Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Precisamos Crer em Deus

Crer é o ponto de partida. “Os ninivitas creram em Deus” (Jonas 3.5). A expressão é semelhante à de Gênesis 15.6 para referir-se à fé de Abraaão. Provavelmente, as notícias das experiências de Jonas no ventre do peixe e as dos marinheiros na tempestade já haviam sido espalhadas pelos arredores. Provavelmente, atemorizados pelas “manchetes” da época, os ninivitas consideraram com atenção a mensagem da destruição pregada por Jonas. No texto, podemos constatar o grande impacto provocado na vida dos ninivitas.

Texto base: Jonas 3.5-9

O rei de Nínive, considerado o rei de toda a Assíria, visto que Nínive era capital, igualmente tomou estas atitudes de humilhação e Arrependimento, e decretou um busca nacional pela misericórdia de Deus, pois além de reconhecer todo o pecado, reconheceu também a iminência de um juízo: o “furor da sua ira” (verso 9).

No sentido judaico, pecar é ferir o outro, minimizar o outro, é uma quebra relacional. E a sua consequência mais dura é o rompimento com Deus. Mas o arrependimento é a única possibilidade de restaurar esta aliança, de reaver o relacionamento, de crescer em intimidade, primeiramente com Deus e, consequentemente, com o outro. É como uma revolução interior, que produz mudanças de rumo, de mente, de valores, de atitudes, em suas expressões externas.

Crer em Deus

O arrependimento traz em si a semente da esperança:”Quem sabe se voltará Deus” (verso 9). Sem esperança, que só se completa em Deus (I Pedro 3.15), somos esvaziados de significado, se sermos humanos em sua plenitude.

Arrependimento e fé são dois lados da mesma moeda: a conversão. No Novo Testamento, a reconciliação do homem com Deus, em Cristo, é resultado desta conversão (2 Co 5.17-20) e tão profunda é a transformação, que Jesus a chama de novo nascimento (Jo 3.1-15). Esta nova vida é chamada de eterna, o que indica não só a duração, mas também a sua profundidade. Na vida dos que são justificados (já declarados justos por antecipação, sobre a base do sacrifício de Jesus) o arrependimento e a fé são experiências diárias no processo de conhecer-se e conhecer cada vez mais a maravilhosa graça de Deus.

Um grande abraço a todos!

Salvar

O post Precisamos Crer em Deus apareceu primeiro em Paulo Fabricio.



This post first appeared on Paulo Fabricio - Um Site De Conteúdo Cristão, please read the originial post: here

Share the post

Precisamos Crer em Deus

×

Subscribe to Paulo Fabricio - Um Site De Conteúdo Cristão

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×