Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Quem eram os 12 apóstolos de Jesus na Bíblia?

Tempo de leitura: 6 minutos

A palavra “Apóstolo” significa “mensageiro; aquele que foi enviado”. Os 12 Apóstolos de Jesus foram mensageiros enviados ao mundo com um propósito fixo, com instruções específicas do Senhor. Jesus os chamou, os ordenou e os enviou ao mundo assim como Seu Pai O havia enviado.

A palavra “Apóstolo” significa “mensageiro; aquele que foi enviado”. Os 12 Apóstolos foram mensageiros enviados ao mundo com um propósito fixo, com instruções específicas do Senhor. Jesus os chamou, ordenou-os e os enviou ao mundo, assim como Seu Pai O havia enviado (João 17:6-18).

Qual é a diferença entre “Discípulo” e “Apóstolo”?

A International Standard Bible Encyclopedia observa uma diferença significativa entre “apóstolo” e outra palavra comumente associada, “discípulo”, que significa “um aprendiz”.  

Os 12 discípulos são chamados pela primeira vez de “apóstolos” em Mateus 10:2. De acordo com o Comentário de John Gill , “eles eram aprendizes antes; agora sendo instruídos, eles são enviados para pregar publicamente e, portanto, são chamados apóstolos ou mensageiros.

Jesus Chama Seus Apóstolos

“E ele subiu ao monte e chamou a si aqueles que ele desejou, e eles vieram a ele. E designou doze (a quem também chamou de apóstolos) para que estivessem com ele e os enviasse a pregar e tivessem autoridade para expulsar demônios. 

Ele designou os doze:

  • Simão (a quem deu o nome de Pedro); 
  • Tiago, filho de Zebedeu;
  • João, irmão de Tiago (a quem deu o nome de Boanerges, isto é, Filhos do Trovão); 
  • André;
  • Filipe;
  • Bartolomeu;
  • Mateus;
  • Tomé;
  • Tiago, filho de Alfeu;
  • Tadeu
  • Simão, o zelote;
  • Judas Iscariotes, que o traiu” (Marcos 3:13-19).

O que os apóstolos fizeram?

Os doze apóstolos foram enviados ao mundo com um propósito definido, com instruções explícitas do Senhor.

  1. Nacionalidade e Infância. Eles eram todos descendentes de Abraão, e suas primeiras vidas foram passadas em sua terra natal (Mateus 4 ; Mateus 20:1-11).
  2. Suas Oportunidades. Jesus falava à multidão em parábolas, mas em lugares secretos Ele explicava tudo aos Seus apóstolos (Mateus 13:33-43 ; João 14:1-9).
  3. Sua Ordenação. Jesus os chamou, ordenou e os enviou ao mundo assim como Seu Pai O havia enviado (João 15:16 ; João 17:6-18).
  4. A Primeira Comissão. A primeira vez que Jesus enviou os apóstolos para pregar, Ele restringiu seus trabalhos às “ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mateus 10:6), e sua pregação ao simples anúncio de que o reino de Deus estava próximo (Mateus 10 :1-7).
  5. A Segunda Comissão. Depois que Jesus derrubou o muro intermediário entre judeus e gentios por sua morte na cruz , Ele deu a Seus apóstolos uma nova comissão (Efésios 2:11-16).

De acordo com Mateus, esta comissão abrangia:

  • o anúncio de que toda autoridade no céu e na terra Lhe foi dada;
  • o comando para ir e ensinar;
  • a ordem de batizar aqueles que foram ensinados;
  • a ordem de continuar ensinando os discípulos batizados;
  • a certeza de que Ele estaria com eles até o fim (Mateus 28:18-20).

De acordo com Mark, abrangia:

  • a ordem de pregar o evangelho ao mundo inteiro;
  • a promessa de salvação para aqueles que crêem e a obedecem (Marcos 16:15).

Segundo Lucas, abrangia:

  • a ordem de pregar o arrependimento em Seu nome;
  • começar em Jerusalém;
  • a garantia de que os apóstolos eram testemunhas dessas coisas (Lucas 24:45-48).

De acordo com João, abrangia, sob a condição estabelecida por Jesus, o poder de remir e reter pecados (João 20:21-23).

O que aconteceu com os apóstolos após a ressurreição de Jesus ?

Simão Pedro: Espalhe o Evangelho em Jerusalém e no exterior, incluindo Antioquia. Ele morreu crucificado e, segundo a tradição, pediu para morrer de cabeça para baixo. Sua morte foi profetizada por Jesus em João 21:18.

Thaddeus também chamado Jude: Crucificado em Edessa.

Bartolomeu: Diz-se que traduziu o Evangelho de Mateus, acredita-se que foi espancado e depois crucificado.

Thomas também chamou Dídimo: Foi para a Pártia e para a Índia, onde acredita-se que tenha sido martirizado.

Simão, o Zelote: Foi para a África e pode ter ido até o norte da Grã-Bretanha, onde a tradição afirma que ele foi martirizado.

João: Viajou e espalhou o Evangelho até ser enviado a Roma. Eles tentaram fervê-lo em óleo que falhou, então ele foi banido para Patmos, onde escreveu o Livro do Apocalipse.

Tiago, filho de Zebedeu: Sua morte foi o segundo relato de martírio na Bíblia, Tiago foi executado em Jerusalém por sua fé, conforme relatado em Atos 12:1-2 .

Felipe: Serviu a causa de Cristo até sua morte em Heliópolis.

Mateus: Acredita-se que grande parte do ministério de Mateus foi na África, incluindo a atual Etiópia, e que ele foi morto com uma alabarda.

Tiago, filho de Alfeu: Serviu até ser apedrejado por causa da sua fé.

Matthias: Não se sabe muito sobre seu ministério, embora a tradição diga que ele foi apedrejado e depois decapitado.

André: Pregou onde hoje é o Oriente Médio e foi crucificado.

(Fonte de Biblestudytools.com)

Judas Substituído por Matias

Depois de trair Jesus e entregá-lo aos líderes religiosos, Judas acabou cometendo suicídio. Os apóstolos então tiveram que decidir se substituiriam Judas, restaurando o número para doze. Os apóstolos oraram para que Deus revelasse Sua escolha com base no coração dos homens. Para certamente entregar o julgamento a Deus, eles renunciaram à autoridade sobre a decisão: “E lançaram sortes sobre eles, e a sorte caiu sobre Matias, que foi contado com os onze apóstolos” (Atos 1:26). Matias foi ordenado e havia doze apóstolos novamente.

Texto adaptado do site Christianity.

A importância de sempre estudar a Palavra

Há uma necessidade muito grande de nos dedicarmos ao estudo da palavra. Ainda há uma carência enorme nas igrejas, de irmãos e irmãs aprofundados no conhecimento da Palavra.

Chega-se a pensar que só pastores e obreiros devem levar a sério o estudo da bíblia. Não podemos deixar a preguiça falar mais alto.

Erreis por não conhecer as escrituras, nem o dom de Deus. Deseja ir além nos estudos da Palavra? Então clique aqui e conheça ocurso Manual Completo do Pregador Vocacionado e invista no seu chamado, faça seu ministério crescer!



This post first appeared on Seja Abençoado Todos Os Dias No Blog Conhecendo A Bíblia., please read the originial post: here

Share the post

Quem eram os 12 apóstolos de Jesus na Bíblia?

×

Subscribe to Seja Abençoado Todos Os Dias No Blog Conhecendo A Bíblia.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×