Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Carreira de James Rodríguez em Números

Quando cita-se um dos melhores jogadores sul-americanos que está atuando no futebol europeu, o nome de James Rodríguez que atualmente pertence ao Real Madrid da Espanha, mas atuou na temporada anterior pelo Bayern de Munique da Alemanha e que também atua pela seleção da Colômbia, deve ser levado em conta.

James David Rodríguez Rubio nasceu em 12/07/1991 em Cúcuta, na Colômbia. Antes de chegar onde chegou hoje, James iniciou a carreira dele como profissional no Envigado Futból Club da Colômbia. Porém, o que mais se sabe sobre a carreira de James Rodríguez? Por quais clubes ele jogou? Quais feitos ele atingiu até este momento?

Juvenil

Como já foi dito acima, James nasceu na cidade de Cúcuta, mas passou a maior parte da sua infância na cidade de Ibagué. Desde muito jovem, James já demonstrava talento para o futebol. Além disso, James Rodríguez estudou na escola Juan Lozano y Lozano.

Antes de atuar como um meia central, quando James começou a jogar futebol ele costumava jogar como volante e graças ao apoio de sua mãe – Pilar Rubio Gomez -, ele fez parte da equipe juvenil da Academia Tolimense de Fútbol, apesar que o time mais famoso da cidade é o Desportes Tolima. James Rodríguez sempre jogava futebol nas “escolinhas de futebol” da cidade e por coincidência, ele sempre jogava com a camisa de número 10, tanto no bairro Jordan quanto nos demais “campinhos” de futebol de Ibagué, mas foi mesmo jogando com a camisa dos juniores desta equipe é que ele conseguiu obter junto com os seus companheiros de equipe o título Ponyfútbol no campo de Marte, em Medellín, aos 12 anos de idade.

Após a conquista do título “Ponyfútbol” disputado em Medellín, James ficou por lá mesmo, pois um dos olheiros do Envigado Futból Club, um time de futebol da cidade de Medellín, acreditou no talento do garoto e o convenceu a fazer parte das categorias de base do Envigado.

A Carreira de James Rodríguez em Números e os clubes em que jogou

Envigado

Categorias de Base

Com as boas atuações no “Ponyfutból” e acreditando no potencial e também no talento do até então jovem de 12 anos, o Envigado deu uma oportunidade para James e por este motivo, ele teve de se mudar para Medellín e depois de 2 anos atuando nas categorias de base do clube, James fez a sua estreia como profissional. É isso mesmo, ele começou a jogar futebol profissionalmente aos 14 anos de idade.

2006-07

Em 21 de maio de 2006, mesmo tendo apenas 14 anos de idade e perto de completar 15 anos, James Rodríguez fez a sua estreia como jogador profissional em uma partida do Torneo A – 1ª divisão do futebol colombiano -, embora o clube tenha caído para a 2ª divisão ao final da temporada.

Em suma, na sua primeira temporada como profissional, James Rodríguez disputou 8 partidas e não marcou gols e também não proveu assistências.

  • Números de James Rodríguez na sua 1ª Temporada no Envigado
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2006-07
 8 0  0  ? ? ?

Pd – Partidas disputadas; Gm – Gols marcados; A – Assistências; CA – Cartões amarelos; CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

2007-08

Apesar da queda para a 2ª divisão do futebol colombiano, com boas atuações de James nesta temporada, o Envigado voltou para a 1ª divisão e isso não foi tudo. Graças as suas atuações, James foi convocado para a seleção sub-17 da Colômbia e além disso, também disputou a Copa do Mundo Sub-17 FIFA de 2007.

Em suma, na sua última temporada com a camisa do Envigado, James teve mais sequência e com isso, marcou 9 tentos. Quanto ao Envigado FC, como já foi dito acima, foi o campeão da “Categoría Primera B”.

  • Números de James Rodríguez na sua 2ª e última Temporada no Envigado
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2007-08
 22 *9  0  ? ? ?

* Gols válidos pela La Categoría Primera B

Títulos que conquistou no Envigado
  • Categoría Primera B 2007
  • O vídeo abaixo mostra alguns dos melhores lances de James Rodríguez com a camisa do Envigado
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 6 de maio de 2016 por B4P Football

Banfield

2008-09

Após duas temporadas atuando com a camisa do Envigado, no início do ano de 2008, James Rodríguez assinou com o Club Atlético Banfield da Argentina. Ainda convém lembrar que o clube argentino o adquiriu a título de empréstimo por 2 anos.

Apesar de ter chegado ao clube em 2008, somente em 7 de fevereiro de 2009, em jogo válido pela 1ª rodada do Clausura – 2º turno do Campeonato Argentino – é que o técnico Miguel Jerez promoveu a estreia do jovem colombiano – James – ao colocá-lo no lugar do volante Nicolás Bertolo aos 32 minutos do segundo tempo em uma partida na qual o Banfield e o Godoy Cruz empataram em 1-1.

