Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Carreira de Roberto Firmino em Números

Quando cita-se um dos melhores atacantes brasileiros da atualidade que está em atividade na Europa, é inevitável não mencionar o nome do alagoano Roberto Firmino que atualmente joga pelo Liverpool da Inglaterra e que também atua pela Seleção Brasileira.

Roberto Firmino Barbosa de Oliveira nasceu em 02/10/1991 em Maceió, capital do estado de Alagoas. Firmino chama a atenção desde os tempos em que jogava nas categorias de base do CRB de Alagoas e além deste fato, o que mais se sabe sobre a carreira de Roberto Firmino? Qual foi o seu primeiro clube como profissional? Por quais clubes ele já jogou?

Juvenil

Antes de se tornar jogador de futebol, o filho de José Roberto Cordeiro e de Mariana Cícera Barbosa de Oliveira, teve uma infância muito difícil, pois quem sustentava a família era o pai e para isso ele tinha de vender garrafas de água.

Firmino na época em que jogava pelas categorias de base do CRB ao lado de Marcellus Portella, um amigo próximo dele desde que ele tinha 13 anos

Nascido e criado no bairro do Trapiche, um dos bairros mais violentos de Maceió, a poucos metros do estádio Rei Pelé, estádio cujo mandante é o CRB, Firmino cresceu respirando futebol e onde ele morava, dava para ouvir o som da torcida cantando em dias de jogos.

Roberto Firmino deu os seus primeiros passos para o futebol nas categorias de base do CRB, por lá ele começou a fazer os seus primeiros Gols, justamente no lugar onde antes escutava os cânticos dos torcedores. Depois de se destacar na base do clube alagoano, em 2009,  com então 17 anos, ele vai para o time de juniores do Figueirense, onde disputa a Copa São Paulo de Futebol Júnior daquele ano.

A Carreira de Roberto Firmino em Números e os clubes em que jogou

Figueirense

Categorias de base

Antes de assinar com o Figueirense, Firmino fez um teste para jogar pelo São Paulo, mas ele foi reprovado nos testes do clube paulista. A sorte dele começou a mudar quando ele foi fazer testes no Figueirense da cidade de Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. Segundo o seu primeiro treinador, ele deixou todos boquiabertos ao fazer dois gols de bicicleta em 30 minutos no primeiro treino dele na equipe catarinense.

Quem conta a história é o técnico Hemerson Maria, hoje à frente do Vila Nova de Goiás. Foi ele quem se impressionou com o desempenho do atleta logo em seu trabalho inicial no Centro de Treinamento do clube alvinegro – Figueirense e deu o aval para Firmino ficar no Figueira, em 2008.

“O Firmino chegou para um período de testes e eu era treinador do sub-17. Já no primeiro treino, ele fez dois gols de bicicleta em 30 minutos! Foi impressionante! Era pra ser um período de testes, mas não foi nem um período, precisou só de meia hora pra ver que o moleque era bom”, conta, em entrevista ao ESPN.com.br. [1]

Roberto Firmino celebrando um dos gols que marcou na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2009

Em seus primeiros meses em Florianópolis, Firmino mostrou que não era apenas o garoto que marcou 2 gols de bicicleta em 30 minutos nos testes. Sua ascensão foi tão rápida que logo na sequência, ele já foi promovido do sub-17 para o sub-20, categoria na qual atuou apenas uma temporada antes de ser profissionalizado. Na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2009, ele foi um dos destaques da equipe catarinense ao marcar 3 gols em 5 jogos. Ainda no ano de 2009, Roberto Firmino fez a sua estreia na equipe principal do Figueirense Futebol Clube.

2009

Depois de ser um dos destaques do Figueirense na Copa São Paulo de Futebol Júnior 2009, em 24 de outubro de 2009, Firmino fez a sua estreia como profissional em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B diante da Ponte Preta. O garoto de 18 anos recém-completados entrou no lugar do lateral Toninho após o intervalo da partida, mas mesmo com o Firmino em campo, o Figueira perdeu para a Ponte Preta por 2-1 em pleno Orlando Scarpelli, estádio do Figueirense.

Em 27/11/2009, em jogo válido pela última rodada da série B do Brasileirão, Firmino voltou a ganhar uma chance na equipe principal do Figueira ao substituir o meia Fernandes aos 10 minutos da segunda etapa na derrota por 2-1 para o São Caetano.

  • Números de Roberto Firmino na sua 1ª Temporada no Figueirense
Pd Gm A CA CV Mj no ano de 2009
2 0 0 0 0 79

Pd – Partidas disputadas, Gm – Gols marcados, A – Assistências, CA – Cartões amarelos, CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados.

2010

Já integrado a equipe principal do Figueirense, em 3 de março de 2010, em jogo da 2ª rodada do 2º turno do Campeonato Catarinense, Firmino marcou o seu primeiro gol como profissional na vitória do Figueirense por 5-3 sobre o Brusque no estádio Orlando Scarpelli. Três dias depois, em mais uma partida do Estadual, ele marcou 2 dos tentos na vitória por 3-0 sobre o Joinville.

