Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Carreira de Lionel Messi em Números

Quando cita-se um dos melhores jogadores do mundo, da atualidade e por que não um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos é inevitável não mencionar o nome de Lionel Messi, atacante do Barcelona e também da Seleção Argentina e convém lembrar que ele já conquistou o prêmio FIFA Ballon d’Or – prêmio de melhor jogador do mundo – por 5 vezes.

Lionel Andrés Messi Cuccittini nasceu em 24/06/1987 em Rosário, na Argentina. Filho de Jorge Messi e Celia Cuccittini, o garoto conseguiu chegar as categorias de base do Barcelona e além disso, o Messi tem 2 primos que assim como ele, também são jogadores de futebol e os 2 tem passagem pelo futebol brasileiro: Emanuel Biancucchi e Maxi Biancucchi. Voltando a falar sobre Lionel Messi, antes de fazer sucesso no Barcelona, ele teve uma passagem pelas categorias de base do Newell’s Old Boys, time da sua cidade natal. Porém o que mais se sabe sobre a carreira de Lionel Messi? Quais feitos ele atingiu até aqui ao longo de sua carreira?

Juvenil

Desde criança, Messi sempre demonstrava grande apego a uma bola de futebol a ponto de negar-se a ir às compras com os seus pais e/ou familiares quando eles não o deixavam levar a bola. Lionel Messi deu os seus primeiros passos no futebol no clube Abanderado Grandoli, um pequeno clube no qual outros membros da sua família já haviam jogado. Ele tinha apenas 4 anos de idade quando deu os seus primeiros passos.

Posteriormente, seu pai, Jorge, seria seu treinador no juvenil do Grandoli. É importante mencionar que Messi se sobressaia mesmo jogando com garotos mais velhos do que ele, garotos de até 7 anos de idade.

Em 1994, Messi começou a treinar nas divisões inferiores do Newell’s Old Boys e o garoto começou a se destacar por lá e as coisas pareciam bem, porém aos 11 anos de idade, foi constatado que Messi tinha um problema hormonal que retardava o seu desenvolvimento ósseo e como senão bastasse, isto também retardava o seu crescimento. Messi iniciou um tratamento que consistia em tomar injeções alternadas em cada perna toda noite e convém lembrar que este tratamento estava sendo custeado pela fundação do pai de Lionel – este tratamento custava 900 dólares mensais – e esse tratamento durou por 1 ano e meio até que a “fonte secou”.

Para piorar, o Newell’s Old Boys não quis custear a continuação do tratamento e por este motivo, o pai levou o garoto até Buenos Aires e o ofereceu ao River Plate e ele foi aceito por um dos recrutadores do clube da capital argentina – Federico Vairo -, no entanto, os pais de Messi e o River Plate não chegaram a um acordo com relação ao custeamento do tratamento hormonal de Lionel e não só isso, o clube da capital argentina não concedeu um emprego e nem uma casa para a estadia dos pais de Messi em Buenos Aires.

O interesse do clube da capital fez com que o Newell’s Old Boys voltasse atrás, mas o clube de Rosário se propôs a pagar apenas 200 pesos por mês para que Messi pudesse continuar o tratamento e por esta razão, Jorge Messi – pai de Lionel Messi – resolveu apostar no exterior e vale ressaltar que uma prima da mãe de Jorge Messi vivia em Lérida, na Catalunha, cidade que fica cerca de 165 km de Barcelona, na Espanha.

  • O Vídeo abaixo mostra Messi jogando pelo juvenil do Newell’s Old Boys. Desde muito jovem ele já demonstrava ter talento para o futebol
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 21 de dezembro de 2010 por Pérolas do Futebol Pf

Barcelona

Categorias de Base

Como já foi dito anteriormente, um dos parentes de Jorge que vivia em Lérida, na Catalunha, acolheu Messi e seus pais e assim sendo, ele passou a ser observado por um olheiro do Barcelona que o recomendou para testes no clube catalão.

Aos 13 anos de idade com apenas 1,40 metros de altura, o jovem argentino conseguia se sair bem contra jogadores que eram 2 anos mais velhos do que ele. Recebeu o apoio de Josep María Minguella, o mesmo homem que em 1982 levou Diego Maradona ao Barcelona, mas o presidente do clube catalão naquela época – Joan Gaspart – e o diretor esportivo – Carles Rexach – hesitavam em adquirir o jovem, pois eles teriam de custear as despesas não só do tratamento, mas também da mudança familiar.

O clube catalão só se convenceu após observar Messi que estava no Infantil B, jogar pelo Infantil A contra uma equipe de jogadores mais velhos.  Depois de visto isso, além de pagar pelo tratamento e pela mudança da família de Messi, o Barcelona também contrataria Jorge para ser informante e ainda é importante mencionar o que Carles Rexach disse ao definir a contratação do garoto de apenas 13 anos de idade.

Eu o contratei em 30 segundos! Ele me chamou muita atenção. Em meus 40 anos de futebol, jamais havia visto coisa semelhante. De cinco situações de gol, converteu quatro. E tem uma habilidade excepcional. Me lembrou o melhor Maradona. Seu primeiro contrato eu assinei, simbolicamente, em um guardanapo. Queria contratá-lo o quanto antes. Não podia deixá-lo escapar.

O primeiro “contrato” de Messi com o Barcelona.

Ainda assim, o começo não foi fácil. Um tratamento mais intensivo (e caro) precisou ser feito. Apesar de estar tudo certo entre o Messi e o Barcelona, o Newell’s se negou a enviar a documentação necessária para o clube catalão, precisando-se da intervenção da FIFA – entidade máxima do futebol – em favor da permanência do garoto no Barcelona, uma vez que ele era menor de idade e por esta razão ele necessitava estar ao lado dos pais e principalmente do lado do pai, informante do Barcelona. Com a família morando na Espanha, Messi cresceu 30 centímetros em 30 meses (2 anos e meio).

