Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Exercício: Respiração Triangular

Em publicações anteriores explicamos a importância da respiração e hoje trazemos para vocês um exercício para ajudar a controlá-la.

A respiração além de estar ligada a saúde também está ligada a espiritualidade, pois para trabalhar a nossa espiritualidade é bom ter um corpo saudável. É difícil se focar na meditação quando não sentimos conforto por causa de uma doença por exemplo, ou quando estamos nervosos e preocupados com algo.

Existem muitos exercícios com os que aprender a controlar a respiração assim como o nosso estado de ânimo (através da respiração podemos mudar ele também).

O exercício da Respiração Triangular é algo simples de realizar, e tem sua origem na Índia milhares de anos atrás.

Preparação para o exercício

A preparação é muito simples. Recomendamos escolher um lugar tranquilo onde você tenha certeza que não vai sofrer interrupções de nenhum tipo durante 10 minutos. E para começar esse é o tempo que precisamos.

Podemos investir mais tempo no começo, mas uma vez que conseguimos ter domínio do exercício poderemos fazer ele em menos tempo. E também em qualquer parte, mesmo que seja no ponto esperando o ônibus.

Nas primeiras vezes também é importante escolher um momento no qual estamos calmos, tanto física como mentalmente, pois vamos precisar foco no exercício e se ainda não dominamos a respiração pode ser que apareçam algumas dificuldades físicas mesmo que seja muito simples de realizar.

Exercício de Respiração

O exercício é muito simples e está dividido em 3 fases. O primeiro que temos que fazer é nos sentar em uma posição confortável com a coluna vertebral reta. É possível praticar ele deitado, mas existe o risco de dormir por isso, não recomendamos praticá-lo deitado.

Na primeira fase do exercício vamos inspirar o ar pelo nariz fazendo uma conta tranquila de Segundos. O ideal é que seja confortável para você e isso vai depender da tua capacidade pulmonar. Tem pessoas que podem pegar mais ou menos ar.

O mais importante é que você faça de um jeito confortável e natural sem se forçar, é muito importante a naturalidade. Então vamos supor que você consegue inspirar o ar durante cinco segundos de forma confortável (para nos ajudar a focar no exercício recomendamos fazer a conta desses segundos mentalmente).

Na segunda fase vamos a manter o ar dentro de nosso corpo sem soltar ele na mesma quantidade de tempo, ou seja, se conseguimos inspirar ar durante cinco segundos, vamos a manter ele durante cinco segundos sem soltar nada.

Por último, na terceira fase, vamos a soltar o ar pela boca no mesmo tempo, portanto devemos controlar a quantidade de ar que soltamos para conseguir manter a saída dele em cinco segundos.

Para cada prática, recomendamos fazer essa rotina entre seis e doze vezes. Não é simples mesmo?

Resumo do exercício

Então vamos a transformar a nossa respiração em três fases conscientes: vamos pegar o ar pelo nariz durante X segundos, vamos manter o ar dentro de nosso corpo sem soltar nada por X segundos e vamos a soltar ele de forma gradual por X segundos.

A quantidade de segundos em todas as fases deve ser a mesma, por exemplo 5 segundos pegando o ar, 5 segundos mantendo ele e 5 segundos soltando ele. Os segundos que vamos a usar vai depender da nossa capacidade pulmonar.

Fazer esse ciclo das 3 fases entre 6 e 12 vezes cada prática.

Insistimos em não forçar e, pelo menos inicialmente, tentar que seja natural, se você não consegue chegar a 5 segundos e tem que ser 3, que seja 3, não se preocupe.

Se você praticar o exercício com continuidade e disciplina gradualmente irá conseguindo uma melhor capacidade pulmonar e poderá aumentar os segundos em cada fase.

Outras informações

Quantos mais segundos consigamos, melhor serão os resultados, mas isso iremos conseguindo ao longo do tempo e praticando com disciplina.

Existe uma quarta fase para acrescentar ao exercício, mas queremos deixar claro que é um nível mais difícil pois precisa realmente ter um grande controle da respiração.

Essa quarta fase consiste em depois de finalizar a terceira fase e antes de começar novamente a primeira, podemos ficar a mesma quantidade de segundos usada no exercício sem inspirar ar (como uma pausa).
Insistimos que é para um nível superior e não recomendamos praticar no começo.

Este exercício irá ajudar você a começar a controlar a respiração. É importante que depois de praticar ele, fique ciente dos resultados no seu corpo, tente sentir as batidas de seu coração como elas diminuíram, assim como seu estado mental.

São vários os benefícios que conseguimos fazendo esse exercício de respiração, mas o objetivo principal é aprender a controlar a respiração.

Em momentos de muito estresse recomendamos fazer esse exercício, pois é notável como logo depois de fazer seu estado será de muita mais calma. Se por exemplo acontecer algo no trabalho que deixou você muito nervoso, vá ao banheiro e faça ele, os resultados são imediatos.


Novamente, recomendamos ler o artigo anterior onde falamos da importância da respiração para entender melhor os motivos deste exercício assim como os benefícios dele.

Esperamos que toda esta informação ajude você e ficamos muito gratos se você quiser compartilhar suas experiências nos comentários depois de praticar ele.

Namastê!

O post Exercício: Respiração Triangular apareceu primeiro em Jardim do Ser.



This post first appeared on Jardim Do Ser, please read the originial post: here

Share the post

Exercício: Respiração Triangular

×

Subscribe to Jardim Do Ser

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×