Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Carreira de Virgil van Dijk em Números

Quando cita-se um dos melhores zagueiros do mundo da atualidade, o nome de Virgil van Dijk que atualmente defende o Liverpool da Inglaterra e também atua pela seleção da Holanda, deve ser levado em conta.

Virgil Van Dijk nasceu em 08/07/1991 em Breda, na Holanda. Van Dijk iniciou a sua carreira como profissional no Groningen, mas vale ressaltar que antes de atuar por este clube, ele teve passagem pelas categorias de base do Willem II que é uma outra equipe holandesa. Porém, o que mais se sabe sobre a carreira do zagueiro de 1,93 metros de altura? Por quais clubes ele jogou? Quais feitos van Dijk atingiu até aqui ao longo de sua carreira?

Juvenil

Filho de um pai holandês e uma mãe surinamesa, Virgil Van Dijk cresceu no distrito de Haagse Beemden, nos arredores da cidade de Breda. Ele começou a jogar futebol no WDS’19 e no D-youth, juniores do Willem II que é uma equipe que atualmente está na primeira divisão do futebol holandês.

Categorias de base

Na adolescência, van Dijk conciliava os treinos nas categorias de base do Willem II com um trabalho de meio período no Oncle como lavador de pratos. Além disso, Virgil tinha de financiar o combustível dos 60 quilômetros rodados entre Breda e Tilburgo; cidade onde o Oncle se localizava. A rotina era cansativa e estressante para ele e para a família, e ficou cada vez mais inviável com o passar do tempo, mas mesmo com estas adversidades, van Dijk nunca desistiu do sonho de se tornar um jogador de futebol. [1]

Virgil van Dijk com a camisa do Willem II

Tendo se apresentado anteriormente e sem sucesso como lateral-direito, Virgil foi transferido para uma posição defensiva central em 2008, aos 17 anos, depois de ter crescido em altura por cerca de 18 centímetros. Apesar da mudança de posição e do crescimento físico de van Dijk, o responsável pelas categorias de base de Willem II naquela época (Edwin Hermans) acreditava que ele tinha “limitações demais” e por este motivo, Virgil não foi efetivado para a equipe principal do Willem II.

Em 2010, Martin Koeman, um dos scouts – olheiro – do FC Groningen viu um potencial no jovem zagueiro de 19 anos e conduziu as negociações com o clube. Ainda convém lembrar que van Dijk se transferiu do Willem II para o Groningen a custo zero no mesmo ano (2010).

A Carreira e os Números de van Dijk e os clubes em que jogou

Groningen

Categorias de Base

Pouco mais de 3 anos atuando pelas categorias de base do Willem II, Virgil se transferiu para o Groningen e foi neste clube que a sua carreira realmente se iniciou. Por ter passado a infância e quase toda a adolescência em clubes amadores, a adaptação às exigências do profissional eram difíceis. Mas o zagueiro nunca desistiu e a chance de atuar como profissional apareceu no ano de 2011.

2010-11

Na segunda metade da temporada 2010-11, Pieter Huistra o selecionou algumas vezes para treinar com a equipe principal do Groningen e assim sendo em 1 de maio de 2011, em partida válida pela penúltima rodada – 33ª – da Eredivisie (Campeonato Holandês), Huistra colocou o jovem zagueiro em campo aos 27 minutos da segunda etapa no lugar do volante Petter Andersson. Quanto ao resultado do jogo, o Groningen venceu o Den Haag por 4-2 como visitante.

Ao final das 34 rodadas do Campeonato Holandês, os “Trots van het Noorden” – Groningen – terminaram o campeonato em 5º lugar e apesar de não obterem a classificação para a Liga dos Campeões, ao menos disputariam uma vaga para a fase pré-eliminatória da UEFA Europa League e em 29/05/2011, van Dijk marcou os seus primeiros 2 gols da carreira diante da mesma equipe que ele estreou como profissional – Den Haag – e mesmo aplicando uma goleada por 5-1 nesta partida, as duas equipes tiveram de jogar a prorrogação, pois no primeiro confronto em 26/05/2011, foi o Den Haag que goleou o Groningen por 5-1 e como o placar permaneceu o mesmo no tempo extra, as duas equipes tiveram de decidir a vaga para a Liga Europa nos pênaltis e nesta disputa, o Den Haag levou a melhor e venceu por 4-3.

Em suma, na sua primeira temporada como profissional, Virgil van Dijk disputou 5 jogos, fez 2 gols e proveu uma assistência. Quanto ao Groningen, apesar de ter terminado a Eredivisie 2010-11 em 5º lugar, não conseguiu se classificar para a fase pré-eliminatória da UEFA Europa League 2011-12 por ter perdido a final dos play-offs nas penalidades.

