Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O Ovo da Pata e da Galinha

Tags: tarifas



Você já esteve por perto de uma galinha pondo ovos? E de uma pata? Se você não esteve perto nem de uma nem de outra, não saberá a diferença. Mas se você já esteve, sabe que uma galinha, ao pôr ovos, faz um enorme barulho, cacarejando e atraindo a atenção para o fato; para a sua habilidade. A pata, por outro lado, se mantém em silêncio e dificilmente se sabe que ela pôs o ovo. E também por isso pouco se busca saber sobre os seus ovos.

Uma questão me causa muita estranheza em um período de crise, em que a demanda de maneira geral (existem exceções é claro), caiu muito, o nível de confiança dos consumidores também, ocupação, diárias e gastos médios ídem, é a  passividade de muitos empresários em divulgar seus produtos e serviços ainda mais em um momento em que as redes sociais, OTAs, parcerias com agências e operadoras, representações são canais de vendas e ações muito efetivas e a grande maioria delas “apenas” gera custos aos empresários se existe produtividade (venda de diárias) ou baixos custos de impulsionamento e curtidores em páginas em redes sociais.

Neste sentido procurei sintetizar um grupo de ações que para aqueles que executam ações tímidas (a grande maioria como observo frequentemente), poderão certamente gerar muito bom impacto nas vendas, ocupação e lucratividade.

1.  Tenha uma Fan Page no Facebook (empresas tem fan pages, pessoas tem perfis), poste acontecimentos, pacotes, Tarifas, eventos da cidade ou região, boas fotos, vídeos, responda as consultas, elogios, críticas na mensagem ou inbox de acordo com a demanda.
Compartilhe sua página com o máximo de outras (do destino, região, segmento de atuação, interesses dos hóspedes) onde você pode ser visto. Peça que amigos (realmente amigos) compartilhem sua página, simule (pague), impulsionamentos de postagens e captação de clientes (mas filtre antes o perfil de pessoas que são seu público alvo e que vc quer que curta sua página).  Coloque links para trip advisor, site do empreendimento, OTAs, página do destino, etc. – estou detalhando mais ações no FB pq de fato são a rede social que mais divulga e gera resultados, mas vale com certeza ter páginas em Instagram, Twitter, LinkedIn, vídeos no Youtube, etc.

2.   Me desculpem os que tem bons sites, mas a grande maioria é horroroso, atualizados com pouca frequência (outro dia vi uma postagem do feriado da consciência negra em um hotel do litoral mais de 6 meses depois da data), com textos contando histórias que não interessam (até porque muitos não tem história), descritivos pouco estratégicos e fotos tiradas com celular.
Tenha textos objetivos e diretos, excelentes fotos e vídeos (não tire fotos com grande angulares em que uma TV de 24” parece de 55” ou um quarto de 18 m2 parece uma presidencial). Sim, vc precisa ter tarifas, pacotes, day-use, etc no seu site. Não fique com medo de que seu concorrente saiba dos seus preços – (se ele quiser saber ele vai saber de qualquer jeito), links para redes sociais, bons mapas, formulários de contato que sejam respondidos rapidamente, políticas de reserva, políticas de cancelamento, etc.
Fundamental que seu site seja responsivo ou seja, aberto com qualidade em celulares, tablets e qualquer tamanho de tela de computador.
Tenha acesso ao Google Analytics para verificar número de visitas, page views, tempo de acesso, origem, etc, mas não acesse de vez em nunca, estas são informações fundamentais para verificar se seu site tem bom posicionamento nos mecanismos de busca e se é interessante para o potencial cliente;

3.   Eu não tenho nada contra agências apesar de achar que está com os dias contados (vou levar uma enxurrada de uhhsss, mas azar, o que vejo é que muitas deles falam em consultoria de viagens mas é o cliente que tem que ir ao encontro, quando o cliente vai tem infinitamente menos informações pelos “agentes” do que tem em uma OTA, e assim os canais eletrônicos de reserva se consolidam cada vez mais no mercado, obviamente existes exceções, mas confesso que tenho  visto poucas, muito poucas).
Tenha parcerias ganha-ganha com Booking, Decolar, Expedia, etc, etc – não aumente sua tarifa porque vc tem que pagar comissão (melhor 85% de alguma coisa do que 100% de nada), se a oferta de hotéis é muito grande no seu destino, obviamente sua estrutura conta muito, mas suas tarifas e comissionamento principalmente, sendo assim analise bem seus concorrentes e se posicione de maneira diferenciada, boas fotos, textos objetivos e o mais importante utilize todas as ferramentas que estas OTAs lhe proporcionam oferecer aos potenciais hóspedes: tarifas não reembolsáveis, tarifas de última hora (last-minute), tarifas livres de cartão de crédito, tarifas para hóspedes fiéis as OTAs, parcelamentos, possibilidades de up-grades, etc.

Converse frequentemente com sua executiva de contas, monitore seu destino, tente descobrir porque determinado hotel ou pousada está vendendo melhor que você e importantíssimo não trate o hóspede que vem através deste canais como um ser de segunda categoria porque ele deu preferência para fazer reserva através destes canais à ligar diretamente a sua central de reservas que atende a partir das 9 hs da manhã ou até as 18 hs, que não fideliza, não parcela, ou sequer se lembra que este hóspede existe (sim, isso acontece, me hospedei nos últimos 2 anos, mais de 160 diárias em um determinado hotel, que no check-in ainda pergunta meu nome, se tenho cadasro e se prefiro apartamento virado para lá ou para cá, apesar de já ter me perguntado isto várias vezes, mas como já escrevi em outro post, CRM ainda é ficção).

Vamos por partes, pensem, planejem e executem estas três, prometo para aqueles que gostam que vou escrever com um pouco mais de frequência (a correria felizmente está muito grande – consultoria anda na contra-mão da crise, é claro se você der resultados e cobrar valores justos, o que sem falsa modéstia fazemos).


Boa sorte e sucesso sempre,

Eduardo Faraco
12 99610 9122
www.faracoconsultoria.com.br


This post first appeared on O Pousadeiro, please read the originial post: here

Share the post

O Ovo da Pata e da Galinha

×

Subscribe to O Pousadeiro

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×