Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Carreira de Neymar em Números

Tags: neymar gols pela

Quando cita-se um dos maiores craques de futebol da atualidade, ou um jogador de futebol que num futuro próximo será eleito o “melhor do mundo”, é inevitável não mencionar o nome de Neymar, que atualmente joga pelo Paris Saint-Germain e é o principal jogador da Seleção Brasileira.

Neymar da Silva Santos Júnior nasceu em 05/02/1992 no município de Mogi das Cruzes, que se situa na região metropolitana de São Paulo. Ao contrário do que muitos imaginam, ele iniciou a sua carreira futebolística nas categorias de base da Portuguesa Santista – em 1998 – e não nas categorias de base do Santos.

Não obstante, Neymar chegou as categorias de base do alvinegro praiano (Santos) em 2003, quando tinha apenas 11 anos de idade. Porém, o que mais se sabe da carreira de Neymar? Como foi a sua transição para o profissional do Santos? Quais feitos ele atingiu até aqui?

Santos

Categorias de base 

Como foi dito anteriormente, Neymar passou a ser jogador da base do Santos no ano de 2003 e desde que chegou nas categorias de base do alvinegro praiano já mostrava que tinha talento com a bola nos pés e por este motivo passou a ser visto como uma “joia”. Ainda nas categorias de base, Neymar conheceu o seu futuro amigo e companheiro de clube na equipe principal, Paulo Henrique Ganso, atualmente joga pelo Sevilla da Espanha.

Em 2006, Neymar viajou para a Espanha visando fazer um teste no Real Madrid que contava com jogadores como Zinedine Zidane, Ronaldo fenômeno e Robinho na época. O menino de 14 anos foi aprovado nos testes da equipe espanhola. Inclusive, chegou a ser registrado na Federação Madrilenha de Futebol.

Percebendo que poderia perder a sua “joia”, a diretoria do Santos resolveu agir e pagou 1 milhão de reais para que ele continuasse na base do clube e se tornasse jogador profissional lá e assim sendo, ele ficou por 6 anos na base do clube até subir para a equipe principal.

  • O vídeo abaixo mostra a estreia de Neymar na Copa São Paulo de Futebol Juniores do ano de 2008
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 13 de janeiro de 2008 por Mateus Key

A Carreira e os números de Neymar nos clubes que jogou

Profissional do Santos

2009

A estreia de Neymar no profissional do Santos foi em 07/03/2009, quando ele ainda tinha 17 anos de idade, na partida contra o Oeste, no estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, pelo campeonato paulista como pode ser visto no vídeo abaixo.

  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 16 de maio de 2017 por 
    R.S Tudo Sobre Futebol

Na semana seguinte, em 15/03/2009 o jovem de 17 anos fez o seu primeiro gol pelo profissional do Santos foi contra o Mogi Mirim, no estádio Urbano Caldeira, Vila Belmiro, também pelo campeonato paulista.

O destaque fica por conta das semifinais desta competição aonde Neymar fez o gol da vitória de 2-1 sobre o Palmeiras, assim, chegando a final do Paulistão. O menino de 17 anos disputava a sua primeira final profissional contra o Corinthians, porém, o alvinegro do Parque São Jorge levou a melhor na final.

Apesar de não ter se destacado na decisão, acabou sendo eleito a revelação do Paulistão. Na sua primeira disputa do Campeonato brasileiro, obteve destaque ao lado de Paulo Henrique Ganso, mas ao final do campeonato, o Santos foi apenas o décimo segundo colocado.

  • Números de Neymar na sua 1ª Temporada como profissional do Santos:
Pd Gm A CA CV Mj no ano de 2009
48 *14 9 8 0 2697

Pd – Partidas disputadas, Gm – Gols marcados, A – Assistências, CA – Cartões amarelos, CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados.

* 14 gols, dos quais 10 foram pelo Brasileirão, 3 pelo Paulistão e 1 Pela Copa do Brasil

2010

Inegavelmente, 2010 foi o ano da ascensão de Neymar. O menino já fez gols na temporada passada e nesta, ele triplicou o número de gols marcados em relação ao ano de 2009. Naquela época o Santos jogava o futebol “mais vistoso” do Brasil.

Além de Neymar, o time contava com jogadores como André (atualmente joga pelo Grêmio), Paulo Henrique Ganso e Robinho (recentemente assinou com o Sivasspor da Turquia), assim, a equipe foi apelidada de “Meninos da Vila”.

O menino de 18 anos conseguiu o feito de marcar 5 gols em 5 clássicos, marcou 3 gols só contra o São Paulo, além de marcar contra o Corinthians e também contra o Palmeiras na campanha em que o Santos sagrou-se campeão do Paulistão 2010 ao bater o Santo André na final.

O segundo título do ano viria na Copa do Brasil, competição na qual vale destacar as goleadas sobre o Naviraiense e também sobre o Guarani por 10-0 e 8-1 respectivamente, vale ressaltar que diante do Guarani, Neymar fez 5 dos 8 gols da partida.

Em 28/07/2010, final da Copa do Brasil daquele ano, o menino de 18 anos marcou um dos 2 gols no triunfo sobre o Vitória por 2-0 no primeiro jogo da final. Mesmo com a derrota por 2-1 em Salvador-BA.