Em 07/04/2010, em jogo da última rodada (9ª) da fase de grupos do 2º turno do Campeonato Catarinense, o jovem de 18 anos marcou o seu último tento no Estadual na goleada por 5-0 sobre o Criciúma. O Figueirense chegou a final do 2º turno do Catarinense, porém o empate em 1-1 com o Avaí – o rival tinha a vantagem do empate por ter terminado a fase de grupos do Estadual em 1º lugar -, o Figueirense perdeu a chance de disputar o título do Estadual restando apenas focar-se no acesso para a série A do Brasileirão.

Na estreia do Figueirense na série B do Campeonato Brasileiro em 08/05/2010, o jovem de 18 anos vindo de Maceió marcou o único gol da vitória do Figueirense sobre o São Caetano em pleno Anacleto Campanella, estádio do clube de São Caetano do Sul. Nove dias depois, em mais um jogo da série B, Firmino marcou um dos gols no triunfo por 2-1 sobre a Portuguesa.

Em 19/10/2010, em jogo da 30ª rodada da série B do Brasileirão, Roberto Firmino marcou o único gol da vitória sobre um candidato direto ao acesso a primeira divisão, o Bahia que estava uma posição atrás do Figueirense na tabela. Quatro dias depois, ele marcou o único gol do Figueirense na derrota por 3-1 para o Icasa.

Em 27/11/2010, em partida válida pela última rodada da série B do Campeonato Brasileiro, o jovem alagoano marcou o seu último tento com a camisa do Figueirense na vitória por 4-2 sobre o Paraná.

Ao final da série B do Brasileirão, além do clube catarinense terminar o campeonato como o vice-campeão – o campeão foi o Coritiba – e obter o acesso para a primeira divisão do campeonato nacional, Firmino foi o 3º maior goleador do Figueira na série B com 8 gols, ficando atrás apenas de Willian – atualmente joga pelo Palmeiras – que marcou 12 gols e de Reinaldo que marcou 10 gols.

  • Números de Roberto Firmino na sua 2ª e última Temporada no Figueirense
Pd Gm A CA CV Mj no ano de 2010
51 *12 0 3 0 3289

* 12 gols dos quais 8 foram pela Série B do Brasileirão e 4 pelo Catarinense

  • O vídeo abaixo mostra os melhores momentos de Roberto Firmino com a camisa do Figueirense
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 17 de dezembro de 2016 por Furacão Alvinegro

Hoffenheim

2010-11

Firmino sendo apresentado como o mais novo reforço do Hoffenheim

Firmino transferiu-se do Figueirense para o Hoffenheim da Alemanha em dezembro de 2010, assinando contrato em vigor até o mês de junho de 2015. Sendo o contrato formalizado, e regularizado para jogar no TSG 1899 Hoffenheim em 1 de janeiro de 2011. Logo após a confirmação da contratação da joia do Figueirense, Ernst Tanner – técnico do Hoffenheim – deu a seguinte declaração: “Estamos satisfeitos em contratar um talento brasileiro.”

Quase 2 meses depois de assinar contrato com o seu mais novo clube, em 26/02/2011, em partida válida pela 24ª rodada da Bundesliga (Campeonato Alemão), Firmino fez a sua estreia com a camisa do Hoffenheim ao substituir o meia Sebastian Rudy aos 30 minutos do segundo tempo, mas esta foi uma estreia para se esquecer, pois o Hoffe perdeu por 2-1 para o Mainz 05.

Em 16/04/2011, em jogo da 30ª rodada da Bundesliga, aos 29 minutos do segundo tempo, Firmino entrou na partida aos 29 minutos da segunda etapa no lugar de Peniel Mlapa e com isso, o Hoffenheim venceu o Eintracht Frankfurt por 1-0, em outras palavras, Roberto Firmino saiu do banco para marcar o gol da vitória do Hoffe nesta partida. Como recompensa, no jogo seguinte do Campeonato Alemão diante do Bayer Leverkusen, pela primeira vez desde que chegou ao seu novo clube, Firmino iniciou uma partida entre os titulares, mas mesmo com ele jogando de titular o Hoffenheim perdeu para o Bayer Leverkusen por 2-1.

Em 07/05/2011, em jogo da 33ª rodada da Bundesliga, novamente jogando como titular, Firmino marcou o seu 2º gol com a camisa do seu novo clube no triunfo por 2-1 sobre o Nuremberg. Uma semana depois, o brasileiro marcou o seu 3º e último tento nesta temporada na derrota do Hoffenheim por 3-1 para o Wolfsburg.

Em suma, na sua 1ª Temporada com o Hoffenheim, Roberto Firmino marcou 3 gols em 11 partidas disputadas.

  • Números de Roberto Firmino na sua 1ª Temporada no Hoffenheim
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2010-11
11 *3 0 1 0 467

* Gols válidos pela Bundesliga

2011-12

Apesar de ter jogado as últimas 4 partidas da Bundesliga 2010-11 como titular, o novo técnico do Hoffenheim – Holger Stanilawski – optou por deixá-lo no banco na estreia do clube de Sinsheim – Hoffenheim – na Bundesliga 2011-12 diante do Hannover 96, ao qual o Hoffenheim perdeu por 2-1, mas vale ressaltar que na partida seguinte diante do Borussia Dortmund, ao qual o clube de Sinsheim venceu por 1-0, ele começou entre os titulares.