No novo país, ele foi rebatizado de “Leonel Messi” e a partir daí surgiu o apelido de “Leo”. Na temporada 2002-03, Leo marcou 37 tentos em 30 partidas e não demorou muito para ele passar a ser conhecido pelos jogadores da equipe principal e isso fez com ele criasse boas relações com alguns jogadores, dentre eles o brasileiro Ronaldinho Gaúcho que passou a tratá-lo como seu irmão mais novo. Ele também criou boas relações com os compatriotas Juan Román Riquelme e com Javier Saviola.

Vale ressaltar que antes de estrear pela equipe principal do clube blaugrana – Barcelona -, Messi foi disputado pelas Seleções juniores da Argentina e da Espanha. Arsène Wenger, treinador do Arsenal da Inglaterra, conhecido por garimpar jovens e jogadores desconhecidos o convidou para jogar no time inglês, que na mesma época tirara Cesc Fábregas das mesmas categorias de base do Barcelona e com isso, a equipe catalã imediatamente prorrogou o contrato de Messi até o ano de 2012.

Integrado ao elenco principal na temporada de 2003-04, com apenas 16 anos de idade, ele estreou num amistoso contra o Porto, na inauguração do Estádio do Dragão, em 16 de novembro de 2003. O primeiro jogo como profissional, viria quase 1 ano depois.

2004-05

Em 16 de outubro de 2004, o argentino Lionel Messi enfim fez a sua estreia como jogador profissional em partida válida pela 7ª rodada da La Liga – campeonato espanhol – no clássico contra o Espanyol, ao qual o Barcelona venceu por 1-0 e Messi entrou na partida aos 37 minutos do segundo tempo no lugar de Deco, jogador brasileiro que se naturalizou português. Ele se tornou o jogador mais jovem do time em partidas oficiais naquela época, tanto pela La Liga quanto pela Uefa Champions League – marcas que posteriormente seriam batidas por Bojan, em 2007.

Em 1 de maio de 2005, em jogo válido pela 34ª rodada da La Liga, Messi marcou o seu primeiro gol como jogador profissional na vitória do “Barça” por 2-0 sobre o Albacete com um passe de um de seus ídolos, Ronaldinho Gaúcho. Em suma, na sua primeira temporada como profissional, o argentino marcou 1 gol em 9 partidas.

Nesta temporada, o Barcelona se sagrou campeão do Campeonato Espanhol após um jejum de 5 temporadas sem conseguir o título.

  • O vídeo abaixo mostra a estreia de Messi na equipe principal do Barcelona
  • Este vídeo foi publicado no YouTube em 25 de julho de 2017 por FootMagia HD

  • Números de Messi na sua 1ª Temporada no Barcelona:
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2004-05
 9 1  0  0 0 238

Pd – Partidas disputadas; Gm – Gols marcados; A – Assistências; CA – Cartões amarelos; CV – Cartões vermelhos e Mj – Minutos jogados

2005-06

Após disputar a Copa do Mundo FIFA Sub-20 de 2005 e ser o artilheiro, melhor jogador e também o principal destaque deste Mundial, Leo passou a ter mais espaço no Barcelona que não pensou duas vezes em prorrogar o seu contrato, desta vez o clube estendeu o contrato do argentino até o ano de 2014.

Em 2 de novembro de 2005, em partida válida pela 4ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, Messi marcou o seu primeiro gol nesta temporada na goleada por 5-0 sobre o Panathinaikos da Grécia e além do gol, o argentino também deu o passe para mais um gol de Eto’o.

Messi e Ronaldinho comemorando um dos gols do brasileiro no “El Clasico”.

Em 19/11/2005, em jogo válido pela 12ª rodada da La Liga, Messi começou a partida contra o maior rival do clube catalão na Espanha entre os titulares do time e no primeiro “El Clasico” – clássico entre Real Madrid e Barcelona – em que ele jogou, o argentino desempenhou um papel de liderança neste confronto e deu o passe para o gol do camaronês Samuel Eto’o e mesmo esta partida tendo como palco o Santiago Bernabéu – estádio do Real Madrid -, o clube catalão levou a melhor e venceu por 3-0. Convém lembrar que destes 3 gols, 2 foram marcados pelo Ronaldinho. Na rodada seguinte, Messi marcou o seu primeiro tento na La Liga 2005-06 na goleada por 4-1 sobre o Racing Santander.

Em dezembro, a revista italiana Tuttosport concedeu a Leo o prêmio “Golden Boy” – prêmio concedido ao melhor jogador jovem da Europa – e nesta disputa ele venceu 2 concorrentes de peso: Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney.

Em 22 de fevereiro de 2006, no primeiro jogo das oitavas-de-finais da UEFA Champions League diante do Chelsea da Inglaterra, apesar de não ter feito gol, a imprensa destacou a atuação do argentino nesta partida e a equipe catalã venceu por 2-1 em pleno Stamford Bridge, estádio da equipe inglesa. No segundo jogo entre espanhóis e ingleses no Camp Nou, estádio do Barcelona, Messi sofreu uma lesão que fez com que ele perdesse o resto da temporada. Até aquele instante, o argentino tinha marcado 8 gols em 25 partidas. Ao final da temporada 2005-06 o Barcelona bateu o Arsenal na final da UEFA Champions League 2005-06 e pela segunda vez na história o clube catalão se sagrava campeão desta competição.

  • Números de Messi na sua 2ª Temporada no Barcelona:
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2005-06
 25 *8  7  2 0 1414

* 8 gols dos quais 6 foram pela La Liga, 1 pela UEFA Champions League e 1 pela Copa do Rei

2006-07

A temporada 2006-07 foi a afirmação de Messi entre os titulares e assim sendo, em 28 de agosto de 2006, em partida válida pela primeira rodada da La Liga, Messi marcou o seu primeiro tento nesta temporada na vitória do Barça por 3-2 sobre o Celta de Vigo e além de marcar um gol nesta partida, ele também proveu uma assistência para o gol do camaronês Samuel Eto’o. Na rodada seguinte do Campeonato Espanhol, Leo marcou o seu segundo tento nesta temporada na vitória por 3-0 sobre o Osasuna.