Em 28/02/2009, em jogo da 4ª rodada do Clausura, o jovem meia colombiano saiu do banco aos 19 minutos da segunda etapa para entrar no lugar do lateral esquerdo Ariel Broggi e 11 minutos depois, James marcou o seu primeiro e único gol desta temporada na vitória por 3-1 sobre o Rosario Central no estádio Florencio Sola – estádio do Banfield – e com isso, James Rodríguez se tornou o mais jovem jogador estrangeiro a estrear e marcar um gol na primeira divisão do futebol argentino, com apenas 17 anos.

Em suma, na sua primeira temporada com a camisa do “Taladro” – Banfield -, James disputou 12 partidas e fez 1 gol. Quanto ao Banfield, terminou o Clausura em 12º lugar.

  • Números de James Rodríguez na sua 1ª Temporada no Banfield
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2008-09
 12 *1  0  0 286

* Gol válido pelo Clausura

2009-10

A posição natural de James era a de meio-campista central, mas ele também atuava como meia-esquerda ou como atacante. Os principais atributos do jovem colombiano eram o seu ritmo de jogo, seus passes entre linhas e a sua capacidade de dar passes em espaços pequenos e com tais qualidades, Julio Falcioni, o novo treinador do Banfield o escalou entre os titulares logo na 1ª rodada do Apertura 2009 – 1º turno do Campeonato Argentino – em 23 de agosto de 2009 em uma partida na qual o Banfield venceu o River Plate por 2-0.

Em 26/09/2009, em jogo da 6ª rodada do Apertura, James foi o principal craque da vitória por 2-1 sobre o Newell’s Old Boys ao sofrer um pênalti que foi convertido por Santiago “El Tanque” Silva e fez o segundo gol do “Taladro” no jogo respectivamente.

Em 24/10/2009, em partida válida pela 10ª rodada do Apertura, o jovem colombiano marcou o seu segundo tento na temporada no triunfo por 3-0 sobre o Godoy Cruz e além do gol marcado, deu o passe para um dos 2 gols de Santiago Silva.

Em 15/11/2009, James Rodríguez marcou o seu último gol no Apertura 2009 em um jogo da 14ª rodada, ao qual o Banfield venceu o Vélez Sarsfield por 3-0.

Em 13/12/2009, em jogo da última rodada do Apertura 2009, mesmo com uma derrota por 2-0 para o Boca Juniors, o Banfield se sagrou campeão do torneio e com isso, James se tornou o estrangeiro mais jovem a sair campeão na Argentina conseguindo um evento sem precedentes na história do clube do sul de Buenos Aires. Nessa temporada ele marcou gols importantes, um deles diante do Newell’s, que foi o time que mais incomodou o Banfield na disputa pelo título do campeonato. James é considerado um ídolo no clube argentino e não é por acaso que ele faz parte dos 11 jogadores mais importantes da história do clube, pois esta foi a única grande conquista na história do clube do sul de Buenos Aires.

Por ter sido o campeão do Apertura 2009, o Banfield também herdou uma vaga para a fase de grupos da Copa Libertadores da América de 2010 e logo no início deste ano (2010), tornou-se formalmente a possibilidade de que o jovem jogador se transferisse para a Udinese da Itália, estima-se que a equipe estaria disposta a pagar cerca de 3 milhões de dólares para ter 50% do seu passe; A possibilidade de que o meia chegasse à Juventus também foi aberta.

Na estreia do Banfield na Copa Libertadores 2010 – em 10/02/2010 -, o jovem meia colombiano marcou o primeiro gol do time argentino no triunfo por 2-1 sobre o Monarcas Morelia do México. Três dias depois da estreia na Libertadores, James marcou um dos gols na vitória por 2-0 sobre o Lanús em partida válida pela 4ª rodada do Clausura 2010.

Em 18/02/2010, em partida válida pela 2ª rodada da Copa Libertadores da América, James marcou um dos gols da goleada por 4-1 sobre o Deportivo Cuenca do Equador em solo equatoriano. Na rodada seguinte do maior torneio da América do Sul, o jovem colombiano marcou o seu primeiro e único doblete – ocorre quando um jogador faz 2 gols numa mesma partida -, da temporada no empate em 2-2 com o Nacional em Montevidéu, no Uruguai. Posteriormente, a derrota por 2-0 para o mesmo Nacional em pleno Florencio Sola impediu a equipe do sul de Buenos Aires de terminar em 1º lugar no grupo 6 e com isso, o Banfield teria de enfrentar o 1º colocado de um outro grupo nas oitavas-de-finais da Libertadores 2010 e além disso, teria de jogar o segundo confronto como visitante.