  • Números de van Dijk na sua 1ª Temporada no Groningen
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2010-11
5 *2 1 1 0 191

Pd – Partidas disputadas, Gm – Gols marcados, A – Assistências, CA – Cartões amarelos, CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

* Gols válidos pelos Play-offs da UEFA Europa League

2011-12

Mesmo tendo se destacado no final da temporada anterior, Pieter Huistra optou por deixar van Dijk no banco nos primeiros jogos do Groningen na temporada 2011-12 até que em 28 de agosto de 2011, em jogo da 5ª rodada da Eredivisie, o zagueiro de 20 anos entrou no lugar do volante Petter Andersson, mas nada pôde fazer na derrota dos “Trots van het Noorden” por 3-0 diante do AZ Alkmaar. Na rodada seguinte em 11/09/2011, o técnico escalou o Virgil entre os titulares e na sua estreia como titular nesta temporada mais uma decepção, pois o Groningen perdeu para o Heerenveen por 3-0.

Em 30/10/2011, em jogo da 11ª rodada da Eredivisie, van Dijk marcou o seu primeiro tento na temporada na goleada por 6-0 sobre o Feyenoord e além do gol marcado na partida, deu o passe para Dušan Tadić marcar o gol dele nessa goleada.

Em 22 de janeiro de 2012, em partida válida pela 18ª rodada do Campeonato Holandês, Virgil marcou o seu segundo tento na temporada no triunfo por 2-1 sobre o Heracles Almelo. Uma semana depois, o Groningen entrava em campo novamente em mais um jogo válido pela Eredivisie e diante do Twente, van Dijk marcou o seu último tento na temporada 2011-12, no entanto mesmo com o jovem zagueiro de 20 anos marcando o seu terceiro gol na temporada, o Groningen foi goleado por 4-1.

Com um bom início da segunda metade da temporada 2011-12 de van Dijk, as coisas para ele pareciam estar dando certo, pois se tornou o titular da equipe, estava tendo uma sequência até que ele foi levado às pressas para o Hospital Martini no início do mês de abril e como se isso tudo já não fosse o suficiente, Virgil foi internado em um segundo hospital em seguida o jogador teve um diagnóstico triplo, e muito sério: apendicite, peritonite e infecção nos rins.

O tratamento, que durou cerca de 2 meses, foi complicado, por se tratar de 3 infecções diferentes. Van Dijk ficou tão debilitado que ele e sua família chegaram a temer pelo pior. O próprio zagueiro fez a seguinte confissão: “Minha vida estava em risco. Minha mãe e eu oramos, discutimos o que deveria ser feito. Em algum momento, assinei alguns papéis. Era como um testamento. Se eu morresse, o dinheiro seria partilhado. Obviamente, ninguém queria discutir isso, mas precisávamos fazer. Tudo poderia ter acabado”.

Mãe e filho não foram os únicos chocados. Lukkien – um amigo de infância do zagueiro – lembra de não acreditar nas mudanças no corpo do jogador: “mudou de um grande homem para uma pessoa apática. Felizmente ele conseguiu se recuperar rapidamente”.

E realmente, a recuperação de van Dijk foi rápida e logo no início da temporada 2012-13, ele já estava fazendo o que mais gostava de fazer; jogar futebol.

Quanto ao Groningen, terminou o Campeonato Holandês em 14º lugar e chegou e foi eliminado na prorrogação da 2ª fase da Copa KNVB pelo AZ Alkmaar.

  • Números de van Dijk na sua 2ª Temporada no Groningen
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2011-12
26 *3 1 6 0 2262

* Gols válidos pela Eredivisie

2012-13

Em julho de 2012, van Dijk já estava treinando com os seus colegas de equipe novamente depois de lutar pela sua vida e neste tempo em que ele estava fora, houve mudança no comando do Groningen, pois após o término da temporada 2011-12, Pieter Huistra deixou o comando do time e para o seu lugar, a diretoria do clube contratou Robert Maaskant e logo na estreia do novo treinador em 12 de agosto de 2012 em jogo da 1ª rodada da Eredivisie 2012-13, mesmo contando com o retorno do jovem zagueiro de 21 anos, derrota por 4-1 diante do Twente.

Em 07/10/2012, em jogo da 8ª rodada da Eredivisie, Virgil marcou o seu primeiro gol na temporada 2012-13 no empate em 2-2 com o Feyenoord.

Em 23/12/2012, em partida válida pela 18ª rodada da Eredivisie, van Dijk marcou o seu último gol com a camisa do Groningen, porém mesmo com o gol do zagueiro, os “Trots van het Noorden” perderam para o Feyenoord por 2-1.