Em 27/08/2011, em jogo da 4ª rodada da Bundesliga, Firmino marcou o seu 1º tento nesta temporada, mas mesmo marcando o único gol do Hoffenheim nesta partida, o clube de Sinsheim perdeu por 2-1 para o Werder Bremen. Duas semanas após este jogo, o brasileiro voltou a ser um dos destaques do Hoffe na goleada por 4-0 sobre o Mainz 05 ao marcar um dos 4 gols da partida.

Em 17/09/2011, em partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Alemão, pela primeira vez desde que chegou ao Hoffenheim, Firmino marcou um doblete – ocorre quando um jogador marca 2 gols no mesmo jogo – na vitória por 3-1 sobre o Wolfsburg.

Ao final do mês de novembro, Roberto Firmino e Chinedu Obasi foram retirados da equipe principal por Stanilawski por chegarem atrasados antes do jogo diante do Bayer Leverkusen e com os 2 fora de ação, o clube de Sinsheim perdeu por 2-0. Na partida seguinte da Bundesliga diante do Nuremberg, os 2 foram reintegrados ao time e o brasileiro iniciou este jogo entre os titulares e o Hoffenheim venceu o Nuremberg por 2-0.

Em 25 de fevereiro de 2012, em jogo da 23ª rodada da Bundesliga, o brasileiro encerrou um jejum de 3 meses sem marcar gols e marcou um dos gols na vitória por 2-1 sobre o Wolfsburg e além de ter marcado um dos gols do triunfo do Hoffe, ele também deu o passe para o gol de Sven Schipplock.

Em 24/03/2012, em partida válida pela 27ª rodada da Bundesliga, Firmino saiu do banco para entrar no lugar de Danny Williams aos 13 minutos da segunda etapa e depois de 19 minutos em campo, ele marcou o seu último tento nesta temporada ao empatar o jogo e por conseguinte, Boris Vukcevic marcou o gol da vitória do Hoffenheim por 2-1 sobre o Borussia Mönchengladbach.

No total, das 33 partidas que disputou, o brasileiro marcou 7 gols e proveu 4 assistências.

  • Números de Roberto Firmino na sua 2ª Temporada no Hoffenheim
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2011-12
33 *7 4 4 0 2490

* Gols válidos pela Bundesliga

2012-13

Logo na estreia do Hoffenheim na Bundesliga 2012-13 em 25 de agosto de 2012, Firmino marcou o único tento do clube de Sinsheim, porém mesmo com o brasileiro marcando o seu 1º gol nesta temporada, o Hoffenhem perdeu por 2-1 para o Borussia Mönchengladbach.

Em 19/10/2012, em jogo da 8ª rodada da Bundesliga, o brasileiro marcou um dos gols do Hoffe no empate em 3-3 com o Greuther Fürth e assim sendo, pela 3ª vez o clube de Sinsheim perde a chance de conquistar pontos na Rhein-Neckar-Arena, estádio do Hoffenheim.

Em 03/11/2012, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Alemão, Firmino marcou um dos gols na vitória por 3-2 sobre o Schalke 04. Esta foi a primeira vez nesta temporada em que o brasileiro marca um tento e o seu time vence o jogo.

Em 5 de abril de 2013, em jogo da 28ª rodada da Bundesliga, o brasileiro marcou o seu último tento no campeonato nacional na vitória por 3-0 sobre o Düsseldorf. Mesmo com este triunfo, o Hoffenheim seguia fazendo uma campanha irregular na Bundesliga e ao final do campeonato, o clube da cidade de Sinsheim terminou na 16ª posição e diferentemente dos clubes que terminam na 17ª e 18ª posições, o 16º colocado joga duas partidas com o 3º colocado da segunda divisão do futebol alemão e o clube que terminou na terceira posição na 2.Bundesliga, foi o Kaiserslautern.

Em 25/05/2013, no primeiro jogo do Playoff do Rebaixamento, Roberto Firmino foi o nome do jogo, pois ele fez 2 gols na vitória por 3-1 sobre o Kaiserslautern e ainda por cima, ele deu o passe para o gol de Sven Schipplock. Mesmo com a vantagem obtida no primeiro confronto na Rhein-Neckar-Arena, o Hoffenheim voltou a vencer o adversário fora de casa por 2-1 no segundo confronto e com isso, pode-se dizer que um dos principais responsáveis pela permanência do Hoffenheim na primeira divisão do futebol alemão é Roberto Firmino.

  • Números de Roberto Firmino na sua 3ª Temporada no Hoffenheim
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2012-13
36 *7 4 9 0 2710

* 7 gols dos quais 5 foram pela Bundesliga e 2 pelos playoffs da Bundesliga

2013-14

Com o destaque que obteve na temporada passada, Firmino passou a atrair a atenção de outros clubes e antes do início da temporada 2013-14, ele foi procurado pelo Lokomotiv de Moscou da Rússia que fez uma oferta de 12 milhões de euros para tirá-lo do Hoffenheim, mas ele decidiu permanecer na Alemanha.

Em 3 de agosto de 2013, no primeiro jogo do Hoffenheim na temporada 2013-14, 1ª fase da Copa da Alemanha, o clube de Sinsheim “massacrou” o Aumund-Vegesack – 9-0 – e o principal destaque do time foi o Roberto Firmino que além de ter marcado 2 gols neste jogo, ele também proveu assistências para os gols de Anthony Modeste, Sven Schipplock e Kai Herdling respectivamente.