Em 29/04/2010, no primeiro confronto das oitavas de final da Copa Libertadores, o jovem colombiano marcou o seu último tento com a camisa do Banfield na vitória por 3-1 sobre o Internacional do Brasil, porém no segundo confronto, a equipe gaúcha venceu a equipe do Sul de Buenos Aires por 2-0 e seguindo o critério do gol fora de casa, o Inter se classificou para a fase seguinte. Posteriormente, o Internacional viria a ser o campeão desta edição da Copa Libertadores da América.

Paralelamente a disputa da Libertadores 2010, o Banfield também disputava o Clausura e diferentemente do Apertura 2009 no qual a equipe do sul de Buenos Aires foi a campeã, desta vez o time terminou o Clausura 2010 em 5º lugar.

Em suma, na sua última temporada com a camisa do Banfield, James Rodríguez disputou 38 jogos, fez 9 gols e proveu 7 assistências. Dos 9 tentos marcados, 5 foram pela Copa Libertadores fazendo dele um dos artilheiros da competição. Com as suas boas atuações nessa temporada, a ida de James para um clube europeu era inevitável.

  • Números de James Rodríguez na sua 2ª e última Temporada no Banfield
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2009-10
 38 *9  7  8 1 3034

* 9 gols dos quais 5 foram pela Libertadores, 3 pelo Apertura e 1 pelo Clausura

Títulos que conquistou no Banfield
  • Apertura 2009
  • O vídeo abaixo mostra todos os gols de James Rodríguez com a camisa do Banfield
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 27 de julho de 2014 por James Rodriguez Fans

Porto

2010-11

James Rodríguez sendo apresentado como o mais novo reforço do Porto

Em 6 de julho de 2010, James Rodríguez foi apresentado como o novo jogador do Futebol Clube do Porto de Portugal, clube que é popularmente conhecido como Porto. Para contratar o meio-campista colombiano de 18 anos, o clube português teve de desembolsar 5,1 milhões de euros (o equivalente a 21,8 milhões de reais) por um contrato de 4 anos.

Apesar de ter um novo meia em seu plantel, o técnico André Villas-Boas só promoveu a estreia de James em 16/10/2010 em partida válida pela 3ª fase da Taça de Portugal, ao qual o Porto goleou o Limianos por 4-1. O jovem colombiano entrou em campo aos 23 minutos da segunda etapa no lugar do ponta Silvestre Varela.

Em 07/11/2010, em jogo da 10ª rodada da Primeira Liga (Campeonato Português), James entrou em campo aos 37 minutos do segundo tempo no lugar de Varela novamente e querendo mostrar serviço, deu o passe para o centroavante brasileiro Hulk marcar o último gol na goleada por 5-0 sobre o maior rival, o Benfica.

Em 11/12/2010, em confronto válido pelas oitavas-de-finais da Taça de Portugal, André Villas-Boas escalou o meia colombiano entre os titulares pela primeira vez e ele não decepcionou e deu o passe para o compatriota Radamel Falcao abrir o placar da partida, a qual o Porto goleou o Juventude Évora por 4-0. Quatro dias depois, mas desta vez em jogo válido pela última rodada da fase de grupos da UEFA Europa League, James ganhou uma nova chance entre os titulares e além de marcar o seu primeiro gol com a camisa dos Dragões – Porto – no triunfo por 3-1 sobre o CSKA Sofia da Bulgária, deu o passe para o gol de Rúben Micael nessa partida.

Em 8 de janeiro de 2011, em jogo da 15ª rodada da Primeira Liga, James foi o principal destaque na goleada por 4-1 sobre o Marítimo ao marcar um dos 4 gols do Porto na partida e não foi só isso, além do gol marcado, deu passes para um dos 2 gols de Fredy Guarín e para o gol do Hulk.

Em 26/01/2011, em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Português, o meia colombiano marcou o seu terceiro tento na temporada na vitória por 3-0 sobre o Nacional da Madeira.

Em 01/05/2011, em jogo da 28ª rodada da Primeira Liga, James proveu assistências para os gols do zagueiro Nicolás Otamendi e de Walter respectivamente na goleada por 4-0 sobre o Vitória de Setúbal. Nas duas rodadas seguintes do Campeonato Português, as duas últimas rodadas da Primeira Liga 2010-11, o novo camisa 19 – James Rodríguez – dos Dragões não fez gols, mas proveu 3 assistências sendo que duas delas foram no empate em 3-3 com o Paços de Ferreira na 29ª rodada do campeonato.