Jogo após jogo, Messi se firmava cada vez mais no time do Barcelona a ponto de conseguir e as coisas iam muito bem para o argentino, porém em 12/11/2006, em partida válida pela 12ª rodada da La Liga contra o Zaragoza, Messi teve de deixar o campo ainda aos 22 minutos do primeiro tempo em razão de ter sofrido uma ruptura no metatarso e por conseguinte, Leo teve de ficar afastado dos gramados por 3 meses. Durante este tempo em que Messi ficou afastado dos gramados ele estava se recuperando de sua lesão na Argentina e o seu retorno aconteceu em 11 de fevereiro de 2007, em jogo válido pela 22ª rodada da La Liga diante do Racing Santander, ao qual o Barcelona venceu por 2-0 e Messi entrou neste jogo aos 23 minutos do segundo tempo no lugar do compatriota Javier Saviola.

Em 10/03/2007, em partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Espanhol, Messi jogou o “El Clasico” e neste jogo ele marcou o seu primeiro hat-trick – ocorre quando um jogador faz 3 ou mais gols numa única partida – como profissional, porém mesmo com esta atuação Barcelona e Real Madrid ficaram no empate em 3-3. Ainda convém lembrar que o último jogador a marcar 3 gols no “El Clasico” foi o chileno Iván Zamorano (pelo Real Madrid na temporada 1994-95). Por sua vez, ele também se tornou o jogador mais jovem a conseguir este feito em um clássico entre essas duas grandes equipes. No final desta temporada, Messi começou a acumular mais gols em relação ao início da temporada (o argentino marcou 11 de seus 14 gols na La Liga nas últimas 13 partidas).

Lionel Messi passou a ser chamado de “novo Maradona”, pois ele estava marcando mais gols. Em 18/04/2007, no jogo de ida da semifinal da Copa do Rei, Messi marcou 2 gols na goleada por 5-2 sobre o Getafe e vale ressaltar que um desses gols foi parecido com o gol que Maradona fez diante da Seleção da Inglaterra na Copa do Mundo de 1986 e que é conhecido como o “Gol do Século”. Com isso, a imprensa mundial comparou Messi ao eterno camisa 10 da Seleção da Argentina e assim sendo, a imprensa espanhola o chamou de “Messidona”. Em uma coletiva de imprensa após o jogo, seu companheiro de equipe Deco disse: “Foi o melhor gol que eu já vi na minha vida”.

Nas últimas 4 partidas do argentino nesta temporada, ele marcou 6 gols sendo que foram 3 dobletes – ocorre quando um jogador marca 2 gols num único jogo -, na goleada por 6-0 sobre o Atlético de Madrid, no empate em 2-2 com o Espanyol e também na goleada por 5-1 sobre o Gimnàstic.

  • Números de Messi na sua 3ª Temporada no Barcelona:
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2006-07
 36 *17  4  4 0 2763

* 17 gols dos quais 14 foram pela La Liga, 2 pela Copa do Rei e 1 pela UEFA Champions League

2007-08

No início da temporada 2007-08, em 19 de setembro de 2007, em partida válida pela 1ª rodada da UEFA Champions League, Messi marcou o seu primeiro tento nesta temporada na vitória por 3-0 sobre o Lyon. Três dias após este jogo, desta vez em jogo válido pela 4ª rodada da La Liga, o argentino voltou a se destacar ao marcar os 2 gols do Barcelona na vitória por 2-1 sobre o Sevilla e em 26/09/2007, na rodada seguinte do Campeonato Espanhol, Leo voltou a marcar 2 gols em uma única partida, desta vez na goleada por 4-1 sobre o Real Zaragoza. A sequência de gols de Messi não parou por aí e 3 dias depois de marcar 2 gols diante do Zaragoza, ele marcou 1 gol e também deu passes para 2 gols do francês Thierry Henry na goleada por 4-1 sobre o Levante.

Em 02/10/2007, em jogo válido pela 2ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, Messi marcou o seu segundo tento nesta competição na vitória por 2-0 sobre o Stuttgart da Alemanha. Como consequência em dezembro de 2007, estas Leo foi incluído para a votação de melhor jogador do mundo – prêmio Ballon d’Or – e ele ficou em terceiro (último colocado entre os 3 concorrentes), no entanto o fato de ele ter concorrido a este prêmio já era um grande feito.

Em 27 de fevereiro de 2008, no primeiro jogo da semifinal da Copa do Rei diante do Valencia, ao qual Barcelona e Valencia ficaram no empate em 1-1, Messi jogou a sua partida de número 100 pelo clube blaugrana. Em 04/03/2008, no segundo jogo das oitavas-de-finais da Liga dos Campeões 2007-08 diante do Celtic da Escócia, Leo sofreu uma lesão no tendão da perna esquerda e isso o afastou dos gramados por um mês e meio e devido a isso, Messi não pôde jogar as duas partidas das quartas-de-finais da UEFA Champions League contra o Schalke 04 da Alemanha.

No seu retorno, o Barcelona já tinha alcançado as semifinais desta competição onde enfrentou o Manchester United da Inglaterra. Apesar de ter iniciado estes 2 jogos como titular, o argentino não tinha recuperado a sua melhor forma e o clube catalão foi eliminado por um gol de Paul Scholes no segundo jogo da semifinal. Esta foi a primeira vez em que o português Cristiano Ronaldo e Messi se enfrentaram em uma partida de mata-mata, o primeiro de muitos duelos.

Na temporada 2007-08, o Barcelona não conquistou nenhum título, mas convém lembrar que o clube catalão chegou nas semifinais da Copa do Rei e da UEFA Champions League. Esta temporada também ficou marcada pelo bom desempenho do argentino que marcou 10 gols na La Liga e 6 gols pela Liga dos Campeões.

