Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Bhagavad Gita comentado – Capítulo 2 V23:41

Voltamos com mais um episódio, nesse caso o quinto, da série: Bhagavad Gita Comentado em português. Hoje continuamos lendo o segundo capítulo do Bhagavad Gita: ‘O Yoga do Conhecimento’.

Nesse episódio vamos ler os versículos 23 até o 41 e iremos comentar e explicar alguns deles, com o objetivo de tentar ajudar vocês a compreender melhor a sabedoria deste livro cheio de conhecimentos espirituais.

Resumo

Krishna continua com o discurso tentando explicar para Arjuna porque tem que combater. Ele tenta tirar o desânimo de Arjuna explicando os motivos, com o objetivo de acabar com a ignorância que está o impedindo de cumprir o Dever.

E é durante os próximos versículos desse segundo capítulo do Bhagavad Gita, que Krishna irá insistir muito no dever. Pois na cultura indiana e hinduísta, assim como em outras culturas e caminhos espirituais da Ásia, cada Ser chega a este mundo com um objetivo e um dever.

Em várias partes do Bhagavad Gita veremos referências sobre a importância de cumprir o dever. Na Índia, está estabelecido o sistema de castas, e dependendo da casta que a pessoa for tem um dever ou outro.

Arjuna é um xátria, que é a casta dos guerreiros e governantes, o dever dos integrantes desta casta é lutar e não a fuga não é bem vista, pois esta desonra é pior que a morte.

Krishna também insiste que Arjuna tem que entender que o Ser nunca é destruído, ou seja, ninguém mata realmente ninguém, e ninguém morre. A alma abandona um corpo para incorporar-se a outro.

Por último, em alguns dos versículos que lemos nessa parte, Krishna insiste para Arjuna sair da ilusão e da lei da causa-efeito. Explica a ele, que tanto faz a derrota ou a vitória, pois em qualquer caso, o resultado será bom para ele.

Algo muito importante que desejamos ressaltar nessa parte é o fato de que temos que cumprir o nosso dever sem pensar no fruto da ação e sem apego a ela. Temos que deixar de lado os sentimentos, e nos focar na nossa tarefa.

O foco e a concentração são a base do Yoga, por isso é muito importante o entendimento desse ponto.

O que acharam dessa parte? Deixem seus comentários por favor!

Namastê!

O post Bhagavad Gita comentado – Capítulo 2 V23:41 apareceu primeiro em Jardim do Ser.



This post first appeared on Jardim Do Ser, please read the originial post: here

Share the post

Bhagavad Gita comentado – Capítulo 2 V23:41

×

Subscribe to Jardim Do Ser

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×