Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Nível Intuitivo, Nível Causal, Alma, Eu Superior e Corpo Causal

 

Nível Intuitivo

Quarto subnível do nível físico cósmico. Qualificado pela energia do quarto raio, energia de “ligação”, e pelo fogo elétrico ou solar, cuja atuação se baseia na harmonia entre polos, é fundamental para o desenvolvimento da humanidade e do planeta. Reflete-se pela lei da analogia, padrões do nível intuitivo cósmico, onde se polariza o mais profundo núcleo do Logos deste sistema solar. O corpo Causal do ser humano começa a transladar-se para os patamares inferiores do nível intuitivo; todavia, com o corpo de luz, a consciência pode transitar em suas esferas mais elevadas.

Nível Causal

Esfera em que as almas se polarizam. Abarcou os subníveis abstratos do nível mental. Hoje, porem, as almas começam a concentrar-se no nível intuitivo e, portanto, será este o nível causal no ciclo vindouro da Terra. A vibração do nível causal é conhecida pelo homem quando ele busca a transcendência. É um nível de considerável pureza de expressão da luz; alenta a existência externa. Apesar da intensa ação das forças involutivas no nível mental concreto, e embora algumas almas tenham sofrido a sua influência e a ela se rendido, o causal permaneceu praticamente intocado. Com essa pureza instalada nesse nível o planeta pôde prosseguir sua existência material, pois as almas influenciam de maneira direta os mundos abaixo de si. Do nível causal provêm a consciência de grupo, o amor universal, a fé e a união interna. É o acesso a realidades mais profundas.

Alma 

Núcleo do homem, intermediário entre a vida do espirito e a vida externa. À medida que evolui, revela ao eu consciente a vontade espiritual, o amor-sabedoria e a inteligência ativa – aspectos divinos cujas energias irradiam na proporção que as dinamiza em si mesma. A alma tem um envoltório, um corpo, composto de material sutilíssimo. No homem comum, é o núcleo liberto de ilusões grosseiras que se encontra mais próximo à vida concreta; de certo modo, é a parcela da sua consciência global que reencarna em corpos materiais para evoluir. Em determinadas conjunturas, contudo, pode desenvolver-se no período em que não esta encarnada. Assim, embora até hoje nesta humanidade as encarnações tenham sido o meio mais eficaz de aprendizagem, isso está sendo transformado devido á sua maior interação com os grupos internos e destes com as Escolas Internas. A existência essencial da alma até esta etapa transcorreu no nível mental abstrato. É a partir de seus impulsos que o processo encarnatório é possível; daí ser também conhecida como núcleo causal e o nível em que se encontra ser denominado nível causal.


A alma tem como meta básica servir em conformidade com a lei evolutiva; incumbe-se da integração da personalidade na corrente evolutiva superior e traz ao individuo as condições necessárias para que se reconheça como parte de um todo maior, e se incorpore no grupo interno a que pertence. É composta de um elemento ígneo, solar. Quando desperta e ciente de sua verdadeira meta – a união com a mônada -, a alma vem à Terra para desenvolver trabalhos grupais em consonância com energias cósmicas que lhe são transmitidas por núcleos mais internos e por Hierarquias. Enquanto encarnada no estado de um ser humano comum, ao penetrar na esfera de existência material perde a memória de sua origem cósmica. Porém, a medida que se desenvolve e fortalece sua ligação com a mônada, vai fazendo com que essa ligação se reflita também em sua expressão mundo formal.

A etapa evolutiva correspondente à livre expressão da alma já deveria ter sido atingida pela média da humanidade terrestre. Entretanto, poucos foram os que permitiram a esse núcleo assumir a condução de seus passos. Menor ainda é o porcentual dos que manifestam a consciência monádica. Tal quadro está passando por mudanças profundas, e no ciclo vindouro a humanidade e o planeta estarão em patamares vibratórios mais elevados. Como preparo para essa nova etapa, a alma translada-se gradativamente no nível mental abstrato para o intuitivo.

Quando consegue controlar o ego humano e absorvê-lo em si mesma, processo que se demanda uma série de encarnações e culmina na Terceira Iniciação, a alma ascende a um nível superior. Então, prepara-se nova mudança de polarização da consciência. A primeira mudança foi do ego para a alma. Esta segunda será da alma para o corpo de luz.

Eu Superior

Termo genérico, aplicável a diferentes núcleos internos do ser, dependendo do seu grau evolutivo. Todavia, normalmente refere-se à alma. Nessa acepção, o eu superior exprime consciência de grupo, universalidade, amor incondicional, vontade espiritual e atividade inteligente. Situa-se em níveis que transcendem a mente concreta e preexiste à vida sobre a Terra. Representa, para o indivíduo encarnado, a verdade, a razão da sua existência e sua fonte de cura. É o elo entre níveis cósmicos e os níveis terrestres do ser humano. Recebe a energia da mônada e a transmite aos corpos mais densos, até que estes sejam reunidos e sintetizados em um núcleo coeso, a personalidade integrada. É na busca do eu superior (ou alma) pelo eu consciente que a energia da fraternidade permeia a vida externa do indivíduo; é na contemplação do espírito pela alma que a energia da essência solar permeia a humanidade e a transmuta; é na integração do espírito no regente monádico que a energia cósmica permeia o planeta e o prepara para etapas futuras da evolução. O eu superior é o portal para essas energias se expressarem no mundo, o corpo de luz é o núcleo de desenvolvimento delas, e o espírito, sua fonte irradiadora. Nos últimos dois milênios, houve especial estimulação nos planos internos do planeta para o despertar e o amadurecimento do eu superior nos indivíduos.

Corpo Causal 

Veículo de expressão da alma em seu próprio nível. Até hoje, esteve polarizado nos estratos superiores do mental; a partir da atual transição planetária, começa a elevar-se ao nível intuitivo. Enquanto regido pela lei da reencarnação, recolhe dentro de si a síntese das experiências positivas do ser e, em sua periferia, a síntese das que devem ser purificadas e transformadas; atuando como causas, essas sínteses moldam as vidas futuras. Ao contrário do que ocorre com os corpos temporários do ser, o corpo causal não é desfeito no processo de desencarnação.

Retirado do Glossário Esotérico de Trigueirinho
Fonte: http://retorno-a-consciencia-cosmica.blogspot.com.br/2013/05/nivel-intuitivo-nivel-causal-alma-eu.html

Muito Obrigado a Você Por Ter Visitado o Meu Blog
Namastê , Paz , Amor Universal e Equilíbrio.
E Lembre-se do Caminho do Meio ( Buda )

https://radionovaerabrasilia.wordpress.com/

Me Visite no Google +

https://plus.google.com/u/0/112949066555318590705/posts


Arquivado em:Auto Conhecimento, Desenvolvimento Pessoal, Dicas de Livros, Diversos, Egregóra, Energia Vibracional, Esoterismo, Espiritismo, Mistérios, Potencial Humano Tagged: A Relação do Som com o Corpo Humano e os Chacras, CARMA, CONSCIÊNCIA, crescimento espiritual, Desenvolvimento Pessoal, ENERGIA ESPIRITUAL, forma inconsciente, Harmonia, leis universais, Meditação, mental., mente, Mistério, Mistérios, pensamento positivo, poder, PODER PESSOAL, Universo, Vida


This post first appeared on Brasília Nova Era | O Blog Da Nova Era, please read the originial post: here

Share the post

Nível Intuitivo, Nível Causal, Alma, Eu Superior e Corpo Causal

×

Subscribe to Brasília Nova Era | O Blog Da Nova Era

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×