  • Números de Messi na sua 4ª Temporada no Barcelona:
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2007-08
 40 *16  16  4 0 2954

* 16 gols dos quais 10 foram pela La Liga e 6 pela UEFA Champions League

2008-09

Antes do início da temporada 2008-09, mais precisamente em 8 de maio de 2008, o Barcelona anunciou um novo técnico, trata-se de Pep Guardiola e esta foi a melhor decisão que o clube catalão tomou, pois ele superou as expectativas. Além disso, Messi ficou em 2º lugar no prêmio da Bola de Ouro e melhor jogador do ano da FIFA 2008, ficando atrás apenas de Cristiano Ronaldo, que jogava no Manchester United naquela época.

Em 13/09/2008, em jogo válido pela 2ª rodada da La Liga, o argentino marcou o seu primeiro gol nesta temporada no empate em 1-1 com o Racing Santander. Na rodada seguinte do Campeonato Espanhol, ele marcou 2 tentos na goleada por 6-1 sobre o Sporting Gijón e além disso, Messi também deu o passe para o gol de Iniesta.

Em 6 de janeiro de 2009, no primeiro jogo das oitavas-de-finais da Copa do Rei, Messi marcou o seu primeiro hat-trick – ocorre quando um jogador faz 3 ou mais gols numa única partida – na vitória por 3-1 sobre o Atlético de Madrid, em outras palavras, o argentino marcou os 3 gols do Barcelona nesta partida.

Em 01/02/2009, em partida válida pela 21ª rodada da La Liga, Leo entrou para a história do Barça ao marcar o gol de número 5000 do clube catalão na La Liga e além disso, o argentino marcou os 2 tentos da vitória do Barcelona por 2-1 sobre o Racing Santander em pleno El Sardinero, estádio do Racing Santander. Ainda convém lembrar Messi entrou nesta partida aos 16 minutos do segundo tempo quando o Barcelona estava atrás do placar.

Em 02/05/2009, em jogo válido pela 34ª rodada da La Liga, Messi marcou um doblete na histórica goleada do Barcelona por 6-2 sobre o seu maior rival na Espanha, o Real Madrid e detalhe: o clube catalão aplicou essa goleada sobre o maior rival em pleno Santiago Bernabéu.

Para encerrar esta temporada com mais um título, em 27/05/2009, no Estádio Olímpico de Roma, a “cereja do bolo” veio com o título da UEFA Champions League diante do Manchester United de Cristiano Ronaldo, mas para chegar até a final o Barcelona fez a seguinte trajetória> Na fase de grupos, o clube catalão caiu em um grupo que contava com o Basel da Suíça, Sporting de Portugal e o Shakhtar Donetsk da Ucrânia. O Barça fez 13 pontos – 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota – nesta fase e juntamente com o Sporting, avançou para as oitavas-de-finais da Liga dos Campeões e Messi já havia feito 5 gols em 5 partidas.

Nas oitavas-de-finais, o Barcelona teria pela frente o Lyon da França e após um empate em 1-1 fora de casa, no segundo confronto entre as duas equipes o clube catalão levou a melhor e venceu os franceses por 5-2 e Messi foi o autor do 3º gol do Barça. Nas quartas-de-finais o adversário era o Bayern de Munique da Alemanha e no primeiro confronto, os espanhóis golearam os alemães pelo placar de 4-0 e vale ressaltar que Leo fez 2 gols e ainda por cima deu o passe para o gol de Eto’o. Já no segundo confronto, o Barcelona jogou para o gasto e empatou em 1-1 com o Bayern. Na semifinal o clube catalão teria de passar pelo Chelsea da Inglaterra e após um empate em 0-0 no Camp Nou, o Barcelona conseguiu um empate heroico em 1-1 em pleno Stamford Bridge e de acordo com o regulamento da competição, o clube catalão avançava a final por ter feito um gol fora de casa.

Como já foi dito anteriormente, em 27 de maio de 2009, o Estádio Olímpico de Roma foi palco da final da UEFA Champions League 2008-09 e os finalistas eram o Barcelona e o Manchester United. Os espanhóis levaram a melhor e venceram por 2-0 e apesar da sua baixa estatura, Messi marcou o segundo gol do Barcelona, o gol do título, de cabeça e assim sendo, pela 3ª vez na história do clube, o Barça era o campeão da UEFA Champions League e Messi foi o artilheiro desta competição com 9 tentos.

Messi e os companheiros de Barcelona com o troféu da UEFA Champions League 2008-09.

Como senão bastasse, o Barcelona foi campeão da La Liga 2008-09 e também da Copa do Rei 2008-09 e com isso, o Barça se tornou o primeiro time espanhol da história a ganhar o triplete (conseguir conquistar 3 títulos numa única temporada).

  • Números de Messi na sua 5ª Temporada no Barcelona:
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2008-09
 51 *38  17  4 0 3890

* 38 gols dos quais 23 foram pela La Liga, 9 pela UEFA Champions League e 6 pela Copa do Rei

2009-10

Logo no início da temporada 2009-10, o Barcelona disputou o título da Supercopa da Espanha – título disputado entre o campeão da La Liga e o campeão da Copa do Rei – e o adversário era o Athletic de Bilbao e no segundo jogo entre as duas equipes, Leo marcou 2 gols na vitória por 3-0 sobre o Athletic de Bilbao e com isso, o Barça já começava a temporada 2009-10 conquistando mais um título e logo após esta partida, Pep Guardiola afirmou que Messi era o melhor jogador que ele já tinha visto.

Em 18 de setembro de 2009, Messi estendeu o seu contrato com o clube catalão até o ano de 2016 com uma cláusula de rescisão de 250 milhões de euros, em outras palavras, o clube que quisesse tirar o argentino do Barcelona teria de desembolsar 1 bilhão de reais.

Em 01/12/2009, Messi recebeu a sua primeira “Bola de Ouro”, prêmio concedido pela revista esportiva France Football. No total, Leo somou 473 de 480 pontos, ou seja, dos 480 votos, ele recebeu 473, superando a maior pontuação na história do prêmio, que reconhecia o melhor jogador do mundo naquela época.

