento com a camisa dos “Rojiblancos” na vitória por 3-2 sobre o Mallorca em pleno Son Moix – estádio do Mallorca – e além de fazer um dos gols do Sevilla nesta partida, proveu a assistência para o gol de Kanouté no jogo.

Em suma, na sua última temporada com a camisa do Sevilla, Daniel Alves disputou 48 jogos, fez 4 gols e proveu 25 assistências sendo que 14 destas assistências foram válidas pela La Liga 2007-08, o que fez dele o terceiro jogador que mais proveu assistência no campeonato, ficando atrás apenas de Guti do Real Madrid (17 assistências) e de Ariel Ibagaza do Mallorca (15 assistências). Quanto aos “Rojiblancos”, iniciaram a temporada conquistando o título da Supercopa da Espanha, foram derrotados pelo Milan na decisão da Supercopa da UEFA, terminaram o Campeonato Espanhol em 5º lugar e chegaram até as oitavas-de-finais da Copa do Rei.

Após mais um temporada de destaque com a camisa do Sevilla, durante a sua coletiva de despedida, Daniel disse que “gostaria retornar ao clube no futuro” e que “chegou ao Sevilla como um menino e saiu como um homem”. Ele também agradeceu ao técnico Joaquín Caparrós, pois aprendeu e evoluiu muito sob o comando dele.

  • Números de Daniel Alves na sua 6ª e última Temporada no Sevilla
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2007-08
 48 *4  25  15 3 4163

* 4 gols dos quais 2 gols foram pela UEFA Champions League e os outros 2 gols pela La Liga

Títulos que conquistou no Sevilla
  • Copa da UEFA 2005-06 e 2006-07
  • Supercopa da UEFA 2006
  • Supercopa da Espanha 2007
  • Copa do Rei 2006-07
  • O vídeo abaixo mostra o primeiro e último gol de Daniel Alves com a camisa do Sevilla
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 18 de março de 2018 por Football Times TV

Barcelona

2008-09

Daniel Alves sendo apresentado como o mais novo reforço do Barcelona

Em 2 de julho de 2008, o Barcelona anunciou a contratação do lateral direito Daniel Alves por 4 temporadas. Estima-se que a equipe catalã – Barcelona – tenha desembolsado 34 milhões de euros (o equivalente a 148,4 milhões de reais) para ter o lateral direito brasileiro em seu plantel. Soma-se a este valor – €34 milhões – mais 6 milhões de euros dependendo do seu desempenho nas temporadas seguintes.

Em 13/08/2008, no primeiro jogo do Barcelona nesta temporada, o primeiro confronto da fase pré-eliminatória da UEFA Champions League contra o Wisła Kraków da Polônia, o técnico Pep Guardiola escalou Dani Alves entre os titulares e o Barcelona venceu a equipe polonesa por 4-0 no Camp Nou (estádio do Barcelona). Posteriormente, o Barça perdeu para o Wisła Kraków por 1-0 em solo polonês, mas como havia vencido o primeiro confronto por um placar elástico, o clube catalão obteve a classificação para a fase de grupos da UEFA Champions League 2008-09.

Em 25/10/2008, em jogo da 8ª rodada da La Liga, pela primeira vez desde que assinou com o Barça, Daniel marcou o seu primeiro tento pelo seu novo clube na goleada por 5-0 sobre o Almería.

Em 06/12/2008, em partida válida pela 14ª rodada da La Liga, Daniel Alves marcou o seu segundo tento com a camisa do Barça na goleada por 4-0 sobre o Valencia.

Em 8 de fevereiro de 2009, em jogo da 22ª rodada do Campeonato Espanhol, Dani Alves marcou o terceiro gol da vitória do Barça por 3-1 sobre o Sporting Gijón.

Em 22/03/2009, em jogo da 28ª rodada da La Liga, o lateral direito brasileiro marcou o quinto gol da equipe catalã na goleada por 6-0 sobre o Málaga.

Em 10/05/2009, em partida válida pela 35ª rodada da La Liga, Daniel Alves marcou o seu último tento nesta temporada no empate em 3-3 com o Villareal no Camp Nou.

Em 27/05/2009, o Barcelona enfrentou o Manchester United da Inglaterra na final da UEFA Champions League e devido à uma suspensão em decorrência do terceiro cartão amarelo no segundo jogo das semifinais contra o Chelsea, Dani Alves não pôde jogar. Em compensação o Barcelona se sagrou campeão da UEFA Champions League 2008-09 e o caminho rumo a conquista do terceiro título da história do clube catalão foi este> como já foi dito antes, o Barcelona passou pelo Wisła Kraków da Polônia na fase pré-eliminatória da Liga dos Campeões e assim sendo, obteve a vaga para a fase de grupos do maior torneio da Europa.