Tendo feito uma boa temporada com a camisa do Groningen, Virgil despertou o interesse de muitos clubes e inclusive, até foi oferecido para alguns clubes, dentre estes o Ajax, no entanto todos os clubes optaram por não contratá-lo. Em vez disso, em junho de 2013, van Dijk decidiu se transferir para um clube escocês.

Em suma, na sua última temporada com a camisa do Groningen, Virgil van Dijk disputou 37 partida, fez 2 gols e proveu 3 assistências. Quanto aos “Trots van het Noorden”, terminaram o Campeonato Holandês em 7º lugar e na disputa dos play-offs da UEFA Europa League, não conseguiram obter a classificação para este torneio e diferentemente da temporada anterior, o Groningen chegou mais longe na Copa KNVB; chegou até as oitavas-de-finais.

  • Números de van Dijk na sua 3ª e última Temporada no Groningen
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2012-13
37 *2 3 6 1 3231

* Gols válidos pela Eredivisie

  • O vídeo abaixo mostra alguns dos melhores momentos de van Dijk com a camisa do Groningen
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 10 de outubro de 2012 por 1GrunnFC

Celtic

2013-14

Virgil van Dijk sendo apresentado como o mais novo reforço do Celtic

Em 21 de junho de 2013, van Dijk assinou com o Celtic da Escócia que desembolsou 2,6 milhões de libras (o equivalente a 12,6 milhões de reais) para contratar o defensor de apenas 21 anos por 4 temporadas. Vale ressaltar que além da taxa de £ 2,6 milhões, o Celtic e a equipe holandesa concordaram que em uma futura venda, o Groningen teria direito a 10% do valor da venda.

Em 17/08/2013, em jogo da 3ª rodada da Premiership (Campeonato Escocês), Neil Lennon – técnico do Celtic – fez duas alterações aos 32 minutos do segundo tempo e em uma delas ele sacou o volante Efe Ambrose e colocou Virgil no lugar dele e com isso, o zagueiro fez a sua estreia pelo seu novo clube. Quanto ao resultado do jogo, o Celtic venceu o Aberdeen por 2-0 em pleno Pittodrie Stadium (estádio do Aberdeen FC). Três dias depois da sua estreia, van Dijk iniciou entre os titulares diante do Shakhter Karaganda do Cazaquistão em partida válida pela pré-eliminatória da UEFA Champions League, ao qual os “Bhoys” – Celtic – perderam para a equipe cazaque por 2-0 como visitantes, uma estreia como titular para se esquecer. Posteriormente, a equipe escocesa venceu o segundo confronto por 3-0 e com isso, se classificou para a fase de grupos da UEFA Champions League 2013-14.

Em 24/08/2013, em jogo da 4ª rodada da Premiership, o mais novo camisa 5 do Celtic – van Dijk – fez a sua estreia como titular no Celtic Park. Quanto ao resultado da partida, empate em 2-2 com o Inverness.

Em 09/11/2013, em jogo da 13ª rodada do Campeonato Escocês, Virgil marcou os seus primeiros 2 gols com a camisa do seu novo clube na goleada por 4-1 sobre o Ross County.

Em 26/12/2013, em confronto válido pela 18ª rodada da Premiership, van Dijk fez o gol da vitória do Celtic sobre o St. Johnstone aos 5 minutos do primeiro tempo. Um gol em tanto, pois ele saiu driblando os jogadores da equipe adversária até a chegar a grande área adversária e marcar o único tento do jogo.

Em 26 de janeiro de 2014, em jogo da 24ª rodada da Premiership, o novo camisa 5 do Celtic fez o segundo gol da goleada por 4-0 sobre o Hibernian FC. Convém lembrar que esta foi o 11º triunfo consecutivo dos “Bhoys” no campeonato.

Em 25/02/2014, em jogo adiado da 25ª rodada do Campeonato Escocês, Virgil foi expulso da partida aos 13 minutos do primeiro tempo e com um jogador a menos em campo, o Celtic sofreu a sua 1ª e única derrota na Premiership 2013-14; perdeu para o Aberdeen pelo placar de 2-1.

Com o Celtic já tendo se sagrado campeão da Premiership 2013-14, van Dijk marcou o seu último tento na temporada em 07/05/2014 em uma partida na qual os “Bhoys” e o St. Johnstone empataram em 3-3.

Em suma, na sua 1ª temporada com a camisa dos “Hoops” – Celtic -, Virgil van Dijk disputou 47 jogos, fez 5 gols e proveu uma assistência. Além disso, ele foi um dos 3 jogadores do Celtic que foi selecionado para a “Seleção da Premiership 2013-14”, mas perdeu o título de melhor jogador do campeonato para um companheiro de clube; Kris Commons. Quanto ao Celtic, além da conquista do título da Premiership, terminou em último lugar – 4º – na fase de grupos da UEFA Champions League, chegou até as oitavas-de-finais da Copa da Escócia e também foi eliminado nas oitavas-de-finais da Copa da Liga Escocesa.

