Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que é Pregação Expositiva?

Tempo de leitura: 16 minutos

A pregação expositiva é a exegese e a “exposição” da verdade bíblica universal para todas as épocas e todas as audiências. A pregação expositiva é a semente produtiva do ministério que, quando plantada, brota para uma colheita sobrenatural: reavivamento, cura e vida eterna. Em resumo, a pregação expositiva é o próprio poder do pastorado.

O fato de os pregadores declararem a intenção do autor divinamente inspirado parece básico para a homilética. No entanto, alguns estão questionando se fazer declarações proposicionais das Escrituras sobre nossa condição hoje é inútil. Em um mundo moldado por Michel Foucault e suas construções sociais, desconstrucionismo e abordagem da vida de “duvidar de tudo”, podemos ser realmente eficazes usando o que parece para alguns ser uma metodologia de pregação arcaica.

O que é pregação expositiva?

A pregação expositiva é um tipo de pregação cristã que se concentra em explicar e interpretar um texto bíblico de maneira clara e concisa. A pregação expositiva segue uma estrutura que inclui a seleção de um texto bíblico, a investigação do contexto em que o texto foi escrito, a interpretação do texto e a aplicação do texto à vida dos ouvintes. O objetivo da pregação expositiva é ajudar os ouvintes a compreender o significado do texto bíblico e como ele se aplica às suas vidas.

A pregação expositiva é a exegese e a “exposição” da verdade bíblica universal para todas as épocas e todas as audiências. Este foi o ministério de Jesus. Foi a pregação de Pedro no Pentecostes. Foi o ministério de Paulo. E continua sendo o trabalho incontestável do pregador.

Há, é claro, uma amplitude no método expositivo. Pode-se pregar por meio de um lecionário, por meio de capítulos ou se mover sequencialmente de Gênesis a Apocalipse. O importante é que, onde quer que você chegue nos 66 livros da Bíblia, você pregue: não um estudo bíblico, não um texto fundamental para uma preocupação atual, mas pregue a luta com o texto bíblico e suas implicações para a antropologia (a condição humana). , soteriologia (a aplicação da cruz de Cristo) e ética (como devemos então viver).

Se eu não tivesse outras razões para escrever para você além das pragmáticas, ainda assim gostaria de escrever isso; para obras de pregação expositiva A pregação expositiva é a semente produtiva do ministério que, quando plantada, brota para uma colheita sobrenatural: reavivamento, cura e vida eterna. Em resumo, a pregação expositiva é o próprio poder do pastorado.

Como escrever uma Pregação Expositiva?

Para escrever uma pregação expositiva, é preciso seguir alguns passos básicos:

  1. Selecione um texto bíblico: Escolha um trecho da Bíblia para ser o foco da sua pregação. É importante escolher um texto que seja apropriado para o seu público e que tenha um significado profundo e relevante para a sua vida.
  2. Investigue o contexto do texto: É importante entender o contexto em que o texto foi escrito para compreender o seu significado. Isso inclui pesquisar sobre o autor do texto, a época em que foi escrito, o propósito do texto e o contexto histórico e cultural da época.
  3. Interprete o texto: Depois de compreender o contexto do texto, é preciso interpretá-lo de maneira apropriada. Isso inclui examinar o texto em si, bem como compará-lo com outros textos bíblicos que possam ajudar a esclarecer o seu significado.
  4. Aplique o texto à vida dos ouvintes: Depois de interpretar o texto, é preciso aplicá-lo à vida dos ouvintes de maneira que eles possam entender como ele se aplica às suas próprias vidas. Isso pode incluir dar exemplos de como o texto pode ser aplicado na vida cotidiana, ou fazer perguntas que possam ajudar os ouvintes a pensar sobre como o texto se aplica às suas vidas.
  5. Organize a sua pregação: Depois de ter selecionado o texto, investigado o contexto, interpretado o texto e aplicado o texto à vida dos ouvintes, é preciso organizar a sua pregação de maneira clara e lógica. Isso pode incluir a criação de um esboço ou roteiro que ajude a estruturar a sua mensagem.

