Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

A Descoberta dos Estudos de Viabilidade - Não é Custo é Investimento



Sempre fiz Estudos de Viabilidade, Planos de Negócios, Estudos de Mercado, etc....sempre fomentei o empreendedorismo sustentável alicerçado em bases sólidas com o tripé, conhecimento de onde se vai empreender, estudos como os citados acima e recursos que não comprometam nem a estrutura familiar, nem o negócio em si aliados obviamente a uma operação e gestão eficaz e eficiente.

Neste momento, em que as oportunidades por empreender no segmento e a oferta de hotéis e pousadas para compra, venda e arrendamento chegarão a milhares de empreendimentos, não fazer um estudo é algo muito temerário.

Apenas para citar os últimos 2 ou 3 anos quando parece que que com muito tempo de atraso potenciais empreendedores descobriram a importância deste estudo, foram mais de 25 estudos de mercado e de viabilidade econômica-financeira, no RS, SC, PR, BA, CE, ES SP, RJ, etc. grande parte deles já partindo para compra de terrenos e construção dos empreendimentos, isto de um total de mais de 330 estudos feitos em mais de 17 anos de consultoria com um índice de conversão que sem falsa modéstia de mais de 95% deles implantados o que me orgulha muito.

Qual a razão disto....pontuo três que penso são as que foram as maiores geradoras deste "fenômeno":

1. Lei 13.777 de dezembro de 2018 que aprova os empreendimentos em multi-propriedade (não é time-sharing, como muitos pensam), vale a pena ler a lei e estou a disposição para esclarecimentos, além do decreto que oficializa o direito de uso (aí sim time-sharing);

2. Queda significativa nos rendimentos imobiliários fazendo com que muitas pessoas retirem seus vendam estes ativos que estão pagando taxas ínfimas para investir em negócios -  hotéis, pousadas, restaurantes, franquias, etc.;

3. A grande quantidade de hotéis e pousadas ofertados para venda ou arrendamento e que devem ser profundamente analisados não só do ponto de vista de sua estrutura e localização mas de maneira integral como só os estudos fazem.

Infelizmente além de todos estes mais de 330 estudos feitos, possivelmente tenho outros tantos  estudos revisados feitos por "colegas" consultores ou muitas vezes pelo próprio empreendedor sem conhecimento técnico específico e com premissas de custos, diárias, gastos, custos, lucratividade, rentabilidade, completamente equivocadas, o que muitas vezes gera retrabalho para ser feito, novos custos, isto quando o empreendimento não é implantado gerando resultados muito aquém ao  que foi planejado.

Por fim, já havia escrito a respeito mas reforço, que estrutura de estudos de mercado e de viabilidade tenho elaborado que felizmente tem gerado esta confiança nos empresários e como disse alto nível de conversão:

1. Profunda Análise de Mercados em nível de Oferta e Demanda;

2. Formatação dos Produtos e Serviços Hoteleiros que serão ofertados;

3. Viabilidade Econômico-Financeira (custos de obra, terreno, construção ou retrofit, projeção de receitas, DRE projetado, retorno do investimento, fluxo de caixa, ponto de equilíbrio, capital de giro, etc.);

4. Memorial Descritivo (detalhamento de instalações, mobiliário, equipamentos, etc.) para todas as áreas do hotel ou pousada - o que irá facilitar (e baratear) em muito o projeto arquitetônico - QUE DEVE VIR SEMPRE DEPOIS DO ESTUDO DE VIABILIDADE

Apenas como esclarecimento final - lembro que os estudos podem ser abertos - quanto o potencial empreendedor solicita que vários destinos e possibilidades de negócios sejam analisadas - chance de viabilidade bem maior, ou fechados - quando o empreendedor tem uma localidade, um terreno e um perfil de empreendimento em mente e quer "apenas" a confirmação da viabilidade - maior chance de viabilidade negativa, porém dependendo da "cabeça aberta" do empreendedor e/ou flexibilidade este cenário muda sensivelmente para um estudo positivo.

Permaneço a disposição para esclarecimentos, propostas, etc.

Sucesso sempre,

Eduardo Faraco
www.faracoconsultoria.com.br
12 99705 9725




This post first appeared on O Pousadeiro, please read the originial post: here

Share the post

A Descoberta dos Estudos de Viabilidade - Não é Custo é Investimento

×

Subscribe to O Pousadeiro

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×