Em 17/08/2013, em jogo da 2ª rodada da Bundesliga, o brasileiro repetiu a atuação que teve diante do Aumund-Vegesack na Copa da Alemanha e marcou 2 gols na goleada por 5-1 sobre o Hamburgo em pleno Volksparkstadion, estádio do Hamburgo, e proveu assistências para os 2 gols que Anthony Modeste marcou nesta partida e para o gol de Kevin Volland (atualmente joga pelo Bayer Leverkusen). Estas atuações renderam elogios do capitão e colega de time – Andreas Beck – que classificou o desenvolvimento de Firmino no Hoffenheim como “excelente”.

Em 24/09/2013, em partida válida pela 2ª fase da Copa da Alemanha, após um empate em 0-0 com o Energie Cottbus no tempo regulamentar, os 2 clubes tiveram de jogar por mais 30 minutos – prorrogação – e aos 6 minutos do primeiro tempo da prorrogação, o zagueiro Niklas Süle – atualmente joga pelo Bayern de Munique – marcou o primeiro tento do Hoffenheim na partida e no final do primeiro tempo, Firmino marcou o segundo gol do Hoffe e logo em seguida, ele tomou um cartão amarelo por ter tirado a camisa na comemoração e no final da segunda etapa da prorrogação, Sven Schipplock decretou o resultado da partida: Hoffenheim 3-0 Energie Cottbus. Quatro dias depois, desta vez em jogo válido pela 7ª rodada da Bundesliga, o brasileiro marcou o segundo gol do Hoffenheim de pênalti no empate em 3-3 com o Schalke 04.

Em 26/10/2013, em jogo da 10ª rodada da Bundesliga, Firmino marcou 2 tentos na goleada por 4-1 sobre o Hannover 96 em plena HDI Arena, estádio do Hannover 96.

Em 03/12/2013, em partida válida pelas oitavas de final da DFB-Pokal (Copa da Alemanha), Firmino deu o passe para Kevin Volland marcar o segundo gol do Hoffenheim na partida e por conseguinte ele marcou o terceiro tento do clube de Sinsheim na vitória por 3-1 sobre o Schalke 04. Pela primeira vez após muitos fracassos na Copa da Alemanha, o Hoffenheim chegava as quartas-de-finais desta competição. Quatro dias depois, em jogo da 15ª rodada da Bundesliga, Firmino voltou a ser decisivo ao dar o passe para Schipplock marcar o primeiro gol de Hoffe na partida e depois ele marcou o segundo gol do clube de Sinsheim e deu números finais a partida; vitória do Hoffenheim por 2-1 sobre o Eintracht Frankfurt fora de casa.

Em 1 de fevereiro de 2014, em jogo da 19ª rodada do Campeonato Alemão, o brasileiro marcou um dos gols na vitória por 3-0 sobre o Hamburgo e ele também proveu uma assistência neste jogo, para o gol do zagueiro e capitão do time Andreas Beck.

Em 12/02/2014, em partida válida pelas quartas de final da Copa da Alemanha, Firmino voltou a marcar 2 gols num mesmo jogo, porém mesmo com ele fazendo uma grande partida, o Hoffenheim foi eliminado da Copa da Alemanha ao perder por 3-2 para o Wolfsburg. Três dias depois, ele foi um dos principais destaques na goleada por 4-1 sobre o Stuttgart na 21ª rodada da Bundesliga ao marcar um dos 4 gols do Hoffenheim nesta partida e também ao dar os passes para os 2 gols de Schipplock no jogo. Nas duas rodadas seguintes do Campeonato Alemão, o brasileiro marcou 1 gol em cada partida, no empate em 2-2 com o Borussia Mönchengladbach e na goleada por 6-2 sobre o Wolfsburg.

Em 27/03/2014, o Hoffenheim anunciou a renovação do contrato do brasileiro por mais 3 anos e 2 dias depois de renovar com o clube de Sinsheim, em jogo da 28ª rodada da Bundesliga, Firmino evitou a derrota do Hoffenheim frente ao Bayern de Munique ao marcar o terceiro gol do Hoffe no empate em 3-3 com o time bávaro – Bayern de Munique – e levou um cartão amarelo ao comemorar o gol tirando a camisa.

Nas duas últimas rodadas da Bundesliga, Roberto Firmino marcou 1 gol em cada partida, na derrota por 3-2 diante do Borussia Dortmund e no triunfo por 3-1 sobre o Eintracht Braunschweig e com o término da Bundesliga 2013-14, além do Hoffenheim ter terminado o campeonato na 9ª posição, Firmino foi o 4º maior goleador deste Campeonato Alemão com 16 gols empatado com 2 jogadores e atrás apenas de Robert Lewandowski do Borussia Dortmund – 20 gols -, Mario Mandžukić do Bayern de Munique – 18 gols – e Josip Drmic do Nuremberg (17 gols). Além disso, ele foi o segundo jogador ao lado de Max Kruse do Borussia Mönchengladbach que mais proveu assistências, ficando atrás apenas de Marco Reus do Borussia Dortmund, proveu 14 assistências. Ele também foi incluído na Seleção da Bundesliga 2013-14.