Portanto, o Santos sagrava-se campeão da Copa do Brasil de 2010, Neymar foi o artilheiro desta competição com 11 gols marcados e em decorrência disso, o Santos garantia vaga direta para a Copa Libertadores da América de 2011.

Neymar foi o artilheiro da Copa do Brasil 2010.

Após todas estas conquistas com o clube e os feitos que atingiu até aqui, Neymar passou a ser especulado em clubes da Europa e não demorou muito para as propostas do “velho continente” chegarem até a diretoria do Santos.

O alvinegro praiano recusou propostas do West Ham e do Chelsea, ambos da Inglaterra, propostas cujos valores giravam em torno de 12 milhões de libras e 20 milhões de libras, porém, o clube da Baixada Santista as recusou, pois Luís Álvaro de Ribeiro, presidente em exercício naquele momento, e o Pelé conseguiram convencer Neymar da Silva Santos (pai) e o filho pela permanência dele no clube da Baixada Santista, acordo selado em 23/08/2010.

Na sequência da temporada, com a vaga para a Libertadores 2011 garantida, o Santos terminou o Brasileirão apenas na oitava posição. Ainda assim, Neymar foi o vice-artilheiro desta competição com 17 gols marcados, atrás apenas de Jonas, atacante do Grêmio naquela época e que atualmente joga pelo Benfica de Portugal.

  • Números de Neymar na sua 2ª Temporada no Santos:
Pd Gm A CA CV Mj no ano de 2010
60 *42 20 23 1 5030

* 42 gols sendo 17 só pelo Brasileirão, 14 pelo Paulistão e 11 pela Copa do Brasil

2011

Após um ano de 2010 muito bem-sucedido, quando se falava no Santos todas as atenções se voltavam para o Neymar e também para a volta de Elano ao clube que o projetou para o futebol, o Santos.

Pelo Paulistão o clube da Baixada Santista chegava a final pelo terceiro ano seguido e o adversário era o mesmo time que o derrotou na decisão do campeonato paulista de 2009, o Corinthians.

No Pacaembu, o resultado do confronto entre os 2 alvinegros (Corinthians e Santos) foi um empate em 0-0, em compensação, no jogo da volta, na Vila Belmiro, o alvinegro praiano levou a melhor, vitória por 2-1 com Neymar marcando um dos 2 gols deste triunfo. Em suma: o Santos se tornava bicampeão paulista e pela décima nona vez era campeão estadual.

Paralelamente a disputa do Paulistão, o Santos também competia pela Copa Libertadores da América, caiu num grupo que contava com o Colo-Colo do Chile, o Cerro Porteño do Paraguai e o Deportivo Táchira da Venezuela e mesmo “aos trancos e barrancos” e com uma troca no comando técnico do clube (sai Adilson Batista e entra Muricy Ramalho), o Santos consegue se classificar para a fase de mata-mata desta competição.

O primeiro passo rumo ao título da América estava dado. O adversário das oitavas-de-finais era o América do México. O alvinegro da Baixada Santista ganhou na Vila Belmiro pelo placar de 1-0 e segurou a pressão lá no México e com um empate em 0-0 a vaga para a fase seguinte estava selada. Nas quartas-de-final o adversário era o Once Caldas da Colômbia que havia eliminado a equipe de melhor campanha da fase de grupos, o Cruzeiro.

O Santos bateu o Once Caldas lá na casa do adversário pelo placar de 1-0 e na partida de volta, no Pacaembu, Neymar fez o gol do Santos no empate em 1-1, com este resultado, o clube da baixada santista avançava para a fase seguinte.

No confronto das semifinais, o adversário era um “velho conhecido”, pois era a mesma equipe que o Santos havia enfrentado na fase de grupos, o Cerro Porteño do Paraguai.

O jogo de ida foi no Pacaembu e o Peixe (Santos) precisava ganhar pelo fato do jogo da volta ser no estádio da equipe adversária e foi o que aconteceu, triunfo do alvinegro praiano pelo placar de 1-0.

O jogo da volta era em Assunção no Paraguai e mesmo com a vantagem do empate e/ou uma derrota por 1 gol desde que fizesse gols (por este motivo o gol fora de casa é importante) o clube da baixada santista foi para cima e saiu para o intervalo com uma vantagem de 3-1 no placar com Neymar fazendo o terceiro gol da equipe santista.

No segundo tempo, precisando fazer 5 gols e não vendo outra saída os paraguaios vieram para o tudo ou nada e mesmo tendo mais volume de jogo na segunda etapa da partida o máximo que o Cerro Porteño conseguiu foi um empate em 3-3 e com este resultado o Santos garantia a sua vaga para a final da Copa Libertadores da América 2011.

O clube adversário que o Santos teria pela frente era o Peñarol do Uruguai. A primeira partida foi disputada no Estádio Centenário em Montevidéu, Uruguai. Apesar do empate em 0-0, o jogo foi movimentado com chances para os dois lados e Neymar não foi “caçado” em campo, pois além de ter sido bem marcado, ele sofreu muitas faltas e por esta razão não teve um bom desempenho nesta partida.

O jogo da volta foi no Pacaembu, jogo no qual o Santos encerrou um jejum de 48 anos (1963) sem conquistar o título da Copa Libertadores da América. O primeiro gol da vitória de 2-1 sobre os uruguaios foi de Neymar. Assim, pela terceira vez na sua história, o clube da baixada santista conquistava a América.

