Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Blasfêmia: O Que é e Por Que é Tão Mortal?

O que significa blasfêmia?

Muitos de nós estamos familiarizados com o termo “blasfêmia” principalmente com suas associações severas com “blasfemar contra o Espírito Santo – o único pecado” imperdoável “em todas as Escrituras. Mas o que é blasfêmia? E você pode cometê-lo sem saber?

De acordo com o Dicionário Evangélico de Teologia Bíblica de Baker , o conceito bíblico de “blasfêmia” é diferente da definição comum hoje:

O conceito atual de blasfêmia:

“Blasfêmia” denota qualquer declaração que insulta a Deus ou Cristo (ou Alá, ou Maomé) e ofende profundamente seus seguidores.

O conceito bíblico de blasfêmia:

  • Não há palavra hebraica equivalente ao inglês “blasphemy”, e a raiz grega blasphem-, que é usada cinquenta e cinco vezes no Novo Testamento, tem um significado amplo.
  • Em ambos os Testamentos, a ideia de blasfêmia como algo que ofende a sensibilidade religiosa dos outros está completamente ausente.
  • Os tradutores escolhem “blasfemar” quando, por exemplo, os verbos “maldição” (qalal), “injúria” (gadap) ou “desprezo” (herep) são usados ​​tendo Deus como objeto. Nenhum verbo especial é reservado para insultos dirigidos a Deus.
  • O Novo Testamento. A raiz grega blasfêmia pode ser usada para insultos fortes lançados contra outras pessoas (Marcos 15:29; Atos 13:45; Efésios 4:31; 1 Pedro 4: 4), ou mesmo acusações injustas (Rom 3: 8), mas é mais comumente usado para insultos oferecidos a Deus (por exemplo, Ap 13: 6; 16: 9)
  • Jesus ensina que a blasfêmia para a qual não há perdão é aquela contra o Espírito Santo; todas as outras blasfêmias, particularmente aquelas contra “o Filho do Homem”, podem ser perdoadas.

O significado da blasfêmia na Bíblia:

A blasfêmia é bem atestada no Antigo Testamento em passagens como Levítico 24: 10-16, que foram enraizadas no mandamento fundamental de Êxodo 22:28 que afirma: “Não injuriarás a Deus, nem amaldiçoarás o governante do teu povo”. Essa blasfêmia estava sujeita a punição com a morte. Pois, insultar Deus (ou aqueles a quem ele designou) era questionar a integridade e santidade do próprio Deus. Tal disposição não poderia ser tolerada na comunidade. A desobediência na comunidade ameaçava a própria estrutura do povo do convênio. 

Como o pecado de Acã (registrado em Josué 7), o pecado não ocorre isoladamente de outras pessoas na comunidade. Quando um membro da comunidade peca, todo o corpo corporativo sofre. O mesmo acontecia com a blasfêmia. Se um membro da comunidade pudesse insultar Deus ou seus líderes designados, toda a comunidade estaria em risco. Deus não permitiria tal comportamento porque ameaçava o propósito do povo de Israel entre as nações. 

“Portanto, eu vos digo que todo pecado e  blasfêmia serão perdoados, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Quem falar uma palavra contra o Filho do Homem, será perdoado; mas quem falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem nesta era nem na vindoura. Mateus 12: 31-32.

Versos da Bíblia que mencionam a blasfêmia

Mas todo aquele que blasfemar contra o Espírito Santo nunca tem perdão, mas é culpado de um pecado eterno. ” Marcos 3:29.

Os homens foram queimados com um calor feroz; e blasfemaram o nome de Deus, que tem poder sobre essas pragas, e não se arrependeram para Lhe dar glória. Apocalipse 16: 9.

O filho da mulher israelita blasfemou contra o Nome e amaldiçoou. Então eles o trouxeram a Moisés. (Agora o nome de sua mãe era Selomite, filha de Dibri, da tribo de Dã.) Levítico 24:11.

“Portanto, filho do homem, fala à casa de Israel, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS:” Ainda assim, vossos pais me blasfemaram, agindo traiçoeiramente contra mim. Ezequiel 20:27.

Mas quando eles resistiram e blasfemaram, ele sacudiu as vestes e disse-lhes: “O teu sangue caia sobre as vossas cabeças! Estou limpo. De agora em diante irei para os gentios.” Atos 18: 6.

E o dragão estava na areia da praia. Então eu vi uma besta subindo do mar, tendo dez chifres e sete cabeças, e em seus chifres havia dez diademas, e em suas cabeças havia nomes blasfemos. Apocalipse 13: 1.

E ele abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar Seu nome e Seu tabernáculo, isto é, aqueles que habitam no céu. Apocalipse 13: 6.

E ele me levou no Espírito para um deserto; e vi uma mulher montada em uma besta escarlate, cheia de nomes blasfemos, com sete cabeças e dez chifres. Apocalipse 17: 3.