  • Números de Roberto Firmino na sua 4ª Temporada no Hoffenheim
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2013-14
37 *22 16 6 0 3297

* 22 gols dos quais 16 foram pela Bundesliga e 6 pela Copa da Alemanha

2014-15

Em 23 de agosto de 2014, na estreia do Hoffenheim na Bundesliga 2014-15, Firmino não marcou gols na vitória do clube de Sinsheim por 2-0 sobre o Augsburg, mas convém lembrar que ele deu o passe para o gol do norueguês Tarik Elyounoussi no jogo. Uma semana depois, em mais um jogo válido pela Bundesliga, o brasileiro marcou o seu primeiro tento nesta temporada no empate em 1-1 com o Werder Bremen fora de casa.

Em 29/10/2014, em partida válida pela 2ª fase da DFB-Pokal, o brasileiro teve outra grande atuação na goleada por 5-1 sobre o FSV Frankfurt ao marcar 2 gols neste jogo e além disso, ele também deu passes para os gols de Schipplock e de Jannik Vestergaard.

Em 08/11/2014, em jogo da 11ª rodada da Bundesliga, Firmino voltou a marcar 2 tentos na mesma partida, mas mesmo ele marcando estes gols, o Hoffenheim perdeu por 4-3 para o Colônia.

Em 14 de fevereiro de 2015, em jogo da 21ª rodada do Campeonato Alemão, o brasileiro marcou o seu sexto tento neste campeonato na vitória por 2-1 sobre o Stuttgart.

Firmino celebrando o um gol que ele marcou diante do Borussia Dortmund

Em 07/04/2015, o Hoffenheim se encontrava novamente em meio as quartas-de-finais da Copa da Alemanha e o clube de Sinsheim chegou a estar a frente do placar quando Firmino marcou o segundo gol do Hoffenheim nesta partida, no entanto, Pierre-Emerick Aubameyang empatou o jogo aos 12 minutos da segunda etapa e na prorrogação, o Borussia Dortmund venceu o clube de Sinsheim por 3-2 e com isso, o Hoffenheim dava adeus as chances de conquistar a Copa da Alemanha pela primeira vez na sua história.

Em 23/05/2015, em jogo válido pela última rodada da Bundesliga, o brasileiro marcou o seu último tento nesta temporada e também como jogador do Hoffenheim no triunfo por 2-1 sobre o Hertha Berlim e além de marcar um dos gols do Hoffe neste jogo, ele ainda deu o passe para o gol de Anthony Modeste.

Ao final da sua última temporada defendendo o Hoffenheim, Firmino marcou 7 gols em 36 partidas disputadas e além disso, ele foi o 3º jogador ao lado de Thomas Müller do Bayern de Munique que mais proveu assistências (10), ficando atrás apenas de Kevin De Bruyne do Wolfsburg (21) e de Zlatko Juzunović do Werder Bremen (12).

  • Números de Roberto Firmino na sua 5ª e última Temporada no Hoffenheim
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2014-15
36 *10 12 7 0 3201

* 10 gols dos quais 7 foram pela Bundesliga e 3 pela Copa da Alemanha

  • O vídeo abaixo mostra os top-5 gols que Firmino marcou com a camisa do Hoffenheim
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 14 de fevereiro de 2015 por WeLoveFootball

  • O vídeo abaixo mostra os melhores momentos de Roberto Firmino na sua última temporada defendendo o Hoffenheim
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 8 de maio de 2015 por WorldOfFootballHD

Liverpool

2015-16

Roberto Firmino sendo apresentado como o mais novo reforço do Liverpool

Em 24 de junho de 2015, o Liverpool anunciou a contratação do atacante que estava jogando a Copa América 2015 pela Seleção Brasileira. Apesar do clube inglês não ter anunciado os termos do contrato, a emissora britânica BBC informou que o ex-jogador do Hoffenheim assinou um contrato válido por 5 temporadas e além disso, os Reds – Liverpool – tiveram de desembolsar 29 milhões de libras (o equivalente a 140 milhões de reais) para contratá-lo. O acordo foi finalizado em 04/07/2015.

Firmino fez a sua estreia com a camisa dos Reds em um amistoso da pré-temporada diante do Swindon Town em 02/08/2015 e uma semana depois, na estreia do Liverpool na Premier League – Campeonato Inglês -, o brasileiro fez a sua estreia em partidas oficiais com a camisa dos Reds aos 33 minutos da segunda etapa ao substituir Jordon Ibe e voltando a falar da estreia do Liverpool no Campeonato Inglês, os Reds venceram o Stoke City por 1-0 em pleno Bet365 Stadium, estádio dos Potters (Stoke City).

Em 24/08/2015, em jogo da 3ª rodada da Premier League, pela primeira vez desde que assinou com o clube inglês, Firmino jogou entre os titulares diante do Arsenal, mas mesmo ganhando esta oportunidade, ele não conseguiu repetir o desempenho que teve nas últimas temporadas no Hoffenheim e os Reds e os Gunners – Arsenal – ficaram no empate em 0-0.

Em 21/11/2015, em jogo da 13ª rodada da Premier League, Firmino finalmente desencantou e marcou o seu primeiro gol com a camisa dos Reds na goleada por 4-1 sobre o Manchester City em pleno Etihad Stadium, estádio dos Cityzens (Manchester City). Além disso, neste mesmo jogo, ele também deu o passe para o compatriota Philippe Coutinho marcar o gol dele nesta partida.