Em 18/05/2011, André Villas-Boas optou por não escalar James entre os titulares na final da UEFA Europa League diante do Braga, outra equipe portuguesa, mas o meio colombiano jogou os últimos 11 minutos do jogo ao qual o Porto venceu o Braga por 1-0 e se sagrou campeão do torneio e por falar em título, o caminho dos Dragões até o Aviva Stadium – estádio localizado em Dublin na Irlanda – se desenrolou do seguinte modo> na fase de grupos, o Porto jogou contra o Rapid Vienna da Áustria, CSKA Sofia da Bulgária e contra o Besiktas da Turquia. Ao final desta fase, a equipe portuguesa somou 16 pontos – 5 vitórias e 1 empate – e assim sendo, garantiu o 1º lugar do grupo L.

Na fase de 16 avos, o Porto enfrentou o Sevilla da Espanha e depois de vencer o primeiro confronto por 2-1 em solo espanhol, o time português perdeu o segundo jogo por 1-0 em pleno Estádio do Dragão – estádio do Porto -, mas seguindo o critério do gol fora de casa, os Dragões seguiram adiante.

Nas oitavas-de-finais, o Porto enfrentou o CSKA Moscou da Rússia e com um placar agregado de 3-1 – vitória por 1-0 em solo russo e mais uma vitória por 2-1 no estádio dos Dragões – avançou para a fase seguinte.

Nas quartas-de-finais, os Dragões enfrentaram mais uma equipe russa, desta vez o Spartak de Moscou e não encontrou dificuldades para passar pelo Spartak, goleada por 5-1 e 5-2 respectivamente.

Na semifinal, o Porto enfrentou o Villareal da Espanha e depois de aplicar uma goleada de 5-1 sobre a equipe espanhola no Estádio do Dragão, a equipe portuguesa perdeu o segundo confronto por 3-2, mas como já tinha construído uma boa vantagem no primeiro duelo, o Porto se classificou para a final da UEFA Europa League 2010-11.

Na final da UEFA Europa League o Porto venceu o Braga por 1-0 e pela segunda vez na história, os Dragões se sagravam campeões deste torneio.

Da esquerda para a direita: Fredy Guarín, James Rodríguez segurando o troféu da UEFA Europa League 2010-11 e Radamel Falcao.

Após ser o campeão da UEFA Europa League 2010-11 e também da Primeira Liga 2010-11, em 22/05/2011, o Porto tinha mais uma decisão pela frente, a final da Taça de Portugal de 2010-11 e desta vez, André Villas-Boas escalou James Rodríguez entre os titulares e pela primeira vez na sua carreira, o colombiano marcou um hat-trick na goleada por 6-2 sobre o Vitória de Guimarães e convém lembrar que além dos 3 gols marcados nesse jogo, também deu o passe para Silvestre Varela marcar o gol dele nessa final.

Em suma, na sua primeira temporada nos Dragões, James Rodríguez disputou 32 jogos, fez 6 gols e proveu 18 assistências sendo que 10 destas foram pela Primeira Liga e assim sendo, ele foi o segundo jogador que mais proveu assistências no campeonato, ficando atrás apenas de Hulk que proveu 14 assistências. Quanto ao Porto, foi o campeão de todas as competições que disputou, salvo a Taça da Liga – Taça CTT – cujo campeão foi o Benfica.

  • Números de James Rodríguez na sua 1ª Temporada no Porto
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2010-11
 32 *6  18  4 0 1859

* 6 gols dos quais 3 foram pela Taça de Portugal, 2 pela Primeira Liga e 1 pela UEFA Europa League

2011-12

Com a saída de Andrés Villas-Boas do comando do Porto ao final da temporada anterior, quem assume o comando da equipe é Vítor Pereira, porém James Rodríguez não jogou a decisão da Supercopa da UEFA de 2011 – disputa entre o campeão da Liga Europa e o campeão da Liga dos Campeões – por estar defendendo a seleção do seu país e além desta partida, o camisa 19 também não jogou as duas primeiras rodadas da Primeira Liga 2011-12 e assim sendo, fez a sua estreia nesta temporada em 6 de setembro de 2011 em partida válida pela 3ª rodada do Campeonato Português, ao qual James começou como titular e marcou um doblete na goleada por 5-2 sobre o União de Leiria em pleno Municipal da Marinha Grande (estádio do União de Leiria).

Em 13/09/2011, na estreia dos Dragões na fase de grupos da UEFA Champions League (Liga dos Campeões), Hulk desperdiçou uma cobrança de pênalti aos 10 minutos do primeiro tempo e 2 minutos depois, Luiz Adriano marcou o gol do Shakhtar Donetsk da Ucrânia, mas o próprio Hulk se redimiu e empatou o jogo e depois no segundo tempo, James deu o passe para Kléber marcar o gol da virada e da vitória do Porto sobre a equipe ucraniana.

Em 28/09/2011, em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o meia colombiano inaugurou o placar do jogo, mas o Porto levou a virada e perdeu para o Zenit São Petersburgo da Rússia por 3-1. Quatro dias depois, mas desta vez em partida válida pela 7ª rodada da Primeira Liga, o camisa 19 marcou o segundo gol da vitória dos Dragões por 3-0 sobre o Coimbra e além do gol marcado, deu o passe para o compatriota Fredy Guarín marcar o gol dele nesse jogo.