A estreia de Neymar pelo Brasileirão (campeonato brasileiro) só ocorreu na décima segunda rodada, num jogo eletrizante contra o Flamengo na Vila Belmiro, cujo placar da partida foi de 5-4 para os visitantes.

Apesar da derrota, Neymar fez 2 dos 4 gols da sua equipe neste jogo e um deles foi uma “pintura” que levou o prêmio de gol mais bonito do ano de 2011 – FIFA Puskás Award (Prêmio Puskás).

Falando em Brasileirão, Neymar ganhou um novo apelido após a trigésima segunda rodada do campeonato brasileiro ao fazer 4 gols em uma única partida, também passou a ser conhecido como “Neymito”, pois foi a maior pontuação na história de um jogador no Cartola FC (37,50 pontos), famoso fantasy game criado pela globo.com.

Ainda convém lembrar que neste jogo contra o Atlético Paranaense, Neymar teve 2 gols anulados. Enquanto o campeonato brasileiro se aproximava do fim, mais precisamente em 09/11/2011, Neymar estendia o seu vínculo com o clube da baixada santista até o ano de 2014.

Apesar do fim Brasileirão ter chegado ao fim, o ano ainda não havia acabado para a equipe santista que ainda tinha o Mundial Interclubes pela frente e o primeiro adversário do Santos foi o Kashiwa Reysol do Japão, jogo no qual o alvinegro praiano não teve tantas dificuldades para obter uma vitória pelo placar de 3-1 com Neymar marcando 1 dos 3 gols do triunfo santista.

Porém, o Santos teve de decidir a final do Mundial Interclubes 2011 contra o Barcelona da Espanha e Neymar foi anulado pelos zagueiros Carles Puyol, Gerard Piqué e Éric Abidal. Inquestionavelmente, o Barcelona sobrou em campo e mereceu a vitória pelo placar de 4-0. Após o término do jogo, Neymar conquistou o prêmio “Bola de Bronze” por ter sido eleito o terceiro melhor jogador da competição.

Neymar comemorando um dos gols na goleada de 4-1 sobre o Atlético-PR no campeonato brasileiro.
  • Números de Neymar na sua 3ª Temporada no Santos:
Pd Gm A CA CV Mj no ano de 2011
47 *24 9 21 2 4185

* 24 gols, dos quais 13 foram pelo Brasileirão, 6 pela Copa Libertadores da América, 4 pelo Paulistão e 1 pelo Mundial Interclubes

2012

Em 05/02/2012, data do seu vigésimo aniversário, Neymar marcou o gol de número 100 da sua carreira, em partida válida pelo Paulistão na derrota por 2-1 para o Palmeiras.

Desses 100 gols, 82 foram marcados com a camisa do Santos e 18 com a camisa da Seleção Brasileira, incluindo as Seleções de base. “Neymito” teve uma atuação de gala numa partida válida pela fase de grupos da Copa Libertadores da América 2012 contra o Internacional de Porto Alegre, jogo no qual ele fez um hat-trick; ocorre quando um jogador faz 3 ou mais gols em uma única partida, na vitória de 3-1 sobre o Internacional.

Vale destacar que 1 dos 3 gols que Neymar fez nesta partida foi comparado ao gol que ele fez contra o Flamengo no ano anterior, aliás um gol que foi eleito o mais bonito do ano de 2011.

O jovem de 20 anos de idade seguiu tendo ótimas atuações tanto no Paulistão quanto na Copa Libertadores da América e em um dos jogos no qual se destacou ele fez outro hat-trick, desta vez na goleada de 5-0 sobre o Guaratinguetá, além de fazer um dos 2 gols na vitória de 2-0 sobre o The Strongest da Bolívia.

Voltando a falar de campeonato paulista, “Neymito” fez o seu centésimo gol com a camisa santista na semifinal do Paulistão no clássico San-São, partida na qual o Santos bateu o São Paulo em pleno Morumbi pelo placar de 3-1 com os 3 gols da equipe santista sendo anotados pela “joia” de 20 anos.

Assim, entrando para a lista dos maiores artilheiros da história do Santos Futebol Clube. Paralelamente a isso, em 10/05/2012, em partida válida pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores da América 2012, Neymar marcou 2 dos 8 gols santistas contra o Bolívar chegando a marca de 106 gols e em decorrência disso, ele superou a marca de Serginho Chulapa com 104 gols e tornou-se o maior artilheiro do clube na era pós-Pelé.

O Guarani comandado pelo técnico Vadão não foi páreo para o Peixe que além de disputar a sua quarta final seguida de Paulistão, sagrava-se tricampeão (2010, 2011 e 2012) da competição. Vale ressaltar que Neymar foi o artilheiro do Estadual com 20 gols marcados e eleito o melhor atacante do campeonato paulista de 2012.

Após o título do Paulistão pelo terceiro ano seguido, a equipe santista voltou a priorizar a Libertadores. O adversário das quartas-de-final era o Vélez Sarsfield da Argentina. O Santos sofreu para passar pelos argentinos, pois perdeu o jogo da ida por 1-0 e na Vila Belmiro venceu a partida pelo mesmo placar que a equipe santista havia sido derrotada lá em Buenos Aires, portanto o jogo teve de ser decidido nos pênaltis onde o alvinegro praiano venceu por 4-2, como não houve necessidade da quinta cobrança, Neymar não bateu nenhum pênalti neste jogo.