  • Números de van Dijk na sua 1ª Temporada no Celtic
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2013-14
47 *5 1 4 1 4002

* Gols válidos pela Premiership

2014-15

Ao término da temporada 2013-14, Neil Lennon aceitou ser o treinador do Bolton Wanderers da Inglaterra, clube que disputa a Premier League e para o seu lugar, o Celtic resolveu apostar em Ronny Deila.

Em 22 de julho de 2014, van Dijk e Teemu Pukki marcaram duas vezes cada um na goleada por 4-0 sobre o KR Reykjavík da Islândia no segundo confronto das pré-eliminatórias da UEFA Champions League. Por ter vencido o primeiro jogo por 1-0 e assim com um placar agregado de 5-0 a favor, a equipe de Glasgow – Celtic – avançou para a fase seguinte.

Posteriormente, a equipe escocesa reverteu uma desvantagem de 4-1 do primeiro confronto contra o Legia Varsóvia da Polônia, no entanto, só restava mais um adversário para o Celtic se classificar para a fase de grupos da UEFA Champions League 2014-15. Este adversário era o Maribor da Eslovênia e após um empate em 1-1 no primeiro duelo, a equipe escocesa perdeu o segundo confronto por 1-0 e com isso, estava fora da fase de grupos da Liga dos Campeões 2014-15.

Em 09/11/2014, em jogo da 13ª rodada da Premiership, Virgil marcou o seu primeiro gol no campeonato no triunfo por 2-1 sobre o Aberdeen em pleno Pittodrie Stadium.

Em 30/11/2014, em confronto válida pela 4ª rodada da Copa da Escócia, van Dijk marcou o seu segundo doblete – ocorre quando um jogador faz 2 gols numa mesma partida – da temporada na goleada por 4-0 sobre o Hearts of Midlothian. Três dias depois, mas desta vez em jogo adiado da 1ª rodada do Campeonato Escocês, o zagueiro marcou o único gol da vitória sobre o Partick Thistle.

Em 21 de janeiro de 2015, em jogo da 23ª rodada da Premiership, o zagueiro holandês fez de cabeça o primeiro gol dos “Hoops” na goleada por 4-0 sobre o Motherwell.

Em 26/02/2015, no segundo confronto da fase de 16 avos da UEFA Europa League contra a Internazionale da Itália, o camisa 5 do Celtic foi expulso da partida aos 36 minutos do primeiro tempo depois de cometer uma falta em Mauro Icardi e com um a menos em campo, a equipe escocesa não foi párea para o time italiano e perdeu por 1-0. No primeiro confronto entre as duas equipes, empate em 3-3 e com isso, o Celtic foi eliminado do torneio.

Em 08/03/2015, em confronto válido pelas quartas de final da Copa da Escócia, van Dijk foi expulso novamente e logo aos 11 minutos do primeiro tempo de um jogo no qual o Celtic e o Dundee United empataram em 1-1. O motivo da expulsão do defensor holandês foi um desentendimento entre ele e o volante Calum Butcher. Com o empate entre as duas equipes, haveria um “replay” – segundo confronto -, mas antes disso, Celtic e Dundee United decidiram a final da Copa da Liga Escocesa em 15/03/2015 no Hampden Park, a suspensão para a final da Copa da Liga Escocesa da semana seguinte foi anulada em apelação, assim como a de Paul Paton, que foi expulso quando confundido com Butcher. Van Dijk jogou os 90 minutos da final em Hampden Park, que o Celtic venceu por 2-0.

Em 18/03/2015, na terceira partida seguinte entre os 2 times – replay das quartas-de-finais da Copa da Escócia -, o zagueiro holandês marcou o quarto tento dos “Hoops” no triunfo por 4-0 sobre o Dundee United.

Em 19/04/2015, em confronto válido pela semifinal da Copa da Escócia, van Dijk marcou o primeiro gol do Celtic na partida, no entanto, após um empate em 1-1 com o Inverness no tempo regulamentar, os “Hoops” perderam para o Inverness por 3-2 na prorrogação e com isso, o Celtic perdeu a chance de conquistar a “tríplice coroa escocesa”. Três dias depois, em partida válida pela 29ª rodada da Premiership, Virgil marcou o seu último tento na temporada no triunfo por 2-1 sobre o Dundee FC e além do gol marcado, o holandês deu o passe para o gol de Gary Mackay-Steven.

Ao fim da temporada 2014-15, o Celtic se sagrou campeão da Premiership novamente e o defensor holandês foi incluído na “Seleção do Campeonato” pela segunda temporada consecutiva e além disso, ele foi novamente indicado para o prêmio de Melhor Jogador do Campeonato Escocês, mas perdeu este prêmio para outro companheiro de equipe, desta vez Stefan Johansen.

