Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

CARTA ABERTA - CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA JÁ!!!!!!

No dia 25 de agosto de 2012, a Bahia se comoveu e se indignou com as notícias veiculadas nos jornais locais sobre o assassinato de um casal de jovens lésbicas negras no município de Camaçari; Laís Fernanda dos Santos, 25 anos, atingida por dois tiros no tórax e mais um na cabeça e Maira Dias de Jesus, 22 anos, que recebeu um tiro na cabeça, enquanto andavam de mãos dadas expressando o amor entre iguais, morreram no local. Segundo investigação preliminar do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os tiros teriam partido de um único atirador.
De acordo com o Mapa da Violência 2012 – Homicídio de Mulheres[1] – nos 30 anos decorridos entre 1980 e 2010 foram assassinadas no país mais de 92 mil mulheres, 43,7 mil só na última década. Os dados de homicídios de mulheres no Brasil revelam o feminicídio praticado pela sociedade, isto é, revelam a matança de mulheres em função do seu sexo em meio a formas de dominação, exercício de poder e controle sobre as mulheres. A mesma fonte indica que a Bahia apresenta o sexto maior índice da taxa de homicídio feminino.

A violência impetrada contra as mulheres negras, brancas e de todas as etnias, tem múltiplas faces. Uma delas é a lesbofobia, que tem sido invisibilizada, tanto pela classe e gênero como pela raça. Os dados da Homofobia na Bahia e no Brasil indicam que é preciso que toda a sociedade esteja atenta para impedir que a lógica (re)produtora da homofobia continue matando lésbicas, gays, travestis e transexuais. É preciso desestabilizar o processo de invisibilização e violência contra homossexuais femininos e masculinos. É preciso criminalizar a homofobia.

De acordo com os dados do Grupo Gay da Bahia[2], 109 lésbicas foram assassinadas de 1983 a 2012, uma média de 4,5 assassinatos por ano. Possivelmente este número seja maior. Só em 2012 foram 13 assassinatos. Nunca antes na história deste  país foram assassinadas tantas lésbicas como em 2012, e o ano ainda não terminou!

Reconhecendo o assassinato das jovens como crime homofóbico, nós, movimentos LGBT, universidades e demais protagonistas do “Mês da Visibilidade Lésbica na Bahia”, Exigimos que o Estado Baiano e Brasileiro tomem as providências imediatas para investigar os fatos, proteger e garantir a vida das lésbicas, gays, bissexuais , travestis, transexuais. Exigimos políticas públicas para a comunidade LGBT. Exigimos a publicação do plano Bahia sem Homofobia! Exigimos aprovação da PL 122 já!!!! Homofobia mata, destrói famílias e toda sociedade.


[1] Disponível em: http://mapadaviolencia.org.br/pdf2012/MapaViolencia2012_atual_mulheres.pdf
[2] Disponível em: http://homofobiamata.wordpress.com/?cat=2170043
LAIS E MAIRA - CASAL ASSASSINADO EM CAMAÇARI


This post first appeared on Coletivo Lesbibahia, please read the originial post: here

Share the post

CARTA ABERTA - CRIMINALIZAÇÃO DA HOMOFOBIA JÁ!!!!!!

×

Subscribe to Coletivo Lesbibahia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×