Esses são os passos básicos para escrever uma pregação expositiva. É importante lembrar que a pregação expositiva é um processo iterativo, o que significa que é possível precisar fazer ajustes e modificações à medida que avança no processo de escrita.

Abaixo, ofereço 8 razões concisas pelas quais a pregação expositiva é o poder para o pastorado, seja qual for a sua situação:

1. A pregação expositiva é operada por Deus

A Palavra, meus amados irmãos no ministério, é o lugar dado por Deus onde podemos permanecer, onde podemos raciocinar, onde podemos dialogar com os outros. Na verdade, fomos proibidos de ir a outro lugar. Como pastor, a razão pela qual quero me concentrar na pregação expositiva – isto é, proclamar a Palavra inerrante e infalível do Deus vivo como está escrita, como foi transmitida a mim por Deus através da igreja, passando pelo intenção do autor, com convicção em minha própria vida e com amor por aqueles antes de mim – é porque a pregação expositiva se fixa, em sua melhor definição, na Palavra de Deus, divinamente forjada e divinamente autorizada.

2. A pregação expositiva é biblicamente fiel

Toda a questão de saber se a pregação expositiva pode efetivamente se comunicar com uma cultura ocidental secularizada “moderna tardia” é uma questão que tem sido colocada e ponderada por muitos. No entanto, se estamos pregando a própria Palavra de Deus, certamente Deus sabe do que precisamos em cada época.

Esta Palavra trabalhou nas ruínas caídas do Éden quando Deus prometeu um Salvador em Gênesis 3:15. A Palavra trabalhou em Gênesis 12 quando a Palavra de Deus forneceu promessas a Abraão para uma terra, uma nação e uma bênção que alcançaria o mundo inteiro. A Palavra de Deus foi suficiente em 586 AC nas ruínas de Jerusalém quando um profeta choroso chamado Jeremias pregou com lágrimas. A Palavra de Deus funcionou na Roma do primeiro século quando Paulo a pregou. 

Funcionou no século dezoito na América, quando George Whitefield rugiu suas verdades por toda a costa colonial. Funcionou no século XIX na Coréia, quando os missionários pregaram lá, e funcionou na industrial Dundee, na Escócia, quando Robert Murray M’Cheyne pregou lá. Funcionou no século XX, o século mais sangrento até agora na história do mundo, quando a modernidade ultrapassou o Ocidente e homens como o anglicano John Stott, silenciosamente trovejaram a verdade das Eras de uma capital mundial como Londres.

Funcionará no século XXI, na América do Norte pós-moderna e pós-cristã, assim como funcionará na China, África, Índia e Europa. A Palavra operará tanto em Charlotte quanto em Chennai, libertará escravos do pecado em Miami e Miramar, dará vida abundante a Los Angeles e Londres, renovará santos de coração frio de Des Moines a Dehradun, restaurará casamentos em Peoria e Pretória, reunirá relacionamentos cortados em Topeka e Tirana, espalhar o espírito de santidade em Nova Orleans e Nice, chamar novos missionários de Kansas City e Cabul e salvar almas do castigo eterno em Bangor, Boston e Bogotá. 

Isso é muita aliteração sobre cidades do mundo! Se você perdoar o possível abuso do recurso literário, meu argumento descarado permanece:A exposição — revelando e desencadeando — da inerrante e infalível Palavra do Deus vivo transcende o tempo, a língua e o território. A pregação expositiva é a serva do Senhor para a proclamação do Evangelho de Jesus Cristo no mundo: ontem, hoje e até que Cristo volte.

O poder de nossos ministérios é a pregação expositiva porque , se o que temos a dizer é a Palavra de Deus, então como o dizemos importa . E a pregação expositiva seguida corretamente, é a maneira de dizer isso.

3. A Pregação Expositiva é Pastoralmente Eficaz

Não há programa, modelo, paradigma, experimento, política e quantidade de pura graxa de cotovelo ou gênio mental que possa igualar o poder da Palavra de Deus pregada. Realiza tudo o que espero no ministério. Recentemente, li que a melhor ferramenta de discipulado testada pelo tempo na história da igreja tem sido a frequência fiel a um culto de adoração cristã em que a pregação expositiva é central. O serviço pode ser litúrgico ou “igreja livre”. 