Em suma, na sua segunda temporada com a camisa dos “Hoops”, Virgil van Dijk disputou 58 partidas, fez 10 gols e proveu 6 assistências. Quanto ao Celtic, além de ser o campeão da Premiership 2014-15 e da Copa da Liga Escocesa 2014-15, o time chegou até a semifinal da Copa da Escócia, chegou até a fase de 16 avos da UEFA Europa League e foi eliminado na fase pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

  • Números de van Dijk na sua 2ª Temporada no Celtic
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2014-15
58 *10 6 8 2 5117

* 10 gols dos quais 4 foram pela Premiership, 4 pela Copa da Escócia e 2 pelas pré-eliminatórias da UEFA Champions League

2015-16

Devido ao cartão vermelho que recebeu diante da Internazionale em uma partida da UEFA Europa League, van Dijk não pôde jogar o primeiro jogo da temporada do Celtic diante do Stjarnan Gardabaer da Islândia em 15 de julho de 2015, ao qual a equipe escocesa venceu por 2-0. No segundo confronto contra a equipe islandesa, o zagueiro holandês jogou a sua primeira partida desta temporada e a equipe escocesa venceu o Stjarnan Gardaber novamente, desta vez por 4-1 em solo islandês.

Posteriormente, o Celtic jogou duas partidas contra o Qarabag do Azerbaijão e após um triunfo por 1-0 no Celtic Park, os escoceses e os azeris empataram em 0-0 no segundo confronto e com isso, só uma equipe podia impedir o Celtic de se classificar para a fase de grupos da UEFA Champions League, o Malmö da Suécia. No primeiro confronto contra o time sueco, os “Hoops” levaram a melhor e venceram por 3-2, porém com uma derrota por 2-0 no segundo confronto, o Celtic estava fora da fase de grupos da Liga dos Campeões 2015-16. Especula-se que após este revés, van Dijk teria “repensado sobre o seu futuro em Glasgow”.

Em 29/08/2015, em jogo da 6ª rodada da Premiership, Virgil van Dijk jogou a sua última partida com a camisa do Celtic, ao qual a equipe de Glasgow venceu por 3-1.

  • Números de van Dijk na sua 3ª e última Temporada no Celtic
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2015-16
10 0 0 2 0 900
Títulos que conquistou no Celtic
  • Premiership 2013-14 e 2014-15
  • Copa da Liga Escocesa 2014-15
  • O vídeo abaixo mostra 5 dos 15 gols de van Dijk com a camisa do Celtic
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 9 de março de 2018 por FootballMagicHD

Southampton

2015-16

Virgil van Dijk sendo apresentado como o mais novo reforço dos Saints

Em 1 de setembro de 2015, o Southampton FC da Inglaterra anunciou a contratação de van Dijk. Para contratar o zagueiro holandês por 5 temporadas o Southampton teve de desembolsar 13 milhões de libras (o equivalente a 63,2 milhões de reais). Ainda convém lembrar que o técnico dos Saints – Southampton – nesta época era o holandês Ronald Koeman que atualmente comanda a seleção da Holanda.

Em 12/09/2015, em partida válida pela 5ª rodada da Premier League (Campeonato Inglês), Koeman promoveu a estreia do defensor holandês entre os titulares em um jogo no qual o Southampton e o West Bromwich empataram em 0-0.

Em 26/09/2015, em jogo da 7ª rodada da Premier League, com um cruzamento na área de James Ward-Prowse, de cabeça van Dijk estufou as redes e marcou o primeiro gol do triunfo dos Saints por 3-1 sobre o Swansea.

Em 17/10/2015, em jogo da 9ª rodada do Campeonato Inglês, o novo camisa 17 do Southampton – van Dijk – marcou o seu segundo tento na temporada no empate em 2-2 com o Leicester.

Em 5 de março de 2016, em partida válida pela 29ª rodada da Premier League, Virgil evitou uma derrota do Southampton em pleno St. Mary’s Stadium – estádio dos Saints – ao marcar um gol de cabeça nos acréscimos do segundo tempo; em outras palavras, Southampton e Sunderland empataram em 1-1.

Em 07/05/2016, van Dijk assinou um novo contrato com o Southampton no qual ele estendeu o seu vínculo com o clube até o ano de 2021.

Em suma, na sua primeira temporada como zagueiro dos Saints, Virgil van Dijk disputou 38 jogos e fez 3 gols. Quanto ao Southampton, terminou o Campeonato Inglês em 6º lugar e com isso se classificou para a fase de grupos da UEFA Europa League 2016-17, foi eliminado na 3ª rodada da Copa da Inglaterra e chegou até as quartas-de-finais da Copa da Liga Inglesa.