Na fase de grupos, o Barcelona jogou contra o Basel da Suíça, Sporting de Portugal e contra o Shakhtar Donetsk da Ucrânia. Ao final desta fase, o Barça somou 13 pontos – 4 vitórias, 1 empate e uma derrota – e com isso, terminou a fase de grupos em 1º lugar.

Após um sorteio, definiu-se que o adversário do Barcelona nas oitavas de final seria o Lyon da França e com um placar agregado de 6-3 – empate em 1-1 na França e um triunfo por 5-2 no Camp Nou -, a equipe catalã levou a melhor e avançou para a fase seguinte.

Nas quartas de final, o Barcelona enfrentou o Bayern de Munique da Alemanha e com um placar agregado de 5-1 – goleada por 4-0 no Camp Nou e um empate em 1-1 em Munique -, a equipe catalã levou a melhor novamente e se classificou para as semifinais da UEFA Champions League 2008-09.

Na semifinal, o Barça enfrentou o Chelsea da Inglaterra e após um empate em 0-0 no Camp Nou, a equipe catalã teve de obter a classificação no Stamford Bridge em Londres e com um empate em 1-1, seguindo o critério do gol fora de casa, o Barcelona conseguiu se classificar para a final da UEFA Champions League 2008-09.

Na final da UEFA Champions League 2008-09 no Stadio Olimpico em Roma, na Itália, o Barcelona bateu o Manchester United por 2-0 e com isso, o clube catalão fechou a temporada com a conquista da “tríplice coroa”: campeão da UEFA Champions League 2008-09, campeão da La Liga 2008-09 e campeão da Copa do Rei 2008-09.

  • Números de Daniel Alves na sua 1ª Temporada no Barcelona
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2008-09
 54 *5  14  13 0 4702

* Gols válidos pela La Liga

2009-10

Em 23 de agosto de 2009, no segundo jogo do Barcelona na temporada 2009-10, a equipe catalã venceu o Athletic Bilbao por 3-0 e como já havia vencido o primeiro confronto por 2-1, o clube catalão já iniciou esta temporada com a conquista da Supercopa da Espanha de 2009. Cinco dias depois (28/08/2009), ao vencer o Shakhtar Donetsk da Ucrânia por 1-0 na prorrogação, a equipe catalã também se sagrou campeã da Supercopa da UEFA de 2009.

Na estreia do Barça na La Liga 2009-10 em 31/08/2009, outra grande atuação do lateral direito brasileiro que proveu assistências para os gols de Seydou Keita e de Zlatan Ibrahimović respectivamente no triunfo por 3-0 sobre o Sporting Gijón.

Em 19/09/2009, em jogo da 3ª rodada da La Liga, Daniel marcou o seu primeiro tento nesta temporada na goleada por 5-2 sobre o Atlético de Madrid no Camp Nou e além do gol marcado, o lateral direito também deu o passe para Lionel Messi marcar 1 dos seus 2 gols nesta partida.

Em 21/11/2009, em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Espanhol, Dani Alves marcou o único gol do Barça no empate em 1-1 com o Athletic Bilbao em San Mamés (estádio do Athletic Bilbao).

Em 23 de janeiro de 2010, em jogo da 19ª rodada da La Liga, o lateral direito brasileiro marcou o seu último tento nesta temporada na vitória por 3-0 sobre o Real Valladolid em pleno Estadio Nuevo José Zorrilla e além do gol marcado, deu o passe para o meia Xavi marcar o gol dele nesta partida.

Em suma, na sua 2ª temporada como jogador do Barcelona, Daniel Alves disputou 48 jogos, fez 3 gols e proveu 15 assistências sendo que 10 delas foram pela La Liga 2009-10 e com isso, ao lado de Messi, foi o segundo jogador que mais proveu assistências no campeonato, ficando atrás apenas de Xavi que proveu 14 assistências em 38 rodadas de Campeonato Espanhol. Quanto a temporada do Barça, iniciou conquistando 2 títulos: Supercopa da Espanha e Supercopa da UEFA. Ainda sobre a mesma temporada, foi o campeão da La Liga 2009-10, campeão do Mundial Interclubes da FIFA de 2009 e além disso, chegou até as semifinais da UEFA Champions League 2009-10 e foi eliminado pelo Sevilla nas oitavas-de-finais da Copa do Rei.