Mas, por exemplo, quando o formato de adoração do Livro de Oração Comum é emparelhado com a pregação expositiva regular da Bíblia, almas serão salvas, vidas serão transformadas e o Reino de Deus virá (eu postularia que a pregação expositiva combinada com uma A liturgia de recontar o evangelho é a forma suprema de adoração cristã e mais eficaz pastoralmente). 

Minha própria experiência como discípulo e pastor é que eu não poderia estar mais de acordo. Coloque uma alma ferida em um ministério paroquial onde a Bíblia é pregada por exposição e haverá significativo emocional, espiritual e, portanto (por causa do “tendão” invisível conectando alma e corpo), possivelmente até mesmo algum tipo de cura física ao longo do tempo .

4. A Pregação Expositiva é Satisfatória Vocacionalmente

A pregação expositiva cumpre o propósito de Deus para nossas vidas como pregadores. Ele o chamou para pregar a Palavra, e você nunca será feliz até que vá a essa Palavra, viva nessa Palavra, exegete o significado dessa Palavra, mergulhe como um nativo do Pacífico no fundo do oceano para as ricas pérolas de essa Palavra, e então volte do seu tempo no azul profundo da presença de Deus, junte essas pérolas em um sermão e coloque-as no pescoço de seu povo.

5. A pregação expositiva é escatologicamente útil

A pregação expositiva coloca nosso povo em contato com as realidades últimas. Na escatologia pessoal, a pregação expositiva prepara nosso povo não apenas para viver, mas para morrer. Oh, se pudéssemos ouvir as histórias de pregadores fiéis, sentados aqui hoje, que compartilharam aqueles doces e sagrados momentos de vigília com uma família quando um ente querido está indo para o céu. 

Você sabe que o poder para o seu ministério naquele momento está na exposição da Palavra. Nunca me esquecerei de um presbítero na igreja onde eu era pastor (e que ouviu a Palavra pregada por muitos anos antes da minha chegada) que me disse: “Tenho esperado que chegue a minha hora. Tenho sonhado com Cristo em cada sermão que ouvi em minha vida. Agora, estou pronto para ir para casa. Estou morrendo de vontade de conhecer esse Cristo”. Isso é o que Richard Baxter chamou de O Descanso Eterno dos Santos. Esta é a pérola inestimável moldada pelo Espírito Santo; transformando julgamentos em testemunho. Esta é a colheita de ouro da pregação expositiva.

6. A pregação expositiva é pessoalmente edificante

Quando estamos no trabalho de pregação expositiva no pastorado, o trabalho nos conduz de certa forma. Semana após semana, desenvolvemos uma disciplina de estudo, pois pregar a Palavra de Deus linha sobre linha, preceito sobre preceito, exige tempo, esforço e oração. Eu sei que nesta sala, suas cabeças e corações estão girando, talvez não por este discurso, mas pela porção da Escritura que você deve entregar esta semana. Existe algo tão gratificante na vida quanto desabafar a alma naquele movimento ao se aproximar da escrivaninha sagrada e abrir a Bíblia? A pregação expositiva alimenta minha alma. Não conheço outra maneira de colocar isso.

7. A pregação expositiva é constantemente desafiadora

Apresentar a mente de Cristo em um texto exige muito de nós, não é? Certa vez ouvi um pregador dizer que toda vez que ele pregava, um pedacinho dele morria. Tenho certeza de que existem aqueles para quem isso é verdade porque estão cansados ​​de pregar, ou saberão que serão despedaçados na porta da frente da igreja. Mas esse homem estava falando sobre pregar de uma forma com a qual posso me identificar. Como você, pregar a mente de Deus, passar pelos passos necessários para chegar lá, então descarregar emocionalmente o santo chamado em sua vida através do ato de expor um texto, é a coisa mais desafiadora do mundo. Leva a sua própria vida.

8. A Pregação Expositiva é Sempre Contemporânea

Quando pregamos a Palavra, nunca precisamos nos preocupar se é o momento certo ou não, ou se é a mensagem certa ou não. Agora certamente é necessária sabedoria para discernir entre pregar Lamentações em um casamento ou Levítico 15 e “descargas corporais” no batismo de uma criança! Mas você sabe o que quero dizer. A pregação expositiva está sempre em voga, sempre “legal”, se você preferir. Por quê? A condição humana permanece a mesma em todas as épocas. A Palavra de Deus é a verdade. 