Tipos de ações e características blasfemas

Idolatria como Blasfêmia

Idolatria é uma ação de blasfêmia porque atribui erroneamente adoração e esperança a um objeto que não é verdadeiramente Deus. Somente o Deus verdadeiro merece nossa adoração e nossa esperança. Quando encontramos conforto em outras coisas que não Deus, somos culpados de blasfêmia. Falhamos em honrar corretamente a Deus com nossa adoração e esperança.

Arrogância como Blasfêmia

Arrogância é outra ação blasfema contra Deus. O apóstolo Paulo nos diz em Gálatas 6: 3 que quando alguém “pensa que é alguma coisa, quando na verdade não é nada, engana-se a si mesmo”. Esse é o caso quando vivemos como se não precisássemos de Deus em nossas vidas. Quando vivemos sem levar em conta nossa necessidade de Deus, enganamos a nós mesmos. De acordo com Hebreus 1: 3, todas as coisas são mantidas juntas pelo poder da palavra de Cristo. Além disso, em Atos 17:28, Paulo disse aos atenienses que “temos nosso ser” no próprio Deus. Viver com arrogância é insultar e desprezar Deus como Deus, o que equivale a blasfêmia.

Falsos Ensinamentos como Blasfêmia

Falsos ensinos e / ou falsas representações de Deus também são blasfêmias porque obscurecem o verdadeiro caráter de Deus. É certo que este ponto está intimamente relacionado ao conceito de  idolatria, mas é um pouco mais nuances. Considerando que, com a idolatria, tendemos a adorar e esperar uma falsa realidade, com falsos ensinos ou falsas descrições sobre Deus, estamos tentando mudar o caráter de Deus para nos conformar mais intimamente com nossas preferências.

O perigo aqui é óbvio. Considerando que, com a idolatria, somos culpados de encontrar algo fora de Deus para colocar nossas esperanças (ou seja, empregos, política, saúde, dinheiro, etc.), com o ensino falso somos culpados de colocar Deus em nossa caixa para torná-lo mais palatável e aceitável.

Um exemplo disso seria quando descobrimos que a ira de Deus contra o pecado é enervante ou desconfortável. Em vez de submeter a autoridade da Palavra de Deus, podemos ser tentados a suavizar o que a  Bíblia realmente ensina sobre a realidade do pecado e a ira de Deus. Esses desvios são blasfemos porque tentam esconder a glória manifesta de Deus, que se revelou exatamente da forma que deseja que o entendamos. Embora nem sempre estejamos confortáveis ​​com isso, não temos o direito de mudar Deus para atender às nossas necessidades. Em vez disso, precisamos trazer nossas necessidades em submissão a ele.

Blasfêmia contra o Espírito Santo

Finalmente, a escritura fala de “ blasfêmia contra o Espírito Santo ”. Marcos 3: 28-30 é um dos versículos mais sérios de todas as escrituras, onde Jesus adverte seu público sobre a blasfêmia contra o Espírito Santo. De acordo com Jesus, “todos os pecados e blasfêmias serão perdoados pelos filhos dos homens, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado, mas é culpado de um pecado imperdoável”. Então, o que é esse “pecado imperdoável?” O que significa cometer “blasfêmia contra o Espírito Santo?” Por que isso é tão mortal?

Você é culpado de blasfemar contra o Espírito Santo?

Muitos se perguntam: “Será que cometi o pecado imperdoável?” Outros se gabam de que cometeram o pecado imperdoável e, portanto, não precisam dos cristãos para engajá-los no diálogo evangelístico. Infelizmente, muitas das especulações em torno desses versículos estão enraizadas em práticas interpretativas ruins. 

Há uma tendência terrível de ler as escrituras isoladamente de outras escrituras e, portanto, ler as coisas fora do contexto. Para entender adequadamente o comentário de Jesus, esses versículos devem ser entendidos à luz de todo o contexto do evangelho de Marcos.

O que a Bíblia ensina sobre “Blasfêmia contra o Espírito Santo”

O autor do Evangelho de Marcos estava preocupado com duas questões principais sobre Jesus – Quem é Ele ? e o que ele está fazendo? A resposta à primeira pergunta (Quem é Ele?) É esta: Jesus é o Filho de Deus que vem para cumprir a Palavra de Deus e trazer o Reino de Deus ao mundo. Essas são as boas novas do evangelho de Jesus – o tempo está cumprido (ou seja, as coisas profetizadas no Antigo Testamento estão acontecendo por meio de Jesus) e o reino de Deus está próximo (ou seja, o reino autorizado e poderoso de Deus em Jesus estourou para a cena neste mundo quebrado, infestado de morte).

A resposta à segunda pergunta ( O que Jesus está fazendo? ) Está inextricavelmente ligada à primeira resposta. Quem é Jesus (sua identidade) dita o que Jesus faz (sua missão). Como o rei do reino de Deus, Jesus veio para derrubar o governo de Satanás no mundo que Seu Pai havia criado. Uma maneira positiva de declarar os detalhes dessa derrubada é encontrada em Lucas 4: 18-19 onde se diz que Jesus veio para pregar “boas novas aos pobres, para proclamar a liberdade aos cativos e a recuperação da visão aos cegos, para libertar os oprimidos, para proclamar o ano da graça do Senhor”. 