  • Números de Daniel Alves na sua 2ª Temporada no Barcelona
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2009-10
 48 *3  15  11 1 4257

* Gols válidos pela La Liga

2010-11

No segundo jogo da decisão da Supercopa da Espanha de 2010 em 21 de agosto do mesmo ano, Daniel Alves deu o passe para um dos 3 gols de Messi diante do seu ex-clube – o Sevilla – e com isso, o Barcelona iniciava a temporada 2010-11 conquistando mais um título da Supercopa da Espanha. Ainda convém lembrar que a equipe catalã havia perdido por 3-1 no primeiro confronto.

Na estreia do Barça na fase de grupos da UEFA Champions League em 14/09/2010, o lateral direito brasileiro marcou o seu primeiro tento nesta temporada na goleada por 5-1 sobre o Panathinaikos da Grécia.

Em 30/10/2010, em jogo da 9ª rodada da La Liga, Daniel Alves fez valer a “lei do ex” e marcou um dos gols na goleada por 5-0 sobre o Sevilla.

Em 19 de março de 2011, em jogo da 29ª rodada da La Liga, Daniel marcou o seu terceiro tento nesta temporada no triunfo por 2-1 sobre o Getafe.

Em 06/04/2011, no primeiro confronto das quartas-de-finais da UEFA Champions League, o lateral direito brasileiro marcou o seu último tento nesta temporada na goleada por 5-1 sobre o Shakhtar Donetsk da Ucrânia e além do gol marcado, deu o passe Xavi marcar o seu único gol nesta partida.

Por falar em Liga dos Campeões, pela 4ª vez na história do clube, o Barcelona se sagrou campeão deste torneio e a trajetória rumo a conquista do título da UEFA Champions League 2010-11 foi assim> após o sorteio dos grupos, definiu-se que o Barcelona jogaria contra o Copenhague da Dinamarca, o Panathinaikos da Grécia e contra o Rubin Kazan da Rússia nesta fase e após 6 rodadas, a equipe catalã somou 14 pontos – 4 vitórias e 2 empates – e com isso, se classificou em 1º lugar no grupo D.

Nas oitavas de final, o Barcelona enfrentou o Arsenal da Inglaterra e depois de perder o primeiro confronto por 2-1 no Emirates Stadium em Londres, a equipe catalã venceu os Gunners – Arsenal – por 3-1 no Camp Nou e com isso, avançou para a fase seguinte.

Nas quartas de final, o Barça enfrentou o Shakhtar Donetsk da Ucrânia e após uma goleada por 5-1 no Camp Nou, o clube catalão venceu a equipe ucraniana fora de casa por 1-0 e sem dificuldades, avançou para a fase seguinte.

Na semifinal, o Barcelona enfrentou o rival Real Madrid e com um placar agregado de 3-1 – vitória por 2-0 no Santiago Bernabéu e um empate em 1-1 no Camp Nou -, a equipe catalã se classificou para a final da UEFA Champions League 2010-11.

O palco da final da Liga dos Campeões 2010-11 foi o estádio do Wembley em Londres, na Inglaterra e o adversário do Barcelona era o mesmo que o da final da UEFA Champions League 2008-09 – o Manchester United – e assim como ocorreu naquela ocasião, a equipe “blaugrana” – Barcelona – levou a melhor e venceu os Red Devils – Manchester United – por 3-1 e com isso, o Barça se sagrava tetracampeão da UEFA Champions League.

Daniel Alves erguendo o troféu da UEFA Champions League 2010-11

Em suma, na sua 3ª temporada como jogador do Barcelona, Daniel Alves disputou 54 partidas, fez 4 gols e proveu 20 assistências sendo que 15 destas assistências foram pela La Liga 2010-11, fazendo dele o 3º jogador que mais proveu assistências no campeonato, ficando atrás apenas do seu companheiro de equipe – Lionel Messi – que proveu 18 assistências e de Mesut Özil do Real Madrid que proveu 17 assistências. Quanto a temporada do Barcelona, além de ser o campeão da Supercopa da Espanha, da UEFA Champions League e da La Liga 2010-11, a equipe catalã foi a vice-campeã da Copa do Rei 2010-11.

  • Números de Daniel Alves na sua 3ª Temporada no Barcelona
Pd Gm A CA CV


This post first appeared on Futebol Stats, please read the originial post: here

Share the post

A Carreira de Daniel Alves em Números

×

Subscribe to Futebol Stats

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×