O adversário da fase seguinte, das semifinais, era um velho conhecido do “peixe”, o Corinthians, na época comandado pelo atual treinador da Seleção Brasileira (Tite). O jogo da ida foi disputado no estádio Urbano Caldeira, Vila Belmiro e mesmo jogando em casa o Santos perdeu pelo placar de 1-0, gol marcado pelo Emerson Sheik.

No jogo da volta, Neymar tentou ajudar a sua equipe ao marcar o gol do Peixe, porém, o meio-campo Danilo acabou com o sonho santista de conquistar a América pela quarta vez na sua história. Com esse empate em 1-1 o Santos dava adeus a competição.

Por ser o atual campeão da Copa Libertadores da América o Santos tinha de enfrentar o campeão da Copa Sul-americana de 2011, a Universidad de Chile. Em 22/08/2012, o Santos empatou com os chilenos em 0-0 e em 26/09/2012, jogo da volta. Neymar inaugurou o placar na vitória de 2-0 sobre a Universidad de Chile e por conseguinte, o Peixe conquistava mais um título, a Recopa Sul-americana 2012.

Em 03/11/2012, partida válida pela trigésima quarta rodada do campeonato brasileiro, Neymar fez 3 dos 4 gols do Santos na vitória por 4-0 sobre o Cruzeiro em pleno Mineirão e na última rodada do Brasileirão (01/12/2012), Neymito fez 2 dos 3 gols no triunfo de 3-1 sobre o Palmeiras e assim, terminou a competição como o maior goleador, atrás apenas de Fred do Fluminense e Luís Fabiano do São Paulo. Porém, rumores sobre uma possível transferência de Neymar para o Barcelona já começavam a circular na mídia.

  • Números de Neymar na sua 4ª Temporada no Santos:
Pd Gm A CA CV Mj no ano de 2012
47 *43 19 16 1 4193

* 43 gols, dos quais 20 foram pelo Paulistão, 14 pelo Brasileirão, 8 pela Copa Libertadores da América e 1 pela Recopa Sul-americana

2013

Neymar começou o campeonato paulista de 2013 fazendo o que mais sabe fazer, gols. Em 19/01/2013 Neymar fez 2 dos 3 gols da equipe santista na vitória por 3-1 sobre o São Bernardo. Quatro dias após este jogo, Neymito voltou a marcar gol, desta vez no triunfo de 3-0 sobre o Botafogo de Ribeirão Preto. Neste último jogo, Neymar protagonizou um lance “daqueles” ao dar um chapéu no zagueiro adversário com a sola do pé.

Em 03/02/2013 Neymar marcou 1 dos 3 gols no clássico San-São e também proveu duas assistências nesta partida, em outras palavras, a “joia” santista marcava muitos gols e era decisivo nos clássicos.

Falando em gols, Neymar voltou a fazer 4 gols em um jogo só. Desta vez, a vítima do jovem santista foi o União Barbarense, jogo no qual o Santos venceu pelo placar de 4-0 em 13/04/2013. O campeonato paulista seguiu e pela quinta vez seguida o clube da baixada santista chegava numa final do Paulistão, porém, desta vez o Santos teve de se contentar com o vice-campeonato, pois o campeão paulista de 2013 foi o Corinthians.

Como é praxe no Brasil, fim dos estaduais e início do campeonato brasileiro e em 26/03/2013, em partida válida pela primeira rodada do Brasileirão, durante a execução do hino nacional antes do início do jogo contra o Flamengo, Neymar estava visivelmente emocionado, pois esta era a sua última partida com a camisa do Santos.

  • O vídeo abaixo mostra os bastidores do jogo entre Santos e Flamengo. O último jogo de Neymar vestindo a camisa do Santos
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 28 de maio de 2013 por Santos Futebol Clube

  • Números de Neymar na sua 5ª e última temporada no Santos:
Pd Gm A CA CV Mj no ano de 2013
23 *13 8 4 1 **2025

* 13 gols sendo só 12 pelo Paulistão e 1 pela Copa do Brasil e esteve em campo por **2025 minutos antes de se transferir para o Barcelona da Espanha

Títulos que conquistou no Santos: Copa Libertadores da América 2011; Recopa Sul-americana 2012; Copa do Brasil 2010 e Paulistão 2010, 2011 e 2012.

  • O vídeo abaixo mostra os 138 gols de Neymar com a camisa do Santos
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 25 de maio de 2013 por RpTimao Videos

Barcelona

2013-14

Apresentação de Neymar no Camp Nou, estádio do Barcelona.

No dia 25 de maio de 2013 a contratação de Neymar pelo Barcelona foi enfim oficializada. O primeiro valor divulgado desta negociação foi de 57 milhões de euros.

Mas o valor total da transação pode ter sido entre 86 milhões de euros e 95 milhões de euros. Em 03/06/2013, em sua apresentação oficial, o jovem de 21 anos foi recepcionado por 56 mil torcedores e depois de passar nos exames médicos assinou um contrato com o clube blaugrana (Barcelona) até junho de 2018.

A estreia de Neymar em partidas oficiais com a camisa do Barcelona ocorreu no dia 18 de agosto de 2013 na primeira rodada da La Liga (campeonato espanhol), quando o jovem de 21 anos entrou no lugar do chileno Alexis Sánchez, atualmente joga pelo Manchester United da Inglaterra, aos 18 minutos do segundo tempo, jogo no qual o Barcelona derrotou o Levante pelo placar de 7-0.