  • Números de van Dijk na sua 1ª Temporada no Southampton
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2015-16
38 *3 0 2 0 3409

* Gols válidos pela Premier League

2016-17

Com a saída de Ronald Koeman do comando dos Saints após o fim da temporada 2015-16, quem assume o comando do time é o treinador francês Claude Puel.

Como já foi dito anteriormente, por meio da 6ª colocação na Premier League, o Southampton obteve a vaga para a fase de grupos da UEFA Europa League e assim sendo, em 3 de novembro de 2016, em partida válida pela 4ª rodada da fase de grupos do torneio, van Dijk marcou o seu primeiro tento nesta temporada no triunfo por 2-1 sobre a Internazionale da Itália no St. Mary’s Stadium.

Em 08/12/2016, em partida válida pela última rodada da fase de grupos da UEFA Europa League, o zagueiro holandês marcou o tento que evitou a derrota dos Saints diante do Hapoel Be’er Sheva de Israel em pleno St. Mary’s Stadium – as duas equipes empataram em 1-1 -, no entanto, mesmo somando 8 pontos e com um saldo maior do que a equipe de Israel, de acordo com um critério de desempate – gol fora de casa -, o time de Israel levou a melhor porque no primeiro confronto entre as duas equipes houve um empate em 0-0 em solo israelense.

Em 28/12/2016, em jogo da 18ª rodada da Premier League, o camisa 17 dos Saints marcou o único tento da equipe na goleada sofrida por 4-1 diante do Tottenham.

Em 7 de janeiro de 2017, em confronto válido pela 3ª rodada da Copa da Inglaterra, van Dijk marcou o seu último tento na temporada no empate em 2-2 com o Norwich City. Posteriormente, os Saints levaram a melhor no “replay” e venceram por 1-0.

Em 22/01/2017, Virgil foi nomeado como o capitão do time após a saída do também zagueiro José Fonte do clube. Neste mesmo dia, o Southampton jogou contra o Leicester em partida válida pela 22ª rodada do Campeonato Inglês e o zagueiro holandês se lesionou nesse jogo. Quanto ao resultado do jogo, o Southampton venceu por 3-0. Em decorrência desta lesão, van Dijk não pôde jogar a final da Copa da Liga Inglesa diante do Manchester United, ao qual os Red Devils – Manchester United – venceram os Saints por 3-2.

Após uma temporada 2016-17 bem-sucedida, o Liverpool manifestou interesse em contratar o zagueiro holandês, mas o Southampton não cedeu na primeira tentativa dos Reds (Liverpool).

Em suma, na sua segunda temporada atuando com a camisa dos Saints, Virgil van Dijk disputou 30 jogos e fez 4 gols. Quanto ao Southampton, além de ter sido o vice-campeão da Copa da Liga Inglesa, terminou o Campeonato Inglês em 8º lugar, terminou em 3º lugar no grupo K da UEFA Europa League e foi eliminado na 4º rodada da Copa da Inglaterra.

  • Números de van Dijk na sua 2ª Temporada no Southampton
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2016-17
30 *4 0 4 1 2664

* 4 gols dos quais 2 foram pela UEFA Europa League, 1 pela Premier League e 1 pela Copa da Inglaterra

2017-18

Com a saída de Claude Puel do comando dos Saints ao final da temporada 2016-17, quem assume o comando da equipe é o argentino Mauricio Pellegrino e logo de cara, o novo treinador teve de lidar com a seguinte situação; em 7 de agosto de 2017, van Dijk entregou um pedido de transferência para Southampton e divulgou um comunicado junto com ele, enfatizando o seu desejo de ingressar em um outro clube na janela de transferências e em decorrência disso, passou a treinar com as equipes sub-21 e sub-23 dos Saints.

Em 16/09/2017, em jogo da 5ª rodada da Premier League, pela primeira vez desde que se lesionou e que manifestou a sua vontade de se transferir para um outro clube, Pellegrino o deixou no banco e nos minutos finais da partida, o treinador o colocou para jogar. Quanto ao resultado do jogo, o Southampton venceu o Crystal Palace em pleno Selhurst Park – estádio do Crystal Palace – por 1-0.

Em 13/12/2017, em jogo da 17ª rodada da Premier League, Virgil jogou a sua última partida com a camisa dos Saints na derrota por 4-1 diante do Leicester em pleno St. Mary’s Stadium. Após esta derrota para os Foxes – Leicester -, van Dijk foi omitido do plantel do clube nos jogos seguintes e isso gerou especulações quanto ao seu futuro no clube.