Percebendo que Firmino não estava conseguindo ter o mesmo desempenho que ele teve no Hoffenheim nas temporadas anteriores, o técnico Jürgen Klopp ajustou o seu posicionamento em campo e o brasileiro passou a atuar como um falso “9” e em 13 de janeiro de 2016,em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Inglês, pela primeira vez desde que assinou com os Reds, Firmino marcou um doblete no empate em 3-3 com o Arsenal. Dez dias depois, em mais um jogo válido pela Premier League, ele teve outra grande atuação no triunfo por 5-4 sobre o Norwich City ao marcar 2 dos 5 gols dos Reds e não foi só isso, ele também deu o passe para o meia Jordan Henderson marcar o gol dele nesta partida.

Com estas atuações, os torcedores chegaram a comparar o Firmino com o Raheem Sterling que jogará pelos Reds antes de ser transferir para o Manchester City em julho de 2015 e além disso, o alagoano foi eleito o “Melhor Jogador do Liverpool do mês de Janeiro”.

Em 10/03/2016, no primeiro confronto das oitavas de final da UEFA Europa League, o brasileiro marcou o segundo gol dos Reds na vitória por 2-0 sobre o Manchester United no Anfield Road, estádio do Liverpool. No segundo confronto entre os 2 ingleses nas oitavas de final deste torneio, empate em 1-1 no Old Trafford – estádio do Manchester United – e com isso, os Reds avançaram para as quartas de final da UEFA Europa League 2015-16.

Em 05/05/2016, no segundo confronto das semifinais da Liga Europa diante do Villareal da Espanha, Firmino não marcou gols, mas deu o passe para Daniel Sturridge marcar o segundo gol do Liverpool no trinfo por 3-0 sobre os espanhóis e mesmo com a derrota por 1-0 no primeiro confronto, somando o placar agregado os ingleses venceram por 3-1 e com isso, avançaram para a final da UEFA Europa League, porém, posteriormente os Reds viriam a ser derrotados pelo placar de 3-1 diante do Sevilla na final.

Em 08/05/2016, em partida válida pela penúltima rodada da Premier League (37ª rodada), Roberto Firmino marcou o seu último gol nesta temporada na vitória por 2-0 sobre o Watford. O alagoano terminou esta temporada como o artilheiro do Liverpool na Premier League, com 10 gols.

  • Números de Roberto Firmino na sua 1ª Temporada no Liverpool
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2015-16
49 *11 11 3 0 3326

* 11 gols dos quais 10 foram pela Premier League e 1 pela UEFA Europa League

2016-17

Assim como ocorreu na temporada anterior, o Liverpool fez a sua estreia na Premier League com uma vitória por 4-3 sobre o Arsenal, mas o primeiro gol de Firmino nesta temporada só aconteceu em 23 de agosto de 2016 na 2ª rodada da Copa da Liga Inglesa, ao qual os Reds golearam o Burton Albion pelo placar de 5-0.

Em 10/09/2016, em jogo da 4ª rodada da Premier League, o brasileiro marcou 2 gols na goleada por 4-1 sobre o Leicester.

Em 29/10/2016, em partida válida pela 10ª rodada da Premier League, Firmino marcou um dos gols na vitória por 4-2 sobre o Crystal Palace em pleno Selhurst Park, estádio dos Eagles (Crystal Palace). Pouco mais de uma semana depois, o alagoano foi um dos destaques na goleada por 6-1 sobre o Watford ao marcar um dos 6 tentos dos Reds nesta partida e além disso, ele deu o passe para o compatriota Philippe Coutinho marcar o gol dele neste jogo e também deu o passe para o senegalês Sadio Mané marcar um dos seus 2 gols nesta partida. Vale ressaltar que após este triunfo diante do Watford, pela primeira vez desde que Jürgen Klopp assumiu o comando da equipe, os Reds assumiram a liderança provisória da Premier League.

Em 27/12/2016, em jogo da 18ª rodada do Campeonato Inglês, o camisa 11 – Firmino – encerrou um jejum que durava 6 rodadas e marcou um dos gols na goleada por 4-1 sobre o Stoke City.

Em 21 de janeiro de 2017, em partida válida pela 22ª rodada da Premier League, o brasileiro marcou os 2 gols do Liverpool diante do Swansea, porém mesmo com Firmino se destacando neste jogo, os Reds perderam por 3-2 para os Swansea em pleno Anfield Road.

Em 04/03/2017, em jogo da 27ª rodada da Premier League, Firmino marcou o primeiro gol dos Reds na vitória por 3-1 sobre os Gunners e além disso, ele também proveu a assistência para o gol de Sadio Mané nesta partida.

Em 08/04/2017, em jogo da 32ª rodada do Campeonato Inglês, o brasileiro marcou o segundo gol do Liverpool no triunfo por 2-1 – de virada – sobre o Stoke City e logo após marcar o gol que deu a vitória aos Reds, ele levou um cartão amarelo por ter se empolgado e tirado a camisa enquanto comemorava esse tento. Pouco mais de uma semana após este jogo, Firmino marcou o único gol da vitória sobre o West Bromwich.

Ao final desta temporada, o Liverpool terminou a Premier League na 4ª posição e com isso, disputaria em uma rodada de playoff uma vaga na fase de grupos da UEFA Champions League, quanto a Firmino, ele marcou 12 gols e proveu 11 assistências em 41 jogos disputados, mas mesmo com uma leve melhora em relação a temporada anterior, a sua melhor fase nos Reds ainda estava por vir.