Em 21/08/2013 Neymar marcava o seu primeiro gol em partidas oficiais com a camisa do Barcelona na Supercopa da Espanha (competição na qual a disputa é entre o campeão do campeonato espanhol e o campeão da Copa do Rei).

A primeira partida entre as equipes foi no estádio Vicente Calderón e terminou com um empate em 1-1. Em 18/09/2013 Neymar jogou a sua primeira partida pela UEFA Champions League (Liga dos Campeões da Europa) na vitória por 4-0 sobre o Ajax da Holanda.

O jovem de 21 anos passou a se destacar em clássicos lá na Espanha, em jogo válido pela décima rodada da La Liga diante do maior rival do clube blaugrana, o Real Madrid, Neymar foi o destaque da partida ao fazer o primeiro gol na vitória por 2-1 sobre o rival, além de prover uma assistência para Alexis Sánchez marcar o segundo gol do Barcelona no jogo.

Em 11/12/2013 Neymar fez o seu primeiro hat-trick pelo clube espanhol e isso aconteceu na Liga dos Campeões da Europa, na goleada de 6-1 sobre o Celtic da Escócia, partida válida pela fase de grupos da competição europeia.

Em 16/01/2014 Neymito teve de sair de campo aos 24 minutos do primeiro tempo, devido a uma lesão no tornozelo direito, mas ainda assim o Barcelona venceu o Getafe pelo placar de 2-0, assim passando para a fase seguinte da Copa do Rei.

Após 30 dias de afastamento para se recuperar da lesão que havia sofrido, Neymar entrou aos 17 minutos do segundo tempo e ainda por cima, fez um belo gol na vitória de 6-0 sobre o Rayo Vallecano quando o Barcelona já tinha uma vantagem de 5-0 no placar, em partida válida pela vigésima quarta rodada do campeonato espanhol.

Paralelamente a isso, a Liga dos Campeões da Europa ainda estava em andamento, em jogo válido pelas quartas-de-final desta competição, o clube blaugrana teria pela frente o Atlético de Madrid, no jogo de ida, Neymar fez o gol do empate em 1-1 entre as duas equipes espanholas. Porém, no jogo da volta, o Barcelona perdeu para os colchoneros (Atlético de Madrid) pelo placar de 1-0 e assim sendo, o clube blaugrana estava eliminado da UEFA Champions League 2013-14.

  • Números de Neymar na sua 1ª Temporada no Barcelona:
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2013-14
41 *15 15 9 0 2838

* 15 gols, dos quais 9 foram pela La Liga, 4 pela UEFA Champions League, 1 pela Supercopa da Espanha e 1 pela Copa do Rei

2014-15

Após sua primeira temporada com a camisa do Barcelona, Neymar voltou a campo no amistoso contra o León do México após se recuperar da lesão mais grave de toda a sua carreira, a lesão na coluna durante a disputa da Copa do mundo FIFA de 2014, neste jogo contra a equipe mexicana, marcou 2 dos 6 gols na vitória por 6-0 sobre o León.

Em 13/09/2014, jogo válido pela terceira rodada da La Liga, Neymar fez os 2 gols da vitória de 2-0 sobre o Athletic Bilbao. Em 27/09/2014 Neymito fez mais um triplete, 3 gols, com a camisa do Barcelona, desta vez fez 3 gols em partida válida pela sexta rodada do campeonato espanhol na vitória de 6-0 sobre o Granada e não parou por aí, Neymar seguiu fazendo mais gols pela equipe blaugrana e 1 destes gols foi no clássico contra o Real Madrid, porém, o Barcelona jogava fora de casa e perdeu esta partida pelo placar de 3-1. Em 25/10/2014 Luis Suárez estreou pela equipe blaugrana e a partir daí ele, o menino Ney e o Messi passaram a formar o “badalado” trio MSN.

O trio MSN

Coincidentemente na estreia de Suárez, Neymar marcou o gol da derrota do Barcelona com um passe do uruguaio e assim, a parceria entre estes 3 ótimos jogadores começava aí.

Neymar começou o ano de 2015 com uma ótima atuação diante dos Colchoneros (Atlético de Madrid), um jogo que valia vaga para as semifinais da Copa do Rei, marcou 2 dos 3 gols da vitória blaugrana sobre o Atlético de Madrid por 3-2, em pleno Vicente Calderón.

Um desses gols marcado por Neymar foi o seu gol de número 20 na temporada 2014-15. O brasileiro foi uma das peças-chave para o Barcelona chegar a final da Copa do Rei e bater o Athletic Bilbao na decisão pelo placar de 3-1.

Além disso, Ney também foi importante para o Barcelona na disputa da UEFA Champions League, pois em 21/04/2014 Neymar chegou a marca de 30 gols nesta temporada ao marcar os 2 gols da vitória do Barcelona sobre o Paris Saint-Germain por 2-0 em partida válida pelas quartas-de-final da Liga dos Campeões da Europa.

Falando em Liga dos Campeões, os jogadores que compõem o trio MSN foram de suma importância para que o Barcelona conquistasse a Europa pela quinta vez na história do clube, pois além de Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar foram os artilheiros desta competição com 10 gols cada um.