Em 10 de janeiro de 2010, em jogo válido pela 17ª rodada da La Liga, Messi marcou o seu primeiro hat-trick desta temporada na goleada por 5-0 sobre o Tenerife e além dos 3 gols, o argentino proveu uma assistência para o gol de Carles Puyol nesta partida. Seis dias depois, no jogo seguinte do Campeonato Espanhol, com 22 anos, 6 meses e 23 dias, Messi se tornou o jogador mais jovem a chegar a marca dos 100 gols com a camisa do Barcelona na goleada do Barça por 4-0 sobre o Sevilla e convém lembrar que Leo marcou 2 tentos neste jogo.

Em 14/03/2010, em partida válida pela 26ª rodada da La Liga, o argentino marcou o seu segundo hat-trick nesta temporada no triunfo por 3-0 sobre o Valencia. Uma semana depois, Messi voltou a marcar 3 tentos numa única partida, desta vez ele o fez na vitória por 4-2 sobre o Real Zaragoza e como consequência, ele se tornou o primeiro jogador da história do clube catalão a marcar 2 hat-tricks consecutivos.

Em 06/04/2010, no segundo jogo das quartas-de-finais da UEFA Champions League, Messi se tornou o primeiro jogador do Barcelona a marcar 4 gols numa única partida e assim sendo, o Barça goleou o Arsenal por 4-1. Esses tentos fizeram do argentino o artilheiro da UEFA Champions League 2009-10 com 8 gols em 11 partidas, mas diferentemente da temporada passada, nesta temporada o Barcelona não conquistou o título desta competição.

No final desta temporada, o Barça conquistou mais um título da La Liga, mas desta vez a equipe catalã fez 99 pontos e com isso, o clube blaugrana superou o recorde na classificação da Liga que até então era ostentada pelo Real Madrid que marcou 92 pontos na temporada 1996-97. Além de ter sido o artilheiro da Liga dos Campeões, Messi também foi o artilheiro da La Liga 2009-10 com 34 gols e como consequência, ele ganhou mais um prêmio individual na sua carreira, o Troféu Pichichi, prêmio concedido anualmente pelo jornal esportivo Marca da Espanha ao artilheiro da Primeira Divisão Espanhola.

  • Números de Messi na sua 6ª Temporada no Barcelona:
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2009-10
 53 *47  14  6 0 4404

* 47 gols dos quais 34 foram pela La Liga, 8 pela UEFA Champions League, 2 pelo Mundial Interclubes, 2 pela Supercopa da Espanha e 1 pela Copa do Rei

2010-11

A temporada 2010-11 mal começou e Messi já quebrou mais um recorde, em 29 de agosto de 2010 em partida válida pela 1ª rodada da La Liga, o argentino marcou um dos gols do triunfo do Barcelona por 3-0 sobre o Racing Santander, este foi o gol de número 131 de Messi com a camisa do Barça e com isso, ele se tornou o 3º maior artilheiro da história do clube catalão, ficando atrás apenas de László Kubala (194) e de César Rodriguez (232).

Em 19/09/2010, em jogo válido pela 3ª rodada da La Liga, Leo marcou um dos gols na vitória por 2-1 sobre o Atlético de Madrid e também proveu uma assistência para o gol do zagueiro Gerard Piqué, porém nos minutos finais desta partida, o argentino saiu de campo devido a uma lesão e felizmente, não foi uma lesão grave e assim sendo, dez dias depois ele já estava de volta aos gramados.

Logo no seu primeiro jogo após a sua recuperação, Messi voltou marcando o gol do Barcelona no empate em 1-1 com o Mallorca em partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Espanhol e ganhando cada vez mais confiança, entre 20 de outubro e 24 de novembro de 2010, Messi marcou ao menos um tento em todas as partidas disputadas neste período e em uma destas partidas ele marcou o seu primeiro hat-trick desta temporada na goleada por 8-0 sobre o Almería. Essa sequência de jogos consecutivos marcando gols, terminou na partida contra o Real Madrid em 29/11/2010, mas apesar de não ter marcado nenhum tento neste jogo, o argentino proveu duas assistências para o atacante David Villa e além disso, o Barça goleou o Real Madrid por 5-0 neste confronto.

Em dezembro do mesmo ano, Messi foi indicado com os seus companheiros Xavi Hernández e Andrés Iniesta para o prêmio FIFA Ballon d’Or e pela 4ª vez seguida, o argentino estava concorrendo ao título de “Melhor Jogador do Mundo”. Como era de se esperar, Messi foi o vencedor desta disputa e assim sendo, ele se tornou o jogador mais jovem a ganhar este prêmio por duas vezes seguidas.

Em 5 de fevereiro de 2011, em partida válida pela 22ª rodada da La Liga, Leo marcou o seu segundo e último hat-trick desta temporada na vitória do Barça por 3-0 sobre o Atlético de Madrid e paralelamente a disputa do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei, o Barcelona estava disputando a Liga dos Campeões e assim como na temporada 2008-09, o clube catalão chegou a final e para ser mais uma vez campeão da Europa, o Barcelona teria de derrotar o mesmo adversário que enfrentou na última vez em que esteve na final, o Manchester United.

A trajetória do Barcelona até a Final da UEFA Champions League 2010-11> O Barcelona caiu no Grupo D que contava com os seguintes clubes: Copenhague da Dinamarca, Panathinaikos da Grécia e o Rubin Kazan da Rússia. Como esperado, o clube catalão se classificou em primeiro neste grupo e fez 14 pontos para avançar para a fase de mata-mata. Em suma, Messi encerrou a fase de grupos da Liga dos Campeões com 6 gols marcados e destes 6 tentos, marcou 2 na goleada por 5-1 sobre o Panathinaikos e mais 2 na vitória por 2-0 sobre o Copenhague.

Nas oitavas-de-finais, o Barcelona teve de enfrentar o Arsenal da Inglaterra e apesar de ter perdido o primeiro jogo por 2-1, no segundo confronto entre ingleses e espanhóis o Barcelona contou mais uma vez com Messi para avançar para a fase seguinte e por falar do argentino, no segundo jogo entre Barcelona e Arsenal, Messi marcou 2 gols na vitória dos espanhóis por 3-1 sobre o clube londrino (Arsenal).