Em 14 de janeiro de 2012, em jogo da 15ª rodada da Primeira Liga, James marcou os gols da vitória de 2-0 do Porto sobre o Rio Ave. Na rodada seguinte do Campeonato Português, o colombiano foi decisivo novamente em mais um triunfo dos Dragões ao marcar um dos gols do triunfo por 3-1 sobre o Vitória de Guimarães e além do tento marcado no jogo, também deu o passe para o gol do zagueiro Rolando.

Em 02/03/2012, em jogo da 21ª rodada do Campeonato Português, Vítor Pereira optou por deixar o camisa 19 no banco e assim sendo, o Porto estava perdendo para o Benfica e aos 13 minutos da segunda etapa, o treinador sacou o zagueiro Rolando e colocou James no lugar dele e além de marcar um dos gols da vitória por 3-2 sobre o maior rival, o colombiano proveu a assistência para o gol de Maicon.

Em 12/05/2012, em partida válida pela última rodada (30ª) da Primeira Liga 2011-12, o camisa 19 marcou o seu último tento na temporada na goleada por 5-2 sobre o Rio Ave em pleno Estádio dos Arcos (estádio do Rio Ave).

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa dos Dragões, James Rodríguez jogou 38 partidas, fez 14 gols e proveu 11 assistências e estes números fizeram de James o 5º maior goleador da Primeira Liga 2011-12 e ele também foi o 4º jogador que mais proveu assistências no campeonato. Quanto ao Porto, foi o campeão da Primeira Liga 2011-12, terminou a fase de grupos da Liga dos Campeões em 3º lugar e como consequência, disputou a fase de 16 avos da UEFA Europa League, porém foi eliminado pelo Manchester City da Inglaterra nesta fase e além disso, foi eliminado precocemente na Taça de Portugal e também na Taça da Liga.

  • Números de James Rodríguez na sua 2ª Temporada no Porto
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2011-12
38 *14 11 3 1 2600

* 14 gols dos quais 13 foram pela Primeira Liga e 1 pela UEFA Champions League

2012-13

Antes do início desta temporada, mas precisamente em 4 de agosto de 2012, James Rodríguez usou a sua conta do Facebook para postar a nova numeração da sua camisa para esta temporada, a de número 10.

Em 01/09/2012, em jogo da 3ª rodada da Primeira Liga, o novo camisa 10 dos Dragões marcou o seu primeiro tento na temporada na vitória por 3-2 sobre o Olhanense e além do gol marcado na partida, deu o passe para o gol do compatriota Jackson Martínez. Na rodada seguinte do campeonato, o meia colombiano marcou um dos gols na goleada por 4-0 sobre o Beira-Mar e além do tento marcado, deu passes para os gols de Jackson Martínez e de Silvestre Varela respectivamente.

Em 03/10/2012, em partida válida pela 2ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, James marcou o único gol da vitória do Porto sobre o Paris Saint-Germain da França. Quatro dias depois, mas desta vez em jogo da 6ª rodada do Campeonato Português, o novo camisa 10 do Porto marcou o seu 4º tento nessa temporada no triunfo por 2-0 sobre o Sporting.

Em 08/10/2012, James Rodríguez foi eleito o melhor jogador da Primeira Liga dos meses de agosto e de setembro.

Em 02/11/2012, em jogo da 8ª rodada da Primeira Liga, o meia colombiano marcou o seu primeiro e único doblete da temporada na goleada por 5-0 sobre o Marítimo e além dos 2 gols, também contribuiu com uma assistência para um dos 2 gols de Martínez. Nas duas rodadas seguintes, James marcou 1 gol em cada partida; nas vitórias por 2-1 sobre o Coimbra no Estádio do Dragão e por 2-0 sobre o Braga como visitante.

Em 5 de janeiro de 2013, em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Português, o camisa 10 jogou o primeiro tempo da vitória por 1-0 sobre o Nacional da Madeira e não retornou para jogar o restante da partida devido a uma lesão muscular e com isso, ele não pôde jogar as 6 rodadas seguintes da Primeira Liga e uma partida da Taça da Liga. No seu retorno aos gramados em 15/02/2013 em jogo da 19ª rodada da Primeira Liga, jogou os últimos 20 minutos do jogo diante do Beira-Mar, ao qual o Porto venceu por 2-0.

Em 19/02/2013, no primeiro confronto das oitavas-de-finais da Liga dos Campeões, James não conseguiu ficar em campo por 90 minutos, mas jogou os últimos 32 minutos da partida na qual os Dragões venceram o Málaga da Espanha por 1-0 no Estádio do Dragão. Posteriormente, a equipe espanhola venceu o Porto por 2-0 em solo espanhol e com isso, se classificou para a fase seguinte.