Não há boas novas para os pobres, liberdade para os cativos ou oprimidos, ou recuperação para os cegos se o deus desta época não for derrotado. No entanto, isso é exatamente o que Jesus estava fazendo em seu ministério. No entanto, essas foram exatamente as atividades que os escribas atribuíram à obra de Satanás. As mesmas obras que o profeta Isaías afirmou ser o resultado da unção do Espírito Santo , esses escribas atribuíram ao Diabo (ver Lucas 4: 18-19 e especialmente Marcos 1:10). 

A Obra do Espírito Santo

O  Espírito Santo estava agindo no ministério de Jesus, dando testemunho de Sua identidade e missão. Conduzido e fortalecido pela unção do Espírito Santo, Jesus curou os enfermos, ressuscitou os mortos, expulsou demônios, fez milagres e pregou boas novas aos pobres, oprimidos e indignos. O Espírito Santo deu testemunho (ou testemunho) por meio das palavras e obras de Jesus que Ele (Jesus) realmente era o Filho de Deus que havia começado o retorno do reinado de Deus no mundo.

Como Cometer Blasfêmia do Espírito Santo

Então, o que significa cometer o pecado imperdoável de “blasfemar contra o Espírito Santo?”

É finalmente rejeitar o testemunho do Espírito Santo sobre a identidade e missão de Jesus. É negar que Jesus é quem o Espírito Santo revelou que Ele é. É contemplar a pessoa e obra de Cristo com o poder do Espírito Santo e rejeitá-la imediatamente! É insultar o próprio Deus! 

E era exatamente isso que os escribas estavam fazendo. Eles estavam olhando para a obra do Espírito Santo em e por meio de Jesus e rejeitando-a. Eles simplesmente não acreditariam que Jesus era o Rei do reino de Deus, vindo para saquear o domínio das trevas de Satanás, oferecendo perdão e graça a todos os que estavam no cativeiro.

Os escribas e até mesmo alguns da família de Jesus na época perderam a verdadeira natureza do reino de Deus conforme estava sendo revelado em Jesus por meio do Espírito Santo. Para Jesus, o reino de Deus consistia em responder à sua proclamação – o Rei está aqui e o Rei está ativo – e seguir os ideais do reino. Não se tratava de preeminência religiosa ou relacionamento familiar. 

As pessoas não faziam parte do reino de Jesus simplesmente porque eram parentes dele (como sua família) ou familiares com ele (como os escribas e fariseus). Em vez disso, uma pessoa se tornou parte do reino de Deus (e “ver o reino”) quando respondeu com fé e arrependimento à obra do Espírito Santo e nasceu de novo ( João 3 ). No entanto, infelizmente, alguns, como aqueles em Marcos 3, resistir ao testemunho do Espírito Santo a respeito de Jesus e Seu reino. Eles fecham os olhos e tapam os ouvidos. 

Como Estevão disse em Atos 7:51 a respeito da incredulidade aparentemente perpétua de sua audiência: “Vocês, povo obstinado, com coração e ouvidos incircuncisos! Você está sempre resistindo ao Espírito Santo! ”

Por que a blasfêmia do Espírito Santo não pode ser perdoada?

Então, por que rejeitar o testemunho do Espírito Santo sobre Jesus é considerado pecado imperdoável? É o pecado imperdoável porque efetivamente separa a pessoa da possibilidade de perdão e reconciliação com Deus. Rejeitar o testemunho do Espírito Santo de Cristo é rejeitar a Cristo e, assim, rejeitar tudo o que Ele é e tudo o que Ele fez, o que inclui oferecer perdão pelo pecado para todos os que se arrependessem e cressem em Seu evangelho. A blasfêmia, portanto, é mortal porque, no final das contas, leva à separação da única pessoa que pode salvar os pecadores de seus pecados.

Este texto foi inspirado no artigo do site Crosswalk


Se você chegou ao final dessa leitura, deixe um comentário abaixo, expresse sua opinião ou experiência sobre o assunto, sua contribuição pode impactar muitas pessoas. Compartilhe em suas redes sociais e ajude a propagar a Palavra de Deus aos quatro cantos do mundo.

Que Deus te abençoe ricamente, que tudo o que fizer seja abençoado por Ele e que sua casa seja muita abençoada, em nome de Jesus!

Siga nosso Instagram: @videos.gospelreels

O post Blasfêmia: O Que é e Por Que é Tão Mortal? apareceu primeiro em Conhecendo a Bíblia.



This post first appeared on Seja Abençoado Todos Os Dias No Blog Conhecendo A Bíblia., please read the originial post: here

Share the post

Blasfêmia: O Que é e Por Que é Tão Mortal?

×

Subscribe to Seja Abençoado Todos Os Dias No Blog Conhecendo A Bíblia.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×