Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Adão e Eva eram seres Amorais?

    


Adão era um ser amoral? 

    O ser humano foi criado um ser amoral? A resposta é simplesmente não. Se Deus é bom, o homem foi, portanto, criado moralmente bom. Visto ser ele a imagem de Deus. Se Deus é luz e nele não há treva nenhuma, assim também foi o homem antes da queda em Gênesis 3. 

    Por causa do pecado, que agora habita em nós, não compreendemos nem experimentamos, como o homem pode ser apenas bom e sem qualquer mancha do pecado. Mas Cristo, diz a Palavra, é o perfeito Adão, nele podemos observar como teria sido Adão antes da queda. O próprio Jesus diz: "Eu sou a Luz do mundo, quem me segue não andará em trevas, pelo contrário, terá a luz da vida."

    Mas alguém pode dizer, se Adão era apenas bom, como pôde desobedecer? Deus dotou o homem de intelecto, memória e vontade, estas coisas são as faculdades básicas da alma, segundo descreveu Aristóteles. Deus dotou o homem com faculdades que lhe serviriam de ferramentas para vencer a tentação vinda da serpente no Éden. Deus criou o homem bom, contudo capaz de escolher o correto, não por instinto, mas por raciocínio lógico e pela perfeita moral que possuía. Dessa forma a queda representa o enxerto do mal e da imperfeição na moralidade humana, e pelo mal, também a morte.

    Em Gênesis 3.1-5 a serpente simplesmente conta mentiras para Eva fazendo uso de toda sua astúcia para tentar corromper o homem e a mulher.

A primeira mentira, da qual Eva resiste muito bem é: "É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?"

A segunda mentira está no versículo 4, quando a serpente diz: "É certo que não morrereis."

A terceira mentira é no verso 5 :"Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal."

    Eva resistiu apenas a primeira mentira respondendo: "Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais" (verso 3). A queda se dá por que Adão e Eva não resistiram as duas últimas mentiras do Diabo. O fato de Eva poder interpretar a ordem ou a lei de Deus, respondendo adequadamente à serpente, demonstra ela era moralmente sã e capacitada para escolher aquilo que era correto. Adão sendo o cabeça de Eva deveria tê-la privado e protegido de pecar contra o Criador. Adão é o primeiro ser chamado para ser interrogado por Deus após o pecado, nisso claramente percebemos que o homem também era consiente moralmente, do contrário Deus não o interrogaria e nem  o castigaria pelos seus maus atos.

    Eva, foi enganada, e atraída pela possibilidade enganosa de ser como Deus. É como se a serpente houvesse dito: "Deus privou vocês da árvore do conhecimento, porque ele teme ter vocês como iguais." Foi uma cobiça pelo poder, mas que no fim resultou em suas mortes.

Não se engane Adão e Eva eram possuidores da mais elevada moral, eram imagem e semelhança do Deus Criador, perfeitamente bons.



This post first appeared on Guilherme Barros, please read the originial post: here

Share the post

Adão e Eva eram seres Amorais?

×

Subscribe to Guilherme Barros

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×