Em 03/04/2013, em confronto da semifinal da Taça da Liga, o camisa 10 dos Dragões marcou o primeiro gol da goleada por 4-0 sobre o Rio Ave e com isso, o Porto se classificou para a final da Taça da Liga 2012-13, no entanto, os Dragões perderam para o Braga por 1-0 na final e assim sendo, foram os vice-campeões desse torneio.

Em 04/05/2013, em jogo da 28ª rodada da Primeira Liga, James marcou o seu último tento com a camisa dos Dragões no triunfo por 3-1 sobre o Nacional em pleno Estádio da Madeira.

Em suma, na sua última temporada com a camisa dos Dragões, James Rodríguez disputou 38 partidas, fez 12 gols e proveu 12 assistências sendo que 9 destas foram pela Primeira Liga tornando-o o segundo jogador ao lado de Eduardo Salvio e Nico Gaitán – ambos do Benfica – que mais proveu assistências, ficando atrás apenas de um companheiro de equipe, João Moutinho. Quanto ao Porto, foi o campeão da Supertaça Cândido de Oliveira – Supercopa de Portugal -, pela 3ª vez consecutiva se sagrou campeão da Primeira Liga, foi o vice-campeão da Taça da Liga, chegou até as oitavas-de-finai da UEFA Champions League e foi eliminado nas oitavas-de-finais da Taça de Portugal.

  • Números de James Rodríguez na sua 3ª e última Temporada no Porto
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2012-13
38 *12 12 5 0 2781

* 12 gols dos quais 10 foram pela Primeira Liga, 1 pela UEFA Champions League e 1 pela Taça da Liga

Títulos que conquistou no Porto
  • UEFA Europa League 2010-11
  • Primeira Liga 2010-11, 2011-12 e 2012-13
  • Taça de Portugal 2010-11
  • Supertaça Cândido de Oliveira de 2012
  • O vídeo abaixo mostra todos os gols de James Rodríguez com a camisa do Porto
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 2 de novembro de 2016 por Golos PT

Monaco

2013-14

James Rodríguez sendo apresentado como o mais novo reforço do Monaco

Em 25 de maio de 2013, o Monaco – uma equipe que disputa a Ligue 1 (Campeonato Francês) – anunciou a contratação de James Rodríguez por uma taxa de transferência de 45 milhões de euros (o equivalente a 191 milhões de reais) e como consequência, o jovem meia colombiano de 21 anos se tornou a segunda venda mais cara da história do FC Porto, atrás apenas do seu ex-companheiro Hulk. Ainda convém lembrar que esta também foi uma das contratações mais caras da história da Ligue 1, sendo que naquela época ele era o segundo jogador colombiano mais caro da história depois de Radamel Falcao. James posteriormente assinou um contrato de cinco anos que foi estabelecido para mantê-lo no clube até 2018.

Em 10/08/2013, na estreia do Monaco na Ligue 1 2013-14, o técnico Claudio Ranieri escalou James entre os titulares e a equipe monegasca – Monaco – iniciou o campeonato com uma vitória por 2-0 sobre o Bordeaux em pleno Matmut Atlantique (estádio do Bordeaux). Apesar de ter feito a sua primeira partida como titular, Ranieri não bancou ele na equipe titular nos jogos seguintes porque segundo o treinador, o meia colombiano tinha um problema de mentalidade porque o seu jogo não era muito defensivo e não se encaixava no esquema dele. Finalmente depois de alguns jogos em que James brilhou por suas atuações dando assistências claras para os seus companheiros de equipe e colaborando na defesa, ele conquistou a titularidade.

Em 30/11/2013, em jogo da 15ª rodada da Ligue 1, o novo camisa 10 marcou o seu primeiro gol com a camisa do clube monegasco no triunfo por 2-0 sobre o Rennes. Na rodada seguinte, James voltou a marcar 1 gol e o Monaco venceu o Nice por 3-0 em plena Allianz Riviera (estádio do Nice).

Em 5 de janeiro de 2014, em partida válida pela 1ª fase da Copa da França, James deu o passe para o compatriota Radamel Falcao marcar o gol dele no jogo e em seguida, Falcao é quem deu o passe para o meia marcar o segundo gol do Monaco no triunfo por 3-2 sobre o OC Vannes. Posteriormente, o clube monegasco chegou até a semifinal da Copa da França sendo eliminado pelo Guingamp na prorrogação.

Em 15/02/2014, em jogo da 25ª rodada da Ligue 1, o camisa 10 marcou os gols do triunfo por 2-0 sobre o Bastia.