A trajetória até o título se desenhou da seguinte forma> o Barcelona foi o primeiro colocado do grupo F com 5 vitórias e apenas uma derrota. Este grupo contava com Ajax da Holanda, Paris Saint-Germain da França e o APOEL FC do Chipre. O adversário da equipe blaugrana nas oitavas-de-final era o Manchester City da Inglaterra e os espanhóis passaram para a fase seguinte pelo placar agregado de 3-1.

Mais uma vez o Barcelona tinha o Paris Saint-Germain pela frente, desta vez pelas quartas-de-final da Liga do Campeões, Neymar e Suárez deram “conta do recado”, pois o placar agregado foi de 5-1 para os espanhóis sendo que desses 5 gols, 3 foram marcados pelo brasileiro e 2 marcados pelo uruguaio.

Na semifinal o adversário do time espanhol era o Bayern de Munique da Alemanha e mais uma vez o Neymar foi decisivo ao marcar 3 dos 5 gols do Barcelona sendo que desses 3 gols que ele marcou, 1 foi na vitória de 3-0 no Camp Nou e os outros 2 foram marcados na derrota de 3-2 lá na Alemanha, ou seja, o placar agregado foi de 5-3 para a equipe blaugrana e os espanhóis teriam a chance de conquistar o quinto título da UEFA Champions League.

O adversário da final era a Juventus da Itália que havia eliminado o campeão da Liga dos campeões do ano anterior, o Real Madrid, mas mesmo assim a equipe italiana não foi capaz de deter o trio de ataque do Barcelona e com isso perderam a partida pelo placar de 3-1 e novamente, Neymar foi decisivo, pois marcou o terceiro gol e assim sendo, o Barcelona era o campeão da UEFA Champions League 2014-15.

Portanto, pode-se concluir que o Barça conquistou tudo o que podia conquistar na temporada 2014-15, ou seja, foi campeão da La Liga, da Copa do Rei e da UEFA Champions League. Quanto a Neymar, além de ser o artilheiro da Liga dos Campeões da Europa ao lado de seu companheiro de clube, Messi e ao lado de Cristiano Ronaldo, ele se tornou o oitavo jogador da história a ser campeão da Copa Libertadores da América e campeão da Liga dos Campeões da Europa e também vale ressaltar que ele foi o primeiro jogador da história a marcar gols em finais de 2 torneios continentais, Libertadores e UEFA Champions League.

  • Números de Neymar na sua 2ª Temporada no Barcelona:
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2014-15
51 *39 11 8 0 4098

* 39 gols, dos quais 22 foram pela La Liga, 10 pela UEFA Champions League e 7 pela Copa do Rei

2015-16

Neymar celebrando o gol de placa que marcou contra a equipe do Villareal.

Devido a caxumba, Neymar perdeu as decisões da Supercopa da UEFA e da Supercopa da Espanha, mas aos poucos ele foi readquirindo ritmo de jogo e em 17/10/2015, em jogo válido pela oitava rodada do campeonato espanhol, ele marcou 4 dos 5 gols na vitória de 5-2 sobre o Rayo Vallecano.

Em 21/11/2015, o Barcelona impôs uma derrota de 4-0 ao Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu e só para variar, mais uma vez, Neymar fez um gol na equipe merengue e ainda por cima deu um passe de calcanhar para Iniesta fazer um dos outros 4 gols da equipe blaugrana.

Não obstante, em 08/11/2015, em partida válida pela décima primeira rodada da La Liga, Neymar marcou um gol antológico, mais precisamente um dos gols mais bonitos de toda a sua carreira, no qual o brasileiro deu um chapéu, de costas, num zagueiro, e finalizou forte com a perna direita sem deixar a bola cair no chão, o terceiro da vitória por 3-0 sobre o Villareal, em decorrência deste triunfo o Barcelona alcançava a liderança do campeonato espanhol e como reconhecimento e merecimento por tudo o que fez até aquele momento, em 30/11/2015, o brasileiro foi selecionado para concorrer ao prêmio FIFA Ballon d’Or (bola de ouro da FIFA) ao lado de seu companheiro de clube, Lionel Messi e do português Cristiano Ronaldo do Real Madrid e posteriormente, Neymar ficou em terceiro, se bem que ele foi o primeiro jogador brasileiro a estar na disputa do bola de ouro da FIFA depois de Kaká em 2007.

Após um período sem fazer gols, Neymar voltou a balançá-la somente na final da Copa do Rei diante do Sevilha, marcando o segundo gol da equipe da Catalunha (Barcelona) na vitória por 2-0, encerrando a temporada 2015-16 com 31 gols em 50 partidas. Quanto ao Barcelona, esta temporada só não foi completa porque o clube não se sagrou campeão da Liga dos Campeões, mas em compensação conquistou o doblete (Campeonato espanhol e a Copa do Rei).

  • Números de Neymar na sua 3ª Temporada no Barcelona:
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2015-16
50 *31 27 11 0 4434

* 31 gols, dos quais 24 foram pela La Liga, 4 pela Copa do Rei e 3 pela UEFA Champions League

2016-17

Devido a sua presença na Seleção brasileira durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro e nos 2 jogos para as Eliminatórias da Copa do mundo FIFA de 2018, Neymar só pôde estrear pelo Barcelona na temporada 2016-17 no dia 10 de setembro de 2017, em jogo válido pela terceira rodada do campeonato espanhol contra o Deportivo Alavés, partida na qual a equipe catalã perdeu por 2-1 em pleno Camp Nou.

