Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Quem foi Moisés na Bíblia?

Tempo de leitura: 5 minutos

Além de Jesus, Moisés pode ser o personagem mais conhecido da Bíblia. Vejamos oito coisas sobre Moisés – quem ele era na Bíblia e alguns detalhes sobre sua vida.

Além de Jesus, Moisés pode ser o personagem mais conhecido da Bíblia. Ele desempenhou vários papéis ao longo de sua vida e vou tocar em alguns. É fácil glamourizar personagens bíblicos que realizam grandes coisas, mas eles eram pessoas como nós.

Vejamos oito coisas sobre Moisés – quem ele era na Bíblia e alguns detalhes sobre sua vida.

1. Moisés era um hebreu.

Ele nasceu de Joquebede e Amram, ambos da tribo de Levi, quando os filhos de Israel viviam no Egito como escravos. Ele era o caçula de três filhos, com uma irmã chamada Miriam e um irmão chamado Aaron.

2. Moisés era um bebê especial.

O Faraó teve medo dos escravos israelitas porque eram muitos e ordenou que todos os meninos fossem mortos. A mãe de Moisés o protegeu. “Ela viu que ele era um bebê especial e o manteve escondido por três meses” (Êxodo 2:2).

Quando ela não podia mais escondê-lo, ela fez um barquinho, colocou-o nele e escondeu o bebê Moisés nos juncos às margens do rio Nilo. Ele não ficou muito tempo lá antes de ser resgatado pela filha do faraó. Não podendo cuidar dele, ela contratou uma hebréia para fazer o trabalho. Essa mulher por acaso era a mãe de Moisés.

3. Moisés foi criado como realeza.

Depois que Moisés foi desmamado, a filha do Faraó o criou no palácio cercado por todos os luxos do Egito.

4. Moisés era um assassino.

Ele cresceu no palácio, mas sabia que era hebreu. Quando Moisés viu um egípcio espancando um escravo hebreu, a Bíblia diz: “Olhando para um lado e para o outro e não vendo ninguém, matou o egípcio e o escondeu na areia” (Êxodo 2:12).

Não é o maior encobrimento porque no dia seguinte um escravo hebreu o chamou.

5. Moisés estava com medo.

Sabemos que lidamos com o medo, mas Moisés também. Faraó descobriu o que Moisés havia feito e tentou matá-lo. Moisés correu para salvar sua vida. Ele viveu no deserto de Midiã por 40 anos, tornou-se marido de Tharbis e Zípora e pai de Gersom e Eliezer.

O medo apareceu novamente quando Deus “… apareceu a ele em chamas de fogo de dentro de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse pegando fogo, não se consumia” (Êxodo 3:2).

Deus queria que Moisés resgatasse os israelitas do Egito. Moisés estava com medo e deu desculpas após desculpas, sendo uma delas que ele gaguejava. Moisés disse a Deus: “Por favor, envie outra pessoa” (Êxodo 4:13). Deus não quis enviar outra pessoa e ficou com raiva de Moisés.

6. Moisés era um líder corajoso.

Para superar o medo de Moisés, Deus recrutou seu irmão Aarão para ajudar, prometendo ajudar os dois. Moisés aceitou o desafio. Através da longa história das 10 pragas e da oposição do Faraó; ele conduziu os israelitas para fora do Egito.

Quando preso entre o Faraó – que mudou de ideia e perseguiu os escravos recém-libertos – e o Mar Vermelho, Moisés disse ao povo: “Não tenham medo. Fique firme e você verá o livramento que o Senhor lhe trará hoje” (Êxodo 14:13).

Ele também profetizou: “Os egípcios que você vê hoje, você nunca mais verá …” (Êxodo 14:13), e ele estava certo. Moisés os conduziu através do Mar Vermelho em terra seca pelo poder do Deus. Esse foi apenas o começo da corajosa liderança de Moisés.

7. Moisés era íntimo de Deus.

O trabalho que Deus chamou Moisés para fazer estava cheio de dificuldades e desafios. Moisés nunca escondeu suas emoções e perguntas de Deus. Eles passaram 40 dias juntos no topo do Monte Sinai e Deus deu a Moisés “… as duas tábuas da lei da aliança, as tábuas de pedra escritas pelo dedo de Deus” (Êxodo 31:18).

Enquanto isso, o povo se cansou de esperar por Moisés, fez um ídolo e começou a adorá-lo. Isso irritou Deus e Ele se ofereceu para matar todos eles, transformando Moisés em uma grande nação. “Mas Moisés buscou o favor do Senhor seu Deus” (Êxodo 32:11). Deus ouviu Moisés e não agiu de acordo com suas emoções.

Em resposta ao pedido de Moisés para ver a glória de Deus, ele viu partes de Deus que ninguém jamais viu antes. “E ele passou na frente de Moisés, proclamando: ‘O Senhor, o Senhor, o Deus compassivo e misericordioso, lento para a ira, abundante em amor e fidelidade, mantendo o amor de milhares e perdoando a maldade, rebelião e pecado …’” (Êxodo 34:6-7).

Por 40 anos, Moisés liderou os israelitas, e Deus manteve Sua promessa de estar sempre com ele. Mesmo quando Moisés errou, por causa de sua raiva, que o impediu de entrar na terra prometida. A Bíblia diz que Moisés “a quem o SENHOR conhecia face a face” (Deuteronômio 34:10).

Moisés foi sepultado por Deus.

Deus esteve com Moisés até o fim, enterrando-o em segredo. Moisés viveu até os 120 anos e era completamente saudável. “… seus olhos não enfraqueceram, nem sua força se foi” (Deuteronômio 34:7). O povo chorou por ele 30 dias até que Deus pôs fim a isso, instruindo Josué a assumir a posição de liderança.

“E Moisés, servo do Senhor, morreu ali em Moabe, como o Senhor tinha dito. Sepultou-o em Moabe, no vale defronte de Bete-Peor, mas até hoje ninguém sabe onde está a sua sepultura” (Deuteronômio 34: 5-6).

Especula-se que Deus enterrou secretamente o corpo de Moisés para que os israelitas não pudessem fazer um santuário para ele, adorando-o como um ídolo. Isso pode ser verdade, ou pode ser Deus enterrando seu amigo. Só Deus sabe.

Este texto foi extraído do site Christianity e adaptado para o português.



This post first appeared on Seja Abençoado Todos Os Dias No Blog Conhecendo A Bíblia., please read the originial post: here

Share the post

Quem foi Moisés na Bíblia?

×

Subscribe to Seja Abençoado Todos Os Dias No Blog Conhecendo A Bíblia.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×