Em 06/04/2014, em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Francês, James marcou o segundo e último doblete da temporada no triunfo por 3-1 sobre o Nantes e além dos 2 gols marcados nesse jogo, também contribuiu com a assistência para o gol do lateral Andrea Raggi.

Em suma, na sua primeira e única temporada com a camisa do clube monegasco, James disputou 38 partidas, fez 10 gols e proveu 14 assistências sendo que 12 destas foram válidas pela Ligue 1 e como resultado, James Rodríguez foi o líder de assistências desta edição do Campeonato Francês. Quanto ao Monaco, terminou a Ligue 1 2013-14 em 2º lugar, ficou atrás apenas do Paris Saint-Germain, chegou até a semifinal da Copa da França e foi eliminado precocemente da Copa da Liga Francesa.

  • Números de James Rodríguez na sua 1ª e única Temporada no Monaco
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2013-14
38 *10 14 1 0 2898

* 10 gols dos quais 9 foram pela Ligue 1 e 1 pela Copa da França

  • O vídeo abaixo mostra todos os gols de James Rodríguez com a camisa do Monaco
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 12 de fevereiro de 2015 por Yazeed Rodriguez JR

Real Madrid

2014-15

Em uma entrevista pós-jogo durante a Copa do Mundo FIFA de 2014, James declarou seu “amor”, “admiração” e “paixão” pelo Real Madrid, dizendo que seria um “sonho de vida” e com uma grande atuação na Copa, ele despertou rumores e o seu nome passou a ser ligado ao clube espanhol.

James Rodríguez sendo apresentado como o mais novo reforço do Real Madrid

Em 22 de julho de 2014, James confirmou os rumores assinando um contrato de 6 anos com o clube espanhol por uma taxa não revelada, mas estima-se que o Real Madrid tenha desembolsado cerca de 63 milhões de euros (o equivalente a 266,4 milhões de reais) para ter o meia colombiano em seu plantel. Essa transferência fez dele o 4º jogador mais caro da história naquela época, o 3º mais caro da história do Real Madrid e o colombiano mais caro até hoje, depois de superar a transferência de €60 milhões de Radamel Falcao ao Monaco em 2013.

O valor gasto com a sua taxa de transferência levou muitos a referir-se a James como um Galáctico creditado pelo fato de ter recebido a camisa de número 10 carregando o legado de lendas do Real Madrid como Luís Figo, Ferenc Puskás e o jogador que ele mais admirava até então, Zinedine Zidane. Além disso, estima-se que 45 mil torcedores tenham comparecido ao Santiago Bernabéu para ver a apresentação do jogador.

Logo no primeiro jogo do Real Madrid nessa temporada – em 12/08/2014 -, mesmo sendo um jogo que valia título, o técnico Carlo Ancelotti não hesitou e escalou o colombiano entre os titulares e com 2 gols de Cristiano Ronaldo, o Real Madrid venceu o Sevilla por 2-0 e se sagrou campeão da Supercopa da UEFA de 2014.

Em 19/08/2014, no primeiro jogo da decisão da Supercopa da Espanha, entrou em campo no lugar de Cristiano Ronaldo após o intervalo e marcou o único gol do Real Madrid na partida; Real Madrid e Atlético de Madrid empataram em 1-1. No segundo confronto entre as duas equipes, o time colchonero – Atlético – levou a melhor e venceu por 1-0 e assim sendo, o Atlético de Madrid se sagrou campeão da Supercopa da Espanha de 2014.

Em 16/09/2014, na estreia do time merengue – Real Madrid – na fase de grupos da UEFA Champions League, James iniciou a partida como titular e marcou um dos gols na goleada por 5-1 sobre o Basel da Suíça. Quatro dias depois, o novo camisa 10 do Real Madrid marcou o seu 3º tento na temporada em partida válida pela 4ª rodada da La Liga, a qual o Real Madrid goleou o Deportivo La Coruña por 8-2 e além do gol marcado, deu o passe para 1 dos 3 gols de Cristiano Ronaldo nessa partida.

Em 25/10/2014, em jogo da 9ª rodada da La Liga, James voltou a ser decisivo e deu o passe para Karim Benzema definir o resultado do “El Clásico” – clássico entre Barcelona e Real Madrid – ao  qual a equipe merengue venceu por 3-1. Na rodada seguinte da La Liga, o meia colombiano marcou o seu primeiro doblete com a camisa do Real Madrid na goleada por 4-0 sobre o Granada.

Em 02/12/2014, no segundo confronto da 4ª fase da Copa do Rei, o camisa 10 dos “Blancos” – Real Madrid – marcou o seu segundo e último doblete da temporada na goleada por 4-0 sobre o UE Cornellà. Posteriormente, a equipe merengue foi eliminada pelo Atlético de Madrid na fase seguinte.