  • Números de Roberto Firmino na sua 2ª Temporada no Liverpool
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2016-17
41 *12 11 5 3463

* 12 gols dos quais 11 foram pela Premier League e 1 pela Copa da Liga Inglesa

2017-18

Antes do início da temporada 2017-18, Firmino trocou o número de sua camisa para 9, com o novo contratado da Roma, Mohamed Salah, ficando com a camisa de número 11.

Em 12 de agosto de 2017, logo na estreia do Liverpool na Premier League, o alagoano marcou um dos gols no empate em 3-3 com o Watford e não foi só isso, ele também deu o passe para o estreante Mohamed Salah marcar o gol dele neste jogo.

Em 23/08/2017, no segundo confronto com o Hoffenheim válido pela rodada de play-off da UEFA Champions League, o Liverpool tinha a vantagem por ter vencido os alemães na Rhein-Neckar-Arena por 2-1 uma semana antes, mas mesmo com tal vantagem, os Reds venceram o ex-clube de Firmino por 4-2 no Anfield Road e o alagoano marcou um dos 4 gols do Liverpool nesta partida e ele também deu o passe para o volante Emre Can marcar o seu segundo gol neste jogo, o volante alemão Emre Can fez 2 gols no Hoffenheim. Com este triunfo, os Reds estavam classificados para a fase de grupos da UEFA Champions League 2017-18. Quatro dias após este jogo, Firmino voltou a ser destaque, desta vez em partida válida pela 3ª rodada da Premier League, ele marcou um dos gols na goleada por 4-0 sobre o Arsenal e não foi só isso, ele deu o passe para Sadio Mané fazer o gol dele neste jogo.

Em 13/09/2017, estreia do Liverpool na fase de grupos da Liga dos Campeões, o novo camisa 9 marcou um dos gols no empate em 2-2 com o Sevilla no Anfield Road e poderia ter marcado o seu segundo gol nesta partida senão tivesse perdido um pênalti no final do primeiro tempo.

Em 17/10/2017, em jogo válido pela 3ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, Firmino marcou 2 gols na goleada por 7-0 sobre o Maribor da Eslovênia fora de casa e além de ter marcado 2 tentos neste jogo, ele também deu o passe para um dos gols do egípcio Mohamed Salah nesta partida. Convém lembrar que esta foi a maior goleada de um time visitante nesta edição de Liga dos Campeões e esta também foi a maior goleada aplicada por um clube inglês na história da UEFA Champions League.

Em 28/10/2017, em jogo da 10ª rodada da Premier League, o brasileiro pôs fim a um jejum que durava desde a 3ª rodada do Campeonato Inglês – a última vez que marcou um gol neste campeonato – e marcou um dos gols na vitória por 3-0 sobre o Huddersfield Town.

Em 21/11/2017, em partida válida pela 5ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, Firmino foi o principal destaque no empate em 3-3 com o Sevilla no estádio Ramón Sánchez Pizjuan ao marcar 2 gols e além disso, ele também colocou a bola na cabeça do senegalês Sadio Mané para ele fazer o gol dele nesta partida.

Em 02/12/2017, em jogo da 15ª rodada do Campeonato Inglês, o camisa 9 voltou a marcar mais um doblete na sua carreira na goleada dos Reds por 5-1 sobre o Brighton em pleno AMEX Stadium, estádio do Brighton. Quatro dias depois, desta vez em partida válida pela última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, Firmino marcou um dos gols em mais uma goleada dos Reds, desta vez por 7-0 sobre o Spartak de Moscou da Rússia no Anfield Road e além de ter feito um gol neste jogo, ele também deu o passe para o compatriota Philippe Coutinho marcar um dos seus 3 gols nesta partida.

Em 17/12/2017, em jogo da 18ª rodada da Premier League, Firmino marcou um dos gols na goleada por 4-0 sobre o Bournemouth fora de casa e em decorrência de mais uma goleada aplicada pelos Reds como visitante no Campeonato Inglês, o Liverpool se tornou o primeiro time na história da Premier League a vencer 4 jogos consecutivos fora de casa por uma margem de pelo menos 3 gols. Nos 2 jogos seguintes da Premier League, Firmino marcou um gol no empate em 3-3 com o Arsenal e marcou 2 gols na goleada por 5-0 sobre o Swansea no Anfield Road.

Em 14 de janeiro de 2018, em jogo da 23ª rodada do Campeonato Inglês, o camisa 9 marcou 1 tento e deu um passe para o gol de Alex Oxlade-Chamberlain na vitória por 4-3 sobre o Manchester City e com este triunfo, os Reds acabaram com a invencibilidade dos Cityzens na Premier League 2017-18.

Em 27/01/2018, em confronto válido pela 4ª rodada da Copa da Inglaterra, Firmino foi o nome mais falado da partida, pois além de marcar um dos 2 gols dos Reds diante do West Bromwich, ele desperdiçou uma cobrança de pênalti, mas se redimiu ao dar o passe para Salah fazer o gol dele no jogo, porém o pênalti que ele não converteu fez falta, pois os Reds perderam para os Baggies – West Bromwich – pelo placar de 3-2 e com isso, o Liverpool estava eliminado da FA Cup (Copa da Inglaterra). Três dias após a eliminação da FA Cup diante do West Bromwich, o Liverpool estava em campo novamente, desta vez em jogo válido pela 25ª rodada da Premier League e o alagoano marcou um dos 3 gols no triunfo dos Reds por 3-0 sobre o Huddersfield Town em pleno John Smith’s Stadium, estádio do Huddersfield.