Em 13/09/2016, o camisa 11 do Barcelona, Neymar, fez o seu segundo jogo por esta temporada. Este jogo foi contra o Celtic da Escócia, em partida válida pela primeira rodada da fase de grupos da UEFA Champions League. Aliás, nesta partida a equipe da Catalunha venceu os escoceses pelo placar de 7-0 com uma ótima atuação de Neymar, pois além de marcar 1 dos 7 gols da partida, o camisa 11 deu 4 passes para gol, assistências, num único jogo, sendo o primeiro jogador a atingir esta marca em uma única partida na Liga dos Campeões da Europa.

Neymar encerrou o ano de 2016 marcando menos gols do que nas temporadas anteriores com a camisa do Barcelona, porém, pela segunda temporada seguinte ele estava entre os 5 maiores “assistentes” do campeonato espanhol.

Em 01/02/2017, após uma atuação “apagada” no jogo da primeira semifinal contra o Atlético de Madrid. Não obstante, 3 dias após este jogo, o brasileiro logo se redimiu na vitória por 3-0 sobre o Athletic Bilbao, em partida válida pela vigésima primeira rodada da La Liga. Em 11/02/2017, Neymar marcou um dos 6 gols da goleada da equipe catalã sobre o Deportivo Alavés pelo placar de 6-0 e em decorrência disso, ele superou uma marca que pertencia a Ronaldinho Gaúcho e chegou a marca de 95 gols pela equipe blaugrana, tornando-se o terceiro brasileiro a marcar mais gols pelo clube catalão, atrás apenas de Rivaldo e Evaristo.

Antes do jogo da volta pelas oitavas-de-final da Liga dos Campeões no dia 8 de março de 2017, o Barcelona havia perdido o jogo da ida pelo placar de 4-0 e todos sabiam que seria difícil reverter tal vantagem e o Neymar e os demais jogadores do Barcelona provaram que era possível reverter uma vantagem de 4 gols de diferença.

O camisa 11 do Barça foi o autor de 2 dos 6 gols da vitória no Camp Nou e também proveu uma assistência para Sergi Roberto determinar o resultado desta partida, triunfo do Barcelona pelo placar de 6-1 sobre o Paris Saint-Germain, em outras palavras, uma virada histórica.

Esta não era a primeira vez que o brasileiro era decisivo diante da equipe francesa. Coincidentemente, o atual clube de Neymar da Silva Santos Júnior. Em 02/04/2017, o camisa 11 do Barcelona marcou o seu gol de número 100 com a camisa do clube catalão em jogo válido pela vigésima nona rodada do campeonato espanhol na vitória por 4-1 sobre o Granada e também vale ressaltar que nesta mesma partida o Neymar proveu mais uma assistência.

Em 27/05/2017, a equipe blaugrana chegava a mais uma final da Copa do Rei e o adversário era o Deportivo Alavés, neste jogo o brasileiro marcou o seu gol de número 105 com a camisa da equipe da Catalunha, também vale destacar que este foi o seu último gol com a camisa do Barcelona em partidas oficiais. A despedida de Neymar pelo clube catalão foi no dia 29 de julho de 2017, em partida válida pela International Champions Cup de 2017.

  • Números de Neymar na sua 4ª e última temporada no Barcelona:
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2016-17
45 *20 27 15 1 3972

* 20 gols, dos quais 13 foram pela La Liga, 4 pela UEFA Champions League e 3 pela Copa do Rei

Títulos que conquistou com o Barcelona

  • UEFA Champions League 2014-15
  • Mundial Interclubes 2015
  • Supercopa da UEFA 2015
  • La Liga 2014-15, 2015-16
  • Copa do Rei 2014-15, 2015-16 e 2016-17

  • O vídeo acima mostra os 105 gols de Neymar com a camisa do Barcelona
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 2 de agosto de 2017 por FootballVision

Paris Saint-Germain

2017-18

Neymar era oficialmente anunciado como jogador do PSG.

Em 03/08/2017, Neymar era oficialmente anunciado como jogador do Paris Saint-Germain, que teve de desembolsar 222 milhões de euros (o equivalente a cerca de 821 milhões de reais) para ter o brasileiro em definitivo.

O camisa 10 do Paris Saint-Germain antes da chegada de Neymar era o meio-campo argentino Javier Pastore, contudo, o argentino cedeu a camisa 10 a ele como ato de boas-vindas.

O brasileiro foi oficialmente apresentado no clube francês assinando contrato até junho de 2022 e atualmente conta com um salário de 12 milhões de reais por mês segundo o site UOL Esporte. Além disso, Neymar foi apresentado no estádio Parc des Princes no dia 5 de agosto, diante de um público de 40 mil pessoas antes do jogo entre PSG e o Amiens, válido pela primeira rodada da Ligue 1 (campeonato francês).

Os primeiros passos de Neymar no Paris Saint-Germain> O brasileiro estreou pelo seu novo clube em 13/08/2017, em jogo válido pela segunda rodada do campeonato francês da temporada 2017-18, contra o Guingamp no Stade du Roudourou, Neymar deu um passe para Edinson Cavani abrir o placar da partida e fechou o placar ao fazer um gol com o passe do uruguaio (Cavani), marcando o seu primeiro gol com a camisa do Paris Saint-Germain e fechando a vitória por 3-0 sobre o Guingamp.