Em 20/12/2014, na final do Mundial Interclubes FIFA de 2014 diante do San Lorenzo da Argentina, James iniciou a partida entre os titulares e o Real Madrid venceu o time argentino por 2-0 e com isso, pela 4ª vez na sua história, o clube merengue se sagrava campeão mundial.

Em 4 de fevereiro de 2015, em jogo da 16ª rodada da La Liga, o colombiano marcou o primeiro gol da vitória por 2-1 sobre o Sevilla, mas aos 27 minutos do primeiro tempo, deixou o gramado com uma lesão no quinto metatarso e em decorrência disso, ficou longe dos gramados por 2 meses.

Em 05/04/2015, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Espanhol, já recuperado da lesão, Ancelotti escalou James entre os titulares e mesmo sem marcar gols no seu retorno, foi decisivo ao prover assistências para 2 gols na goleada por 9-1 sobre o Granada no Santiago Bernabéu; assistência para 1 dos 5 gols de Cristiano Ronaldo e assistência para 1 dos 2 gols de Benzema. Na rodada seguinte, James marcou o seu primeiro gol após o retorno aos gramados no triunfo por 2-0 sobre o Rayo Vallecano, porém como levou o seu quinto cartão amarelo, teve de cumprir suspensão no jogo seguinte.

Em 18/04/2015, em jogo da 32ª rodada da La Liga, o camisa 10 dos “Blancos” marcou o segundo gol da vitória por 3-1 sobre o Málaga. Nas duas rodadas seguintes da La Liga, o colombiano marcou 1 tento em cada jogo; 1 gol e uma assistência no triunfo por 4-2 sobre o Celta de Vigo e marcou o outro tento na vitória por 3-0 sobre o Almería.

Em 23/05/2015, em jogo da última rodada (38ª) da La Liga 2014-15, James marcou o seu último gol dessa temporada na goleada por 7-3 sobre o Getafe no Santiago Bernabéu e além de ter feito 1 gol na partida, também deu o passe para Jesé marcar o gol dele nessa goleada.

Em suma, na sua 1ª temporada com o clube merengue, James Rodríguez disputou 46 partidas, fez 17 gols e proveu 18 assistências sendo que 13 destas foram válidas nesta edição da La Liga e com isso, foi o 4º jogador ao lado de Nolito do Celta de Vigo que mais proveu assistências no campeonato, ficando atrás apenas de Lionel Messi (18 assistências), de Cristiano Ronaldo (16 assistências) e de Luis Suárez (14 assistências). Quanto ao Real Madrid, foi o campeão do Mundial Interclubes FIFA de 2014, foi o campeão da Supercopa da UEFA de 2014, vice-campeão da Supercopa da Espanha, chegou até as semifinais da UEFA Champions League e chegou até as oitavas-de-finais da Copa do Rei.

  • Números de James Rodríguez na sua 1ª Temporada no Real Madrid
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2014-15
46 *17 18 8 0 3526

* 17 gols dos quais 13 foram pela La Liga, 2 pela Copa do Rei, 1 pela UEFA Champions League e 1 pela Supercopa da Espanha

2015-16

Com a saída de Carlo Ancelotti do comando dos “Blancos” ao final da temporada 2014-15, quem assume o comando da equipe é o espanhol Rafa Benítez e na estreia do novo treinador em 23 de agosto de 2015 em partida válida pela 1ª rodada da La Liga 2015-16, James ficou no banco até os 11 minutos do segundo tempo, quando entrou no lugar de Jesé, mas mesmo com a entrada do colombiano no jogo, nada mudou e o Real Madrid e o Sporting Gijón empataram em 0-0. Na rodada seguinte, Benítez o escalou entre os titulares e o camisa 10 não decepcionou e marcou o seu primeiro e único doblete da temporada na goleada por 5-0 sobre o Real Bétis e além dos 2 tentos marcados no jogo, proveu a assistência para 1 dos 2 gols de Gareth Bale no jogo.

Em 08/09/2015, durante um amistoso internacional contra o Peru, James colidiu com o jogador peruano Juan Manuel Vargas enquanto tentava fazer uma jogada. Embora inicialmente parecesse capaz de continuar, James foi retirado do jogo por precaução. No entanto, 2 dias depois o Real Madrid anunciou que o jogador havia sido diagnosticado com uma lesão no músculo da coxa como resultado desta dividia e em decorrência disso, James não foi visto em treinamento até o dia 27/10/2015.

No seu retorno aos gramados em 08/11/2015, em jogo da 11ª rodada da La Liga, o camisa 10 entrou em campo aos 18 minutos da segunda etapa e nos acréscimos, marcou o segundo gol do Real Madrid na partida, mas isso não evitou a derrota dos “Blancos” diante do Sevilla que venceu esse j



This post first appeared on Futebol Stats, please read the originial post: here

Share the post

A Carreira de James Rodríguez em Números

×

Subscribe to Futebol Stats

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×