  • Números de van Dijk na sua 3ª e última Temporada no Southampton
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2017-18
14 *1 0 0 0 1173

* Gol válido pela Premier League Sub-23

  • O vídeo abaixo mostra alguns dos melhores momentos de van Dijk com a camisa do Southampton
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 26 de novembro de 2016 por Defence is an Art

Liverpool

2017-18

Virgil van Dijk sendo apresentado como o mais novo reforço do Liverpool

Em 27 de dezembro de 2017, foi anunciado que Virgil van Dijk iria se transferir para o Liverpool assim que a janela de transferências de inverno fosse aberta em 1 de janeiro de 2018 por uma incrível quantia de 75 milhões de libras (o equivalente a 362,2 milhões de reais). O Celtic da Escócia, um dos ex-clubes do defensor holandês receberia 10% da taxa de transferência de van Dijk, devido a uma cláusula de venda colocada em seu contrato com o Southampton. O Southampton que os números desta transferência representaria uma taxa recorde mundial de futebol para um defensor.

Em 05/01/2018, em confronto válido pela 3ª rodada da Copa da Inglaterra, o técnico Jürgen Klopp promoveu a estreia de van Dijk entre os titulares e logo no seu primeiro jogo pelo seu novo clube, o defensor holandês marcou um dos gols do triunfo por 2-1 sobre o rival local Everton. Convém lembrar que com o tento marcado nesta partida, ele se tornou o primeiro jogador desde Bill White em 1901 a marcar em sua estréia no “Merseyside Derby”; nome dado ao clássico entre Liverpool e Everton. Van Dijk e Dejan Lovren construíram uma forte parceria na defesa do Liverpool, com o holandês sendo creditado por melhorar os problemas defensivos anteriores dos Reds (Liverpool). No entanto, posteriormente, o Liverpool foi eliminado pelo West Bromwich na fase seguinte deste torneio.

Em 14/02/2018, no primeiro confronto das oitavas-de-finais da UEFA Champions League contra o Porto de Portugal, Virgil foi incluído na competição e atuou entre os titulares e mesmo jogando contra o Porto no estádio do Dragão em Portugal, os Reds dominaram e golearam a equipe portuguesa por 5-0. Posteriormente, um dos observadores técnicos da UEFA deram a seguinte declaração: “Van Dijk chegou a Anfield e proporcionou tranquilidade e estabilidade nos oitavos-de-final da competição. “

Depois de eliminar o Porto nas oitavas-de-finais, os Reds eliminaram o Manchester City nas quartas-de-finais e nas semifinais, passaram pela surpreendente Roma da Itália e assim sendo, chegaram a final da UEFA Champions League 2017-18.

Em 26/05/2018, o Estádio Olímpico de Kiev na Ucrânia foi o palco da final entre Liverpool e Real Madrid e mesmo com van Dijk atuando os 90 minutos deste jogo, com duas falhas de Loris Karius – goleiro do Liverpool naquela época -, os Reds não resistiram e perderam por 3-1.

Em suma, na sua primeira temporada com a camisa dos Reds, Virgil van Dijk jogou 22 jogos e marcou 1 tento. Quanto ao Liverpool, além de ter sido o vice-campeão da Liga dos Campeões, terminou o Campeonato Inglês em 4º lugar, foi eliminado antes das oitavas-de-finais da Copa da Inglaterra e também foi eliminado na 3ª fase da Copa da Liga Inglesa.

  • Números de van Dijk na sua 1ª Temporada no Liverpool
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2017-18
22 *1 0 2 0 1980

* Gol válido pela Copa da Inglaterra

2018-19

Em 20 de agosto de 2018, em jogo da 2ª rodada da Premier League, van Dijk foi eleito o melhor jogador em campo pela BBC Sport e pela Sky Sports na vitória dos Reds por 2-0 sobre o Crystal Palace. Como senão bastasse, o zagueiro holandês recebeu o prêmio de jogador do mês do Liverpool por suas atuações em agosto.

Em 27/10/2018, em jogo da 10ª rodada do Campeonato Inglês, pela primeira vez desde que chegou aos Reds, Virgil capitaneou o time. Quanto ao resultado da partida, o Liverpool venceu o Cardiff no Anfield Road – estádio dos Reds – por 4-1.

Em 02/12/2018, em partida válida pela 14ª rodada da Premier League, nos últimos minutos de jogo, com um voleio de van Dijk e um erro subseqüente do goleiro do Everton, Jordan Pickford, Divock Origi estava na sobra e fez o gol da vitória do Liverpool.

Em 21/12/2018, em jogo da 18ª rodada do Campeonato Inglês, o camisa 4 – Van Dijk – dos Reds marcou o seu primeiro tento na temporada no triunfo por 2-0 sobre o Wolverhampton. Posteriormente, logo no início do ano de 2019, Virgil van Dijk foi eleito o melhor jogador do mês de dezembro de 2018 da Premier League.

Em 27 de fevereiro de 2019, em partida válida pela 28ª rodada da Premier League, o defensor holandês marcou o seu primeiro e único doblete na temporada na goleada por 5-0 sobre o Watford.