Nas quartas-de-finais, o clube blaugrana teve de enfrentar o Shakhtar Donetsk da Ucrânia e mesmo sem fazer gols, Leo proveu uma assistência para o gol de Seydou Keita na goleada por 5-1 sobre os ucranianos e no segundo confronto com o Shakhtar Donetsk, Messi marcou o único gol da vitória da equipe catalã nesta partida.

O adversário das semifinais tratava-se de um velho conhecido, para chegar na final da Liga dos Campeões 2010-11, o Barça teria de derrotar o seu maior rival, o Real Madrid e logo no primeiro confronto entre as duas equipes espanholas nas semifinais da UEFA Champions League, o Barcelona contou com os 2 gols de Messi para vencer o primeiro jogo por 2-0 em pleno Santiago Bernabéu. No segundo jogo o Barcelona jogou “para o gasto” e empatou com a equipe merengue em 1-1 e por conseguinte, o Barça estava classificado para a final da UEFA Champions League 2010-11.

Em 28 de maio de 2011, no Estádio Wembley em Londres, na Inglaterra, Barcelona e Manchester United jogaram a final da Liga dos Campeões 2010-11 e o argentino foi o responsável por desempatar a partida aos 9 minutos do segundo tempo enquanto o placar ainda era de 1-1 e David Villa decretou o resultado do jogo ao marcar o terceiro gol do clube catalão nesta partida e deste modo, pela 4ª vez na história do clube, o Barcelona era mais uma vez o Campeão da UEFA Champions League.

Messi posando para fotos com o troféu da UEFA Champions League 2010-11.

No final desta temporada, Leo conseguiu alcançar a marca de 53 gols numa única temporada sendo que destes 53 tentos 31 foram pela La Liga e 12 pela Liga dos Campeões e desta forma, pelo 3º ano seguido, ele era o artilheiro da UEFA Champions League conseguindo marcar 12 gols nesta competição e com isso, o argentino igualou um recorde anterior que pertencia ao holandês Ruud Van Nistelrooy que também marcou 12 gols numa única edição de Liga dos Campeões (2002-03). Ainda convém lembrar que Cristiano Ronaldo do Real Madrid, também conseguiu chegar ao total de 53 gols numa única temporada e portanto, os 2 jogadores quebraram um recorde que pertencia a Ferenc Puskás que na temporada 1959-60 marcou 49 gols.

  • Números de Messi na sua 7ª Temporada no Barcelona:
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2010-11
 55 *53  28  5 0 4578

* 53 gols dos quais 31 foram pela La Liga, 12 pela UEFA Champions League, 7 pela Copa do Rei e 3 pela Supercopa da Espanha

2011-12

Logo no início da temporada 2011-12, em 14 de agosto de 2011, no primeiro jogo da decisão da Supercopa da Espanha diante do Real Madrid no Santiago Bernabéu, Messi marcou um dos gols no empate em 2-2 com o maior rival e também proveu uma assistência para o gol de David Villa. No segundo jogo entre Barcelona e Real Madrid, desta vez no Camp Nou, o argentino marcou 2 gols na vitória do clube catalão por 3-2 sobre a equipe merengue e novamente serviu um companheiro, Andrés Iniesta. Com este triunfo, o Barça já começava esta temporada com a conquista de mais um título.

Em 26/08/2011, em um jogo que valia a conquista do título da Supercopa da UEFA – título disputado entre o Campeão da Liga dos Campeões e o Campeão da Liga Europa -, Messi marcou um dos gols da vitória por 2-0 sobre o Porto e deu o passe para o gol de Fàbregas neste jogo e com isso, o clube catalão conquistou o seu segundo título na temporada 2011-12 e com isso, pela 4ª vez na história do clube, o Barcelona conquistava a Supercopa da UEFA. Três dias depois, o Barcelona estreava na La Liga com uma goleada por 5-0 sobre o Villareal e só para variar, o argentino marcou 2 gols nesta partida e serviu Fàbregas para ele deixar o dele.

Em 17/09/2011, em partida válida pela 4ª rodada da La Liga, Leo marcou o seu primeiro hat-trick na temporada na goleada por 8-0 sobre o Osasuna e ainda por cima, o argentino proveu assistências para os gols de Fàbregas e Xavi nesta partida. Uma semana depois, desta vez em jogo válido pela 6ª rodada da La Liga, Messi marcou mais um hat-trick e a “nova vítima” do argentino foi o Atlético de Madrid que sofreu uma goleada de 5-0 diante do Barcelona.

Em 28/09/2011, em partida válida pela segunda rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, Messi marcou 2 tentos em mais uma goleada do clube catalão, desta vez vitória por 5-0 sobre o BATE Borisov de Belarus e com isso, Leo igualou a marca de Ladislao Kubala, que enquanto defendeu o Barcelona marcou 194 gols. Portanto, juntamente com László Kubala, Messi era o segundo maior artilheiro da história da equipe catalã e agora só estava atrás de César Rodríguez que marcou 232 gols como jogador do Barcelona.

Em 29/10/2011, em jogo válido pela 11ª rodada do Campeonato Espanhol, mais um hat-trick de Messi e a “vítima da vez” foi o Mallorca que sofreu uma goleada de 5-0 nesta partida. Vale ressaltar que este foi 13º gol de Leo na La Liga em apenas 10 partidas disputadas até então.

Paralelamente a disputa da La Liga, o Barcelona também disputava a Liga dos Campeões e em 01/11/2011, em partida válida pela 4ª rodada da fase de grupos da principal competição da Europa, o argentino marcou o seu primeiro hat-trick nesta edição da UEFA Champions League na goleada por 4-0 sobre o Viktoria Plzen da República Tcheca e com mais estes tentos marcados, ele chegou a marca de 202 gols com a equipe catalã em torneios oficiais.