Em 11/02/2018, em jogo da 27ª rodada da Premier League, o camisa 9 foi fundamental em mais um trinfo dos Reds no Campeonato Inglês, desta vez ele marcou um dos gols na vitória por 2-0 sobre o Southampton e depois ele retribuiu a assistência de Salah dando o passe para ele fazer o gol dele neste jogo e selar o resultado desta partida. Três dias depois, no primeiro confronto das oitavas de final da UEFA Champions League diante do Porto de Portugal, o brasileiro marcou um dos gols na goleada por 5-0 sobre os portugueses em pleno Estádio do Dragão – estádio do Porto – e ele também proveu uma assistência para um dos 3 gols de Sadio Mané neste jogo. Posteriormente, o Liverpool e o Porto empataram em 0-0 no Anfield Road e como já havia vencido o primeiro confronto por 5-0, os Reds avançaram para as quartas-de-finais da Liga dos Campeões.

Em 17/03/2018, em jogo da 31ª rodada do Campeonato Inglês, Firmino marcou um dos gols na goleada por 5-0 sobre o Watford.

Em 10/04/2018, no segundo confronto das quartas de final da UEFA Champions League diante do Manchester City, o camisa 9 marcou o segundo gol dos Reds nesta partida e com isso, além do Liverpool vencer os Cityzens por 2-1 de virada em pleno Etihad Stadium (estádio do Manchester City), o clube também avançou para as semifinais da Liga dos Campeões, mas vale ressaltar que o Liverpool podia perder este jogo por até 2 gols de diferença por ter vencido o primeiro confronto pelo placar de 3-0. Quatro dias depois, em partida válida pela 34ª rodada da Premier League, Firmino marcou um dos gols no triunfo por 3-0 sobre o Bournemouth. Convém lembrar que este foi o último tento do brasileiro na Premier League 2017-18.

Em 24/04/2018, no primeiro confronto das semifinais da Liga dos Campeões diante da Roma da Itália, Roberto Firmino marcou 2 gols na goleada por 5-2 sobre os italianos e além disso, ele deu os passes para os 2 gols de Salah neste jogo. Cinco dias depois, Firmino assinou um novo contrato de longo prazo com o Liverpool, ao qual ele estendeu o seu vínculo com os Reds até o ano de 2023.

Em 02/05/2018, no segundo confronto das semifinais diante da Roma, o brasileiro deu o passe para Sadio Mané marcar o gol dele neste jogo, mas mesmo com o Liverpool saindo a frente do placar, o clube inglês perdeu este confronto para o clube italiano por 4-2, porém como podia perder por 2 gols de diferença, os Reds estavam classificados para a final da UEFA Champions League 2017-18. A última vez que o Liverpool chegou tão longe nesta competição foi na temporada 2006-07, quando perdeu para o Milan da Itália na final.

O adversário da final era o Real Madrid da Espanha e mesmo com o brasileiro, mais Mané e Salah (saiu de campo com uma lesão no ombro) em campo, os Reds perderam por 3-1.

O famoso trio “Fab Three” dos Reds: Firmino, Salah e Mané

Durante a temporada, Firmino, Mohamed Salah, Philippe Coutinho e Sadio Mané formaram um prolífico quarteto que passou a ser conhecido como “Fab Four”, em referência à banda de rock The Beatles, também da mesma cidade do clube. Após a saída de Coutinho na metade da temporada – foi jogar no Barcelona -, os 3 jogadores que permaneceram nos Reds foram apelidados de “Fab Three”, com o trio tendo um total de 91 gols. Firmino foi o melhor marcador do Liverpool na UEFA Champions League, juntamente com Salah, com 11 gols. Firmino também foi incluído na Equipe Ideal da UEFA Champions League 2017-18. Esta temporada foi a melhor temporada de Firmino em sua carreira jogando pelo Liverpool, marcou 27 gols e proveu 17 assistências em 54 jogos.

  • Números de Roberto Firmino na sua 3ª Temporada no Liverpool
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2017-18
54 *27 17 3 0 4188

* 27 gols dos quais 15 foram pela Premier League, 11 pela UEFA Champions League e 1 pela Copa da Inglaterra

2018-19

Apesar de ter dado o passe para um dos gols de Mané na goleada por 4-0 sobre o West Ham na estreia dos Reds na Premier League, Firmino passou o mês de agosto “em branco”, mas em 1 de setembro de 2018, em jogo da 4ª rodada da Premier League, o brasileiro marcou o seu primeiro tento nesta temporada na vitória por 2-1 sobre o Leicester fora de casa. Duas semanas depois, em mais uma partida válida pelo Campeonato Inglês, ele marcou um dos gols na vitória por 2-1 sobre o Tottenham, um jogo em que ele saiu de campo 15 minutos antes do final, após levar uma “dedada” no olho esquerdo.



This post first appeared on Futebol Stats, please read the originial post: here

Share the post

A Carreira de Roberto Firmino em Números

×

Subscribe to Futebol Stats

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×