Na rodada seguinte da Ligue 1, jogando pela primeira vez no Parc des Princes como jogador do PSG contra o Toulouse, Neymar fez uma ótima partida e além diss, marcou 2 dos na vitória do Paris Saint-Germain por 6-2 sobre o Toulouse. Em 08/09/2017, o brasileiro e o uruguaio, juntamente com a mais nova aquisição do Paris Saint Germain (Kylian Mbappé), passaram a formar um trio que ficaria conhecido como trio”MCN”.

Kylian Mbappé, Edinson Cavani e Neymar. Em outras palavras, trio MCN.

Em 22/11/2017, Neymar se igualou a Rivaldo entre os jogadores brasileiros com mais gols marcados pela UEFA Champions League. Ele atingiu esta marca ao fazer 2 gols na vitória do Paris Saint-Germain sobre o Celtic da Escócia, ao qual o PSG venceu pelo placar de 7-1.

Em 17/01/2018, o brasileiro fez o seu primeiro hat-trick com a camisa do clube parisiense em jogo válido pela vigésima primeira rodada da Ligue 1, na vitória por 8-0 sobre o Dijon, pois do 8 gols da partida ele foi autor de 4 deles e também deu passes para outros 2 gols da partida, de Di María e Mbappé.

Em 27/01/2018, Neymar teve outra grande atuação com a camisa do PSG no triunfo por 4-0 sobre o Montpellier em que o brasileiro assumiu a vice-artilharia da Ligue 1 ao marcar 2 dos 4 gols deste jogo. Recentemente, em 03/02/2018, véspera do seu vigésimo sexto aniversário, Neymar fez o seu gol de número 350 na carreira, na vitória do Paris Saint-Germain sobre o Lille, partida na qual o clube parisiense venceu pelo placar de 3-0.

Números de Neymar na sua primeira temporada no PSG até este momento: disputou 26 partidas; fez 27 gols, dos quais só 18 foram pela Ligue 1, 6 pela UEFA Champions League, 2 pela Copa da França e 1 pela Copa da Liga Francesa; proveu 16 assistências; levou 5 cartões amarelos; levou 1 cartão vermelho e esteve em campo por 2337 minutos até aqui.

  • O vídeo abaixo mostra os 24 gols de Neymar no seu novo clube, o Paris Saint-Germain
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 19 de janeiro de 2018 por RABONA

Brasil

O Desempenho de Neymar na Seleção Brasileira

Categorias de base da Seleção brasileira (sub-17, sub-20 e sub-23)

Antes de chegar a Seleção Principal, Neymar também defendeu o seu país nas seleções de base. A primeira vez que vestiu a “amarelinha” foi no ano de 2009, quando defendeu a Seleção na Copa do mundo FIFA sub-17 de 2009, porém, o Brasil caiu no grupo da Seleção que viria a ser a campeã deste torneio (Suíça) e assim sendo, caiu na fase de grupos deste mundial, mas apesar disso, a “joia” santista marcou um gol na partida de estreia contra o Japão, jogo no qual o Brasil venceu o Japão por 3-2. Por outro lado, jogando pelo sub-20, obteve resultados melhores. Neymar fazia parte do elenco campeão do Campeonato sul-americano sub-20 de 2011, resultado que classificou a Seleção brasileira para as Olimpíadas de Londres 2012.

Não obstante, na primeira partida do Sul-americano sub-20, Neymar marcou os 4 gols da vitória do Brasil sobre o Paraguai pelo placar de 4-2. Ao fim do Sul-americano, foi o artilheiro da competição com 9 gols marcados.

Posteriormente conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Londres em 2012, mas em 2016, jogando as Olimpíadas do Rio de Janeiro, ajudou o seu país a conquistar algo que nem mesmo Pelé e tantos outros grandes ex-jogadores do Brasil conquistaram, a medalha de ouro.

Seleção Principal

Antes do início da Copa do mundo FIFA de 2010 havia uma “pressão pública” que exigia que Dunga convocasse para aquela Copa, os 2 “meninos da Vila”, Neymar e Paulo Henrique Ganso, mas mesmo assim Carlos Caetano Bledorn Verri (Dunga) não cedeu a esta pressão e por conseguinte o Brasil caiu nas quartas-de-final diante da Holanda.

Após a eliminação da Seleção brasileira na Copa de 2010 a palavra de ordem da CBF era “renovação” e com a escolha de Mano Menezes como técnico da Seleção esse processo se iniciou e em 26/07/2010 pela primeira vez na sua carreira, Neymar era convocado para a Seleção Principal.

A convocação era para o amistoso contra os Estados Unidos, na Nova Jersey e em 10/08/2010, Neymar começava a construir a sua história pela Seleção brasileira ao marcar o primeiro gol da vitória por 2-0 sobre a seleção norte-americana.

  • O vídeo abaixo mostra a estreia de Neymar pela Seleção Principal de seu país, Brasil
  • Este vídeo foi publicado no YouT


This post first appeared on Futebol Stats, please read the originial post: here

Share the post

A Carreira de Neymar em Números

×

Subscribe to Futebol Stats

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×