Em 08/12/2011, Messi foi anunciado como o segundo maior jogador da história da UEFA Champions League, atrás apenas de Zinedine Zidane e superando jogadores como Raúl, Xavi Hernández e Paolo Maldini, de acordo com uma pesquisa realizada pela União Europeia de Futebol entre jogadores, jornalistas e usuários do site da UEFA, que escolheram os jogadores que mais se destacaram pela Liga dos Campeões desde que a mesma vem funcionando no formato atual. Dois dias depois, o argentino jogou mais um “El Clasico” de sua carreira e além disso, essa era a partida de número 293 de Messi com a camisa do Barcelona e com isso, ele se tornou o estrangeiro com mais partidas disputadas com o Barça. Quanto ao jogo, mesmo sendo visitante, o Barcelona derrotou o Real Madrid pelo placar de 3-1 e mesmo sem ter feito um gol neste jogo, ele deu o passe para o gol de Alexis Sánchez neste jogo.

Com mais um triunfo diante do maior rival, Real Madrid, o clube catalão pegou um voo de Madrid para Tóquio no Japão para disputar o Mundial Interclubes e para conquistar o título desta competição, o Barcelona não precisou “suar”, pois assim que venceu o Al Sadd do Catar na semifinal por 4-0, a equipe catalã repetiu a dose e goleou o Santos de Neymar e cia na final do Mundial Interclubes por este mesmo placar, mas diferentemente do primeiro jogo onde o argentino não marcou gols, no triunfo diante do Santos, Messi marcou 2 dos 4 gols do Barça e com isso, o clube catalão era campeão mundial.

O argentino Lionel Messi fez uma boa temporada 2010-11 e até aquele instante estava fazendo uma temporada 2011-12 perfeita, os números mostram isso e como senão bastasse, ele estava quebrando recordes e mais recordes e em 9 da janeiro de 2012, indubitavelmente ele seria o vencedor do Prêmio FIFA Ballon d’Or pela terceira vez seguida e para conquistar esse prêmio, Messi ficou na frente de jogadores como Xavi Hernández, seu companheiro de equipe, e também do atacante português Cristiano Ronaldo e com isso, Leo igualou um feito que até aquele instante pertencia apenas a Michel Platini, ser eleito por 3 vezes seguidas o “Melhor Jogador do Mundo”.

Ainda em janeiro – 22/01/2012 -, em partida adiada do Campeonato Espanhol, o argentino voltou a marcar 3 tentos num único jogo, desta vez na goleada por 4-1 sobre o Málaga. Quase um mês depois, em jogo válido pela 24ª rodada da La Liga, pela segunda vez na sua carreira, Messi marcou 4 gols numa única partida na goleada por 5-1 sobre o Valencia.

Paralelamente a disputa da La Liga, o Barcelona estava disputando as oitavas-de-finais da UEFA Champions League e em 07/03/2012, pela primeira vez na sua carreira, Messi marcou 5 gols num único jogo e com isso, o clube catalão goleou o Bayer Leverkusen da Alemanha por 7-1. Duas semanas depois, desta vez em partida válida pela 29ª rodada da La Liga, Messi marcou mais um hat-trick na vitória do Barça por 5-3 sobre o Granada e com isso, Leo chegava a 234 gols com a camisa do Barcelona e assim sendo, ele superou César Rodríguez (232) e se tornou o maior artilheiro da história do clube catalão.

Pouco depois, Leo se tornou o artilheiro do clube na La Liga com 35 gols e com isso, ele superou Ronaldo que havia marcado 34 gols na La Liga 1996-97 e ele também se superou, pois na temporada 2009-10, o argentino havia marcado 34 tentos e isso rendeu elogios do seu treinador naquele época, Pep Guardiola: “É o melhor. Não há outro. Eu sempre poderei dizer que o treinei. O dia que ele quiser, ele fará seis (gols).

Após deslizes no Campeonato Espanhol e na Liga dos Campeões (o campeão da La Liga 2011-12 foi o Real Madrid e na UEFA Champions League, o Barcelona foi eliminado pelo Chelsea na Semifinal), Messi atingiu mais um feito, em 02/05/2012, ele ultrapassou o alemão Gerd Müller como o maior goleador europeu numa única temporada ao fazer 3 gols na vitória do Barça por 4-1 sobre o Málaga. Três dias depois, em jogo válido pela penúltima rodada da La Liga, pela 3ª vez na sua carreira, Leo marcou 4 gols num único jogo e a “vítima” da vez foi o Espanyol e com isso o placar do jogo foi: “Messi” 4-0 Espanyol e desta vez ele ultrapassou um recorde mundial histórico de 70 gols do escocês Archie Stark.

Ao final da temporada, o argentino foi o vencedor da “Chuteira de ouro” e ele também se consagrou como o único jogador da história do futebol a ganhar duas “chuteiras de ouro” e “3 bolas de ouro” até aquele momento.

Em 25 de maio do mesmo ano, na final da Copa do Rei entre Barcelona e Athletic de Bilbao, Messi marcou o segundo gol na partida na vitória por 3-0 do clube catalão. Assim, ele quebrou mais um recorde ao marcar gols em todas as finais disputadas nesta temporada. Em suma, Leo marcou 73 gols com a camisa do Barcelona na temporada 2011-12 e ainda convém lembrar que só nesta temporada ele realmente marcou 82 gols, ele marcou os outros 9 tentos com a camisa da Seleção da Argentina sendo que 3 destes 9 gols ele marcou em um amistoso contra a Seleção Brasileira. Em suma, Messi encerrou a temporada 2011-12 como o artilheiro da La Liga e mais uma vez como o artilheiro de mais uma edição da UEFA Champions League.

  • Números de Messi na sua 8ª Temporada no Barcelona:
Pd Gm A CA CV Mj na temporada 2011-12
 60 *73  35  9 0 5221

* 73 gols dos quais 50 foram pela La Liga, 14 pela UEFA Champions League, 3 pela Supercopa da Espanha, 3 pela Copa do Rei, 2 pelo Mundial Interclubes e 1 pela Supercopa da UEFA

2012-13

Logo no início da temporada 2012-13, em 23 de agosto de 2012, primeiro jogo da Supercopa da Espanha contra o Real Madrid, Leo marcou um dos gols na vitória por 3-2 do clube catalão no Camp Nou e no segundo jogo seis dias depois, ele voltou a marcar, porém o Barcelona perdeu para a equipe merengue pelo placar de 2-1 e como gol fora de casa conta para esta competição, desta vez o Barcelona não foi campeão da Supercopa da Espanha 2012.