Jesus de Nazaré é a Palavra de Deus. A Bíblia Sagrada é a mente “escriturada” (a maravilhosa palavra do Dr. Robert Reymond) do Pai, na vida do Filho, pelo poder do Espírito. Pregar qualquer outra coisa é reter a “Palavra de Outro Mundo” que chegou ao nosso. E por que diabos os embaixadores do céu ordenados por Deus pregariam qualquer outra coisa? A resposta? Eles não deveriam.

Pregação Expositiva é boa Para o Pregador?

A pregação expositiva tira todo o fardo do pregador e o coloca onde ele pertence: na palavra de Deus. É o trabalho da palavra alimentar as ovelhas. Como pregador, acabei de arrumar a mesa.

Eu estava de férias na costa do Maine tendo uma conversa muito agradável com um amigo dos meus sogros depois do jantar. Ela me pergunta: “Então, Chad, como vai o ministério? Eu sempre me pergunto, é muita pressão ter sempre uma mensagem para as pessoas toda semana?”

Eu sabia exatamente o que ela estava chegando. Eu respondi: “Na verdade, eu prego através dos livros da Bíblia, então qualquer que seja a próxima passagem, essa é a mensagem para a semana.” Com um olhar intrigado, ela sorriu: “Bem, isso é muito interessante. Eu nunca ouvi falar disso antes! ”Ela não era uma mulher particularmente religiosa, mas as chances são de que os únicos sermões que ela ouviu foram monólogos vagos, cheios de chavões morais e histórias pessoais inspiradoras (ou pelo menos agradáveis).

Infelizmente, sua resposta é uma que eu ouço com muita frequência. De fato, eu tenho repetido visitantes em nossa igreja nos últimos anos que voltaram somente porque a pregação era tão estranha – como se eu fosse algum tipo de show de aberração. Eu até pedi a visitantes que convidassem outros visitantes para vir porque “eu nunca ouvi ninguém pregar assim antes!”

Aqui em Newberry, Carolina do Sul, a pregação expositiva é um unicórnio. É bizarro. Eu às vezes tenho dificuldade em descobrir se essa ruga entre as sobrancelhas é de repulsa, convicção ou choque. Naturalmente, nossos membros regulares passaram a gostar de ler livro após livro. Honestamente, parece um lar para nós. E a pregação expositiva é terapêutica para mim.

Você pode ser um pregador diferenciado

O Curso Manual Completo do Pregador Vocacionado é um curso completo de formação para aqueles que desejam se tornar pregadores cristãos. O curso oferece vídeo-aulas e material didático sobre vários temas relacionados à pregação, incluindo oratória, tipos de sermão e técnicas de ensino.

O curso é dividido em módulos que abordam diferentes aspectos da pregação, começando pelos fundamentos básicos e avançando para técnicas mais avançadas. Além disso, o curso também inclui aulas sobre o processo de preparação de uma pregação, desde a escolha do texto bíblico até a entrega eficaz da mensagem.

Outra vantagem do Curso Manual do Pregador Vocacionado é que ele ensina a pregação expositiva, a pregação ilustrativa e a pregação temática. Isso permite que os alunos aprendam as diferenças entre esses tipos de pregação e escolham o que melhor se adequa às suas necessidades e ao público que desejam atingir.

Além disso, o curso também inclui aulas sobre oratória e técnicas de ensino, o que ajuda os alunos a se tornarem pregadores mais eficazes e confiantes. Com o Curso Manual do Pregador Vocacionado, os alunos terão todas as ferramentas e habilidades necessárias para se tornarem pregadores profissionais capazes de transmitir a mensagem do evangelho de maneira clara e impactante.



This post first appeared on Seja Abençoado Todos Os Dias No Blog Conhecendo A Bíblia., please read the originial post: here

Share the post

O que é Pregação Expositiva?

×

Subscribe to Seja Abençoado Todos Os Dias No Blog Conhecendo A Bíblia.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×