Em 13/03/2019, no segundo confronto das oitavas-de-finais da Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique da Alemanha, o camisa 4 dos Reds deu o passe para Sadio Mané abrir o placar do jogo e em uma cobrança de escanteio no segundo tempo, de cabeça, marcou o segundo gol do Liverpool na partida e assim sendo, os Reds venceram o Bayern em plena Allianz Arena em Munique na Alemanha por 3-1 e com isso, se classificaram para a fase seguinte. Ainda convém lembrar que ele se tornou o primeiro jogador desde Craig Bellamy em 2007 a marcar um tento e a dar um passe para gol para o Liverpool em uma partida fora de casa na competição.

Em 17/04/2019, no segundo confronto das quartas-de-finais da UEFA Champions League contra o Porto, o defensor holandês marcou o seu 5º gol na temporada na goleada por 4-1 sobre a equipe portuguesa em pleno Estádio do Dragão e com isso, os Reds se classificaram para a semifinal da UEFA Champions League 2018-19. Três dias depois do jogo contra o Porto, van Dijk foi um dos seis jogadores indicados ao prêmio de Jogador do Ano dos Jogadores da PFA – associação dos jogadores do futebol inglês -, ao lado do companheiro de equipe Sadio Mané.

Em 24/04/2019, o camisa 4 do Liverpool foi nomeado para a Seleção da Premier League 2018-19, assim como Trent Alexander-Arnold, Mané e Andrew Robertson, seus companheiros de clube. Quatro dias depois, Virgil van Dijk foi eleito o melhor jogador da Premier League 2018-19.

Em 04/05/2019, em jogo da penúltima rodada (37ª) do Campeonato Inglês, o defensor holandês marcou o seu último tento na temporada no triunfo por 3-2 sobre o Newcastle em pleno St. James’ Park.

Apesar da boa sequência no mês de dezembro, na qual chegou a abrir 10 pontos de vantagem sobre o Manchester City, o Liverpool acabou sendo o vice-campeão da Premier League 2018-19 sendo superado pelo mesmo Manchester City, mas em compensação, os Reds conquistaram o título da UEFA Champions League 2018-19 e a trajetória até a final foi a seguinte> na fase de grupos, o Liverpool enfrentou o Paris Saint-Germain da França, o Napoli da Itália e o Estrela Vermelha da Sérvia e ao final desta fase, os Reds somaram os mesmos 9 pontos – 3 vitórias e 3 derrotas – que o Napoli, mas nos critérios de desempate, o Liverpool levou a melhor e se classificou para as oitavas-de-finais desta edição da Liga dos Campeões.

Nas oitavas-de-finais, o Liverpool jogou contra o Bayern de Munique e após um empate em 0-0 no Anfield Road, os Reds tiveram de superar a equipe alemã na Allianz Arena e foi exatamente isso o que aconteceu, o Liverpool venceu a equipe bávara – Bayern – por 3-1 fora de casa e se classificou para a fase seguinte.

Nas quartas-de-finais, o Liverpool enfrentou o Porto e após um triunfo por 2-0 no Anfield Road, os Reds golearam a equipe portuguesa (4-1) fora de casa e seguiram adiante na competição.

Nas semifinais, o Liverpool enfrentou o Barcelona da Espanha e após uma derrota por 3-0 no Camp Nou (estádio do Barcelona) o que parecia impossível aconteceu, os Reds venceram o Barça por 4-0 no Anfield Road e se classificaram para a final da UEFA Champions League 2018-19.

Em 01/06/2019, o estádio Wanda Metropolitano em Madrid na Espanha foi o palco da final entre os ingleses Liverpool e Tottenham, ao qual os Reds levaram a melhor e venceram os Spurs – Tottenham – por 2-0 no tempo regulamentar e assim sendo, pela 6ª vez na história do clube, o Liverpool se sagrava campeão de uma edição da Liga dos Campeões.

Van Dijk segurando o troféu da UEFA Champions League 2018-19

Em suma, na sua 2ª temporada com a camisa dos Reds, Virgil van Dijk disputou 50 partidas, fez 6 gols, proveu 4 assistências e recebeu diversos prêmios pela grande temporada que fez. Quanto ao Liverpool, mesmo sendo eliminado precocemente na Copa da Inglaterra e na Copa da Liga Inglesa, o time foi o vice-campeão da Premier League 2018-19 e o campeão da UEFA Champions League 2018-19.

  • Números de van Dijk na sua 2ª Temporada no Liverpool
Pd Gm A CA CV


This post first appeared on Futebol Stats, please read the originial post: here

Share the post

A Carreira de Virgil van Dijk em Números

×

Subscribe to Futebol Stats

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×