Em 19/08/2012, em partida válida pela 1ª rodada da La Liga, Messi marcou 2 gols na goleada do clube catalão por 5-1 sobre a Real Sociedad. Em 28 de setembro, pela terceira vez seguida, a revista francesa “Onze Mondial” – prêmio Onze d’Or – elegeu o argentino como o melhor jogador da Europa e com isso, Messi igualou Michel Platini e Zinedine Zidane que já haviam ganhado esse prêmio 3 vezes cada um deles.

Em 20/10/2012, em jogo válido pela 8ª rodada da La Liga, o argentino marcou o seu primeiro hat-trick desta temporada na vitória por 5-4 sobre o Deportivo La Coruña. Na rodada seguinte do Campeonato Espanhol Messi atingiu mais uma marca, ao marcar 2 tentos na goleada do Barça por 5-0 sobre o Rayo Vallecano, ele chegou ao seu gol de número 300 como profissional. Pouco tempo depois, em 11/11/2012, o argentino bateu mais um recorde que pertencia a Gerd Müller e a Pelé ao marcar 2 gols – o seu 76º gol no ano – na vitória por 4-2 sobre o Mallorca em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Espanhol.

Em 20/11/2012, em partida válida pela penúltima rodada da fase de grupos da UEFA Champions League, Messi marcou 2 gols na vitória do clube catalão por 3-0 sobre o Spartak de Moscou fora de casa e com esses tentos, o argentino se tornou o segundo maior artilheiro da história da Liga dos Campeões, ficando atrás apenas do holandês Ruud Van Nistelrooy.

Em 09/12/2012, Messi alcançou um novo recorde pessoal marcando 2 gols na vitória por 2-1 sobre o Bétis em jogo válido pela 15ª rodada da La Liga. O argentino chegou a marca de 86 gols num único ano e assim, ele superou uma marca que pertencia a Gerd Müller que fez 85 gols no ano de 1972. Ao final do mês de dezembro, Leo chegava a marca de 91 tentos no ano, contando os gols que ele marcou pelo Barcelona e também pela Seleção da Argentina e com isso, ele alcançou um recorde mundial que foi reconhecido pelo Guinness Book.

Em 7 de janeiro de 2013, Messi recebeu a “Bola de Ouro” pela 4ª vez consecutiva, algo sem precedentes na história do futebol. Somando-se a isso vale ressaltar que ele recebeu 41,6% dos votos e esta eleição contava com a presença de capitães e treinadores de quase todas as Seleções (Brasil, Alemanha, França, etc). Por outro lado, fazia parte da FIFA / FIFPro World XI, pelo sexto ano consecutivo.

Em 27/01/2013, em jogo válido pela 21ª rodada da La Liga, o argentino foi as redes por 4 vezes na goleada por 5-1 sobre o Osasuna e com isso, ele chegou a marca de 202 gols na La Liga e assim sendo, Leo se tornou o jogador mais jovem a chegar a marca de 200 gols nesta competição. Além disso, ao marcar gols neste jogo, Messi quebrou mais um recorde, esta era a 11ª vez seguida em que ele marcava gols pela La Liga e isso fez com que ele superasse as marcas de Ronaldo e Mariano Martín.

Em 6 de fevereiro daquele ano, Messi renovou o seu contrato com o Barcelona até 30 de junho de 2018. Dez dias depois de renovar o seu contrato com o clube catalão, em partida válida pela 24ª rodada da La Liga, o argentino marcou os 2 gols da vitória do Barcelona (2-1) sobre o Granada e com isso, ele chegou a marca de 301 gols em 365 jogos oficiais com a camisa da equipe catalã e não é só isso, ao marcar os 2 gols no triunfo diante do Granada, ele também chegou a marca de fazer ao menos um gol em 14 jogos seguidos.

Em 09/03/2013, em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Espanhol, Leo marcou um dos gols na vitória por 2-0 sobre o Deportivo La Coruña e desta vez ele aumentou a sua marca de 14 para 17 jogos consecutivos marcando gols e isso fez de Messi o primeiro jogador na história do futebol mundial a marcar gols em 17 jogos seguidos em uma competição de liga nacional.

Em 30/03/2013, em partida válida pela 29ª rodada da La Liga, o argentino alcançou um novo recorde ao marcar um dos gols no empate em 2-2 com o Celta de Vigo e ele aumentou novamente a sua marca de 17 para 19 jogos consecutivos marcando gols. Com isso dito, o argentino conseguiu fechar uma volta completa, marcando consecutivamente contra todas as equipes do campeonato. Por outro lado, Messi começou a partida como capitão pela primeira vez com o F.C. Barcelona em um jogo oficial e ainda convém lembrar que pela primeira vez desde que chegou ao clube catalão, esta foi a primeira vez que Messi foi o capitão do time.

Em 12/05/2013, o Barcelona conquistou o título da La Liga 2012-13 com 4 rodadas de antecedência após uma vitória por 2-1 sobre o Atlético de Madrid na 35ª rodada. Messi jogou esta partida e saiu aos 26 minutos da segunda etapa, apesar de sua equipe já ter feito as 3 alterações. Logo após o jogo, o clube relatou que Messi teve uma recaída do bíceps femoral direito e que, portanto, ele não jogaria mais pelo resto da temporada. Ao final da temporada 2012-13, pela terceira vez na sua carreira, o argentino foi o vencedor do Troféu Pichichi e novamente o vencedor da Chuteira de Ouro e com isso, ele passou a ser o primeiro jogador a receber este prêmio por 3 vezes.

  • Números de Messi na sua 9ª Temporada no Barcelona:
Pd Gm A CA CV Mj


This post first appeared on Futebol Stats, please read the originial post: here

Share the post

A Carreira de Lionel Messi em Números

×

Subscribe to Futebol Stats

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×